Está com passagem comprada para ir ao Rio e quer aproveitar a cidade maravilhosa intensamente? Então você vai adorar nossas dicas do que fazer no Rio pela visão de quatro cariocas!

Qualquer viajante experiente sabe que você só conhece uma cidade de verdade depois de ficar amigo de um local. Não há nada como um morador para saber as dicas mais preciosas da cidade em que vive. Por isso, reunimos quatro pessoas que entendem tudo do Rio de Janeiro para dar dicas de o que fazer no Rio. Dividimos as sugestões em três tipos: lugares para visitar, restaurantes e baladas. A nossa equipe de guia é formada pela advogada Clarissa Moliterno, de 26 anos, o economista Leonardo Vasconcelos, de 32 anos, a internacionalista Barbara Maia, de 28 anos, e o influenciador digital Thiago Correa, de 28 anos. Todos cariocas e apaixonados pelo Rio.

o que fazer no rio Foto: Brian Baldrati

o que fazer no rio Foto: Brian Baldrati

Parque Laje

Dicas da Clarissa

Barra de Guaratiba

O lugar, por ser afastado do burburinho da cidade, proporciona aos visitantes uma experiência totalmente diferente do que se espera encontrar no Rio – tranquilidade, paz e contato com a natureza são as palavras de ordem por lá. Minha dica é visitar a região num domingo ensolarado, alugar uma prancha de stand up paddle para fazer um passeio pelo mangue (ótimo para iniciantes, já que as águas são calmas) e terminar o dia deliciando-se com os quitutes do Restaurante Bira de Guaratiba, que tem vista para a Restinga de Marambia. Um programão!

Urca

Passear pela Urca e parar para tomar um chopp na mureta no final da tarde. A vista para a Baia de Guanabara com o Cristo ao fundo vem de brinde!

Parque das Ruínas

Visitar o Parque das Ruínas e aproveitar para dar uma volta por Santa Teresa. O Parque é um charme e o visual lá do alto de Santa Teresa por si só já valeriam o programa. Pra quem tem mais tempo, é bom checar a programação de peças e apresentações que costumam rolar por lá.

Dicas do Leonardo

Morro da Urca

É possível fazer uma trilha a partir da Praia da Urca. O passeio dura cerca de 50 minutos, conta com escadas de madeiras que amenizam a caminhada e a vista vale a pena todo o caminho.

o que fazer no rio Foto: Brian Baldrati

Quadra da Portela

A quadra fica no bairro de Madureira. É possível ir de trem, mas de Uber não sai caro saindo de Copacabana ou Ipanema. Aos sábados, sempre há uma programação especial, como feijoada ao som de samba, ou show de portelenses famosos, como Paulinho da Viola.

Museu de Arte Moderna e Rua do Lavradio

Passeio que pode ser integrado, indo ao MAM antes do almoço e seguindo para a Rua do Lavradio, onde ocorrem shows de jazz e uma feira no sábado à tarde. O caminho vai permitir conhecer os prédios históricos do Centro do Rio e ver a belo visual do Aterro do Flamengo no caminho.

Dicas do Thiago

Trilha da Pedra Bonita

Para um programa saudável e para apreciar uma bela vista da cidade, indico a trilha da Pedra Bonita. Agora no inverno é legal subir por volta das 15h para ver o pôr do sol ou um pouco antes do nascer do sol. A trilha tem dificuldade razoável, leva mais ou menos 30 minutos e o visual é impecável!

Urca

A Mureta da Urca é bem tradicional, vale a pena ir no final de semana no fim do dia, tomar uma cerveja gelada de garrafa e comer um bom pastelzinho no tradicional Bar Urca.

Praia da Joatinga

A orla da cidade é composta por praias lindas, mas minha praia favorita é a Praia da Joatinga. O ideal é chegar cedinho, pois a praia nos finais de semana costuma ficar bem cheia. Além de o visual ser lindo, é normal ver os locais jogando altinha na beira, sendo homens ou mulheres!

Dicas da Barbara

Mureta da Urca

É um dos lugares com pôr do sol mais impressionante, principalmente no inverno quando o céu é rosado. A garotada se reúne em frente ao Bar Urca pra tomar uma cerva e apreciar a vista. (A dica é unânime entre os colunistas, por isso, não deixe de colocar em sua lista de o que fazer no Rio)

Escadarias Selaron

Parada obrigatória no cenário hipster carioca, um dos exemplos mais legais de arte de rua na cidade.

Trilha Morro 2 irmãos

Uma das vistas mais lindas da cidade, que engloba tanto praias quanto a Lagoa e o Cristo Redentor. São uns 45 minutos de subida a nível de esforço mediano a partir do Vidigal.

Dicas da Clarissa

Botafogo

Nos últimos anos, Botafogo tem se tornado a nova meca da boemia carioca (com uma pegada meio hipster). Os arredores do bar/restaurante/boate Comuna, na Rua Sorocaba, lotam aos finais de semana – ótimo para quem quer ver e ser visto.

Feira de São Cristóvão

Para quem quer ensaiar uns passos de forró ou apenas soltar a voz nos diversos karaokês, a diversão por lá é garantida e vai até o sol raiar.

Morro do Vidigal

Suba o morro! Fique atento nas festas que costumam acontecer no Morro do Vidigal. A vista lá de cima é demais e os eventos lotam.

o que fazer no rio Foto: Brian Baldrati

Dicas do Leonardo

Circo Voador

Show de bandas e cantores famosos no país.

La Paz

Balada na Lapa, vale a pena ir depois de tomar umas cervejas na Lapa.

Cave

Balada no Arpoador que vai até o início da manhã.

o que fazer no rio Foto: Brian Baldrati

Praia de Ipanema

Dicas do Thiago

Lapa

A Lapa é o local mais eclético para sair à noite, tem muitas casas noturnas e bares tocando os diversos tipos de música. Vale a pena conferir! O lugar que mais gosto é o Rio Scenarium.

Baixo Gávea

O baixo gávea é tradicional às quintas-feiras. A rua fica cheia, bom para um bom papo! E se preferir, pode sentar em um dos bares para comer um aperitivo também. Indico o Braseiro.

Meza Bar

O Meza Bar em Botafogo é um barzinho bastante charmoso e oferece drinks deliciosos e diferenciados.

Dicas da Barbara

Comuna

Localizado em Botafogo, o bar se tornou queridinho dos cariocas. Com DJ e comes e bebes, também é palco para lançamentos de livro, eventos de arte e até feira vegana. Vive cheio e para conseguir uma das poucas mesas tem que chegar cedo – mas a graça mesmo é ficar bebendo em pé haha

Festa Veneno

Todas as quintas na casa da Matriz: para amantes de rock e música indie, essa é a noite mais tradicional do circuito.

Carioca da Gema

Uma das casas de samba de raiz mais tradicionais da cidade, na Lapa. É muito legal pra quem quer conhecer e apreciar o estilo musical.

Dicas da Clarissa

Braseiro da Gávea

Uma tradição carioca! Peça a picanha da casa que não tem erro – é de comer rezando.

Casa do Sardo

Restaurante italiano muito tradicional em São Cristóvão. As massas são deliciosas e o preço é bastante justo (coisa rara no Rio hoje em dia!). Prepare-se para longas filas nos finais de semana e não deixe de experimentar o Spritz deles!

Bar do Mineiro

Para os amantes de uma boa feijoada e caipirinha, o Mineiro, em Santa Teresa, é parada obrigatória.

o que fazer no rio Foto: Brian Baldrati

Vista do Cristo Redentor no final de tarde

Dicas do Leonardo

Cardosão em Laranjeiras

Feijoada maravilhosa aos sábados. No fim da tarde também tem shows musicais.

Bar Bacana (Leblon)

Sentar na calçada, pedir uma cerveja de litro e comer algum prato feito com purê. Ótimo custo-benefício.

Comuna

São várias opções de hambúrgueres, além de cerveja gelada e uma concentração de gente bacana.

Dicas do Thiago

Balada Mix

Não deixe de tomar açaí no Balada Mix em Ipanema.

Restaurante Aprazível

Caso queira uma opção mais refinada, e com uma bela vista da cidade, o restaurante Aprazível em Santa Teresa não deixa a desejar. Tem um preço mais salgado, mas vale a pena.

Complexo Lagoon

Localizado na Lagoa, esse complexo reúne restaurantes com diversos tipos de comida e drinks e conta com uma vista da Lagoa bastante agradável.

Dicas da Barbara

Irajá Gastrô

Localizado em Botafogo, tem o melhor bolo de brigadeiro com leite quente do mundo. Imperdível!!

Majorica

Frequentemente eleita entre as melhores churrascarias da cidade, a casa é super tradicional e oferece uma picanha fatiada maravilhosa.

Le Blé Noir

Essa pequena casa em Copacabana é uma verdadeira creperie da Bretanha, com os crepes de farinha serraceno. É tudo muito delicioso e eles têm uma excelente espumante da Argentina !

E aí? Já sabe o que fazer no Rio?