A Oktoberfest em Blumenau é o principal evento da cidade, muito aguardado durante todo o ano. Quem viaja para o destino curte muito as cervejas, a gastronomia e as tradições alemãs típicas do evento. Saiba mais sobre a festa neste guia completo.

Você certamente já ouviu falar da Oktoberfest Blumenau, festa que ocorre anualmente em Santa Catarina. Ela é a maior festa alemã das Américas, reconhecida pela animação e por levar uma grande quantidade de turistas para a cidade sede, Blumenau. Colonizada por alemães, o município realiza o evento como uma das formas de manter vivas suas tradições.

A gastronomia típica alemã e as músicas tradicionais fazem parte dos dias de festa. Atualmente, a Oktoberfest é considerada uma das maiores festas típicas do Brasil e do mundo. A música que embala os visitantes durante os dias de festa é a música alemã, e não os hits de sucesso do momento, como muitos pensam. A festa tem um charme todo especial e não abre mão das melhores bandas do Brasil, com participações de algumas que vêm diretamente da Alemanha.

Sobre a festa Oktoberfest em Blumenau

Conta a história que a primeira Oktoberfest foi um marco na reconstrução de Blumenau, após uma grande enchente que atingiu toda a cidade em 1984. Acreditava-se que a população precisava de um pouco de alegria depois de um período de tantas tristezas. Além disso, seria uma forma de arrecadar fundos para continuar recuperando o município após o desastre natural.

A primeira edição da Oktoberfest teve duração de 10 dias. Surpreendeu a todos, alcançando a marca de 100 mil visitantes. Já na década de 90 e início dos anos 2000, a Oktoberfest Blumenau se consolidou como a maior Oktoberfest do Brasil, seguindo os moldes da festa alemã e atraindo cada vez mais visitantes. A principal atração na época era a cerveja.

Muitas mudanças foram realizadas pelos organizadores nos anos seguintes. Desde a estrutura física, adaptada para receber mais visitantes, até a modernização dos serviços, cardápio e bebidas. O chope ganhou espaço e a Oktoberfest se tornou referência em todo o país como um ótimo local para tomar um bom chope gelado.

Desfile da festa de Oktoberfest em 2011
Desfile na Oktoberfest de 2011 – Foto: Vitor Pamplona via Flickr

Realezas da Oktoberfest

O povo blumenauense também é conhecido por serem excelentes anfitriões. Quem nasceu ou cresceu em Blumenau nos últimos 30 anos sabe que o mês de Outubro é o mais esperado do ano. Todo mundo se prepara para a chegada da Oktoberfest com muita alegria. Para as meninas, especialmente, essa preparação vai além. Fazer parte do trio da Realeza da Oktoberfest é o sonho de muitas.

Todos os anos a festa elege suas representantes. A rainha e duas princesas são escolhidas no último dia da Oktoberfest. Ao longo de todo o ano seguinte elas viajam o país inteiro divulgando a próxima edição. As meninas também representam o Brasil e a nossa Oktoberfest durante a Oktoberfest de Munique, na Alemanha.

Realeza da Oktoberfest Blumenau
A rainha da Oktoberfest 2021, acompanhada das princesas – Foto: divulgação

Desfiles – Quando a Oktoberfest invade a cidade

Blumenau respira Oktoberfest durante o mês de outubro. As ruas e as casas são enfeitadas, os comércios estão atentos a tudo que os foliões possam precisar, e até o trânsito é alterado para facilitar os acessos à festa e ao desfile.

O Desfile da Oktoberfest é praticamente um evento paralelo que envolve entidades sociais, grupos de amigos, empresas participantes da realização da festa (como restaurantes e cervejarias), além da comunidade em si. É a maior representação da cultura germânica alemã de Blumenau, onde clubes, grupos folclóricos, bandas e alegorias desfilam pela Rua XV de Novembro como uma extensão da Oktoberfest.

Todos os anos mais de três mil pessoas saem às ruas vestindo seus trajes típicos e transbordando alegria. Os grupos que desejam participar precisam fazer a inscrição online antecipadamente. Já os foliões que desejam assistir ao desfile também devem se preparar para conseguir um bom lugar às margens da Rua XV. Quanto mais perto, mais emoção. Quem sabe até a chance de experimentar uma amostra de chope ou dos petiscos da festa.

Ao todo são realizados 7 desfiles. Durante os dias de semana, terça, quartas e quinta-feira, a saída é marcada para às 19h30. Desta forma, os foliões saem do desfile direto para o Parque Vila Germânica e ainda curtem a noite na Oktoberfest. Aos sábados os desfiles começam às 16 horas.

Desfile da Oktoberfest, com diversas apresentações de dança – Foto: divulgação

É preciso ir com os trajes típicos?

Para assistir ao desfile os foliões não precisam estar vestidos com trajes típicos, mas porque não? Durante a Oktoberfest, a maioria dos visitantes quer mesmo é entrar no clima e nada mais justo do que estar vestido com um traje típico alemão. É um detalhe que faz toda diferença na hora de entrar no clima da festa, além de ser uma graça.

A vestimenta é fácil de ser encontrada nas lojas da cidade e até mesmo dentro da Vila Germânica. Você pode optar por usar apenas acessórios, mas vale lembrar que o traje completo oferece algumas vantagens. Entre elas, o desconto de 50% no valor do ingresso da Oktoberfest em alguns dias. Ou seja, é só vantagens entrar na onda das roupas típicas.

Mas é preciso seguir algumas regras na hora de escolher uma veste tradicional. Não se trata de uma simples fantasia, o traje típico germânico é muito respeitado em Blumenau. Se você pretende fazer ou comprar um traje específico para Oktoberfest, vale dar uma olhada nessa portaria municipal que define as características do traje oficial.

Caso não queira ir caracterizado para a Oktoberfest, uma dica importante é vestir roupas confortáveis, tênis ou calçados que lhe permitam dançar a noite inteira e caminhar bastante sem sentir dor nos pés. Se você é do tipo que não desce do salto, sem problemas também, porque a estrutura dos pisos é excelente.

Os trajes típicos são parte da graça de participar do evento, aposte em usá-los! – Foto: divulgação

Onde acontece a Oktoberfest em Blumenau?

O Parque Vila Germânica Blumenau é o palco da Oktoberfest. São quatro pavilhões, o Setor 1, 2, 3 e o Eisenbanh Biergarten, além da área externa que é espaçosa e geralmente bastante movimentada. O local tem capacidade máxima de 40 mil pessoas. E acredite, em muitas noites a festa tem lotação máxima e alguns visitantes acabam ficando do lado de fora. Mais abaixo vamos falar sobre estratégias de planejamento para a compra de ingressos.

O Setor 1 do Parque Vila Germânica, com 5 mil metros quadrados, tem capacidade para mais de 5 mil pessoas. Já o Setor 2 possui área de 7,2 mil metros quadrados. Ao todo esses dois pavilhões oferecem ainda sete espaços com banheiros, entre masculinos e femininos. O Setor 3 está dividido em duas áreas, geral e mezanino, com capacidade total de cerca de 6 mil pessoas.

A área mais nova foi construída em 2015. Chamado de pavilhão Eisenbanh Biergarten, o local conta com dois andares. Está equipado com três elevadores, banheiros e tem capacidade para cerca de 2,4 mil pessoas.

Normalmente, o público circula entre os pavilhões ao longo da noite curtindo as diferentes atrações oferecidas em cada um deles. Com exceção de quem prefere a tranquilidade dos camarotes, essa é a grande sacada da Oktoberfest: percorrer os salões embalado pela alegria da multidão.

A vila Germânica, espaço onde acontece a Oktoberfest
O espaço da Vila Germânica em Blumenau – Foto: Guia SC

Como chegar na Oktoberfest em Blumenau

Blumenau é uma cidade turística e muito procurada por visitantes, especialmente em outubro, e mais ainda durante a Oktoberfest. Porém, mesmo com tamanha popularidade, o município não possui aeroporto para receber os visitantes.

Assim, para quem vai para lá de uma distância mais considerável, a melhor forma de acesso é via o Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz (FLN), que fica a 150 km de Blumenau. Durante a Oktoberfest, também é comum encontrar na capital catarinense companhias que ofereçam agências parceiras para o traslado até o destino.

Outra opção é o Aeroporto Internacional de Navegantes, que fica a 55 km. Partindo de ambos os aeroportos o trajeto de carro ou ônibus até Blumenau é simples e seguro. Mas, caso você queira aproveitar para dar um passeio na região, vale a pena alugar um carro. Recomendamos fazer sua busca pela RentCars e reservar com antecedência.

Há também outras opções de aeroportos nas cidades vizinhas, como o Aeroporto de Joinville Lauro Carneiro de Loyola (JOI), a 105 km de Blumenau, e o Aeroporto Internacional de Curitiba Afonso Pena (CWB), que está a 200 km.

Como se locomover em Blumenau

Já em Blumenau, recomendamos que você recorra a algum transporte alternativo, como motoristas de aplicativo, taxis ou ônibus especiais. O trânsito nas redondezas do Parque Vila Germânica é alterado e as vagas de estacionamento são poucas. Além disso, se você vai querer saborear as deliciosas opções cervejeiras, não vai poder dirigir depois. Ou seja: deixe o veículo no estacionamento do hotel para aproveitar ao máximo, sem preocupações.

Comidas e cervejarias na Oktoberfest Blumenau

O cardápio da Oktoberfest é o que chamamos de uma verdadeira perdição. São inúmeras opções de pratos e petiscos maravilhosos que seguem a tradição da gastronomia germânica. Os pratos disponíveis nas tradicionais Haus e também nos restaurantes do Parque Vila Germânica vão desde a tradicional batata recheada até pizzas alemãs.

Ao todo, seis restaurantes, uma praça de alimentação e uma série de pontos gastronômicos espalhados pela Vila Germânica atendem às expectativas dos visitantes. Quem estiver disposto a se aventurar com a diversificada gastronomia germânica pode experimentar um apetitoso Joelho de Porco ou quem sabe o famoso Hambúrguer de Pato. E porque não um Marreco Recheado?

A tradicional Linguiça Blumenau é outra das estrelas do cardápio. Isso sem falar dos doces como Strudel e a Cuca. Quem vem para a Oktoberfest pode se preparar para uma emocionante aventura gastronômica. Os pratos podem ser harmonizados com cervejas artesanais desenvolvidas por cervejeiros locais.

Aliás, a variedade de cervejarias é outra sensação da Oktoberfest. A festa, que por muitos anos teve como destaque o consumo de chope, se rendeu aos encantos e sabores diversificados das cervejas artesanais. Blumenau é Capital Brasileira da Cerveja e os cervejeiros apresentam durante a Oktoberfest suas melhores criações.

Pessoa segurando batata recheada e cerveja gelada na Oktoberfest
Comida boa e muita cerveja não faltam nos dias de Oktoberfest Blumenau – Foto: divulgação

Quanto custa a cerveja na Oktoberfest?

Desde a tradicional Pilsen até estilos diferenciados com a IPA, Witbier, Dunkel Vienna, entre outras opções, todos os tipos de cerveja chegaram aos cardápios dos restaurantes e bares da Oktoberfest. Quem aprecia as artesanais pode fazer um verdadeiro Tour Cervejeiro durante a festa. Os valores das especiais são bastante variados.

  • O valor do chope Pilsen de 400ml na Oktoberfest é R$10, e outros estilos custam a partir de R$11, bem como os coquetéis de chope e vinho.
  • O chope Baden Baden custa R$12 e a cerveja sem álcool R$5. Há também opções sem glúten, que podem ser encontrados na Glutenfrei Hauss.
  • O chope de 300 ml custa R$10 e as cervejas de 300ml saem por R$20 e R$21. A casa oferece ainda pratos germânicos sem glúten.
Canecas de chope Eisenbahn na Oktoberfest
Os cervejeiros de plantão encontram na Oktoberfest o momento ideal para curtir – Foto: divulgação

Ingressos para a Oktoberfest Blumenau

Como já falamos anteriormente, o Parque Vila Germânica, onde a Oktoberfest é realizada, tem capacidade máxima simultânea de 40 mil pessoas. Acredite se quiser, mas na maioria das noites a festa tem lotação total.

A organização e a equipe de segurança da Oktoberfest são rigorosas. O limite de visitantes é super respeitado, ou seja, quem não se planejar corre o risco de ficar do lado de fora. Por isso é tão importante se organizar e garantir a compra dos ingressos com antecedência.

Os valores do ingresso para a Oktoberfest variam conforme o dia da semana:

  • Nas segunda-feiras, no dia da abertura e no último dia de festa, que também é o dia da escolha da Realeza, a entrada é gratuita.
  • Domingos, terças, quartas e quintas-feiras o ingresso custa R$16, sextas-feiras e véspera de feriado, R$36.
  • Nos sábados e também nos feriados é quando os ingressos custam mais caro, R$46. Também são os esses os dias mais procurados e quando o risco de ficar sem ingresso é maior.

Os horários de início da cobrança de ingressos também variam conforme o dia da semana. Sábados, domingos e feriados a entrada é gratuita das 11h às 13h. Na véspera de feriado a entrada é gratuita das 11h às 18h. Terças, quartas, quintas e sextas, com exceção do feriado, a entrada é gratuita das 11h às 18h.

Meia-Entrada

Assim como a maioria dos eventos culturais e artísticos, a Oktoberfest também oferece a opção de ingressos pela metade do preço para uma série de grupos especiais. Entre eles, menores de 18 anos, respeitando a classificação da festa, além de estudantes da rede pública ou privada. Outra categoria são Jovens de 15 a 29 anos de idade inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), assim como professores.

O benefício da meia entrada se estende também para pessoas com deficiência e seu acompanhante, além de pessoas com 60 anos ou mais. Outro grupo de pessoas que também em direito à meia entrada. e muitas vezes nem sabe disso, é o dos doadores de sangue. Para pagar meia entrada, é preciso apresentar a carteirinha que comprove a regularidade das doações, além de um documento de identificação com foto.

Quem estiver com traje típico adequado, respeitando a Portaria Municipal, também tem direito à meia entrada. De domingo a quarta-feira, com exceção de feriados, o traje típico permite a entrada livre na festa.

Oktober Karte

A Oktoberfest parou de oferecer tickets de papel na bilheteria do evento. Todas as compras, desde alimentos, bebidas, itens das lojas do Empório Vila Germânica e Restaurante Park Blumenau devem ser feitas com um cartão próprio festa, o Oktober Karte. Eles são nominais e, para utilizar, na hora da compra você vai precisar apresentar um documento com foto. Essa medida serve para evitar a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos.

O cartão pode ser adquirido antecipadamente e carregado com créditos que poderão ser utilizados durante todo o evento. Todas as pessoas podem adquirir seus cartões online e abastecer com créditos conforme a sua necessidade. O cartão pode ser adquirido no site oficial, diretamente com os caixas do evento ou, a partir do dia 1º de outubro, nos postos de atendimento no Shopping Neumarkt e no Norte Shopping, em Blumenau.

O custo de ativação do Oktober Karte é de R$7 e este valor será reembolsado ao visitante quando ele fizer a devolução do cartão no fim da festa. Se você não consumir todo o crédito abastecido você também pode pedir o reembolso do valor, ou terá a opção de doar o saldo residual.

As doações são destinadas para o FREMAD, Fundo de Recursos Municipais para Ações sobre Drogas, que promove ações de suporte a famílias e pessoas com problemas de drogas. Quem por acaso esquecer de fazer o resgate, terá o valor automaticamente doado no dia 30 de novembro.

Onde ficar em Blumenau durante a Oktoberfest

As tradições germânicas se estendem também nos hotéis em Blumenau.

Se você deseja curtir intensa e exclusivamente a Oktoberfest recomendamos que você fique hospedado no próprio destino. Assim, você aproveita para descansar enquanto não estiver caindo na folia. Um dos hotéis ou pousadas em Blumenau, próximos da Vila Germânica, é uma boa pedida. Um dos mais próximos do espaço é o Hotel Steinhausen, mas nossa indicação fica mesmo com o super tradicional Hotel Glória em Blumenau.

Mais próximo do centro, os hotéis Plaza Blumenau e Slaviero Essential Hotel podem ser ótimas opções. Por serem maiores, há chances de você encontrar maior disponibilidade de vagas, mas vale relembrar que os valores das tarifas sofrem significativos aumentos durante a Oktoberfest. A diária dos hotéis pode aumentar cerca de R$200 a R$300, especialmente nos finais de semana.

Parte do café da manhã do Hotel Glória, um dos hotéis para a Oktoberfest Blumenau
O café da manhã colonial do Hotel Glória em Blumenau é super tradicional

Blumenau – Mais sobre a cidade e a região

Uma excelente oportunidade para quem visita o Vale Europeu é se hospedar nas cidades que fazem parte do Vale da Cerveja. São elas: Pomerode, Brusque, Timbó, Gaspar, Ibirama e as cidades do litoral, como Balneário Camboriú e Penha.

A viagem para Santa Catarina pode trazer ainda outras opções. O litoral catarinense é bastante procurado pelos visitantes da Oktoberfest. Nada mais animador do que curtir a praia durante o dia e a Oktoberfest durante a noite, não é mesmo? Cidades como Itajaí e Bombinhas sempre estão na lista dos visitantes.

As festas de Outubro contagiam todo o Estado, e não é somente a Oktoberfest que embala os foliões. Quem optar pela hospedagem nas cidades vizinhas, certamente vai perceber que o clima é de festa, com quartos de hotéis mais disputados e os valores de diárias também mais altos.

É bastante comum também conseguir excursões que saem das cidades do litoral com destino à Oktoberfest durante todo o período da festa. Agências de viagens costumam oferecer um pacote completo incluindo esse traslado. Se você preferir fazer o trajeto de carro, lembre-se de sortear quem será o motorista da rodada – aquele amigo que vai ficar sem consumir bebidas alcoólicas durante a noite. Mas não esqueçam de revezar nos dias seguintes 🙂

Confira mais informações sobre Blumenau:

E então, já está pensando no próximo Oktoberfest Blumenau? Comente aqui pra gente!