Tem lugares com tanta coisa legal para ver, que a gente nem sente que caminhou o dia todo. Pensando nisso, fizemos uma seleção de onde ficar no Porto, para você recarregar totalmente suas energias.

A cidade do Porto é relativamente pequena, em que tudo fica concentrado em alguns poucos bairros, ou seja, qualquer opção de hotel estará com certeza a poucos minutos de algum ponto imperdível.

Aqui a gente te conta onde ficar no Porto, nas melhores regiões. Se você gosta de ficar bem na muvuca, então a Ribeira e a Baixa são as opções ideais. Ali, qualquer esquina tem um edifício histórico, um café emblemático ou uma igreja sem igual. Por outro lado, se você adora descobrir a vibe local, o bairro de Cedofeita que se estende até à Casa da Música, vai te conquistar.

Com tantas possibilidades de onde ficar no Porto, o budget acaba por ser um componente importante na tomada de decisão. E a boa notícia é que tem opções para todos os bolsos, desde apartamentos para família aos mais sofisticados hotéis da Europa.

Hotéis em promoção na Cidade do Porto, Portugal

Booking.com

Onde ficar em Porto: As melhores regiões onde se hospedar

1 – Zona Ribeirinha

Classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO, a Ribeira é o bairro mais pitoresco onde ficar no Porto, Portugal. As casinhas coloridas refletem no Rio Douro, emoldurado pela icônica ponte D. Luiz I que te levam até às caves de vinho do Porto. E nem precisa estourar o orçamento para se hospedar por ali. Um dos melhores hostels da cidade, o Bluesock Hostel, fica neste bairro. Se você procura algo mais sofisticado, dê uma olhada no Pestana Vintage Porto Hotel.

onde ficar em porto portugal

Zona Ribeirinha – Foto: Flickr (José Moutinho)

2 – Baixa histórica

Passear pela Baixa do Porto é se maravilhar com exemplos arquitetônicos de outras épocas. Desde os impressionantes azulejos da Estação de São Bento, ao lindo Café Majestic em Art Nouveau. E o mais legal é que você pode se hospedar nestes edifícios charmosos. Confira o Porto A.S. 1829 Hotel, resultado de uma antiga papelaria recuperada, ou os apartamentos mais modernos BO Fernandes Tomás. Por aqui, você também encontra muitos restaurantes preferidos dos locais. Entre Bolhão, Trindade, Aliados e Estação de S. Bento, qualquer uma dessas estações de metrô te leva até lá.

onde ficar em porto portugal

Porto A.S 1829 Hotel

3. Cedofeita

Esse é o bairro mais descolado e artsy da cidade. Aqui você vai andar por ruazinhas tomadas por galerias de arte, joalherias de autor e marcas locais. Descubra os cafés especializados e faça uma pausa numa esplanada ao sol. Os hotéis independentes em Cedofeita se orgulham do caráter invulgar do bairro. O Gallery Hostel, por exemplo, promove exposições exclusivas e o Rosa et Al Townhouse é uma pequena caixa de surpresas gastronômicas e de bem-estar. É super gostoso de se perder por aqui, reparando na união entre o moderno e o traço tradicional do bairro. Depois de visitar a mais antiga igreja da cidade, Igreja de São Martinho de Cedofeita, faça uma visita guiada na inusitada Casa da Música.

onde ficar em porto portugal

Igreja de São Martinho de Cedofeita – Foto: Flickr (amaianos)

Onde Ficar no Porto, Portugal

Os melhores Hostels para uma hospedagem econômica

Bluesock Hostel

Distinguidos pela Hostelworld como os melhores do mundo, vale a pena conhecer os Hostels portugueses. O Bluesock Hostel fica numa localização privilegiada onde ficar no Porto, a poucos passos do Rio Douro. Ali é o ponto de partida perfeito para explorar o centro histórico da cidade, e a boa dica é que esse hostel oferece um tour gratuito de boas vindas.

onde ficar em porto portugal

Fachada do Bluesock Hostel – Foto: Divulgação

No edifício de fachada de azulejos, o design moderno se aliou aos elementos antigos do patrimônio histórico. Desde as salas de convívio aos quartos, o conforto e boa energia imperam. Uma cama em um quarto partilhado sai por volta de 30 euros, e tem também opção de quarto privado ou exclusivamente feminino.

onde ficar em porto portugal

Quarto do Bluesock Hostel – Foto: Divulgação

Se estiver visitando no verão, porque não encarar o mar gelado de Portugal? Se inscreva no surf camp do próprio hostel e se jogue nas melhores ondas do mundo.

Faça sua reserva e saiba mais sobre o hotel aqui

 

Gallery Hostel

Bem no coração artístico da cidade, o Gallery Hostel fica em plena Rua Miguel Bombarda no bairro de Cedofeita. Os quartos já dão pistas sobre o panorama cultural do Porto, homenageando artistas através da decoração. O ambiente é tranquilo e aconchegante, com um jardim interior, rooftop, biblioteca e home theater, perfeitos para relaxar e conhecer outros viajantes. Todas as opções de quarto, que variam entre 25 e 100 euros, incluem banheiro próprio e um delicioso café da manhã caseiro.

O hostel disponibiliza lavanderia e cozinha para os hóspedes, uma opção de jantar por apenas 10 euros, aluguer de bicicletas e ainda uma agenda de exposições na própria galeria.

Faça sua reserva e saiba mais sobre o hotel aqui

 

Outros dos melhores hostels onde ficar no Porto, Portugal

The Passenger
Nice Way
Best Guest Porto Hostel

As melhores opções custo-benefício para quem viaja em família

BO Fernandes Tomás Apartments

Os apartamentos espaçosos, com design clean e muita luz natural, fazem deste o lugar perfeito para ficar no Porto em família. Com uma cozinha moderna e totalmente equipada, cafeteira, máquina de lavar roupa, berço e cadeira de bebê, enfim tudo o que você precisa para se sentir em casa.

Os viajantes mais independentes vão adorar, e fique tranquilo porque qualquer coisa que você precisar pode contar com o staff. Super atenciosos, estão sempre disponíveis para tornar sua estadia ainda mais impecável. Uma das provas disso é que em cada apartamento tem um iPhone com chip português, para tornar sua vida mais fácil.

Os apartamentos, a partir de 170 euros, ficam do lado do emblemático Mercado do Bolhão e da rua de Santa Catarina, tradicional local de comércio. É muito fácil chegar até lá, seja de metrô ou solicitando o serviço de transfer do aeroporto.

Faça sua reserva e saiba mais sobre o hotel aqui

 

Rua de Trás Apartments

Igualmente confortável e equipado, a Rua de Trás Apartments é uma excelente opção de hospedagem na cidade do Porto. Se prepare para uma autêntica experiência portuguesa, já que o tema do lugar gira em torno das expressões que se ouvem nas ruas da cidade. Você vai sair daqui sabendo o que significa “Laurear a pevide” e “Correr as capelinhas”. E com certeza encantado com os apartamentos, cuidadosamente decorados com peças de artesanato português.

Uma noite para dois adultos e duas crianças fica a partir de 140 euros, um ótimo valor para ficar do lado da Torre dos Clérigos e da muralha Fernandina. Dali você está a 5 minutos da maravilhosa Rua das Flores que desce até à Ribeira. Do outro lado fica a Livraria Lello e as Galerias de Paris, onde os locais se juntam para tomar um “fino” (o equivalente de chopp) antes da balada.

Faça sua reserva e saiba mais sobre o hotel aqui

 

Mais hospedagens com um bom custo-benefício em Porto, nas melhores regiões

Pensão Favorita
Duas Portas
Oporto Ceuta Residences
Malmerendas Boutique Lodging

Os mais românticos hotéis de charme no Porto, Portugal

Porto A.S. 1829 Hotel

Estabelecido no edifício da mais antiga papelaria da Europa, este hotel envolve os hóspedes na sua atmosfera intimista. Os detalhes retrô, como máquinas de escrever centenárias ou uma banheira clássica no quarto, tornam o lugar ainda mais especial. Até a linha de produtos de banheiro, da marca portuguesa Nova Saboaria, evoca memórias e tradições.

O Porto já é uma cidade charmosa, mas a localização desse hotel no finalzinho da Rua das Flores é sem dúvida encantadora. Temos a certeza que você vai adorar a vista das janelas do seu quarto. As lojinhas dessa zona pedonal são difíceis de resistir, mas não deixe de entrar no Museu da Misericórdia que fica do lado do hotel.

Se na sua lista de coisas para provar em Portugal estão o pastel de nata e vinho do Porto, temos boas notícias. É que ao chegar no hotel, você é surpreendido com essas duas iguarias. No café da manhã tem também o famoso pastelzinho, entre muitas outras opções gostosas.

Faça sua reserva e saiba mais sobre o hotel aqui

 

Rosa et Al Townhouse

Para além de romântica, Rosa et Al Townhouse propõe uma experiência revitalizante. Neste hotel de charme, você pode usufruir de um tratamento de spa no seu próprio quarto, com produtos orgânicos e aromáticos. Aliás, como na maioria das lojas no bairro de Cedofeita, o conceito aqui parece girar em torno do artesanal e gourmet. Começando pelo brunch de final de semana, onde você pode provar pão de romã e azeites aromatizados, entre outras delicatessens. E continuando pela impressionante variedade de chás caseiros, chineses e outras misturas disponíveis para o chá das cinco.

Os apreciadores de móveis de design vão arrumar desculpas para passar mais tempo no quarto. Só tenha em mente que não tem tv, mas você pode pegar um livro ou revista na biblioteca no terceiro andar. O hotel oferece também aulas de culinária gourmet e programas de mindfulness, com workshops sobre óleos essenciais, yoga e até tricot!

Reserve com antecedência, pois esse hotel de charme tem apenas 7 suítes.

Faça sua reserva e saiba mais sobre o hotel aqui

 

Mais opções de hotéis de charme em Porto, Portugal

Hotel Vila Galé Porto Ribeira
Descobertas Boutique Hotel
The House Ribeira
1872 River House
Mercador Guesthouse
The Artist
Vintage Guesthouse Trindade

Melhores Hotéis 5 estrelas no Porto, Portugal

Pestana Vintage Porto Hotel & World Heritage Site

Já pensou poder se hospedar em pleno patrimônio mundial? Essa é a proposta do Pestana Vintage, sem dúvida um dos lugares mais luxuosos para ficar no Porto. Suas manhãs aqui serão no mínimo inspiradoras, ao olhar o cenário emblemático pelas janelas do seu quarto.

Essa é a opção certa para quem quer usufruir de um serviço 5 estrelas, desde o incrível café da manhã a cruzeiros no rio marcados pelo próprio hotel. O restaurante tem uma excelente carta de vinhos e é especializado em carne, como o nome Rib Beef & Wine indica. Os cortes mais exclusivos, como Tomahawk ou Vazia maturada, estão apenas disponíveis no jantar.

onde ficar em porto portugal

A refinada carta de carnes – Foto: Divulgação

Faça sua reserva e saiba mais sobre o hotel aqui

 

The Yeatman

Eleito o “Melhor Hotel Vínico”, The Yeatman é o refúgio ideal para os amantes de vinho do Porto. A experiência começa pela localização, em uma colina de Vila Nova de Gaia recriando as vinícolas do Rio Douro. Como você pode imaginar, a vista panorâmica daqui é um verdadeiro cartão postal. O ideal é admirá-la do Restaurante Gastronômico, de 2 estrelas Michelin, ou da piscina infinita do spa Vinothérapie da Caudalie.

onde ficar em porto portugal

Piscina infinita com vista espetacular – Foto: Divulgação

Na atmosfera refinada dos quartos continuam as referências às caves de vinho, através da decoração que lembra as quintas produtoras na região. O próprio hotel possui um acervo de 25.000 garrafas, incluindo vinhos raros e de coleccionador. É a forma perfeita de começar sua viagem pelo norte de Portugal, antes de navegar pelo sinuoso Rio Douro acima.

Faça sua reserva e saiba mais sobre o hotel aqui

 

Mais opções de hotéis de luxo onde ficar no Porto, Portugal nas melhores regiões

InterContinental Porto, Palácio das Cardosas
Flores Village Hotel & Spa
Torel Avantgarde
Infante Sagres – Luxury Historic Hotel

Agora que você já sabe onde ficar no Porto, Portugal nas melhores regiões, conte-nos qual escolheu!

Você sabia que é obrigatório fazer um seguro em viagens à Europa?

Se você estava pensando em viajar sem um seguro viagem para a Europa, saiba que isso pode se tornar um problema na hora da imigração. Então é bom anotar uma dica importantíssima para quem está planejando a viagem para lá: O Seguro Viagem para qualquer destino da Europa é obrigatório.

O motivo? É o Tratado de Schengen, que estabelece a livre circulação e obrigatoriedade do seguro viagem em 26 países europeus. Já que nos planejamos tanto para as férias, criamos expectativas, investimos dinheiro, não vale a pena arriscar qualquer contratempo que pode estragar tudo isso. Você pode conferir as histórias de nossos colunistas que contam o por que vale a pena contratar um seguro viagem.

Para encontrar boas ofertas em seguro viagem, nós recomendamos o site Seguros Promo. Ele compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo, como SulAmerica, Assist Card, GTA, Affinity, entre outras. Por lá, você pode conferir as apólices que mais tem a ver com a sua viagem e contratar a que você achar melhor.

Como a gente gosta bastante dessa ferramenta, nós conseguimos um desconto de 5% no Seguros Promo para nossos leitores!  É só usar o cupom DICASDEVIAGEM5 no site, clicando aqui.

Receba um chip em sua casa no Brasil e use Internet ilimitada em Portugal e por toda a Europa

Você também está cansado de só conseguir usar o seu celular em pontos que encontra Wi-Fi liberado durante a viagem? E ter que pagar por dia para poder usar um GPS no carro alugado na viagem?

A gente também não aguentava mais, ainda mais porque queríamos postar em tempo real fotos de nossa viagem nas redes sociais. Além disso, o Google é um grande aliado para encontrar o que precisamos durante as férias, como informações e lugares, e não dá para usá-lo só onde tem Wi-Fi. Então descobrimos uma das melhores soluções para acabar com este problema, que você não vai mais precisar gastar horas da viagem em lojas de telefonia do país, falando um idioma desconhecido para conseguir um chip. Essa é uma das dicas que adoramos dar para nossos leitores: a EasySim4You.

Anota aí: A empresa envia um Chip internacional em sua casa no Brasil. Quando estiver no avião, é só você trocar o seu chip brasileiro por este internacional. Você vai chegar em Portugal com Internet ilimitada, usando seu celular à vontade, como usa no Brasil. O melhor de tudo? É super barato conseguir este chip: os preços começam em U$ 35!

Chegando em Portugal, você pode usar o dia inteiro, em qualquer lugar da Europa. Você vai economizar com aluguel de GPS, com créditos de Skype, e ainda vai poder usar as redes sociais, o Google, ou pesquisar qualquer coisa na internet o dia todo. Além disso, ainda pode ligar para sua casa para mandar notícias da viagem quantas vezes quiser pelo WhatsApp ou Facetime.

Veja também:

O que fazer em Porto, Portugal – Roteiro de 3 dias

Os 20 principais pontos turísticos de Portugal para colocar no roteiro

Onde comer bem e barato na cidade do Porto, Portugal

Melhor época para ir a Portugal: As dicas de viagem para cada estação

Roteiro Portugal: 10 lugares para conhecer

Qual o melhor seguro viagem para Europa?