Por: Larissa @hellolarissa

Se a sua dúvida é sobre a Austrália você veio ao lugar certo. Como já disse em outro post a minha história com a Austrália é longa, para ser mais exata, a Austrália tem sido a minha ‘home’ a mais de uma década.

Ao longo desses mais de 10 anos tive o prazer de receber vários amigos e familiares por aqui e com o tempo percebi que as dúvidas iniciais sobre a Austrália sempre giram em torno dos mesmos temas.

Antes de vir e até mesmo antes de decidir se a Austrália é o destino certo muitas pessoas costumam entrar em contato comigo para tirar dúvidas, e as perguntas são quase sempre as mesmas: onde é a Austrália mesmo? Fica em qual continente? Como é o clima? Etc.

>> Leia todas as dicas no post Austrália – Guia Completo do País


Economize na compra do seguro viagem!
Use o cupom DICASDEVIAGEM5 e pague em boleto para descolar 10% de desconto.
Clique aqui e aproveite!


dicas da australia

Opera House em Sidney – Foto: Divulgação

 

Bom… algumas dessas perguntas com certeza podem ser respondidas pelo Google, mas nada melhor do que alguém com experiência para tirar suas dúvidas e garantir que você tenha paz na consciência e uma viagem inesquecível.

Então, pensando em você, mais uma vez entrei em contato com meus amigos Aussies (Australianos da gema) e juntos organizamos as 10 perguntas mais comuns que recebemos e montamos essa lista de dicas da Austrália.

Enjoy! (aproveite)

1. Onde fica a Austrália mesmo?

A palavra Austrália vem do Latin australis, que significa ‘austral’, ou seja ‘do sul’. Localizada no hemisfério sul, mais especificadamente na Oceania, a Austrália é o sexto maior país do mundo com uma área de aproximadamente 7,692,024 quilômetros quadrados. Banhada pelos oceanos Índico e Pacífico a Austrália também é conhecida como país-ilha, já que é a maior ilha do mundo (tem quem discorde!) e não possui fronteiras terrestres.

2. Preciso de visto para ir para a Austrália?

Sim! Brasileiros precisam de visto e o processo para a obtenção do mesmo, dependendo do tipo de visto, pode ser longo e cheio de picuinhas. Para saber mais visite o site da Embaixada da Austrália no Brasil.

3. Qual é a Capital da Austrália?

Não, não é Sidney. E também não, não é Melbourne. A capital da Austrália é Canberra, mas esse nem sempre foi o caso. A história de Canberra é longa e teve muita política, confusão e democracia envolvida em seu estabelecimento. Resumidamente a história foi mais ou menos assim:

  • 1901 – a Austrália torna-se uma federação e a nova nação precisa de uma capital
  • 1908 – depois de muita discussão e uma disputa acirrada entre Sidney e Melbourne, o parlamento vota para que a região de Yass-Canberra seja sede da nova capital Australiana
  • 1911 – o Ministro King O’Malley aprova a competição internacional para o design da Capital Federal
  • 1912 – o casal Walter Burley Griffin e Marion Mahony Griffin de Chicago ganham a competição
  • 1913 – Gertrude Denman, mulher do Governador Geral, nomeia Canberra e a capital é oficialmente inaugurada.

Fim. Agora você sabe qual é a capital da Austrália e tem até história para contar.

4. Como é o clima na Austrália? É frio?

Ao contrário do que muitos acreditam, o clima na Austrália não é nem só quente e nem só frio e tudo irá depender de onde você estiver e de quando estiver passando por aqui.

Acho o clima Australiano ótimo e na maior parte do ano bem parecido com o do Brasil, sem temperaturas muito extremas. Sidney, por exemplo, fica localizada em New South Wales e durante o inverno a temperatura média na cidade gira em torno de 8.8 – 17°C e já durante o verão pode ficar entre 18.6 – 25.8°C.

Como regra geral, os estados do norte (Queensland, Northern Territory e a parte norte de Western Australia) geralmente tem o clima mais quente durante a maior parte do ano. Já os estados do sul (New South Wales, Victoria, Tasmania, South Austrália e a parte sul de Western Australia) tendem a ter o inverno mais frio. As estações climáticas da Austrália são iguais as do Brasil:

  • Verão: Dezembro a Fevereiro
  • Outono: Marco a Maio
  • Inverno: Junho a Agosto
  • Primavera: Setembro a Novembro

5. Posso dirigir na Austrália?

Visitante internacional pode dirigir na Austrália com carteira de motorista do país de origem por um período de no máximo três meses sobe a condição de que a carteira esteja em Inglês. Se a carteira não é em Inglês, como é o caso dos Brasileiros, deve-se obter a Permissão Internacional para Dirigir (PID) com o departamento de transporte do estado. Para mais informações visite esse site do governo Australiano.

6. Qual o fuso horário na Austrália?

A  Austrália é dividida em três fusos horários diferentes:

  • A Hora Padrão do Leste da Austrália (AEST) que é igual ao Tempo Universal Coordenado mais 10 horas (UTC +10).
  • A Hora Padrão Central da Austrália (ACST) que é igual ao Tempo Universal Coordenado mais 9½ horas (UTC +9½).
  • A Hora Padrão do Oeste da Austrália (AWST) que é igual ao Tempo Universal Coordenado mais 8 horas (UTC +8).

Para ficar mais fácil de entender a Austrália está entre 8 a 10 horas à frente do Brasil. Lembrando que alguns estados Australianos também tem horário de verão.

7. Qual o idioma na Austrália?

O idioma na Austrália é o Inglês Australiano, também conhecido como Australianês. A língua é bem diferente do Inglês Norte-Americano e Britânico e tem características bem peculiares. Confira o nosso post ‘A língua oficial da Austrália não é o Inglês!’ para saber mais sobre o jeitinho Australiano de conversar.

8. Qual a melhor época para visitar a Austrália?

A melhor época para visitar a Austrália definitivamente é durante a primavera ou verão, ou seja, entre Setembro e Fevereiro.

Dezembro/Janeiro são os meses ideais para quem quer aproveitar as festas de fim de ano, lembrando que a queima de fogos da virado de ano na Austrália é simplesmente imperdível. Eu disse IMPERDÍVEL ok?! Os maiores problemas para quem viaja nessa época são os valores caros da alta temporada e o grande número de turistas.

Para quem quer evitar as festas de final de ano e/ou para quem quer economizar na viagem a recomendação é para programar a vinda para a Austrália para os meses de Outubro/Novembro ou Fevereiro/Março.

9. Qual é a bandeira da Austrália?

dicas da austrália

Bandeira da Austrália – Flickr: Mickaël T.

A bandeira nacional Australiana foi erguida pela primeira vez em 3 de Setembro de 1901 quando o então primeiro ministro, Edmund Barton, anunciou os vencedores da competição para o design da bandeira Australiana. A bandeira tem 3 elementos:

1. The Union Jack (Bandeira do Reino Unido)
No topo do lado esquerdo, representando a história dos conquistadores Britânicos na Austrália.

2. Southern Cross (Cruzeiro do Sul)
Na metade direita da bandeira está o Cruzeiro do Sul, a constelação que só pode ser vista do hemisfério sul. Essa constelação também aparece na bandeira Brasileira.

3. Commonwealth Star (Estrela da Federação)
Do lado esquerdo, embaixo da Union Jack, está a Estrela da Confederação. A estrela tem sete pontas representando a união dos 6 estados e territórios Australianos.

10. O custo de vida na Austrália é caro?

Sim, é caro! Bom, esse é assunto para um post bem longo porque o alto custo de vida aqui vem com benefícios que compensam o valor elevado que os Australianos, ou qualquer outra pessoa morando na Austrália, tem que pagar por coisas básicas como moradia, alimentação e transporte.

Quando as pessoas me perguntam quanto elas devem trazer para a Austrália sempre pergunto qual é a situação. No caso de turista depende muito do tipo de turismo que o viajante deseja fazer, já no caso de quem quer vir para estudar e morar por um tempo sempre digo para estarem preparados para gastar no mínimo entre AUD$300 – AUD$400 dólares Australianos por SEMANA! Por semana porque aqui geralmente recebemos o salário e pagamos as contas semanalmente.

Para saber mais informações sobre como morar na Austrália, clique aqui.

Bom, essas são as perguntas que recebo com mais frequência.

E você, tem alguma pergunta para a gente? Deixe seu comentário aqui no post ou visite o perfil @hellolarissa no insta.

Não se esqueça do Seguro Viagem para a Austrália

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Austrália, uma dica super importante para todos que estão planejando a próxima viagem é não se esquecer de fazer um Seguro Viagem Internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem para evitar problemas no exterior.

Muita gente não sabe é que ele é super barato e pode te ajudar a evitar muitos problemas durante a viagem. Veja nossa matéria de Seguro Viagem Internacional contando tudo o que você precisa saber sobre o assunto, qual o melhor empresa de seguro viagem e dicas para fazer um ótimo seguro para seu perfil, por um preço incrível e ainda por cima economizando muito.

Receba um chip em sua casa no Brasil e use Internet ilimitada por toda Austrália

Você também está cansado de só conseguir usar o seu celular em pontos que encontra Wi-Fi liberado durante a viagem? E ter que pagar por dia para poder usar um GPS no carro alugado na viagem?

A gente também não aguentava mais, ainda mais porque queríamos postar em tempo real fotos de nossa viagem nas redes sociais. Além disso, o Google é um grande aliado para encontrar o que precisamos durante as férias, como informações e lugares, e não dá para usá-lo só onde tem Wi-Fi. Então descobrimos uma das melhores soluções para acabar com este problema, que você não vai mais precisar gastar horas da viagem em lojas de telefonia do país, falando um idioma desconhecido para conseguir um chip. Essa é uma das dicas que adoramos dar para nossos leitores: a America Chip.

Anota aí: A empresa envia um Chip internacional em sua casa no Brasil. Quando estiver no avião, é só você trocar o seu chip brasileiro por este internacional. Você vai chegar nos Estados Unidos om Internet ilimitada, usando seu celular à vontade, como usa no Brasil.

Chegando na Austrália, você pode usar o dia inteiro, em qualquer lugar. Você vai economizar com aluguel de GPS, com créditos de Skype, e ainda vai poder usar as redes sociais, o Google, ou pesquisar qualquer coisa na internet o dia todo. Além disso, ainda pode ligar para sua casa para mandar notícias da viagem quantas vezes quiser pelo WhatsApp ou Facetime.

Leia Mais