Comer no Peru é praticamente um sinônimo de comer bem. Confira nossas indicações com os melhores restaurantes da capital e garanta uma viagem com sabores inesquecíveis em Lima.

A gastronomia peruana é uma das mais prestigiadas de todo o mundo. O país é rico em história e cultura, mas seus sabores únicos são, sem dúvida, um de seus grandes destaques. Por conta disso, escolher onde comer em Lima – Peru pode ser um grande desafio – é difícil decidir quais restaurantes deixar de fora do roteiro.

Neste guia nós indicamos alguns dos melhores restaurantes da capital do Peru para você conhecer. Comer bem em Lima é praticamente uma regra, e com essas recomendações você com certeza estará bem servido. 😉

Talvez não seja possível conhecer todos estes restaurantes em uma única viagem, mas você vai querer voltar, te garanto! Portanto, salve essa lista para suas próximas idas ao país do ceviche, e aproveite para experimentar pratos típicos assinados por outros chefs.

Foto de prato de ceviche, prato imperdível de o que comer em Lima
Em uma viagem a Lima, não deixe de comer ceviche, típico prato da cidade – os restaurantes La Mar, Canta Rana e El Muelle são boas escolhas

Você vai ver nesse post:

Caso queria pular alguma parte, é só clicar nos links abaixo para ir direto ao tópico 🙂

A gastronomia peruana

O Peru é a capital gastronômica da América do Sul, com ingredientes variados que foram herdados dos tempos pré-colombianos. São variados tipos de batata (mais de 2.000 tipos de tubérculos), milho e frutos do mar. O peixe é uma das grandes estrelas da cozinha peruana, que tem o ceviche como símbolo principal.

Pratos tradicionais do Peru, além do ceviche, são o lomo saltado, o cuy (porquinho-da-índia), a carne de alpaca, o ají de gallina, o tacu tacu, o suspiro a la limeña, a chicha morada e o famoso drink pisco sour. Nos melhores restaurantes onde comer em Lima você pode experimentar estes, além de outras delícias típicas.

Lima tem um bom número de restaurantes na lista dos 50 melhores do mundo. A Mistura – maior feira gastronômica da América Latina, também acontece na cidade. A cozinha local é influenciada por outras regiões como África, Ásia e Espanha, com variações entre regiões do próprio Peru. Já deu pra perceber que comida lá é coisa boa mesmo, não é?

>> Veja também os melhores bairros Onde ficar em Lima

O que comer em Lima – Comidas típicas

Se você ficou confuso com os diferentes nomes dos pratos peruanos, fique tranquilo que vamos esclarecer tudo. O Ceviche, prato mais famoso do país, é bastante conhecido no Brasil. Feito com peixe (ou outros frutos do mar) marinado no limão, leva cebola e pimenta – uma delícia que você deve provar depois de escolher onde comer em Lima.

O lomo saltado consiste em tiras de bife que acompanham arroz, batatas, pimenta e cebolas. O tacu tacu é um prato que mistura arroz, feijão, pimenta e alho, bem típico do Peru. Outra iguaria que você vai encontrar lá é o cuy, carne de porquinho-da-índia, que é bastante comum no país, assim também como as carnes de alpaca e lhama.

Ají de gallina é uma comida considerada mais caseira, que leva frango desfiado cozido com pimentão amarelo e outros temperos, servido com azeitona e ovo cozido sobre rodelas de batata.

A chicha morada é uma bebida não alcoólica bastante refrescante, feita de milho roxo. O pisco sour é um drink típico do país, encontrado facilmente em diversos restaurantes e bares. E para fechar, o suspiro a la limeña é uma sobremesa feita com manjar branco, gema batida e merengue de vinho do porto que vale a pena experimentar.

Foto de prato com arroz, batatas e carne, conhecido como lomo saltado, ótima opção de o que comer em Lima.
Um típico lomo saltado peruano – este prato você encontra no Restaurante Perroquet | Foto: Flávio Antunes

Restaurantes premiados onde comer em Lima

Lima é referência na alta gastronomia, sendo o principal destino culinário da América do Sul. Na cidade existem muitos restaurantes renomados, que figuram na lista dos melhores do mundo pela revista The Restaurant. Premiados com estrelas Michelin, são ótimos para atender até mesmo os paladares mais exigentes.

Se você é desses e prioriza um restaurante sofisticado, pode apostar no Central, Maido ou Astrid y Gastón Casa Moreyra, restaurantes com presença constante na lista dos 50 melhores do mundo. Há outras ótimas ofertas gastronômicas de onde comer em Lima, no Peru, mas estes merecem destaque.

>> Vai fazer um tour gastronômico por Lima? Confira nossas indicações de melhores Hoteis em Lima

Central

O Central é um dos mais populares do cenário gastronômico limenho na atualidade. Bastante disputado, para jantar lá você vai ter que reservar com antecedência. O chef Virgílio Martínez assina os pratos do menu degustação que varia entre 8 a 17 etapas. Cada ida ao restaurante é única, feita com ingredientes frescos de diferentes regiões do Peru.

A experiência gastronômica segue a altitude do território peruano . Conforme os pratos são servidos, com temáticas do solo, do mar e das montanhas. Tudo é preparado com ingredientes exóticos e frescos.

Para jantar lá, você vai desembolsar, no mínimo, 90 dólares por pessoa.

Prato colorido com folhas e flores no Central
Um prato bem colorido e diferente no Central, melhor restaurante do Peru segundo o ranking The Restaurant – Foto: Central FB

Maido Restaurante

O Maido é um restaurante nikkei de Lima, que une com primor as cozinhas japonesa e peruana. É considerado a melhor comida oriental da cidade, e figura entre os melhores restaurantes do mundo. Como é comum nas opções de onde comer em Lima, você pode optar pelo menu degustação ou pedir um prato à la carte.

O chef Micha, apelido de Mitsuharu Tsumura, assina os pratos que apresentam desde sabores típicos do país até opções totalmente japonesas. Localizado em Miraflores, o preço médio de um jantar nesse restaurante é de 120 dólares por pessoa.

Prato de sashimis e sushis do Maido, restaurante onde comer em Lima Peru
Sashimis no Maido, um dos melhores restaurantes nikkei do mundo – Foto: Maido Lima FB

Astrid & Gastón Casa Moreyra

Gastón Acurio é um dos responsáveis por destacar a cozinha peruana no mundo e uma das grandes estrelas gastronômicas da atualidade. O Astrid & Gastón Casa Moreyra, é um dos restaurantes comandados por ele, sendo sua casa mais refinada.

O jantar degustação é super recomendado mas ele é extenso – dura mais ou menos quatro horas. Mas a experiência degustar diferentes sabores do restaurante, vale a pena! Para jantar o menu de etapas no Astrid & Gastón você vai desembolsar cerca de 120 dólares. E não esqueça de fazer sua reserva com antecedência.

Foto de prato com carne suína e outras porções coloridas desfocadas ao fundo
Festa do Leitão, prato de Gastón Acúrio no restaurante Astrid&Gastón – Foto: astridygastonlima FB

Não esqueça do Seguro Viagem!

Evite transtornos e esteja preparado para imprevistos. Nunca se sabe se a mala não vai ser extraviada, se vamos ficar resfriados, e etc, não é mesmo? Contrate já o seu pela Seguros Promo e esteja acobertado(a)!


Onde comer Ceviche em Lima

Ir a Lima e não comer o prato mais típico peruano é ter uma viagem incompleta. Se você quer saber onde comer um bom ceviche em Lima, confira nossas recomendações com as melhores cebicherias da cidade.

O La Mar é um dos restaurantes do renomado chef Gastón Acúrio, que tem unidades espalhadas pelo mundo – inclusive uma em São Paulo. Se você já provou algum prato dele na capital paulista, vai gostar ainda mais da versão limenha. Lá os peixes são ainda mais frescos, recebidos diariamente pela cozinha, além de o ambiente ser mais descontraído.

O La Mar funciona somente para o almoço, fica em Miraflores e abre entre 12h e 17h, para garantir que os pratos estejam realmente frescos. O preço também é atrativo – você come bem lá, com direito a bebida, por cerca de 20 dólares.

O Canta Rana fica no bairro de Barranco e sempre tem fila para entrar. O local tem estilo bem característico, com mesinhas de madeira, bandeiras no teto e paredes abarrotadas de quadrinhos. A oferta de pratos é grande, todos muito saborosos – especialmente o ceviche! Vale experimentar – custa mais ou menos 10 dólares (ou 35 soles).

El Muelle é um restaurante bem tradicional e típico peruano. Em ambiente mais simples (cadeiras de plástico mesmo), ali se reunem os moradores locais que buscam um bom almoço em dia de trabalho. A porção de ceviche é simplesmente deliciosa, além de bem servida. Dá pra duas pessoas comerem tranquilamente, por um preço de 10 dólares.

Foto close em ceviche do restaurante La Mar, opção de o que comer em Lima
Ceviche do La Mar – Foto: divulgação

Onde comer bem em Lima

Escolher onde comer em Lima para comer bem não é muito difícil. Além dos já citados, existem mais uma grande variedade de restaurantes muito bons e que valem uma visita. Uma ótima escolha é o Tanta, do também renomado Gastón Acúrio, mas mais em conta que o Astrid & Gastón. O cardápio do local é bem diverso, variando do café ao jantar.

Outra opção ainda é o Osso. O restaurante do chef Renzo Garibaldi é uma casa de carnes, com pratos artesanais de bifes, linguiças, hambúrgueres e entre outros. Também funciona como açougue. Para jantar lá, é preciso fazer reserva, mas o lado bom é que existe Osso em dois endereços em Lima – para facilitar a oferta de vagas 🙂

Pescados Capitales é um restaurante de frutos do mar muito gostoso onde comer em Lima, Peru. O nome do local é uma brincadeira com o termo “pecados capitais”, que caracteriza a decoração do ambiente. É uma boa dica para quem gosta de peixes e mariscos. O ceviche também é delicioso.

Prato de carnes, arroz e acompanhamento no restaurante Osso - onde comer em Lima Peru
Que tal um almoço com ótimas carnes no Tanta Peru? – Foto: divulgação
Prato de lula no Pescados Capitales, restaurante onde comer em Lima Peru
Prato de lula no Pescados Capitales – Foto: divulgação

Onde comer em Lima barato

Comer barato em Lima é tão possível quanto comer bem. Afinal, quando se está em uma das capitais gastronômicas do mundo, há uma chance muito grande de acertar quando se escolhe um restaurante. Uma opção mais em conta e muito boa é o Bao, que serve comida asiática-peruana com tempero apimentado bem marcante.

O La Lucha Sangucheria Criolla serve sanduíches deliciosos, diferentes do comum. É uma ótima opção para lanchar durante a tarde, quando tiver fome entre os passeios. Já uma cebicheria em conta é o El Ceviche de Ronald, um pouco afastada dos centros turísticos mas em endereço fácil de achar – se tiver tempo, vale a pena experimentar.

Para um sorvete delicioso no final do dia, vá ao BLU: il gelato del barrio, com diversos sabores tradicionais feitos diariamente no local. Agora, se sua pedida é um cafézinho, o Puku Puku Cafe é um lugar bastante indicado. Os produtos utilizados são orgânicos, feitos lá mesmo, e os lanches também são muito bons.

Lanche do restaurante Bao, com culinária asiática-peruana, boa indicação de o que comer em Lima
Lanchinhos típicos e deliciosos no Bao, em Lima – Foto: divulgação
Café com desenho de leite e salgado no Puku Puku Cafe, opção de onde comer em Lima Peru
Uma ótima indicação de café em Lima é o Puku Puku Cafe – Foto: divulgação

Onde comer em Lima, Peru – Restaurantes tradicionais

O La Rosa Nautica é um restaurante tradicional em Lima, localizado bem próximo ao shopping Larcomar, no píer que se estende pelo mar. Funciona durante o almoço e o jantar. O grande destaque dele é a vista (além dos pratos, é claro), por isso vale a dica de pedir por uma mesa na janela 😉

El Mercado é uma das dicas de onde comer em Lima Peru que sempre aparecem nos roteiros de quem viaja para a capital peruana, por isso é bastante concorrido. Assinado pelo renomado chef Rafael Osterling, a comida é deliciosa, o restaurante aconchegante e o atendimento bastante amigável.

O Perroquet é o restaurante do icônico Country Club Lima Hotel. É o melhor entre os hotéis da cidade, frequentado por locais e turistas, além de servir pratos muito bons de cozinha peruana ou internacional.

Foto do píer com o restaurante La Rosa Nautica, opção de onde comer em Lima Peru
O restaurante La Rosa Nautica, em Lima – Foto: Christian Córdova via Flickr
Foto de prato de filé de pato no restaurante Perroquet
Pato no restaurante Perroquet – Foto: divulgação

Outras opções de onde comer em Lima

Pra quem busca onde comer em Lima Peru e quer um prato mais saudável, o Nanka é uma ótima recomendação. O restaurante serve pratos orgânicos deliciosos, com temperos cultivados no próprio local. O atendimento é excelente e o ambiente também, super sustentável.

Ao lado das ruínas de Huaca Pucllana há um ótimo restaurante de mesmo nome. Com visual privilegiado das pirâmides, jantar lá é um ótimo programa para fazer em Lima. A comida também é muito boa. Mas, por ser uma atração turística, fica bastante cheio, por isso vale a pena reservar um lugar com antecedência.

O Isolina Taberna Peruana é um restaurante do bairro Barranco que serve pratos criollos, mas com toques modernos. É uma comida peruana bem caseira, caprichada e super saborosa, por preços bem justos.

>> Leia também nossas dicas de O que fazer em Lima – Para quem fica de 1 a 5 dias na cidade.

Foto de truta empanada com quinoa e acompanhamento de molho e limão no restaurante Nanka, onde comer em Lima
Truta com quinoa e molho no Nanka
Foto de dentro do restaurante Huaca Pucllana com vista para o sítio arqueológico
Vista das ruínas no Restaurante Huaca Pucllana

Lista de restaurantes onde comer em Lima

A lista abaixo resume todos os restaurantes indicados por nós nesse guia. Monte seu roteiro gastronômico onde comer em Lima, Peru, e aproveite!

  • Central
  • Maido
  • Astrid & Gastón
  • La Mar
  • Canta Rana
  • El Muelle
  • Tanta
  • Osso
  • Pescados Capitales
  • Bao
  • La Lucha Sangucheria Criolla
  • El Ceviche de Ronald
  • BLU: il gelato del barrio
  • Puku Puku Cafe
  • La Rosa Nautica
  • El Mercado
  • Perroquet
  • Nanka
  • Huaca Pucllana
  • Isolina Taberna Peruana

Gostou das nossas indicações? Conhece algum restaurante que não pode ficar fora da lista onde comer em Lima? Conta pra gente nos comentários!

O que você PRECISA saber ANTES de ir para o Peru

Você está cheio de coisas para pensar e ainda tem que planejar a viagem inteira? Ou você já viu tudo, mas está com aquela conhecida sensação “Será que esqueci alguma coisa?” Então calma, nós te ajudamos com alguns itens que você não pode esquecer antes de embarcar. Vamos lá?

1) Já comprou sua passagem aérea? 

Onde Comprar: PASSAGENS PROMO

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para Lima, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo. É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

2) Já marcou sua hospedagem?

Onde Comprar: BOOKING.COM

Se você ainda não marcou sua hospedagem, a dica é comparar hotéis, hostels e pousadas através do Booking.com. Essa é a maior plataforma de reservas de hotéis do mundo, garantindo uma experiência segura e ótimas ofertas em acomodações.

#FicaADica: Fique de olho nas ‘Ofertas Espertas’, que duram apenas um dia. Alguns hotéis incríveis oferecem ótimos desconto usando este selo na plataforma. Se encontrar um bom negócio, vale fechar 🙂 

Booking.com

3) Seguro Viagem é INDISPENSÁVEL 

Onde Comprar: SEGUROS PROMO

Já pensou ter que pagar despesas médicas ou precisar desembolsar fortunas por contratempos na viagem? Nós já soubemos de diversos casos de pessoas que passaram por isso.

Apesar do seguro viagem não ser obrigatório para entrar no Peru, a contratação de um plano é altamente recomendada. O Seguro Viagem é baratinho e um investimento necessário para te livrar de problemas maiores que podem acontecer durante as férias. 

Para encontrar um bom seguro viagem, compare preços e coberturas no Seguros Promo.

#FicaADica: Economize 10% em seu seguro viagem. Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para ganhar 5% de desconto e pague no boleto para garantir 5% OFF adicional.

4) Como ter internet ilimitada durante a viagem

Onde Comprar: EASYSIM4U

Você sabia que está cada vez mais fácil – e barato – ter internet ilimitada durante toda a viagem? 

É só pedir um chip de celular internacional através da EASYSIM4U. Nós sempre usamos e adoramos! Eles enviam um chip em seu endereço no Brasil, você insere no seu celular quando chega no destino e tem internet ilimitada durante toda a viagem.

#FicaADica: Economize com o aluguel de GPS no carro e use o GoogleMaps e Waze com sua internet ilimitada 😉

5) Alugue carros com os melhores preços

Onde Alugar: RENTCARS

Gostamos muito da RentCars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

#FicaADica: Tente encontrar carros com a cobertura completa de seguro para o carro e terceiros. Assim, você evita surpresas inoportunas na hora de retirar o carro.

Além disso, fique muito esperto ao fechar com outros comparativos de locadoras de carro. Isso porque os preços geralmente são cobrados em dólar e fecham com o seu cartão. Se o dólar subir, o preço do seu aluguel de carro também sobe.

Leia Também

Onde ficar em Lima – Os Melhores Bairros da Cidade

Lua de Mel em Lima – 7 dicas para a viagem perfeita

Hoteis de Luxo em Lima – Os 8 Melhores da Cidade

O que fazer em Lima – Dicas para quem vai visitar a cidade de 1 a 5 dias