Vai visitar o Santuário Histórico de Machu Picchu, mas não sabe onde se hospedar? Preparamos um guia completo para te ajudar a escolher onde ficar naquela região. Confira!

Quem planeja uma viagem até as ruínas de Machu Picchu muitas vezes não imagina como funciona a logística de chegar até a cidade sagrada. Será que existem hotéis no alto das montanhas andinas? Nesse guia vamos te responder essa pergunta e ajudar a escolher onde ficar em Machu Picchu.

Para viajar até o Santuário Histórico existem algumas opções de hospedagem nos arredores, e apenas uma onde as ruínas estão localizadas. Porém, o hotel é de categoria cinco estrelas e tem preço elevado, um luxo que nem todos que vão a Machu Picchu em busca de aventura querem.

Para curtir bem o passeio recomendamos se hospedar pelo menos uma noite nas cidades mais próximas das ruínas, porque subir as montanhas até a cidadela exige bastante esforço. O bate e volta a partir de Cusco é cansativo e, por isso, você não consegue aproveitar tão bem o local, mas é uma opção pra quem tem menos dias para viajar.

Se tiver tempo disponível durante a sua viagem, considere passar mais de um dia por ali para explorar bem a região. No Vale Sagrado dos Incas existem outros sítios arqueológicos que valem a pena conhecer. Continue lendo para descobrir o melhor lugar onde ficar em Machu Picchu e os melhores hotéis para uma estadia incrível perto das montanhas incas.


Economize na compra do seguro viagem!
Use o cupom DICASDEVIAGEM5 e pague em boleto para descolar 10% de desconto.
Clique aqui e aproveite!


Flávio Antunes de costas em foto olhando para a cidadela de Machu Picchu
Os melhores lugares onde se hospedar em Machu Picchu são nas cidades mais próximas – Flávio Antunes olhando as ruínas incas

Você vai ver nesse post:

Caso queria pular alguma parte, é só clicar nos links abaixo para ir direto ao tópico 😉

Onde ficar em Machu Picchu

Grande parte de quem vai a Machu Picchu acaba se hospedando em Cusco mesmo. A ideia é válida, mas se estiver considerando esta opção, saiba que é a mais cansativa de todas. A partir dali são cerca de quatro horas de trem para chegar à montanha, sem contar o trajeto de ônibus. Ou seja, você fica mais tempo em transporte do que na cidadela.

Por isso, a grande maioria opta por ficar em Águas Calientes, também conhecida como Machu Picchu Pueblo, que é o último vilarejo antes do Santuário Histórico. Desse local, são 20 minutos de ônibus até lá, de forma que você tem mais tempo para explorar o local.

Já o Vale Sagrado dos Incas tem diversas cidadezinhas que também podem servir de base para sua ida a Machu Picchu. A mais conhecida é Ollantaytambo, de onde o trem leva 2 horas para chegar a Aguas Calientes. É uma opção interessante, principalmente se sua intenção for conhecer também outras ruínas do Valle Sagrado.

Se hospedar em Aguas Calientes ou em Ollantaytambo é mais recomendado por uma questão estratégica. Ficando nessas cidades, você consegue mais tempo para conhecer a cidadela perdida, além de ter um passeio mais tranquilo. Se hospedar em Cusco também é válido, mas você vai cansar mais.

>> Leia também todas as opções de como chegar em Machu Picchu

Foto das ruínas incas em Ollantaytambo, no Vale Sagrado, uma das regiões de onde ficar em Machu Picchu
Ruínas incas em Ollantaytambo, no Vale Sagrado

Onde ficar em Machu Picchu mapa

Veja no mapa abaixo as melhores regiões onde se hospedar em Machu Picchu e os hotéis que recomendamos:


Quer ver as opções de onde se hospedar em Machu Picchu?

Confira os preços dos hotéis nas melhores regiões de Machu Picchu. Eles costumam lotar rápido, então é melhor já garantir sua reserva no Booking.com

Booking.com

Onde ficar em Machu Picchu – Cusco, Vale Sagrado ou Aguas Calientes?

Escolher onde se hospedar na região do Vale Sagrado dos Incas depende do que você espera da viagem. Por ali existem boas ofertas de hotéis nas cidadezinhas próximas, e a melhor opção é a que mais se encaixar com o seu roteiro ou estilo de viagem.

Se sua ida ao Peru for mais rápida, com dias mais corridos para conhecer as ruínas incas, Cusco é sim uma ótima escolha. Peque o trem bem cedo, e volte no último horário. Escolha um hotel bem confortável e aconchegante para descansar depois do passeio, e aproveite o máximo que puder na cidadela.

Caso tenha mais dias no país, considere fazer um tour pelo Valle Sagrado. Por ali há várias atrações históricas, e se você curte conhecer monumentos antigos, vai adorar. Aproveite para se hospedar em Ollanta, que é uma cidadezinha charmosa e bem tranquila. Lá existe uma estação de trem com preços mais baratos, já que o trajeto a partir dali é menor.

Outra opção ainda é escolher um hotel em Machu Picchu Pueblo, ou Aguas Calientes. O vilarejo é o ponto mais próximo da atração turística, e vale a pena se você quer ter uma viagem mais tranquila. Considere algum dos hoteis de luxo em Machu Picchu se quiser um serviço cinco estrelas para descansar depois de um dia explorando as ruínas.

Onde ficar em Cusco

Cusco é bastante turística e por isso tem boa estrutura para os visitantes. Mesmo assim, é uma cidade bem simples, com construções antigas e forte influência espanhola. Para conhecê-la bem você vai precisar de alguns dias livres. Mas, como você está procurando onde ficar em Machu Picchu, vamos te ajudar com sua ida ao Santuário Histórico.

Fazer o bate-volta de Cusco a Machu Picchu é cansativo, mas possível. Se você está com o roteiro mais apertado, e seu objetivo é conhecer as ruínas incas em um dia, esta é a melhor opção para subir as montanhas (e a única para quem tem pouco tempo). Compre os tíquetes de trem para o primeiro horário da ida e o último da volta e siga em frente.

Escolha ficar nos arredores do Centro Histórico, que é onde se concentram a maior parte dos hotéis e o comércio da cidade. Nessa situação de pegar o trem bem cedinho, é a melhor opção. Por ali você vai encontrar lojas, restaurantes, casas de câmbio, agências vendendo tours e a Plaza de Armas, que é de onde sai o trem da Inca Rail.

Você também por optar por ficar em San Blas, que é próximo do centrinho. Outras regiões não são muito recomendadas, pois ficam longe dos pontos de interesse de Cusco e, por isso, você teria que gastar com transporte para chegar aos lugares necessários. Selecionamos alguns bons hotéis em Cusco para sua estadia. Confira:

Hoteis em Cusco

Veja outras opções de hoteis em Cusco clicando aqui.

Foto de quarto onde ficar em Machu Picchu no hostal Madre Tierra, com colcha vermelha
Hostal Madre Tierra – Clique na foto para fazer sua reserva
Quarto do Illa Hotel, opção onde ficar em Machu Picchu, com cama e mesinha para café
Quarto no Illa Hotel – Clique na foto para fazer sua reserva
Foto ampla de quarto no Taypikala Hotel Cusco, com escrivaninha e cama grande
Taypikala Hotel Cusco – Clique na foto para fazer sua reserva
Quarto aconchegante e luxuoso com cama ampla no JW Marriott El Convento em Cusco
JW Marriott El Convento – Clique na foto para fazer sua reserva

Onde ficar no Vale Sagrado

O Valle Sagrado nem sempre aparece nos roteiros de viagem de quem vai a Machu Picchu, mas quem passa reto por ele não sabe o que está perdendo. A região guarda diversas surpresas sobre a cultura inca e tem muitas atrações incríveis para conhecer. Se você gosta de história e de ver construções super antigas, vai adorar conhecer o local.

Por ali se encontram alguns sítios arqueológicos e outros monumentos bem interessantes, como o Templo del Sol e as salinas de Maras. É possível fazer um tour pelas principais cidades da região para conhecer os costumes andinos e aprender mais sobre os povos que já viveram por ali (nós indicamos ir com guia para aproveitar ao máximo o passeio).

As vilas que compõem o Vale Sagrado são sete, sendo as principais Maras, Pisac, Ollantaytambo e Urubamba – a qual tem o mesmo nome do rio que banha a região. Ollanta é a única cidade da era inca que ainda é habitada, e tem uma estação de trem própria, com preços melhores por estar no meio do caminho.

Você pode encontrar pousadas tanto em Urubamba, Písac quanto em Ollanta. É mais indicado optar por esta última por ser o vilarejo mais interessantes entre as outras, já que tem mais atrações turísticas, mas as hospedagens de qualquer uma das cidades são boas escolhas. Confira mais abaixo as nossas indicações de hotéis.

Hoteis no Vale Sagrado Peru

Veja outras opções de hotéis no Vale Sagrado clicando aqui.

Quatro triplo no Intitambo Hotel em Ollantaytambo, opção de onde ficar em Machu Picchu
Intitambo Hotel, dica de onde se hospedar em Machu Picchu – Clique na foto para reservar
Foto do Allpawasi Pisac Lodge de onde se hospedar em Machu Picchu
Allpawasi Pisac Lodge – Clique na foto para fazer sua reserva
Quarto triplo no Sol Miranda em Ollantaytambo no Vale Sagrado
Quarto para a família no Sol Miranda – Clique na foto para fazer sua reserva
Suite no Sol y Luna - Relais & Chateau em Urubamba
Sol y Luna Relais & Chateau – Clique na foto para fazer sua reserva

Onde ficar em Machu Picchu Pueblo

Machu Picchu Pueblo é o último vilarejo antes da chegada ao Santuário Histórico. Muitas pessoas a escolhem para fazer base antes de subir até as ruínas, e a cidade vive do fluxo de turistas que visitam o principal ponto turístico do Peru. Por isso, a oferta de hotéis em Machu Picchu é boa, com opções para todos os bolsos.

O local é muito pequeno, com clima de cidade do interior. Há uma praça central, a Plaza Manco Capac, com restaurantes e lojinhas espalhadas em volta. Também existem piscinas termais na cidade, motivo pelo qual ela também é chamada Aguas Calientes, mas, apesar de ter sido uma atração turística no passado, as águas são amarelas e não valem a visita.

Após dar uma voltinha pelo centro, comer alguma comida típica peruana e comprar uma lembrancinha de lã de alpaca, não há muito mais o que fazer por ali. Machu Picchu Pueblo é essencialmente uma cidade dormitório. Nós recomendamos passar a noite lá, e visitar as ruínas incas pela manhã.

Você também pode passar o dia na cidadela perdida e dormir em Aguas Calientes depois, para se recuperar do passeio. Nesse caso, vale a pena considerar um hotel mais completo, com serviço de spa, para relaxar mais e descansar bem antes de retornar a Cusco. Selecionamos algumas opções de hotéis do barato ao luxo que você confere a seguir.

Hoteis em Aguas Calientes

Veja outras opções de hotéis em Aguas Calientes/Machu Picchu Pueblo clicando aqui.

>> Leia também nossa avaliação sobre o Sumaq Machu Picchu Hotel

Cama de casal na Adela's com toalhas em formato de ganso e colcha vermelha
Adela’s, opção de onde se hospedar em Machu Picchu – Clique na foto para fazer sua reserva
Quarto de casal no Tierra Viva onde se hospedar em Machu Picchu
Tierra Viva Machu Picchu – Clique na foto para fazer sua reserva
Suíte completa com cama de casal, sofá, mesa para café da manhã, armário, banheira de hidromassagem no Taypikala Machu Picchu
Suite completa no Hotel Taypikala Machu Picchu – Clique na foto para fazer sua reserva
Quarto duplo no Sumaq em Aguas Calientes
Sumaq Machu Picchu Hotel – Clique na foto para fazer sua reserva

Hoteis em Machu Picchu

O único hotel que fica ao lado do Santuário Histórico de Machu Picchu é o Belmond Sanctuary Lodge ($$$). A localização é imbatível, a alguns metros da entrada do parque arqueológico. Isso garante alguns privilégios para quem escolhe se hospedar lá, como ser um dos primeiros a entrar na cidadela no dia.

A proximidade, apesar de ser um ponto positivo, é um problema para algumas pessoas que buscam mais sossego por ali. Isso porque o Belmond fica ao lado de onde os ônibus chegam a Machu Picchu. Além disso, por ser uma área de preservação ambiental e Patrimônio da Unesco, existe bastante crítica sobre a presença do hotel no local.

Mas, se você busca um serviço de luxo e quer ter a comodidade de se hospedar na entrada de Machu Picchu, escolha ficar no Belmond. O hotel é de luxo e tem uma vista incrível do jardim e das janelas de alguns dos quartos, direto para a montanha Huayna Picchu. Uma experiência verdadeiramente única.

Veja os preços e disponibilidade do Belmond Sanctuary Lodge e faça já sua reserva no Booking clicando aqui!

>> Leia também sobre outras hospedagens cinco estrelas na região da cidadela inca em Hotéis de luxo em Machu Picchu

Quarto no hotel de luxo Belmond Sanctuary Lodge
Quarto do Belmond Sanctuary Lodge – Clique na foto para fazer sua reserva

E então, já sabe onde se hospedar em Machu Picchu? Conta pra gente qual foi a sua escolha!

O que você PRECISA saber ANTES de ir para Machu Picchu

Você está cheio de coisas para pensar e ainda tem que planejar a viagem inteira? Ou você já viu tudo, mas está com aquela conhecida sensação “Será que esqueci alguma coisa?” Então calma, nós te ajudamos com alguns itens que você não pode esquecer antes de embarcar. Vamos lá?

1) Já comprou sua passagem aérea? 

Onde Comprar: PASSAGENS PROMO

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para o Peru, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo. É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

2) Já marcou sua hospedagem?

Onde Comprar: BOOKING.COM

Se ainda está procurando onde ficar em Machu Picchu, a dica que damos para você é comparar hotéis, hostels e pousadas através do Booking.com. Essa é a maior plataforma de reservas de hotéis do mundo, garantindo uma experiência segura e ótimas ofertas em acomodações.

#FicaADica: Fique de olho nas ‘Ofertas Espertas’, que duram apenas um dia. Alguns hotéis incríveis oferecem ótimos desconto usando este selo na plataforma. Se encontrar um bom negócio, vale fechar 🙂 

Booking.com

3) Seguro Viagem é INDISPENSÁVEL 

Onde Comprar: SEGUROS PROMO

Já pensou ter que pagar despesas médicas ou precisar desembolsar fortunas por contratempos na viagem? Nós já soubemos de diversos casos de pessoas que passaram por isso.

Apesar do seguro viagem não ser obrigatório para entrar no Peru, a contratação de um plano é altamente recomendada. Além de ser um investimento baratinho, o Seguro Viagem é necessário para te livrar de problemas maiores que podem acontecer durante as férias. 

Para encontrar um bom seguro viagem, compare preços e coberturas no Seguros Promo.

#FicaADica: Economize 10% em seu seguro viagem. Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para ganhar 5% de desconto e pague no boleto para garantir 5% OFF adicional.

4) Como ter internet ilimitada durante a viagem

Onde Comprar: AMERICA CHIP

Você sabia que está cada vez mais fácil – e barato – ter internet ilimitada durante toda a viagem? 

É só pedir um chip de celular internacional através da AMERICA CHIP. Nós sempre usamos e adoramos! Eles enviam um chip em seu endereço no Brasil, você insere no seu celular quando chega no destino e tem internet ilimitada durante toda a viagem.

#FicaADica: Economize com o aluguel de GPS no carro e use o GoogleMaps e Waze com sua internet ilimitada 😉

5) Alugue carros com os melhores preços

Onde Alugar: RENTCARS

Gostamos muito da RentCars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

#FicaADica: Tente encontrar carros com a cobertura completa de seguro para o carro e terceiros. Assim, você evita surpresas inoportunas na hora de retirar o carro.

Além disso, fique muito esperto ao fechar com outros comparativos de locadoras de carro. Isso porque os preços geralmente são cobrados em dólar e fecham com o seu cartão. Se o dólar subir, o preço do seu aluguel de carro também sobe.

Leia Também

Como chegar em Machu Picchu – O Guia Completo

Hotéis em Machu Picchu – Os melhores para se hospedar

Hoteis de luxo em Machu Picchu para relaxar nas montanhas

Lua de Mel em Machu Picchu – 7 dicas para preparar a viagem perfeita

Inca Rail – Como Viajar com Conforto até Machu Picchu

Sumaq Machu Picchu Hotel – Nossa Avaliação

Passeios em Cusco – 10 programas imperdíveis na cidade

O que fazer em Cusco – As melhores atrações