Nós já te convencemos através de 10 motivos que viajar para a antiga Pérsia é algo que todos deveriam fazer uma vez na vida. Confira agora meu roteiro e dicas sobre o que fazer no Irã!

Diferente do que muitas pessoas pensam, o Irã é um país grande, com quase 78 milhões de habitantes. Veja o mapa abaixo para ter noção de comparação entre o Irã e o Brasil.

Além disso, a distância entre as principais cidades são relativamente longas, por isso, é necessário dedicar tempo para elaborar o roteiro e pensar no deslocamento.

o que fazer no irã foto: Fernanda Madureira

Ainda não fez o seu seguro viagem?
Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para 5% off e pague em boleto para acumular mais 5% de descontoClique aqui e contrate seu plano agora mesmo!


O que fazer no Irã: meu roteiro e o que vale a pena colocar no seu

A minha viagem durou 20 dias e passei por 5 cidades, Teerã, Kashan, Esfahan, Yazd e Shiraz. Caso tenha mais tempo, vale a pena incluir Tabriz, Kerman e Mashad.

Teerã

Fiquei quatro dias em Teerã, mas recomendo ficar de dois a três dias. A capital do Irã é uma cidade grande com transito caótico.

Para quem está procurando o que fazer no Irã, é preciso saber que não pode ficar de fora as seguintes atrações: o Golestan Palace, um antigo palácio real iraniano do Império Cajar e nomeado pela UNESCO como Patrimônio Mundial. Simplesmente maravilhoso! Você pode ler sobre o Golestan Palace aqui (em inglês) ou aqui (em Português).

Outros pontos turísticos que valem a visita no Teerã:

National Jewels MuseumMuseu Nacional das Joias é considerado umas das melhores coleções de joias, pedras preciosas, colares de tempos antigos, diamantes e coleções de joias reais do Irã.

Tehran Bazar – ir ao Irã e não ir em um Bazar, típico do país, não vale! Em todas as cidades é possível encontrar um, mas este em Teerã é gigante: tem mais de 10 km de comprimento.

Imam Khomeini Mosque – Esta mesquita fica situada dentro do Bazar de Teerã e é muito bonita. Coloque no roteiro do que fazer no Irã  #FicaaDica 😉

o que fazer no irã Foto: Fernanda Madureira
Golestan Palace

Kashan

Eu já comentei em outro post que é muito fácil se locomover de ônibus entre as cidades do país. De Teerã peguei o ônibus até Kashan, esta viagem tem duração de três horas.

Vale ficar de dois a três dias em Kashan. Neste período, é possível explorar a cidade que foi considerada local de férias e lazer dos reis iranianos.

Entre os passeios indispensáveis, as casas tradicionais da era Cajar (Qajar) não podem ficar de fora e para os adoradores da arquitetura persa será um prato cheio.

O Fin Garden, também bastante turístico, é um dos mais famosos jardins do Irã e foi projetado como uma visão persa do paraíso. Os Iranianos adoram viajar dentro do país e foi neste jardim que pude conhecer muita gente bacana!

Esfahan

De Kashan fui para Esfahan, uma das cidades mais bonitas e turísticas do Irã, onde fiquei cinco dias, mas recomendo ficar de três a quatro dias.

O que não pode ficar de fora por lá: A Naqsh-e Jahan Square. Esta praça é considerada uma das maiores do mundo e também foi nomeada como Patrimônio Mundial da Unesco. Ela fica rodeada de importantes monumentos da cidade, além de possuir um jardim belíssimo onde os iranianos adoram fazer piquenique. Aproveite para fazer piquenique também e conhecer novos amigos.

Outras atrações em Esfahan que valem a visita:

Mesquita Sheikh Lotfollah – esta mesquita é pequena, mas sua arquitetura e decoração é maravilhosa e surpreendente. Foi construída para ser uma mesquita particular e atender a família real.

Mesquita do Xá (Masjed-e Shah) – A Mesquita do Xá também é conhecida como Mesquita Imam (nome da praça), devido o termo Xá deixar de existir após a revolução islâmica de 1979. É difícil escolher, mas foi uma das mesquitas que mais admirei.

Palácio Ali Qapu – Oferece uma linda vista da praça, pois o edifício tem 7 andares e 48 metros de altura. Mais lindo ainda são todas as decorações no seu interior. Vale a visita!

o que fazer no irã Foto: Fernanda Madureira

Yazd

Rumo ao deserto, fui para Yazd, uma cidade histórica que possui a segunda maior população do Zoroatrismo. Passar dois dias por lá são suficientes para conhecer e explorar bem a cidade.

Não deixe de visitar o Ateshkadeh (templo do fogo do zoroastrismo). De Yazd é possível também fazer tour para o deserto. Eu fui para o deserto Mobarakeh Bafgh ver o pôr do sol e reservei nas agencias de turismo que ficam na própria cidade.

Shiraz

Fui de ônibus de Yazd para Shiraz, em uma viagem com duração de aproximadamente seis horas. Vale ficar em Shiraz de três a quatro dias, que são suficientes para explorar as principais atrações da cidade, entre elas:

Aramgah-e Shah e Cheragh – um conjunto de prédios religiosos com mausoléus e mesquita. É um local muito sagrado para os Iranianos. Lindo de se ver, sentir e colocar em seu roteiro de o que fazer no Irã!

Aramgah-e Hafez (Tomb of Hafez) – é um memorial com o tumulo do Hafez, um dos poetas mais adorados do Irã. Um lugar muito agradável com jardim e música. Se você der sorte, vai poder admirar algum iraniano recitando seus poemas.

Mesquita Rosa (Pink Mosque / Masjed-e Nasir-al-Molk) – este passeio é imperdível! As janelas dessa mesquita têm vidros coloridos e no nascer do sol é possível ver o reflexo deles em todo seu interior, formando uma belíssima paisagem.

De Shiraz, não perca a oportunidade de fazer o tour para Persépolis e/ou Pasárgada. Eu fui para Persépolis, uma das capitais do Império Persa e utilizado para celebração do ano novo persa que ocorre em março. O tour custou 30 dólares.

Quer saber mais sobre o país? Veja as dicas para uma viagem ao Irã neste post.

Comente também o que achou dos passeios para colocar em seu roteiro de o que fazer no Irã aqui!

O que você precisa saber antes de ir para o Irã

Você está cheio de coisas para pensar e ainda tem que planejar a viagem inteira? Ou já viu tudo, mas está com aquela conhecida sensação “será que esqueci alguma coisa?” Então calma, nós te ajudamos com alguns itens que você não pode esquecer antes de embarcar. Vamos lá? 

1) Já comprou sua passagem aérea? 

Onde Comprar: Vai de Promo

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para o Irã, vale dar uma olhadinha no site Vai de Promo. É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

2) Seguro Viagem para Irã

Onde Comprar: SEGUROS PROMO

Contratar um seguro viagem para o Irã é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

3) Chip de celular Irã

Que tal passar toda sua temporada no Irã 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade no Irã. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS

4) Alugue carros com os melhores preços

Onde Alugar: RENTCARS

Gostamos muito da RentCars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

#FicaADica: Tente encontrar carros com a cobertura completa de seguro para o carro e terceiros. Assim, você evita surpresas inoportunas na hora de retirar o carro.

Além disso, fique muito esperto ao fechar com outros comparativos de locadoras de carro. Isso porque os preços geralmente são cobrados em dólar e fecham com o seu cartão. Se o dólar subir, o preço do seu aluguel de carro também sobe.

Leia Mais: