Vai visitar o Santuário Histórico de Machu Picchu, mas não sabe onde se hospedar? Preparamos um guia completo para te ajudar a escolher onde ficar naquela região. Confira!

Quem planeja uma viagem até as ruínas de Machu Picchu muitas vezes não imagina como funciona a logística de chegar até a cidade sagrada. Será que existem hotéis no alto das montanhas andinas? Nesse guia vamos te responder essa pergunta e ajudar a escolher onde ficar em Machu Picchu.

Para viajar até o Santuário Histórico existem algumas opções de hospedagem nos arredores, e apenas uma onde as ruínas estão localizadas. Porém, o hotel é de categoria cinco estrelas e tem preço elevado, um luxo que nem todos que vão a Machu Picchu em busca de aventura querem.

Para curtir bem o passeio recomendamos se hospedar pelo menos uma noite nas cidades mais próximas das ruínas, porque subir as montanhas até a cidadela exige bastante esforço. O bate e volta a partir de Cusco é cansativo e, por isso, você não consegue aproveitar tão bem o local, mas é uma opção pra quem tem menos dias para viajar.

Se tiver tempo disponível durante a sua viagem, considere passar mais de um dia por ali para explorar bem a região. No Vale Sagrado dos Incas existem outros sítios arqueológicos que valem a pena conhecer. Continue lendo para descobrir o melhor lugar onde ficar em Machu Picchu e os melhores hotéis para uma estadia incrível perto das montanhas incas.

Onde ficar em Machu Picchu

Foto das ruínas incas em Ollantaytambo, no Vale Sagrado, uma das regiões de onde ficar em Machu Picchu
Ruínas incas em Ollantaytambo, no Vale Sagrado

O melhor lugar para ficar em Machu Picchu é o vilarejo de Águas Calientes, também conhecida como Machu Picchu Pueblo. Este é o último local antes do Santuário Histórico e, de lá são apenas 20 minutos de ônibus até o destino, de forma que você tem mais tempo para explorar o lugar.

Já o Vale Sagrado dos Incas tem diversas cidadezinhas que também podem servir de base para sua ida a Machu Picchu. A mais conhecida é Ollantaytambo, de onde o trem leva 2 horas para chegar a Aguas Calientes. É uma opção interessante, principalmente se sua intenção for conhecer também outras ruínas do Valle Sagrado.

Contudo, grande parte de quem vai a Machu Picchu acaba se hospedando em Cusco mesmo. A ideia é válida, mas se estiver considerando esta opção, saiba que é a mais cansativa de todas. A partir dali são cerca de quatro horas de trem para chegar à montanha, sem contar o trajeto de ônibus. Ou seja, você fica mais tempo em transporte do que na cidadela.

Se hospedar em Aguas Calientes ou em Ollantaytambo é mais recomendado por uma questão estratégica. Ficando nessas cidades, você consegue mais tempo para conhecer a cidadela perdida, além de ter um passeio mais tranquilo. Se hospedar em Cusco também é válido, mas você vai cansar mais.

Cusco, Vale Sagrado ou Aguas Calientes?

Escolher onde se hospedar na região do Vale Sagrado dos Incas depende do que você espera da viagem. Por ali existem boas ofertas de hotéis nas cidadezinhas próximas, e a melhor opção é a que mais se encaixar com o seu roteiro ou estilo de viagem.

Se sua ida ao Peru for mais rápida, com dias mais corridos para conhecer as ruínas incas, Cusco é sim uma ótima escolha. Pegue o trem bem cedo, e volte no último horário. Escolha um hotel bem confortável e aconchegante para descansar depois do passeio, e aproveite o máximo que puder na cidadela.

Caso tenha mais dias no país, considere fazer um tour pelo Valle Sagrado. Por ali há várias atrações históricas, e se você curte conhecer monumentos antigos, vai adorar. Aproveite para se hospedar em Ollanta, que é uma cidadezinha charmosa e bem tranquila. Lá existe uma estação de trem com preços mais baratos, já que o trajeto a partir dali é menor.

Outra opção ainda é escolher um hotel em Machu Picchu Pueblo, ou Aguas Calientes. O vilarejo é o ponto mais próximo da atração turística, e vale a pena se você quer ter uma viagem mais tranquila. Considere algum dos hotéis de luxo em Machu Picchu se quiser um serviço cinco estrelas para descansar depois de um dia explorando as ruínas.

Hotel em Machu Picchu

O único hotel que fica ao lado do Santuário Histórico de Machu Picchu é o Belmond Sanctuary Lodge. A localização é imbatível, a alguns metros da entrada do parque arqueológico. Isso garante alguns privilégios para quem escolhe se hospedar lá, como ser um dos primeiros a entrar na cidadela no dia.

A proximidade, apesar de ser um ponto positivo, é um problema para algumas pessoas que buscam mais sossego por ali. Isso porque o Belmond fica ao lado de onde os ônibus chegam a Machu Picchu. Além disso, por ser uma área de preservação ambiental e Patrimônio da Unesco, existe bastante crítica sobre a presença do hotel no local.

Mas, se você busca um serviço de luxo e quer ter a comodidade de se hospedar na entrada de Machu Picchu, escolha ficar no Belmond Sanctuary Lodge. O hotel é de luxo e tem uma vista incrível do jardim e das janelas de alguns dos quartos, direto para a montanha Huayna Picchu. Uma experiência verdadeiramente única.

Veja outras opções de hotéis em Machu Picchu.

Onde ficar em Aguas Calientes

Machu Picchu Pueblo ou Aguas Calientes é o último vilarejo antes da chegada ao Santuário Histórico. Muitas pessoas a escolhem para fazer base antes de subir até as ruínas, e a cidade vive do fluxo de turistas que visitam o principal ponto turístico do Peru. Por isso, a oferta de hotéis em Machu Picchu é boa, com opções para todos os bolsos.

O local é muito pequeno, com clima de cidade do interior. Há uma praça central, a Plaza Manco Capac, com restaurantes e lojinhas espalhadas em volta. Também existem piscinas termais na cidade, motivo pelo qual ela também é chamada Aguas Calientes, mas, apesar de ter sido uma atração turística no passado, as águas são amarelas e não valem a visita.

Após dar uma voltinha pelo centro, comer alguma comida típica peruana e comprar uma lembrancinha de lã de alpaca, não há muito mais o que fazer por ali. Machu Picchu Pueblo é essencialmente uma cidade dormitório. Nós recomendamos passar a noite lá, e visitar as ruínas incas pela manhã.

Você também pode passar o dia na cidadela perdida e dormir em Aguas Calientes depois, para se recuperar do passeio. Nesse caso, vale a pena considerar um hotel mais completo, com serviço de spa, para relaxar mais e descansar bem antes de retornar a Cusco. Selecionamos algumas opções de hotéis do barato ao luxo que você confere a seguir.

Hotéis em Aguas Calientes

Veja outras opções de hotéis em Aguas Calientes/Machu Picchu Pueblo.

Onde ficar no Vale Sagrado

O Valle Sagrado nem sempre aparece nos roteiros de viagem de quem vai a Machu Picchu, mas quem passa reto por ele não sabe o que está perdendo. A região guarda diversas surpresas sobre a cultura inca e tem muitas atrações incríveis para conhecer. Se você gosta de história e de ver construções super antigas, vai adorar conhecer o local.

Por ali se encontram alguns sítios arqueológicos e outros monumentos bem interessantes, como o Templo del Sol e as salinas de Maras. É possível fazer um tour pelas principais cidades da região para conhecer os costumes andinos e aprender mais sobre os povos que já viveram por ali (nós indicamos ir com guia para aproveitar ao máximo o passeio).

As vilas que compõem o Vale Sagrado são sete, sendo as principais Maras, Pisac, Ollantaytambo e Urubamba – a qual tem o mesmo nome do rio que banha a região. Ollanta é a única cidade da era inca que ainda é habitada, e tem uma estação de trem própria, com preços melhores por estar no meio do caminho.

Você pode encontrar pousadas tanto em Urubamba, Písac quanto em Ollanta. É mais indicado optar por esta última por ser o vilarejo mais interessantes entre as outras, já que tem mais atrações turísticas, mas as hospedagens de qualquer uma das cidades são boas escolhas. Confira mais abaixo as nossas indicações de hotéis.

Hotéis no Vale Sagrado Peru

Veja outras opções de hotéis no Vale Sagrado.

Onde ficar em Cusco

Cusco é bastante turística e por isso tem boa estrutura para os visitantes. Mesmo assim, é uma cidade bem simples, com construções antigas e forte influência espanhola. Para conhecê-la bem você vai precisar de alguns dias livres. Mas, como você está procurando onde ficar em Machu Picchu, vamos te ajudar com sua ida ao Santuário Histórico.

Fazer o bate-volta de Cusco a Machu Picchu é cansativo, mas possível. Se você está com o roteiro mais apertado, e seu objetivo é conhecer as ruínas incas em um dia, esta é a melhor opção para subir as montanhas (e a única para quem tem pouco tempo). Compre os tíquetes de trem para o primeiro horário da ida e o último da volta e siga em frente.

Escolha ficar nos arredores do Centro Histórico, que é onde se concentram a maior parte dos hotéis e o comércio da cidade. Nessa situação de pegar o trem bem cedinho, é a melhor opção. Por ali você vai encontrar lojas, restaurantes, casas de câmbio, agências vendendo tours e a Plaza de Armas, que é de onde sai o trem da Inca Rail.

Você também por optar por ficar em San Blas, que é próximo do centrinho. Outras regiões não são muito recomendadas, pois ficam longe dos pontos de interesse de Cusco e, por isso, você teria que gastar com transporte para chegar aos lugares necessários. Selecionamos alguns bons hotéis em Cusco para sua estadia. Confira:

Hotéis em Cusco

Veja outras opções de hotéis em Cusco.

Melhores hotéis em Machu Picchu

Confira abaixo os melhores hotéis em Machu Picchu segundo as avaliações dos hóspedes e a qualidade oferecida nessas estadias. Avaliamos o conforto, as vantagens e o custo-benefício de cada um deles:

1. Belmond Sanctuary Lodge (Machu Picchu)

quarto amplo com sacada no Sanctuary Lodge, A Belmond Hotel uma dica de onde ficar em Machu Picchu
Clique na imagem para fazer sua reserva no Belmond Sanctuary Lodge

O único hotel que, de fato, está em Machu Picchu é o Belmond Sanctuary Lodge. Existem quartos com varanda privativa, e todos dispõem de TV a cabo e escrivaninha. Do hotel, é possível ter vista direta da Montanha Huayna Picchu e organizar excursões para Aguas Calientes na recepção 24 horas. Os hóspedes podem aproveitar o wi-fi gratuito e realizar massagens observando os lagos paisagísticos do local. Há ainda café da manhã e um restaurante especializado em gastronomia típica andina. – VER PREÇOS

  • Diárias a partir de US$ 1.300
  • Nota geral dos hóspedes: 9,1 / 114 avaliações
  • Oferece cancelamento gratuito (consulte condições)
  • Atrações próximas: Santuário Histórico de Machu Picchu (0,2 km), Huayna Picchu (0,6 km), e Manuel Chavez Ballon Museum (1,4 km)

Avaliação em destaque:

“Hotel espetacular!!! Além de ficar na porta da entrada de Macchu Picchu, é muito limpo, organizado e os funcionários muito gentis. Café da manhã excelente! Restaurante muito bom! Vale muito a pena, apesar do preço acima da média na região. Voltaria sempre.” – Milena no Booking.com – Ver todas as avaliações

2. Sumaq Machu Picchu Hotel (Aguas Calientes)

Fachada do Sumaq Machu Picchu Hotel.
Faça uma reserva no Sumaq Machu Picchu Hotel clicando na imagem – Foto: Flávio Antunes

O Sumaq Machu Picchu Hotel fica a apenas 20 minutos de Machu Picchu e está do lado do Rio Urubamba. Os quartos são espaçosos e possuem TV a cabo, sala de estar, aquecimento, wi-fi em todas as dependências do hotel e alguns oferecem varanda privativa com vista direto pro rio. A estadia ainda tem estacionamento gratuito e possibilidade de organizar passeios na recepção. O restaurante do Sumaq Machu Picchu Hotel é focado na gastronomia peruana. – VER PREÇOS

  • Diárias a partir de US$ 303
  • Nota geral dos hóspedes: 9,0 / 96 avaliações
  • Oferece cancelamento gratuito (consulte condições)
  • Atrações próximas: Wiñaywayna Park (0,4 km), Santuário Histórico de Machu Picchu (2,3 km), e Huayna Picchu (2,3 km)

Avaliação em destaque:

“Muitos mimos aos hóspedes, desde a hora do check-in até a saída do hotel. Equipe muito cortes, com serviço de buscar e levar as malas na estação de trem. Restaurante ótimo e café da manhã com mimo para as crianças.” – Maria no Booking.com – Ver todas as avaliações

3. JW Marriott El Convento (Cusco)

quarto com sacada do JW Marriott El Convento Cusco
Clique na foto para fazer sua reserva em JW Marriott El Convento Cusco

Para quem busca mais que apenas uma acomodação, o JW Marriott El Convento Cusco é uma ótima opção, oferecendo uma experiência histórica para os hóspedes. A decoração é rebuscada com inspiração barroca e é possível fazer um tour guiado pelos ambientes que emulam a arquitetura e costumes da época colonial no hotel. O wi-fi é liberado nas áreas comuns e os quartos dispõem de TV a cabo e frigobar. – VER PREÇOS

  • Diárias a partir de US$ 251
  • Nota geral dos hóspedes: 9,5 / 466 avaliações
  • Oferece cancelamento gratuito (consulte condições)
  • Atrações próximas: Igreja La Merced (0,4 km), Mercado Central (0,8 km), e Ruínas de Sacsayhuamán (0,9 km)

Avaliação em destaque:

“Tudo muito luxuoso, confortável. Funcionários muito atenciosos! SPA é a melhor parte do hotel!” – Diego no Booking.com – Ver todas as avaliações

4. Tambo del Inka, a Luxury Collection Resort & Spa, Valle Sagrado (Vale Sagrado – Urubamba)

quarto com varanda do Tambo del Inka, a Luxury Collection Resort & Spa no Vale Sagrado
Clique na imagem e faca uma reserva no Tambo del Inka, a Luxury Collection Resort & Spa

O Tambo del Inka, a Luxury Collection Resort & Spa está localizado no Vale Sagrado e tem uma estação de trem privativa para Machu Picchu. A estadia também oferece piscina, spa, academia, sala de jogos, café da manhã e restaurante com gastronomia andina. Os quartos têm decoração elegante com TV e varanda privativa com vista para as montanhas. O local ainda tem parceria com uma agência de viagens, o que facilita na hora da organização dos passeios. – VER PREÇOS

  • Diárias a partir de US$ 450
  • Nota geral dos hóspedes: 9,5 / 164 avaliações
  • Oferece cancelamento gratuito (consulte condições)
  • Atrações próximas: Rio Urubamba (0,2 km), Saint Peter Church (0,5 km), e Montanhas do Vale Sagrado (10 km)

Avaliação em destaque:

“Café da manhã absurdamente bom. Hotel maravilhoso, lindo, decoração espetacular, conforto e hospitalidade perfeitos.” – Rafael no Booking.com – Ver todas as avaliações

5. Jaya Suite Machupicchu (Aguas Calientes)

quarto do Jaya Suite Machupicchu uma dica de onde ficar em Machu Picchu
Clique na imagem para fazer sua reserva no Jaya Suite Machupicchu

Em Aguas Calientes uma boa opção é o Jaya Suite Machupicchu. O hotel tem ótimas avaliações e é possível organizar excursões na recepção 24 horas. Os quartos dispõem de sala de estar, TV e ar-condicionado, e alguns oferecem varanda térrea. O café da manhã está disponível para os hóspedes, que consideram a estadia bem localizada. – VER PREÇOS

  • Diárias a partir de US$ 162
  • Nota geral dos hóspedes: 9,2 / 350 avaliações
  • Oferece cancelamento gratuito (consulte condições)
  • Atrações próximas: Wiñaywayna Park (0,2 km), Santuário Histórico de Machu Picchu (2,5 km), e Huayna Picchu (2,6 km)

Avaliação em destaque:

“Hotel lindo! Quarto lindo e aconchegante! Bem localizado! Foram nos buscar na estação de trem, guardaram nossos pertencer enquanto subimos Machu Picchu. Café da manhã com vista linda e alguma variedade. Aprovado!!” – Erika no Booking.com – Ver todas as avaliações

6. Illa Hotel (Cusco)

Quarto do Illa Hotel, opção onde ficar em Machu Picchu, com cama e mesinha para café
Clique na foto para fazer sua reserva em Illa Hotel

O Illa Hotel é uma boa opção de estadia em Cusco. Os quartos são equipados com TV a cabo e wi-fi gratuito para os hóspedes e a suíte oferece uma banheira de hidromassagem. A recepção é 24 horas, há um belo terraço ao ar livre e o café da manhã está incluso na diária. – VER PREÇOS

  • Diárias a partir de US$ 49
  • Nota geral dos hóspedes: 9,1 / 320 avaliações
  • Oferece cancelamento gratuito (consulte condições)
  • Atrações próximas: Igreja de San Blas (0,1 km), Catedral de Cusco (0,4 km), e Ruínas de Sacsayhuamán (0,7 km)

Avaliação em destaque:

“Gostei muito da receptividade dos funcionários, todos atenciosos e dispostos a ajudar. Contratados dois passeios pelo hotel – para Montanha Colorida e Laguna Humantay – ambos com ótimo custo x benefício e comodidade. Recomendo muito esse hotel. Fica a duas quadras da praça das armas, é super fácil de se locomover para qualquer lugar.” – Jessica no Booking.com – Ver todas as avaliações

7. Sol y Luna Relais & Chateau (Vale Sagrado – Urubamba)

Suite no Sol y Luna - Relais & Chateau em Urubamba
Clique na foto para fazer sua reserva em Sol y Luna Relais & Chateau

Outra boa opção no Vale Sagrado é o Sol y Luna Relais & Chateau. O hotel é formado por bangalôs com vista para o Vale Urubamba, wi-fi e aquecimento. A arquitetura é inspirada em temas andinos e há um spa com sauna, banheira e academia. O café da manhã é servido todos os dias e os restaurantes são especializados na gastronomia peruana. – VER PREÇOS

  • Diárias a partir de US$ 400
  • Nota geral dos hóspedes: 9,2 / 47 avaliações
  • Oferece cancelamento gratuito (consulte condições)
  • Atrações próximas: Rio Vilcanota (0,8 km), Sir Torrechayoc Church (1,2 km), e Saint Peter Church (1,6 km)

Avaliação em destaque:

“Lugar maravilhoso. Lindo demais. Rodeado de montanhas. Cada detalhe pensado para seu conforto.” – Telma no Booking.com – Ver todas as avaliações

8. Taypikala Hotel Cusco (Cusco)

Foto ampla de quarto no Taypikala Hotel Cusco, com escrivaninha e cama grande
Clique na foto para fazer sua reserva em Taypikala Hotel Cusco

O hotel Taypikala Hotel Cusco oferece uma arquitetura com muros incas originais em seu aconchegante jardim, e a decoração segue esse padrão. Os quartos são aquecidos e tem TV a cabo e janelas com isolamento acústico, alguns possuem banheira de hidromassagem. Os hóspedes podem aproveitar o wi-fi gratuito e um delicioso café da manhã. – VER PREÇOS

  • Diárias a partir de US$ 65
  • Nota geral dos hóspedes: 8,9 / 349 avaliações
  • Oferece cancelamento gratuito (consulte condições)
  • Atrações próximas: Igreja de San Blas (0,7 km), Mercado Central (0,8 km), e Ruínas de Sacsayhuamán (1,3 km)

Avaliação em destaque:

“Gostei muito da localização, do tamanho e da qualidade quarto e também da presteza dos funcionários.” – Sérgio no Booking.com – Ver todas as avaliações

9. Intitambo Hotel (Vale Sagrado – Ollantaytambo)

Quatro triplo no Intitambo Hotel em Ollantaytambo, opção de onde ficar em Machu Picchu
Clique na foto para fazer sua reserva em Intitambo Hotel

O Intitambo Hotel oferece uma imersão incrível no sítio arqueológico de Ollantaytambo. O hotel tem recepção 24 horas e um balcão para te ajudar com indicações de passeios. O terraço do local contempla uma vista para as ruínas incas e para o vilarejo abaixo. Os quartos possuem banheiro privativo e TV a cabo. É possível alugar bicicletas para conhecer mais de perto os arredores. – VER PREÇOS

  • Diárias a partir de US$ 33
  • Nota geral dos hóspedes: 9,2 / 271 avaliações
  • Oferece cancelamento gratuito (consulte condições)
  • Atrações próximas: Montanha Pinkulluna (0,1 km), Montanha Ollantaytambo (0,1 km), e Saint Peter Church (16,8 km)

Avaliação em destaque:

“Bom chuveiro e cama, tudo muito limpo e café da manha delicioso! Próximo a praça principal, com vista para as ruínas e toda a equipe muito simpática! Adoramos!!!” – Joana no Booking.com – Ver todas as avaliações

10. Hotel Taypikala Machupicchu (Aguas Calientes)

quarto amplo do Hotel Taypikala Machupicchu uma dica de onde ficar em Machu Picchu
Clique na imagem e faça sua reserva no Hotel Taypikala Machupicchu

O boutique Hotel Taypikala Machupicchu é uma boa opção em Aguas Calientes. A recepção é 24 horas e você pode organizar traslados até os passeios diretamente com a equipe. Os quartos são decorados com motivos inspirados em bambu e possuem TV, frigobar e banheira. O wi-fi está disponível em todas as áreas e um café da manhã delicioso é servido para os hóspedes, já o restaurante tem inspirações andinas. – VER PREÇOS

  • Diárias a partir de US$ 91
  • Nota geral dos hóspedes: 8,4 / 281 avaliações
  • Oferece cancelamento gratuito (consulte condições)
  • Atrações próximas: Wiñaywayna Park (0,01 km), Santuário Histórico de Machu Picchu (2,6 km), e Huayna Picchu (2,8 km)

Avaliação em destaque:

“O atendimento no hotel foi excelente. As acomodações, de frente para as montanhas que cercam o vilarejo, superaram as expectativas. As refeições disponíveis estavam muito boas. O serviço de quarto não deixou nada a desejar.” – Raphael no Booking.com – Ver todas as avaliações

11. Hostal Madre Tierra (Cusco)

Foto de quarto onde ficar em Machu Picchu no hostal Madre Tierra, com colcha vermelha
Clique na foto para fazer sua reserva em Hostal Madre Tierra

Uma ótima opção de estadia para quem deseja economizar e estar bem localizado é o Hostal Madre Tierra. A acomodação está na parte histórica de Cusco, conhecida como San Blas, próxima a diversas atrações. O local oferece wi-fi gratuito, café da manhã e possibilidade de organizar passeios e caminhadas pelo Vale Sagrado, Cusco e Machu Picchu. Os quartos são aquecidos e possuem banheiro com chuveiro privativo, alguns têm lareira. – VER PREÇOS

  • Diárias a partir de US$ 39
  • Nota geral dos hóspedes: 9,0 / 75 avaliações
  • Oferece cancelamento gratuito (consulte condições)
  • Atrações próximas: Igreja de San Blas (0,2 km), Praça Central de Cusco (0,4 km), e Ruínas de Sacsayhuamán (0,6 km)

Avaliação em destaque:

“O atendimento das funcionárias é muito bom, são muito gentis e atenciosas, como em geral o povo peruano é. Foi uma excelente estadia!” – Tobias no Booking.com – Ver todas as avaliações

12. Tierra Viva Machu Picchu (Aguas Calientes)

Quarto de casal no Tierra Viva onde se hospedar em Machu Picchu
Clique na foto para fazer sua reserva em Tierra Viva Machu Picchu

O Tierra Viva Machu Picchu está bem perto das montanhas, proporcionando uma vista sensacional da natureza. Os quartos oferecem TV a cabo, frigobar, ar-condicionado e wi-fi gratuito em todas as áreas da acomodação. Ainda há um terraço ao ar livre para os hóspedes aproveitarem a vista da localização privilegiada. – VER PREÇOS

  • Diárias a partir de US$ 108
  • Nota geral dos hóspedes: 8,8 / 472 avaliações
  • Oferece cancelamento gratuito (consulte condições)
  • Atrações próximas: Wiñaywayna Park (0,5 km), Santuário Histórico de Machu Picchu (2,2 km), e Huayna Picchu (2,3 km)

Avaliação em destaque:

“Café da manhã maravilhoso, cama muito confortável, quarto idêntico ao das fotos, localização excelente.” – Simone no Booking.com – Ver todas as avaliações

13. Casa Andina Premium Valle Sagrado Hotel & Villas (Vale Sagrado – Urubamba)

sala de recepção e estar na Casa Andina Premium Valle Sagrado Hotel & Villas
Clique na imagem e faça sua reserva na Casa Andina Premium Valle Sagrado Hotel & Villas

No Vale Sagrado, a Casa Andina Premium Valle Sagrado Hotel & Villas é uma opção de retiro de luxo mais afastado dos centros. A estadia oferece vista direta dos Andes, wi-fi, spa, planetário, bar, salão de jogos e jardim. Os quartos dispõem de ar-condicionado, chaleira e varanda privativa com vista para o Vale Sagrado. – VER PREÇOS

  • Diárias a partir de US$ 128
  • Nota geral dos hóspedes: 8,7 / 270 avaliações
  • Oferece cancelamento gratuito (consulte condições)
  • Atrações próximas: Rio Vilcanota (0,2 km), Sir Torrechayoc Church (8,1 km), e Saint Peter Church (8,5 km)

Avaliação em destaque:

“Localização. Sem dúvida uma das melhores vistas dos hotéis de alto padrão no Valle Sagrado. Quartos confortáveis. Atendimento agradável e atencioso. Limpeza.” – Nany no Booking.com – Ver todas as avaliações

Veja todas as opções de onde ficar em Machu Picchu.

Lista dos hotéis em Machu Picchu mais reservados

Abaixo você pode conferir uma lista com todos os hotéis em Machu Picchu que recomendamos no post. Assim é possível identificar características fundamentais das acomodações, como o valor da diária para casal, além da nota dos locais no Booking.com, facilitando sua escolha pela estadia ideal.

  1. Belmond Sanctuary Lodge (Machu Picchu) – Diárias a partir de US$ 1.300 – Nota 9,1
  2. Sumaq Machu Picchu Hotel (Aguas Calientes) – Diárias a partir de US$ 303 – Nota 9,0
  3. JW Marriott El Convento Cusco (Cusco) – Diárias a partir de US$ 251 – Nota 9,5
  4. Tambo del Inka, a Luxury Collection Resort & Spa (Vale Sagrado – Urubamba) – Diárias a partir de US$ 450 – Nota 9,5
  5. Jaya Suite Machupicchu (Aguas Calientes) – Diárias a partir de US$ 162 – Nota 9,2
  6. Illa Hotel (Cusco) – Diárias a partir de US$ 49 – Nota 9,1
  7. Sol y Luna Relais & Chateau (Vale Sagrado – Urubamba) – Diárias a partir de US$ 400 – Nota 9,2
  8. Taypikala Hotel Cusco (Cusco) – Diárias a partir de US$ 65 – Nota 8,9
  9. Intitambo Hotel (Vale Sagrado – Ollantaytambo) – Diárias a partir de US$ 33 – Nota 9,2
  10. Hotel Taypikala Machupicchu (Aguas Calientes) – Diárias a partir de US$ 91 – Nota 8,4
  11. Hostal Madre Tierra (Cusco) – Diárias a partir de US$ 39 – Nota 9,0
  12. Tierra Viva Machu Picchu (Aguas Calientes) – Diárias a partir de US$ 108 – Nota 8,8
  13. Casa Andina Premium Valle Sagrado Hotel & Villas (Vale Sagrado – Urubamba) – Diárias a partir de US$ 128 – Nota 8,7

Veja todas as opções de hotéis em Machu Picchu.

Qual o valor de uma diária em Machu Picchu

O preço médio de uma diária em Machu Picchu é US$ 100 (quarto duplo), mas esse valor pode variar dependendo da localização, das instalações, se a viagem vai cair em feriado ou se a reserva foi feita com antecedência.

  • Hotéis baratos em Machu Picchu tem diárias a partir de US$ 30
  • Hotéis com bom custo/benefício tem diárias a partir de US$ 150
  • Hotéis de luxo em Machu Picchu tem diárias a partir de US$ 350

Hotéis de luxo em Machu Picchu

Para quem deseja se hospedar em Machu Picchu e arredores com requinte, selecionamos alguns hotéis de luxo no Vale Sagrado, em Cusco e em Aguas Calientes. Os passeios podem ser cansativos e ter um lugar bem confortável para descansar pode ser uma boa ideia. Confira:

Veja todas as opções de hotel de luxo em Machu Picchu.

Hotéis baratos em Machu Picchu

Por outro lado, existem viajantes que preferem ter apenas um lugar tranquilo e aconchegante para renovar as energias antes de sair cedo para os passeios. Veja algumas boas alternativas de hotéis baratos nos arredores de Machu Picchu para que você possa economizar e aproveitar o destino com tranquilidade:

Veja todas as opções de hotel barato em Machu Picchu.

Hotéis românticos em Machu Picchu

Quem viaja de casal, ou mesmo está em uma lua de mel em Machu Picchu, pode aproveitar algumas das alternativas abaixo para uma estadia romântica e íntima. As alternativas passam por bangalôs, acomodações com hidro e mais, confira:

Veja todas as opções de hotel romântico em Machu Picchu.

Hotéis para família em Machu Picchu

As famílias que visitam Machu Picchu também podem aproveitar diversos hotéis, de luxo ou mais baratos, que estão preparados para receber grupos de pessoas com conforto. Veja os destaques com bom custo-benefício:

Veja todas as opções de hotel para família em Machu Picchu.

Hotéis com acessibilidade em Machu Picchu

Selecionamos, ainda, hotéis em Machu Picchu e arredores que possuem acessibilidade para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. As acomodações a seguir oferecem banheiros e quartos adaptados e de fácil acesso para os hóspedes. Veja os destaques:

Veja todas as opções de hotel com acessibilidade em Machu Picchu.

Seguro viagem para Machu Picchu 

Contratar um seguro viagem para Machu Picchu é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Machu Picchu

Quer garantir uma passagem para Machu Picchu com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Passagens Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Chip de internet em Machu Picchu

Que tal passar toda sua temporada em Machu Picchu 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade em Machu Picchu. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS

Machu Picchu – Guia de viagem

Flávio Antunes de costas em foto olhando para a cidadela de Machu Picchu
Flávio Antunes olhando as ruínas de Machu Picchu

Machu Picchu é um dos destinos mais visitados do Peru e mais procurados da América do Sul. Além das imponentes ruínas da civilização inca, o local ainda oferece uma vista estonteante da natureza, com montanhas, vegetação e lhamas que podem ser encontradas pelo caminho.

Existem algumas formas de como chegar em Machu Picchu, sendo o Inca Rail um dos mais confortáveis. O Santuário Histórico e demais arredores também valem muito a visita, inclusive para os casais que pretendem passar a lua de mel em Machu Picchu.

Veja também:

Dúvidas frequentes

Onde ficar em Machu Picchu?

Existe apenas uma acomodação no Santuário Histórico, o Belmond Sanctuary Lodge, contudo há diversas opções de onde ficar em Machu Picchu em Aguas Calientes, no Vale Sagrado ou em Cusco. Confira os melhores lugares para decidir onde ficar em Machu Picchu.

Como escolher onde ficar em Machu Picchu?

Escolher onde ficar em Machu Picchu vai depender do seu roteiro e estilo de viagem. O local mais próximo é Aguas Calientes, já o Vale Sagrado apresenta alguns passeios muito interessantes, contudo, se você tem pouco tempo, Cusco pode ser o ideal. Veja as melhores opções de onde ficar em Machu Picchu.

Onde ficar em Cusco?

Algumas boas opções de onde ficar em Cusco são o Taypikala Hotel Cusco, o Tierra Viva Cusco Centro, o JW Marriott El Convento Cusco e o Palacio del Inka, A Luxury Collection Hotel. Confira mais opções onde ficar em Machu Picchu.

Onde ficar no Vale Sagrado?

Algumas boas opções de onde ficar no Vale Sagrado são o Intitambo Hotel, o Sol Ollantay Hotel, a Casa Andina Premium Valle Sagrado Hotel & Villas e o Taypikala Deluxe Valle Sagrado. Confira mais opções onde ficar em Machu Picchu.

Onde ficar em Machu Picchu Pueblo ou Aguas Calientes?

Algumas boas opções de onde ficar em Machu Picchu Pueblo ou Aguas Calientes são o Gringo Bill’s Boutique Hotel, o Hotel Taypikala Machupicchu, o Jaya Suite Machupicchu e o Sumaq Machu Picchu Hotel. Confira mais opções onde ficar em Machu Picchu.

Quais os melhores hotéis em Machu Picchu?

Há apenas um hotel em Machu Picchu, o Belmond Sanctuary Lodge. No entanto, a acomodação é um hotel 5 estrelas e pode apresentar preços salgados para alguns viajantes. Existem mais opções de onde ficar em Machu Picchu em Aguas Calientes, no Vale Sagrado ou em Cusco.

Quais são os melhores hotéis de luxo em Machu Picchu?

Alguns dos melhores hotéis de luxo em Machu Picchu são o Monasterio, A Belmond Hotel, Cusco, o JW Marriott El Convento Cusco, o Aranwa Cusco Boutique Hotel e o Inkaterra Machu Picchu Pueblo Hotel. Confira mais opções onde ficar em Machu Picchu.

Tem opções de hotéis baratos em Machu Picchu?

Alguns dos melhores hotéis baratos em Machu Picchu são o Intitambo Hotel, o Hostal Madre Tierra e o Wayras Hostal. Confira mais opções onde ficar em Machu Picchu.

Quais são os melhores hotéis românticos em Machu Picchu?

Alguns dos melhores hotéis românticos em Machu Picchu são o Sol y Luna Relais & Chateau, o Sumaq Machu Picchu Hotel e o Inkaterra Machu Picchu Pueblo Hotel. Confira mais opções onde ficar em Machu Picchu.

Tem hotéis para família em Machu Picchu?

Alguns dos melhores hotéis para famílias em Machu Picchu são o JW Marriott El Convento Cusco, o Del Pilar Ollantaytambo, o Intitambo Hotel e o Illa Hotel. Confira mais opções onde ficar em Machu Picchu.

Quais são os melhores hotéis com acessibilidade em Machu Picchu?

Alguns dos melhores hotéis com acessibilidade em Machu Picchu são o JW Marriott El Convento Cusco, o Intitambo Hotel, o Del Pilar Ollantaytambo, o Illa Hotel e o Sumaq Machu Picchu Hotel. Confira mais opções onde ficar em Machu Picchu.

Onde fica Machu Picchu?

Machu Picchu fica no Peru, em meio às montanhas andinas peruanas. Para visitar o Santuário Histórico com tranquilidade é importante escolher onde ficar em Machu Picchu. As opções variam entre o Belmond Sanctuary Lodge e lugares próximos como Cusco, Vale Sagrado ou Aguas Calientes.

Como chegar em Machu Picchu?

Para chegar em Machu Picchu você pode sair de Cusco ou de cidades próximas, como o Vale Sagrado, em direção a Aguas Calientes (ou Machu Picchu Pueblo) que é o último vilarejo antes do Santuário Histórico. De lá, é possível seguir de ônibus, em trilhas ou de trem, sendo o Inca Rail a opção mais confortável. Saiba também onde ficar em Machu Picchu.