Conheça os segredos da capital egípcia e saiba o que fazer no Cairo para quem visita a cidade em até 5 dias

Passagens compradas ou quase reservadas para a capital do Egito?! Agora é hora de descobrir o que fazer no Cairo em 5 dias, com dicas dos melhores lugares para visitar na cidade. 

Seja para se embalar com o movimento incessante dos árabes que dormem muito tarde e acordam cedíssimo, sentir o acolhimento do povo ou se deslumbrar com a fascinante história da cidade, é preciso se organizar no roteiro para não perder nada dessa emblemática cultura.

Para isso, te ajudamos aqui com as atrações e pontos turísticos imperdíveis. Além das dicas de “sobrevivência” que todo viajante deve saber, recomendações de bons restaurantes e hotéis da cidade.

Vamos nessa?


Economize na compra do seguro viagem!
Use o cupom DICASDEVIAGEM5 e pague em boleto com 10% de desconto.
Clique aqui e aproveite!


Você vai ver nesse post:

Caso queria pular alguma parte, é só clicar nos links abaixo para ir direto ao tópico 😉

camelos olhando para as pirâmides do egito
Pirâmides de Gizé | Foto: Fynn Schmidt, via Unsplash

O que fazer no Cairo

Aqui, organizamos por ordem de prioridade os pontos indispensáveis de acordo com a quantidade de dias que você tem disponível na cidade.

O ideal é ficar no mínimo 3 ou 4 dias para absorver a energia do Cairo e visitar os pontos mais relevantes. Entretanto, se puder ficar 5 dias, uma semana ou mais, não faltam coisas para conhecer.

Existem vários pontos turísticos e inúmeras opções de o que fazer no Cairo em 5 dias. E aqui estão as principais: 


Fique conectado durante toda sua viagem!
Adquira aqui seu chip de internet para o Egito com 10% de desconto pela America Chip.


cidade do cairo, no egito
Cairo | Foto: Sherif Moharram, via Unsplash

O que fazer no Cairo em 1 dia 

Confira então as opções para o primeiro dia. 

As Pirâmides de Gizé 

Elas não podem deixar de ser o primeiro ponto turístico exaltado e sua primeira atividade no Cairo, né?! O complexo de pirâmides que é considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo é de fato impressionante, imperdível e fantástico.

Imaginar que homens fizeram aquilo sem a tecnologia de hoje, é no mínimo curioso. E pensar que elas sobreviveram e estão lá, intactas, há quase cinco mil anos até os dias atuais.

As pirâmides de Gizé ficam no subúrbio da capital, a cerca de 20 km do Cairo, numa cidade chamada Gizé. Para chegar lá, é melhor pedir um táxi ou uber do seu hotel. Outra opção, é já fechar um tour para as Pirâmides com um guia que explica ainda mais a história.

O ingresso básico custa 15 reais e te dá acesso às três pirâmides: “Quéops”, “Quéfren” e “Miquerinos” e a Esfinge. Porém, apenas ingressos específicos para cada pirâmide te permitem entrar nelas.  Se você for extremamente curioso, vale entrar em todas. Porém, apenas uma basta para entender o conceito e conhecer o interior do monumento. O ingresso para a Quéops custa em média 40 reais e para as outras duas 10 reais. 

Não deixe de visitar as pirâmides, é uma oportunidade única. Para os que têm interesse, é possível andar pelo complexo das pirâmides em passeios de camelo. Dentro da área terão beduínos vendendo a aventura ou você pode garantir de forma mais segura em sites de reserva de passeios, clicando aqui

Curiosidade: O complexo das Pirâmides de Gizé é a única das sete maravilhas do mundo antigo que ainda existe de maneira intacta. 

pirâmides de giza no cairo, egito
Foto: Simon Matzinger, via Unsplash

Adquira aqui seu ingresso para as Pirâmides de Gizé ou confira abaixo outras opções do passeio:


Mercado Khan El Khalili

Se você tiver oportunidade, visite mais de uma vez o mercado da cidade. São tantas coisas para conhecer no maior mercado do Cairo que é preciso de mais de um dia para se perder nas inúmeras lojas, que vendem desde ouro (literalmente) à temperos para cozinha. É o melhor lugar para comprar souvenirs e objetos de recordação e decoração.

Fique esperto apenas com os preços, barganhe SEMPRE! Eles gostam de negociar e querem que você compre com eles porque sabem que podem perder para a loja ao lado. Fique atento também à qualidade dos objetos, é possível encontrar do lixo ao luxo. 

Uma boa dica é comer nos arredores. Indicamos o Shawarma, um sanduíche “de rua” feito de carne de carneiro que é uma delícia, para os vegetarianos uma boa falafel é super recomendável. 

O passeio ao mercado é gratuito. Para chegar lá, é melhor ir de táxi ou Uber.

>> Veja todos os passeios para o principal mercado do Cairo clicando aqui.

mercado de khan el khalili no cairo, egito
Foto: Frapho, via Flickr

O que fazer no Cairo em 2 dias 

Se você tem um segundo dia na capital do país, aproveite para mais passeios turísticos.

Museu Egípcio 

O Museu Egípcio, também conhecido como o museu do Cairo, reúne uma coletânea impressionante de obras e objetos da história do país e do mundo antigo. São tantas peças que a compreensão das datas e organização fica um pouco precária. 

Principalmente depois da Primavera Árabe, dos conflitos e da tensão política que o país sofreu, o museu está um pouco abandonado, mas ainda sim a visita é super válida. Para conhecer, dedique ao menos 3 horas no museu.  

O Museu fica na Midan Tahrir e funciona todos os dias das 9h às 19h (no feriado do Ramadã apenas até às 17h). A entrada custa em média 16 reais para os estrangeiros e a metade do preço para estudantes estrangeiros. 

Por lá não perca: Os Tesouros de Tutankhamon, no primeiro andar.

>> Compre seu ingresso online clicando aqui e evite as enormes filas para um dos principais museus do Egito.

museu do cairo
Foto: Airton Morassi, via Flickr

Torre do Cairo 

A Torre de TV é o ponto turístico perfeito para uma vista panorâmica da cidade. Tanto durante o dia quanto à noite as visitas valem a pena, mas recomendamos especialmente no fim da tarde e começo da noite para que você possa ver a cidade iluminada e aproveitar um bom jantar no restaurante do topo da torre. 

São 187 metros de altura no distrito de Zamalek, Cairo. Você sobe de elevador e a entrada custa em média 20 reais. A Torre funciona das 8h às 00h no inverno e das 9h às 1h no verão.

O restaurante giratório no topo da torre é à parte e não muito caro. O passeio é super divertido para famílias com crianças mais velhas que possam aproveitar a altura.

>> Reserve seu ingresso para uma noite romântica no restaurante giratório clicando aqui.

torre da TV
Foto: Nile Sun Travel, via Flickr

O que fazer no Cairo em 3 dias

Para o terceiro dia sugerimos um passeio super interessante que tira você do caos da cidade do Cairo, mas ainda te permite conhecer mais dessa cidade linda e vibrante.

Separamos boas opções do que fazer no Cairo para o seu terceiro dia de viagem. Confira! 

Passeio de barco no Rio Nilo

O Rio Nilo permitiu não só o surgimento das antigas civilizações da região do Egito como até hoje é imprescindível para a cidade do Cairo.

Além da praticidade e importância indiscutível, o Nilo ainda é de uma beleza estonteante em toda a sua imensa extensão e largura. O passeio é excepcional e permite que você observe mais a cidade do Cairo. 

Existem inúmeras formas de passear no Rio Nilo, desde um cruzeiro com duração de alguns dias que te leva para outras cidades como Luxor e Aswan, até pequenos passeios em barcos menores com refeições inclusas ou não. 

A recomendação é fechar o passeio por agência ou sites de passeios, principalmente se ele incluir refeições, para encontrar algo mais organizado. Caso você queira um passeio mais barato, existem as faloukas, pequenos barcos que ficam na beira do rio, onde é possível comprar um passeio por determinado tempo. 

passeio de barco as margens do rio nilo no cairo, egito
Foto: Spencer Davis, via Unsplash

Aproveite a oportunidade e reserve seu passeio para o Rio Nilo!
Clique aqui e verifique quais passeios estarão disponíveis para a data de sua viagem pela GetYourGuide.


Cairo Copta

O bairro que fica na região do Cairo antigo (ao leste do Rio Nilo) é considerado a região católica da cidade, onde moram a maioria dos praticantes dessa fé.

É interessante conhecer uma área com influência tão diferente do resto da cidade, visto que a predominância é de um Cairo islâmico. Ao visitar o bairro não deixe de conferir a Igreja Suspensa e a Igreja de São Jorge. 

Curiosidade: Acredita-se que a Sagrada Família (Maria, José e Jesus) visitaram o local na fuga para o Egito.

>> Acesse aqui e saiba as principais atrações do Cairo Antigo.

antiga cidade do cairo
Foto: Songsl, via Unsplash

Encontre passagens baratas para o Egito!
Descontos de até 35% em voos para o Egito todos os dias na Passagens Promo.


O que fazer no Cairo em 4 dias

Praça Tahrir

A Praça Tahrir é a maior praça pública do Cairo. Ela fica no centro e foi construída por volta de 1860. Além de ser um ponto turístico referência da cidade, a praça passou a ser ainda mais relevante na história do país em 1952 com a revolução que transformou o Egito em uma república e em 2011 quando foi palco dos protestos da chamada Primavera Árabe. 

A praça fica em Cairo Governorate e na prática não há tanto para se ver ou fazer, mas o lugar é interessante de qualquer maneira. 

>> Descubra o que fazer na região da Praça Tahrir clicando aqui.

praça tahrir no cairo, egito
Foto: Wikiphotographer, via Flickr

Dança do Ventre 

Um passeio super bacana também é ver um show de dança do ventre ou ir a um restaurante que tenha o show incluso. Na cultura árabe esse estilo de dança é super valorizado e não só mulheres o dominam, os homens também gostam muito de dançar e frequentemente sabem os passos. 

Na maioria dos hotéis cinco estrelas você encontra um show de dança do ventre e em alguns cruzeiros e passeios de barco pelo Nilo também. Além disso, você pode agendar para assistir a uma apresentação em sites de reservas de passeios, como os abaixo:


Adquira ingressos para assistir a um show de Dança do Ventre
Compre seu ingresso e verifique a disponibilidade do passeio clicando aqui.


O que fazer no Cairo em 5 dias

Mesquita do Alabastro

A Mesquita do Alabastro é a suntuosidade em forma de construção. O monumento localizado na Cidadela de Saladino demorou quase 30 anos para ficar pronto e tem Muhammad Ali Pasha (antigo governador do Império Otomano) como seu idealizador. 

Para entrar na mesquita é preciso colocar as vestes especiais que eles disponibilizam no local em forma de respeito. A entrada custa 36 reais e a locação das vestes é à parte (caso você tenha a veste necessária, pode levar a sua).

>> Reserve seu ingresso para a Mesquita do Alabastro clicando aqui.

mesquita do alabastro de muhammad ali pasha
Foto: Marcius Iwai, via Flickr

Saqqara

Ao sul do cairo, é possível visitar a Pirâmide de Saqqara, uma das necrópoles mais importantes do antigo Egito. A pirâmide escalonada data do ano 2.630 antes de Cristo (no calendário cristão) e foi construída pelo faraó Djoser e seus homens. 

São 60 metros de altura que caracterizam a primeira pirâmide construída. Apesar de não ser a mais notável no Egito, foi ela quem deu origem a todas as outras. É especial conhecer o lugar.

A entrada normal custa 39 reais. Para estudantes, o valor cai pela metade.

saqqara no cairo, egito
Foto: Faun070, via Flickr

Aproveite a oportunidade e reserve seu passeio para Saqqara!
Clique aqui e verifique quais passeios estarão disponíveis para a data de sua viagem pela GetYourGuide.


Como se locomover no Cairo 

O trânsito no Cairo é um caos, parece que não existe lei ou qualquer organização. O transporte público segue a mesma linha, com excessão do metrô que ainda é um pouco mais tranquilo.

Também é bastante comum ver vans circulando pela cidade, as pessoas pagam em torno de 5 reais e saltam onde for melhor (literalmente saltam, inclusive dos ônibus, as pessoas ficam em pé na porta e se jogam do transporte em movimento, é uma loucura).

Por isso, o melhor a se fazer é optar por um táxi ou Uber para uma viagem mais tranquila. Procure estabelecer o preço com o taxista e estar sempre acompanhado(a). 

ruas da cidade do cairo, no egito
Foto: Simon Matzinger, via Unsplash

Onde se hospedar no Cairo 

Cinco  Estrelas – Four Seasons HotelToda qualidade de um Four Seasons com a energia da cidade do Cairo. Serviço excelente e qualidade indiscutível.

>> Clique aqui e faça sua reserva online

four seasons do cairo
Foto: Divulgação

Três Estrelas – Sahara Pyramids Inn. Com café da manhã incluso e avaliação nota 10 no Booking.com o Sahara Inn promete conforto e boa localização na cidade.

>> Clique aqui e faça sua reserva online

sahara pyramids inn no cairo
Foto: Divulgação

Econômico – Hotel Velvet. Simples e com uma equipe extremamente atenciosa é o hotel que te ajuda a economizar, mas ainda sim oferece uma ótima estada na cidade. 

>> Clique aqui e faça sua reserva online

hotel velvet no cairo, egito
Foto: Divulgação

Dicas de turismo na cidade do Cairo

Apesar de um destino incrível e da certeza que a viagem vai ser fantástica, o Cairo exige de você alguns comportamentos que não são de viajantes iniciantes. Confira as dicas do Cairo que vão fazer você aproveitar o passeio sem preocupações, neste post.

Gostou do nosso roteiro do que fazer no Cairo em 5 dias? Comente aqui se deixamos algo de fora e o que você ficou com mais vontade de conhecer!

Leia Mais