Por Lucas Rodrigues e Rafael Saes

Eu e meu amigo fotógrafo Rafael Saes – autor de todas as fotos deste post – estávamos a caminho do Quênia e resolvemos parar na Etiópia para conhecer e explorar o OMO Valley.

O OMO Valley é o lugar com a maior diversidade de aldeias antigas da Etiópia. Todas únicas, vibrantes e incríveis. Cada uma ainda vive ao seu modo, com suas tradições e costumes inusitados. 

A paisagem também é linda: savana com selva, mini fazendas (todas as comunidades da região são formadas por pastores de gado) e casas de barro e palha. As plantações de algodão também chamaram minha atenção, mas nada foi mais impressionante do que o primeiro povo que conhecemos: Konso.

konso etiopia

Povo Indígena da Etiópia – Konso

Konso tem 300 mil habitantes divididos em 43 vilas pequenas. Casas, muros e ocas de pedra, palha e bambu. Até pitoresco. Bem diferente, as vilas são formadas por círculos de muros que vão sendo construídos à medida que a população vai se espalhando.

As outras comunidades também são bastante impressionantes! E Mursi é uma dessas.

konso etiopia

Povo Indígena da Etiópia – Mursi

Para chegar até lá, foi necessário uma viagem de duas horas. Muito reggae etíope (já ouviu? Aperta play no vídeo no final desse post) e a incrível paisagem do Mago National Park pelo caminho. Terra de leões, hipopótamos, rinocerontes, elefantes e girafas. #veryafrica

Os Mursi são realmente únicos e isolados (mesmo vendo um ou outro na cidade). São conhecidos pela pintura corporal – principalmente facial – e pelos adornos: chifres na cabeça, argolas nos braços e pernas e grandes rodelas de madeira nos lábios e nas orelhas.

Chega a ser inacreditável – principalmente quando se vê os lábios e orelhas sem esses adornos quando ficam abertos. Suas cabanas e ocas, juntos com a geografia e beleza dos arredores, formam um lugar lindo, perfeito para viajar na imaginação.

tribo mursi

Turismo nas Aldeias Indígenas da Etiópia

Uma coisa acontece nesse e em geral em todas as outras aldeias: tira-se uma foto e paga-se por ela. São 5 birr (US$ 0,25) por foto. Chega a ser um pouco desconfortável e até irritantes às vezes. Muitas pessoas, não só nessas comunidades, não param de pedir para que façamos fotos delas para que elas possam cobrar e ganhar um dinheiro. Achei muito estranho e fui pesquisar sobre isso.

O OMO, ao contrário do que se parece, não é uma terra parada no tempo.

Estradas, usinas de açúcar, plantações de café e outras indústrias vêm “civilizando” quem mora por ali. Os povos sofrem. Perdem recursos naturais, têm suas águas poluídas e precisam de dinheiro para sobreviver.

O turismo é uma ajuda e o pagamento pela foto também. É uma maneira dos povos manterem vivas suas tradições e seus costumes de vida, além de sustentar suas crianças. Passei a entender um pouco e a aceitar a situação.

Mas me dói saber que um Patrimônio da Humanidade, tombado pela UNESCO, vive numa situação tão precária.

Falando nas crianças Mursi, as que tivemos mais contato são, na maioria, sensacionais. Ficam loucas com o celular e a câmera fotográfica. É só deixar na mão deles que brincam sem parar. Riem como loucos. Te puxam, te chamam e te acolhem sem pedir dinheiro – como seus pais.

tribo mursi etiópia

Dica – Contrate um Guia Local

Nosso guia, o Lalo, nos explicou também sobre toda essa situação e nos ajudou muito a entender o que se passa no Vale.

Lalo é nativo de Jinka – capital do OMO e onde ficam todos os turistas – que, aliás, são pouquíssimos. Diferente das grandes empresas de turismo da Etiópia – que cobram mais caro, não são flexíveis e deixam pouco dinheiro nas comunidades -, Lalo faz diferente. Distribui com todos e tem como objetivo real desenvolver seu povo.

Acho que o turismo pode sim ser mais inteligente – e com certeza mais barato. Dar chance aos pequenos guias e empresas locais pode ajudar muito a região visitada. Além do mais, é muito mais íntimo e em certo casos empolgante. O envolvimento com o lugar acaba sendo maior e mais divertido. Você conhece os amigos de quem está com você, conhece os costumes locais e vivencia isso. Para mim faz mais sentido. #experiência

Outra aldeia que deixa qualquer um de boca aberta é a Hammer.

Povo Indígena da Etiópia – Hammer

Moram mais isolados ainda e tem um costume bem estranho que nos chamou a atenção: o “Bull Jumping” (pulação de bois).

Funciona assim: eles fazem fileiras de bois – de cinco a sete – e o homem tem que atravessar essa fileira pulando e colocando os pés em todos os animais.

Confesso que fiquei um pouco desconfortável vendo eles enfileirarem os animais e pulando sobre eles. A tradição acontece sempre que algum homem quer se casar. Ele fica semanas treinando para que tenha sucesso. Cada povo tem sua maneira de transformar um rapaz em um homem.

Pode parecer bem diferente, mas tudo impressiona.

Outro presente que a Etiópia nos deu foi ver algo raro em toda a África: uma criança negra com o olho azul!

tribo hammer etiopia
jinka etiopia

Como Chegar nas Aldeias Indígenas da Etiópia

O OMO Valley é muito remoto e difícil de ser visitado. Por enquanto, o acesso mais barato é terrestre e demanda 12 horas para chegar em Jinka, vindo de Addis Ababa (capital do país). Uma vez ali, é necessário fazer várias viagens diárias de uma, duas ou três horas para chegar nas comunidades.

Como algumas são mais distantes ainda, é necessário passar a noite nelas. Outra maneira é ir de avião até Arbaminch, (opção mais cara) e continuar viagem de Jinka – cerca de quatro horas de viagem do local. É cansativo, mas vale muito a pena.

Espero que mais e mais pessoas possam se maravilhar com a cultura desse lugar e ter a chance de contar a experiência como eu!

Além disso,  eu continuei a minha viagem. Segui para o Quênia, colocando em prática o modelo de impacto social da minha empresa, a Hevp (www.hevp.com.br), e mostrei tudo pelo Instagram e Snapchat: hevpclothing.

O tal do reggae etíope. Som na caixa!

Seguro viagem para Etiópia

Contratar um seguro viagem para Etiópia é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

#FicaADica: Economize 10% em seu seguro viagem. Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para ganhar 5% de desconto e pague no boleto para garantir 5% OFF adicional.

Chip de internet para Etiópia

Que tal passar toda sua temporada em Etiópia 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade em Etiópia. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS

#FicaADica: Economize com o aluguel de GPS no carro e use o GoogleMaps e Waze com sua internet ilimitada 😉

Aluguel de carro na Etiópia

Você sabia que pode alugar um carro para Etiópia online? Dessa forma, ao chegar no destino, você vai direto à locadora apenas para retirar seu veículo e seguir com a viagem. Aproveite nosso cupom de desconto RentCars e encontre a opção mais vantajosa para você ao usar o comparador de locadoras RentCars. – VER PREÇOS