Separamos todas as dicas sobre o Obelisco em Buenos Aires, história, como chegar e muito mais.

O Obelisco Buenos Aires é um dos ponto turístico histórico importante da capital portenha. Sua história está repleta de críticas, desamores e vitória por ser considerado um dos principais pontos turísticos da cidade. 

Entre as Avenidas 9 de Julho e Corrientes, descubra mais sobre a história de um dos fascinantes pontos turísticos em Buenos Aires. Entenda como chegar até o monumento e quais os pontos turísticos próximos. Anote também nossas dicas de bons hotéis para ficar perto do Obelisco. 

>> Leia mais Buenos Aires Argentina – Guia COMPLETO para conhecer a Cidade


Já contratou seu seguro viagem?
Economize nos melhores planos com o cupom DICASDEVIAGEM5.
Clique aqui e confira!


Você vai ver nesse post:

Caso queria pular alguma parte, é só clicar nos links abaixo para ir direto ao tópico 😉

História do Obelisco de Buenos Aires 

Inaugurado em 1936, o Obelisco foi idealizado pelo arquiteto modernista argentino Alberto Prebisch. Foi construído em concreto em tempo recorde, em apenas 31 dias, tudo para a comemoração aos 400 anos de Buenos Aires.

O Obelisco ocupa o lugar onde foi hasteada pela primeira vez a bandeira da Argentina, em 1821, na igreja de San Nicolás de Bari. A igreja já seria demolida para alargar a Av. Corrientes, então viu-se uma oportunidade para fazer o Obelisco neste ponto. Atualmente a igreja está na Recoleta e o Obelisco tem sido um dos grandes referenciais e cartão postal da cidade.

São 67,5 metros de altura – o máximo permitido para a época –, com uma base de 6,8 metros em cada lado. Cada um destes lados possui alguma informação sobre a fundação de Buenos Aires e as pedras brancas são exclusivas de Córdoba. 

O Obelisco tem uma única porta de acesso e fica para a Avenida Corrientes, mas não está aberta ao público. Uma pena, já que a escada estilo marinheiro de 206 degraus com 7 paradas de descanso, leva até o topo em um mirante com quatro janelas. Certamente preserva uma vista panorâmica surreal.


Ainda não fez o seu seguro viagem?
Use o Cupom DICASDEVIAGEM5 e pague em boleto para descolar 10% de desconto na
Seguros Promo.


Vista do Obelisco Buenos Aires da Avenida 9 de Julio | Foto: Leonardo Samrani via Flickr.
Vista do Obelisco Buenos Aires da Avenida 9 de Julio | Foto: Leonardo Samrani via Flickr.

Marco em Buenos Aires

Se por dentro o acesso é proibido, o arredor do Obelisco é o ponto de encontro para diversos protestos e comemorações. No Dia Mundial de Luta Contra a AIDS o Obelisco foi revestido por uma camisinha gigante. Já no Dia Mundial da Diabetes ficou todo azul. 

As luzes coloridas nas celebrações são bem comuns, como quando recebeu as cores das bandeiras da Argentina e Alemanha relembrando os 150 anos das relações bilaterais. As torcidas de futebol também adoram comemorar suas vitórias no Obelisco. 

A intervenção do artista Leandro Erlich foi uma das mais surpreendentes. Ele “tirou” a ponta do Obelisco e a colocou no Malba (Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires). Tudo não passava de uma ilusão de ótica criada pelo artista e a ponta no Malba era uma réplica. 

E pensar que este monumento quase foi destruído três anos após a construção. Os motivos iam de questões econômicas a segurança pública, mas a prefeitura tomou a sábia decisão de vetar a demolição.


Fique conectado durante toda a viagem!
Compre o seu chip de viagem internacional aqui no Brasil e já chegue usando em Buenos Aires, pela America Chip.


obelisco Buenos Aires
Informações históricas a respeito de Buenos Aires entalhadas nas pedras brancas de Córdoba. | Foto: Andrés Ganchala, via Flickr.

Localização e Como chegar no Obelisco de Buenos Aires

No bairro de San Nicolás, o Obelisco está estrategicamente posicionado na Praça da República. Fica entre as famosas Avenida 9 de Julio e Avenida Corrientes, consideradas as mais largas do mundo. 

É possível ir andando dos pontos centrais da cidade até o Obelisco. A Plaza de Mayo está tão próxima que algumas manifestações começam no Obelisco Buenos Aires e terminam em frente à Casa Rosada.

Há várias estações de metrô próximas, a mais próxima é a Estação 9 de Julio da linha verde ou você pode usar o MetroBus – o eixo do sistema de ônibus da cidade com faixas exclusivas que pelo Obelisco.

obeslico de buenos aires, na argentina
Obelisco Buenos Aires | Foto: José Carneiro, via Flickr

Como visitar o Obelisco de Buenos Aires 

O Obelisco Buenos Aires é um monumento turístico para se tirar muitas e muitas fotos. O acesso para entrar e subir as escadarias é fechado, mas a praça em que está localizado tem acesso liberado. Não é cobrado nenhuma entrada, então você pode visitar à qualquer hora do dia ou da noite.

A facilidade do acesso de metrô, ônibus e a pé tira a necessidade de ir de carro e táxi. Caso tenha pouco tempo em Buenos Aires, invista em visita guiada ou no Ônibus Turístico que faz parada no Obelisco.

>>