A icônica cidade do Rio de Janeiro é famosa mundialmente por suas belas praias e pontos turísticos. São tantas opções que fica até difícil de escolher o que fazer, não é mesmo? Então confira nosso guia com dicas imperdíveis para montar seu roteiro de viagem ideal.

Se você está com destino traçado para a Cidade Maravilhosa precisa saber o que fazer no Rio de Janeiro. Afinal, é de comum acordo que a capital carioca ofereça as mais diversas opções de atividades e atrações para todas as idades. Há praias, parques, museus, trilhas, aquários, palácios, teatros e tanto mais que faltaria espaço para enumerar.

Este é o post ideal para quem procura atividades que vão além das belas praias da região. No entanto, se você também deseja saber quais são as melhores praias do Rio de Janeiro, vale a pena conferir nosso conteúdo completo. Assim como vale acessar nossa lista de museus no Rio de Janeiro e das melhores trilhas cariocas.

Continue a leitura e prepare-se para encontrar atrações imperdíveis ao longo do caminho. Uma coisa é certa: apenas uma viagem não será suficiente para conhecer todas essas opções. Ficou curioso? Então é só rolar a tela: 😉

Principais pontos turísticos no Rio de Janeiro

Reunimos uma lista de indicações sobre o que fazer no Rio de Janeiro baseada nas principais atrações turísticas e nos melhores pontos da cidade que merecem sua atenção.

São atividades e lugares perfeitos para agradar os mais diversos gostos e idades. Então não importa se estiver viajando sozinho, em família ou com os amigos. Abaixo você vai encontrar, definitivamente, uma atração perfeita para o seu roteiro.

1 – Cristo Redentor

estátua do cristo redentor no rio de janeiro vista de frente e com zoom
Cristo Redentor – Foto: Rodrigo Soldon via Flickr

É claro que começaremos nossa lista de indicações com o ponto mais icônico do Rio: o Cristo Redentor. Uma estátua gigantesca com 38 metros de altura por 28 de largura de uma mão a outra. Está situado no topo do morro do Corcovado com uma bela vista panorâmica da Baía de Guanabara. Definitivamente, o principal cartão postal da cidade que você precisa conhecer pessoalmente.

2 – Bondinho do Pão de Açúcar

mulher posando para a câmera em frente ao corcovado no RIo de Janeiro. Há duas cadeiras de praia vermelhas de cada lado da moça, ela está olhando para a esquerda, permitindo aparecer somente o perfil do rosto
vista panorâmica do parque corcovado no alto do bondinho, no Rio de Janeiro. É possível enxergar o mar, os prédios, o contorno das montanhas e o pôr do sol ao fundo.
Parque Bondinho Pão de Açúcar – Fotos: Nátalie Guimarães

O Pão de Açúcar é, também, outro ponto turístico extremamente famoso devido sua beleza natural. Situado a 396 metros acima do mar, no bairro da Urca, o ponto turístico é formado pela junção de dois morros ligados por um teleférico, popularmente chamado de bondinho, que oferece uma vista privilegiada da região, além de um guia histórico e ecológico.

Dica: vá no período da tarde para desfrutar do belo pôr do sol e ainda aproveitar a vista da orla carioca à noite! 😉

3 – Arcos da Lapa

vista do bondinho em cima dos trilhos dos arcos da lapa no rio de janeiro
Arcos da Lapa – Foto: Rodrigo Soldon via Flickr

Os Arcos da Lapa são uma bela visão da zona central do Rio de Janeiro. Construída no século 18, a bela estrutura foi responsável por distribuir água em regiões mais distantes onde não havia abastecimento. Porém, ao final do século 19, o aqueduto foi incorporado ao sistema público de bondinhos, se tornando um dos principais meios de transporte entre o bairro Santa Tereza e o Centro.

4 – Estádio do Maracanã

vista aérea do estádio do maracanã
Estádio do Maracanã – Foto: José Fernandes Jr. via Unsplash

Tem algum fã de futebol por aqui? O Estádio do Maracanã é um ótimo passeio para os amantes do esporte, localizado na zona norte do Rio. Inaugurado nos anos 50, o estádio já foi palco de grandes acontecimentos do futebol e conta com tours guiados pelos vestiários, sala de aquecimento e uma bela exposição.

5 – Jardim Botânico

Passeio perfeito para curtir com toda a família, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi construído no século 19 e fica aberto diariamente das 8h às 17h. O local conta com belas plantas, monumentos, jardins temáticos, obras de arte, trilhas e restaurantes.

Você pode investir uma tarde inteira neste jardim e mesmo assim não conseguirá vislumbrar tudo o que ele oferece. É um passeio super tranquilo e gostoso de apreciar no detalhe. Vale a pena ir para tirar várias fotos incríveis e aprender mais sobre a fauna carioca.

6 – Aquário do Rio de Janeiro / AquaRio

Quem viaja com crianças precisa conhecer o AquaRio, aberto todos os dias a partir das 8h30. O local conta com 350 espécies de animais do Brasil e do mundo, com um total de mais de 2 mil animais vivendo no maior aquário marinho da América do Sul.

A cada novo corredor é possível vislumbrar diferentes espécies e tamanhos, além de um berçário de corais adorável. Há também o famoso túnel que passa por dentro de um dos maiores aquários do mundo e até possível “entrar” dentro de um tanque de piranhas. Eu adorei cada minuto ali.

Além disso, o local também sedia outras exposições sazonais que valem a pena conferir.

7 – Quinta da Boa Vista

vista do monumento ilhado no lago da quinta da boa vista no rio de janeiro
Quinta da Boa Vista – Foto: Rodrigo Soldon via Flickr

A Quinta da Boa Vista é um dos maiores parques urbanos do Rio de Janeiro, localizado no bairro de São Cristóvão, e fica aberto diariamente das 6h às 18h com entrada gratuita. Esse parque possui um Jardim Zoológico, o Museu Nacional e o Museu da Fauna numa área onde a antiga família imperial brasileira vivia. Um lugar perfeito para curtir em família ou passar uma tarde sozinho meditando.

8 – Mosteiro de São Bento

vista do interior da igreja do mosteiro de são bento no rio de janeiro
Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro – Foto: Divulgação oficial via Facebook

Que tal viajar no tempo e visitar o Mosteiro de São Bento, uma construção com mais de 430 anos de história e beleza arquitetônica? Situado no centro da capital, o local é um dos principais exemplos de arte colonial com belas obras em art nouveau e altares cobertos em ouro.

9 – Igreja da Candelária

interior da igreja da candelária no rio de janeiro
Igreja da Candelária – Foto: Jonas de Carvalho via Flickr

Outra opção de ponto turístico religioso é a Igreja da Candelária, também situada no centro do Rio. São mais de 400 anos de história, tornando-a um símbolo religioso e cultural da cidade. A igreja conta com belos vitrais e uma linda arquitetura.

10 – Igreja de São Francisco da Penitência

interior da Igreja de São Francisco da Penitência revestido em ouro
Igreja de São Francisco da Penitência – Foto: patrimonioespiritual.org

Já a Igreja de São Francisco da Penitência, fundada no século 18, é uma bela vista para encher os olhos. Pois, apesar do exterior simples, é bastante visível o tamanho contraste apresentado em suas grandes esculturas revestidas em ouro dentro do templo. A forte influência da arte barroca é muito bem representada pelas obras de cedro entalhadas pelo mestre Francisco Xavier de Brito, também conhecido como Aleijadinho.

11 – Igreja São Francisco de Paula

Um interior de igreja magnífico, com uma arquitetura barroca rica em detalhes. Arcos e colunas ornamentadas ladeiam o caminho até o altar, que é decorado com esculturas e entalhes intrincados. Lustres pendem do teto, iluminando o espaço com uma luz suave. O teto abobadado é adornado com relevos elaborados e pinturas, criando uma atmosfera de grandeza e reverência. Bancos de madeira escura estão dispostos em fileiras, conduzindo o olhar dos visitantes para o impressionante altar ao fundo
Igreja São Francisco de Paula – Foto: Nátalie Guimarães

Localizada no Centro do Rio de Janeiro, na Praça Tiradentes, a Igreja São Francisco de Paula é uma das mais bonitas da cidade. Os detalhes da arquitetura neoclássica valem a visita, que é gratuita e aberta ao público.

12 – Palácio do Catete

interior de uma das salas do Palácio do Catete no Rio de Janeiro
Palácio do Catete – Foto: Jonas de Carvalho via Flickr

E por falar em arte e história, o Palácio do Catete apresenta a arquitetura neoclássica do século 19 com a função de abrigar o Museu da República. Situado no bairro do Catete, o palácio já foi lar de presidentes, sendo Getúlio Vargas o último residente antes da presidência da república ser sediada em Brasília. O local conta com museu, jardins e exposições artísticas.

13 – Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Fachada do Theatro Municipal, um edifício imponente com arquitetura neoclássica e detalhes dourados, localizado em uma área urbana. As colunas majestosas sustentam a estrutura, e as cúpulas verdes com adornos dourados adicionam um toque de elegância. Na frente, escadas levam até a entrada principal, enquanto carros e pedestres movimentam-se na rua em frente.
Teatro Municipal do Rio de Janeiro – Foto: Nátalie Guimarães

Outra bela obra arquitetônica carioca é o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, considerado como uma das principais casas de espetáculo da América do Sul. O espaço foi inaugurado em 1909 e recebe grandes apresentações de balé, orquestras sinfônicas, óperas e demais atrações artísticas.

14 – Forte de Copacabana

vista da fachada do forte de copacabana no rio de janeiro
Forte de Copacabana – Foto: Didier Vidal via Flickr

Logo ao lado da praia de Copacabana, na ponta esquerda, está o Forte de Copacabana, um dos principais museus militares do país. O Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana foi construído no início do século 20 e sediou grandes acontecimentos históricos, além de apresentar belas exposições, atividades culturais e ainda dividir espaço com a famosa Confeitaria Colombo. Vale a pena conhecer!

15 – Paço Imperial

fachada do paço imperial
Paço Imperial – Foto: Divulgação oficial via Facebook

Mais um edifício histórico importante situado na zona central do Rio de Janeiro, o Paço Imperial registrou grandes acontecimentos brasileiros, tais como a abolição da escravidão e a proclamação de independência. O local atua como museu e centro cultural com programação diversa ao longo de todo o ano.

16 – Palácio da Ilha Fiscal

vista frontal do palácio da ilha fiscal
Palácio da Ilha Fiscal – Foto: Philippe Modolo via Flickr

O Palácio da Ilha Fiscal é mais um exemplo da vida carioca imperial, local onde aconteceu o último baile do império antes da proclamação da república no Brasil. Localizado na Baía de Guanabara, o palacete gótico conta com belas exposições e grandiosos salões.

17 – Real Gabinete Português de Leitura

Interior de uma biblioteca magnífica com uma arquitetura detalhada e uma cúpula colorida de vitral no teto. As estantes altas e cheias de livros antigos cobrem as paredes, criando um ambiente impressionante e rico em história. No centro do salão, várias pessoas exploram o espaço, com uma jovem em destaque, vestindo uma blusa amarela e shorts jeans, olhando ao redor maravilhada. O chão de mármore branco e preto completa a elegância do local.
Real Gabinete Português de Leitura – Foto: Nátalie Guimarães

Aqueles que são amantes da leitura, assim como eu sou, precisam prestar sua visita ao belo Real Gabinete Português de Leitura. O local impressiona com sua arquitetura e seu gigantesco acervo literário, cerca de 350 mil volumes de obras da língua portuguesa. Além disso, também ostenta obras raras datadas do século 16!

18 – Mural Etnias

colorido mural de grafite que representa as etnias ao redor do mundo no rio de janeiro
Mural Etnias – Foto: Jules Antonio via Flickr

O Mural Etnias é perfeito para uma foto marcante. O espaço conta com três mil metros quadrados de grafite, tornando a obra de Eduardo Kobra a maior já realizada no planeta. Localizado na Gamboa, o mural foi inspirado na diversidade cultural e étnica ao redor do mundo, e tinha como objetivo celebrar as Olimpíadas no Brasil.

19 – Mureta da Urca

o que fazer no rio foto: Clarissa Moliterno
Mureta da Urca – Foto: Clarissa Moliterno

Um bom passeio para curtir a região e aproveitar a vista é assistir o pôr do sol sentado na Mureta da Urca enquanto saboreia uma cerveja gelada e um bom pastel. Além disso, a região ainda conta com diversos barzinhos, trilhas e a acesso a praia Vermelha. Ideal para curtir entre os amigos.

20 – Restinga da Marambaia

o que fazer no rio foto: Clarissa Moliterno
Prática de stand up paddle na Restinga da Marambaia – Foto: Clarissa Moliterno

Outra boa dica é desbravar a Restinga da Marambaia no bairro da Barra de Guaratiba. O local conta com um visual incrível da região e suas águas são perfeitas e calmas para curtir uma tarde de stand up paddle ou caiaque.

21 – Escadarias Selaron

Uma escadaria em uma rua de pedrinhas com muros nos dois lados vermelhos e cheios de desenhos feitos com pedaços de azulejos
Escadaria Selarón – Foto: Donatas Dabravolskas via Wikimedia Commons

A Escadaria Selarón está localizada entre os bairros de Santa Tereza e Lapa, sendo um dos principais pontos turísticos da cidade. Ela é uma obra de arte a céu aberto do artista chileno Jorge Selarón que se apaixonou pelo Rio de Janeiro e ofereceu seu serviço para embelezar esse ponto da cidade.

22 – Parque das Ruínas

fachada do prédio histórico no parque das ruínas no rio de janeiro
Parque das Ruínas – Foto: Divulgação oficial via Facebook

O Parque das Ruínas é um destino perfeito para curtir em família. O local conta com uma bela vista da região, além de programações culturais e gratuitas. Vale a pena separar uma tarde para tirar ótimas fotos e ainda usufruir de alguma apresentação artística.

23 – Parque Lage

Parque Lage no Rio de Janeiro - Foto Nátalie Guimarães
Parque Lage – Foto: Nátalie Guimarães

O Parque Laje está localizado aos pés do Morro Corcovado e conta com um excelente espaço aberto, perfeito para visitar em família, com os amigos ou mesmo sozinho. O local possui um palacete do século 19 que compõe um cenário perfeito para fotos, além de oferecer um restaurante e salas para a Escola de Artes Visuais. No parque há, ainda, trilhas, jardins e parquinho infantil.

24 – Lagoa Rodrigo de Freitas

stand up paddle na lagoa rodrigos de freitas
Lagoa Rodrigo de Freitas – Foto: Dayana Souza

Outro lugar que compõe um cenário perfeito para fotos é a Lagoa Rodrigo de Freitas, no bairro da Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro. O local é perfeito para quem gosta de apreciar um belo pôr do sol ou praticar algum esporte, seja pedalando no lago, fazendo trilha ou curtindo stand up paddle.

25 – Morro do Vidigal

o que fazer no rio Foto: Brian Baldrati
Morro do Vidigal – Foto: Brian Baldrati

Também na Zona Sul, o Morro do Vidigal oferece um roteiro um pouco fora do eixo, com uma bela paisagem da praia do Leblon e do Morro Dois Irmãos. O local conta com boas trilhas para desbravar e ótimas festas para curtir. Um lugar que merece sua atenção.

26 – Feira de São Cristovão

fachada da Feira de São Cristovão
Feira de São Cristovão – Foto: Divulgação oficial via Facebook

Uma atração super diferente é a Feira de São Cristovão onde estão exibidos diversos objetos, comidas típicas e músicas regionais do nordeste. Imagine: são quase 700 barracas que apresentam ao visitante toda a riqueza da cultura, gastronomia, artesanato e música, muita música! Se estiver em busca de um ambiente alegre e descontraído, este é o lugar para você.

27 – Feira de Antiguidades no Shopping Cassino Atlântico

E por falar em feira, a Feira de Antiguidades no Shopping Cassiano Atlântico na Zona Sul do Rio é super divertida e gostosa de se conhecer, ideal para encontrar um souvenir perfeito da cidade. Há diversos itens antigos espalhados por galerias e antiquários charmosos. É possível encontrar de tudo um pouco. Fica aberto de segunda a sábado, das 9h às 21h.

Museus no Rio de Janeiro

Museu do Amanhã no Rio de Janeiro - Foto: Nátalie Guimarães
Museu do Amanhã – Foto: Nátalie Guimarães

Uma boa alternativa para aproveitar o Rio de Janeiro além das praias é separar algumas tardes para conhecer os diversos museus que há na cidade. Eu, particularmente, gosto de indicar o Museu do Amanhã. É super interativo, divertido e informativo. Cada exibição nos leva a refletir sobre nossas ações no mundo ao nossa volta.

Entretanto, há ainda muitos outros museus que merecem sua atenção e você pode conhecer alguns logo abaixo. Caso queira saber mais sobre eles, vale a pena separar uns minutinhos para ler nosso conteúdo completo sobre o assunto. 😉

Trilhas no Rio de Janeiro

trilhas no rio de janeiro Foto: Dayana Souza
Pedra da Gávea – Foto: Dayana Souza

Aos amantes da natureza, nada melhor do que curtir uma boa trilha com direito a belas paisagens, não é mesmo? Pensando nisso indicamos algumas trilhas imperdíveis abaixo, mas você pode conhecer melhor cada uma delas lendo nosso conteúdo específico sobre o assunto.

  • Trilha da Pedra Bonita
  • Trilha Morro 2 irmãos
  • Pedra do Telégrafo
  • Pedra da Gávea
  • Parque da Catacumba

O que fazer no Rio de Janeiro a noite

casa da matriz
Fachada da Casa da Matriz – Foto: Divulgação oficial via Facebook

Quem vai ao Rio de Janeiro sabe que a cidade sempre está acordada, com diversas atividades e lugares incríveis para visitar. Você pode conhecer algumas sugestões sobre o que fazer no Rio de Janeiro a noite em nosso conteúdo completo ou otimizar o tempo e já anotar essas dicas:

Melhores praias do Rio de Janeiro

Agora que você já tem uma boa noção de tudo que se pode fazer no Rio de Janeiro além das praias, nada melhor do que também conhecer um pouco mais sobre elas, não é mesmo? Afinal, há diversas opções para escolher, então como saber qual é a ideal? Lendo nosso conteúdo sobre as melhores praias ou anotando essas indicações:

Onde comer no Rio de Janeiro

ambiente interno da confeitaria colombo no rio de janeiro
Confeitaria Colombo – Foto: Divulgação oficial via Facebook

Encontre os principais bares e restaurantes cariocas com bom preço e ótima comida. Separamos uma lista com diversos lugares onde comer no Rio de Janeiro para agradar todos os paladares. Há opções vegetarianas e veganas, assim como churrascarias e restaurantes especializados em frutos do mar. Veja abaixo algumas sugestões:

Passeios e ingressos no Rio de Janeiro

Vista incrível do Cristo Redentor e do Morro com as praias abaixo e vários prédios, no Rio de Janeiro
Visite o Cristo Redentor durante o tour completo pelo Rio de Janeiro com ingressos – Foto: Civitatis

Já planejou quais serão os seus passeios no Rio de Janeiro? Saia de casa com tudo organizado para não perder tempo nas filas de ingressos e pague parcelado em até 12 vezes sem IOF! Veja os preços dos passeios ou confira nossa lista com as melhores opções:

Descubra mais passeios incríveis para uma viagem completa no Rio de Janeiro.

Onde ficar no Rio de Janeiro

Windsor Excelsior Copacabana
Clique na imagem e faça sua reserva no Windsor Excelsior Copacabana

E, por último, confira onde ficar no Rio de Janeiro com muito conforto e segurança. Seja hotel ou resort, há sempre uma estadia que se adequa perfeitamente ao seu estilo e bolso. Encontramos opções mais luxuosas e outras mais econômicas, porém todas aconchegantes e tranquilas. Leia todas as nossas dicas:

Veja mais opções de onde ficar no Rio de Janeiro.

Veja mais dicas do Rio de Janeiro

As dicas ainda não acabaram! Deixamos abaixo uma lista de posts completos para te dar uma mãozinha no planejamento da sua viagem:

Avião voando em um céu com poucas núvens durante o dia. Foto de John McArthur via Unsplash
Passagem aérea para o Rio de Janeiro
Carro estacionado em um mirante com núvens no horizonte e o céu com o pôr do sol. Foto de Casey Horner via Unsplash
Aluguel de carro no Rio de Janeiro

Dúvidas frequentes

O que fazer no Rio de Janeiro?

Há muito o que fazer no Rio de Janeiro, tais como:
Cristo Redentor
Pão de Açúcar
Arcos da Lapa
Estádio do Maracanã
AquaRio
Quinta da Boa Vista

Quais as melhores praias do Rio de Janeiro?

Algumas melhores praias do Rio de Janeiro são a praia de Copacabana, praia de Ipanema, praia de Joatinga, Prainha, praia do Leblon, dentre outras.

O que fazer no Rio de Janeiro gastando pouco?

Se você procura o que fazer no Rio com pouco dinheiro, vale a pena visitar as trilhas no Rio de Janeiro, tais como a trilha Morro Dois Irmãos e a trilha da Pedra da Gávea.

Quais os melhores pontos turísticos do Rio de Janeiro?

Alguns dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro são o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Jardim Botânico, os Arcos da Lapa e muito outros.

O que fazer a noite no Rio de Janeiro?

Algumas das atrações para curtir no Rio de Janeiro a noite são:
Cinema Odeon Claro
Circo Voador
Comuna
Baixo Gávea, entre outras…

Onde comer no Rio de Janeiro?

Um dos lugares mais icônicos para comer no Rio de Janeiro é na Confeitaria Colombo e no Complexo Lagoon.

Onde ficar no Rio de Janeiro?

Quem viaja ao Rio de Janeiro pode se hospedar em Copacabana e em Ipanema, na Zona Sul do Rio, para ficar próximo às principais atrações da cidade.