Um hotel 5 estrelas em um cenário de tirar o fôlego: assim é o incrível Hotel Casa Palopó, a melhor opção para quem está procurando onde se hospedar no Lago de Atitlán, Guatemala, com conforto e sofisticação.

Luxo com paisagem cinematográfica. Assim pode-se resumir a experiência de se hospedar no Hotel Casa Palopó, à beira do Lago de Atitlán, parada obrigatória para quem visita a Guatemala. O lago é margeado por três vulcões: o San Pedro, o Atitlán e o Toliman, que juntos formam uma paisagem de sonhos. Em meio a tudo isso, diversos povoados circunscrevem as margens do lago, cada um com suas características e peculiaridades, proporcionando uma experiência única àqueles que visitam a região.

onde se hospedar no lago de atitlan guatemala Foto: Clarissa Moliterno

Leia mais:

Organizando um roteiro pela Guatemala – o que você precisa saber

Onde ficar na Capadócia: Museum Hotel

No lado oposto aos três vulcões, no povoado de Santa Catarina Palopó, encontra-se o Hotel Casa Palopó, único hotel da Guatemala com o selo “Relais & Châteaux”, recém eleito pelos leitores da Condé Nast Traveler como o melhor hotel da América Central e Caribe em 2015.

O hotel oferece 9 quartos cuidadosamente decorados com traços requintados da herança Maia, cada um à sua maneira, todos com deliciosas camas italianas que quase não te permitem levantar. A vista? De tirar o fôlego, como em cada ângulo do hotel – a imponência do Lago e seus vulcões ao fundo está por toda a parte e não nos permite esquecer onde estamos: é o paraíso.

Um dos quartos, no qual eu fui convidada a me hospedar em nome do Mochilando, guarda uma surpresa especial: seus hóspedes podem desfrutar de uma deliciosa banheira ao ar livre, com a vista incrível de brinde. No banheiro, amenities L’Occitane.

O cuidado está nos detalhes: após retornar de um esplêndido jantar no próprio hotel, notei que as camas haviam sido cuidadosamente desfeitas (ou, pode-se dizer, devidamente preparadas para uma maravilhosa noite de sono) e chocolates surgiram no criado-mudo.

onde se hospedar no lago de atitlan guatemala Foto: Clarissa Moliterno

Para os hóspedes que desejarem uma experiência ainda mais exclusiva e única – também me perguntei se seria possível, o hotel oferece uma vila com dois quartos, cada um com seus próprios banheiros e varandas, todos com vista para o lago, uma sala com lareira – as noites no lago podem ser frias! –,  uma incrível piscina com borda infinita e uma deliciosa jacuzzi.

onde se hospedar no lago de atitlan guatemala Foto: Clarissa Moliterno

Foto: Site Oficial

Aqueles que reservarem a vila inteira também contam com um serviço de mordomo e é possível solicitar um personal chef.

Atrações

A maior atração da região do Lago de Atitlán, além da vista em si, são os vilarejos que ficam ao seu redor. A Casa Palopó conta com um píer exclusivo, de onde diariamente saem os passeios de barco privativos que visitam os povoados. Os hóspedes podem escolher visitar de 1 a 3 vilarejos, e o preço varia de acordo com a quantidade de vilarejos visitada. Para 2 vilarejos, por exemplo, fica em torno de USD 122 pelo barco, que comporta até 4 pessoas. Há também opções de barco para grupos maiores, basta solicitar ao fazer a reserva do tour.

onde se hospedar no lado de atitlan guatemala Foto: Clarissa Moliterno

Escolhi visitar dois vilarejos, ambos considerados imperdíveis para quem visita o Lago pela primeira vez e tem pouco tempo por lá, como era o meu caso. Visitei Santiago de Atitlán e San Pedro, cada um bem diferente do outro. Em San Pedro, é possível conhecer as tecelagens das mulheres que produzem as roupas típicas locais – cada vilarejo tem seu padrão de estampas único – nas quais as técnicas de pigmentação dos tecidos e de tear são passadas de mãe para filha. Também é comum visitar locais que produzem chocolate artesanal, plantações de café (o café da Guatemala é considerado um dos melhores do mundo, mas a maioria das boas safras é voltada para exportação) e hortas de plantas medicinais, onde é possível comprar remédios naturais e chás.

onde se hospedar no lado de atitlan hotel casa palopo guatemala Foto: Clarissa Moliterno

Em Santiago, o maior dos vilarejos, vale a pena visitar a cooperativa de pintores e artistas locais, bem como desbravar as ruazinhas a bordo de um tuc-tuc, transporte usado por turistas e locais. Há muitas opções de lojinhas e vendedores de artesanato e a dica é: barganhe! Eles sempre estão dispostos a fazer um preço especial e garantir a venda.

onde se hospedar no lado de atitlan hotel casa palopo guatemala Foto: Clarissa Moliterno

Para quem for almoçar em Santiago, recomendo fortemente a Posada Santiago. O restaurante inclusive, me foi recomendado pela simpaticíssima gerente da Casa Palopó, uma americana que se encantou pela Guatemala. Lá é possível saborear pratos típicos Guatemaltecos e Mexicanos – comi umas fajitas muito saborosas! Como a Posada conta com píer privado, o barco da Casa Palopó pode buscar os hóspedes diretamente lá.

Para quem tem mais tempo, aconselho buscar maiores informações sobre os outros vilarejos, já que cada um deles é muito particular. Por exemplo, para quem procura por uma experiência mais mística, uma boa opção é visitar San Marcos, que atrai os turistas com a proposta de proporcionar esse tipo de vivência, com a possibilidade de fazer tratamentos espirituais, Reiki, massagens, yoga, meditação, etc.

onde se hospedar no lado de atitlan hotel casa palopo guatemala Foto: Clarissa Moliterno

Para os dias de chuva, ou naqueles em que só se quer relaxar, não faltam opções: o hotel dispõe de diversos serviços de SPA, dentre os quais massagens que podem ser oferecidas no próprio quarto.

Além disso, a Casa Palopó dispõe de uma aconchegante sala de leitura, onde seus hóspedes podem pegar emprestados livros diversos e revistas sobre moda, arte, viagem… Nada melhor do que aproveitar a lareira da sala principal para ler um bom livro antes de dormir!

onde se hospedar no lado de atitlan guatemala Foto: Clarissa Moliterno

Há muito a ser explorado, por isso aconselho a quem está procurando onde se hospedar no Lago de Atitlán ficar no mínimo duas noites por lá.

Restaurante 6.8 Palopó

Todas as refeições podem ser feitas no delicioso Restaurante 6.8 Palopó, o restaurante do hotel, que além de ter um ambiente ao mesmo tempo elegante e acolhedor, conta com a tradicional vista de tirar o fôlego.

onde se hospedar no lado de atitlan hotel casa palopo guatemala Foto: Clarissa Moliterno

O cardápio é recheado de opções tentadoras. Para o almoço ou jantar, recomendo fortemente o robalo acompanhado de legumes e molho verde típico da Guatemala – uma boa dica da Guatemala é saborear seus peixes maravilhosos.

O café da manhã, que também pode ser saboreado na privacidade do terraço dos quartos, é um espetáculo a parte: há opções contemporâneas e guatemaltecas. Os pães, frutas e sucos se destacam.

onde se hospedar no lago de atitlan guatemala Foto: Clarissa Moliterno

E que tal um drink ao ar livre no terraço do hotel? O mojito de blueberry é absolutamente imperdível! Choveu? Rume novamente para a sala da lareira e encante-se com a coleção de obras do Hotel, dentre as quais, as simpáticas obras de Botero.

onde se hospedar no lago de atitlan guatemala Foto: Clarissa Moliterno

Quando visitar

Eu estive no hotel em setembro, época das chuvas. Todos os dias amanheceram bem limpos e a chuva só chegou pela tarde, o que torna a região visitável o ano inteiro. Ainda que você opte por se hospedar em outro hotel, o Restaurante 6.8 Palopó vale a visita (reserve aqui). O preço é mais alto que os demais da região – um prato custa em torno de R$80,00 a R$100,00, mas a experiência vale cada centavo.

Localização

A Casa Palopó fica no Km 6.8 da Carretera Catarina Palopó, em Solola, a 3h do Aeroporto Internacional La Aurora, na Cidade da Guatemala. Para informações sobre transporte na Guatemala, consulte o post “Organizando um roteiro pela Guatemala – o que você precisa saber”. O hotel também conta com dois helipontos.

Onde se hospedar no Lago de Atitlán: quanto custa uma diária por lá

As diárias variam entre USD 154 e USD 492, dependendo da suíte e da época do ano a ser visitada. A Semana Santa na Guatemala, por exemplo, é uma época extremamente procurada por turistas – há uma tradição de se fazer tapetes de sal em todo o país, o que atrai peregrinos do mundo todo. Nessa época, portanto, os preços são consideravelmente mais altos.

onde se hospedar no lado de atitlan hotel casa palopo guatemala Foto: Clarissa Moliterno

Contato:

Telefone: (502) 7762.2270

E-mail: [email protected]

Reservas online AQUI.

Instagram: @casapalopo

E aí, bateu vontade de visitar a Guatemala? Procurando onde se hospedar no Lago de Atitlán com luxo e conforto? Então não deixe de incluir o Hotel Casa Palopó no seu roteiro!

Clarissa Moliterno se hospedou a convite do Hotel Casa Palopó.