O cinema surgiu por volta de 1895, na França, e desde então é um dos meios de entretenimento mais famosos e frequentados do mundo! Para quem pensa que o cinema é só uma tela com alta resolução e aquele combo de pipoca – não existe dieta que sobreviva – é porque ainda não conhece a lista dos cinemas mais cools espalhados pelos quatro cantos do globo.

Desde construções com jardim no teto até plateia montada com piscinas aquecidas, a experiência de ir ao cinema se torna mais divertida e, com certeza, mais interessante em alguns lugares no mundo. No Brasil, ainda não é possível viver essa experiência cinematográfica alternativa, mas não custa conferir a lista que elaborei para você colocar essas verdadeiras atrações nos roteiros de viagem ao exterior! 😉

Lexi (Londres, Inglaterra)

A paixão pela sétima arte está estampada já na fachada deste cinema, localizado em Londres, com a inscrição “I am a Cinema. Love me”. Com uma política sem fins lucrativos, o Lexi é gerenciado por voluntários e todo lucro obtido com bilheteria e venda de pipoca é doado para um projeto social mantido pela instituição em Lynedoch, na África do Sul. As principais atividades do projeto consistem no suporte a creches locais, doação de refeições para alunos que não têm o que comer, além de aulas de karatê, futebol e cinema. Pensando também na qualidade de vida da comunidade londrina, o cinema possui sistemas de energia solar e captação de água. Para conhecer mais sobre esse projeto, clique aqui.

cinema lexi londres

Instagram: @thelexicinema

Outra informação interessante é que tanto os moradores de Londres, quanto aqueles que estão passando uma temporada na cidade – e são apaixonados por cinema – podem se candidatar a voluntário para trabalhar no cinema. Se não, vale a pena simplesmente assistir um filme e de quebra contribuir para um mundo melhor! Nada mais convidativo, não é?

No mapa:

194b, Chamberlayne Road
Kensal Rise, Londres, NW10 3JU

Eletric Cinema (Londres, Inglaterra)

Ainda em Londres, dentro do complexo Eletric House, o Electric Cinema oferece muito conforto, com suas exuberantes poltronas bordô e seu ar intimista configurado por pequenos abajures dispostos entre as poltronas, formando um cenário aconchegante e convidativo.

cinema eletric house londres

Foto: Divulgação

O complexo possui ainda um restaurante de cozinhas francesa e americana, que funciona todos os dias, e algumas meeting rooms, salas de convivência ideais para encontrar amigos, relaxar após o trabalho ou simplesmente esticar o cineminha para um happy hour ali mesmo, com opções a céu aberto ou ambientes fechados delicadamente decorados. Tudo que você precisa para se divertir em apenas um local!

eletric house londres

Foto: Divulgação – Área externa

Curiosidades:

– Você pode se tornar um membro do clube de vantagens do Eletric House, o que te possibilita ter descontos nos dias mais agitados!

– As salas desse cinema possuem sofás para duas pessoas. E detalhe: por serem nas primeiras filas – normalmente recusadas pelo público pela proximidade com a tela – os sofás custam mais barato do que as poltronas normais.

– No Eletric Cinema Shoreditch tem uma barbearia e dentro dela um bar e coffee station – que serve drinks, vinhos e coquetéis para serem degustados até mesmo durante os filmes.

No mapa:

191, Portobello Road
Londres, W11 2ED

Rooftop Cinema (Melbourne, Austrália)

Quando estiver em Melbourne, na Austrália, você poderá assistir a um filme nas alturas – literalmente! O Rooftop Cinema está sete andares acima do nível da rua e tem uma mistura eclética em seu repertório de filmes – que vai desde “Laranja Mecânica” até o último lançamento da franquia “Star Wars”.

Com uma vista privilegiada da cidade, o cinema conta ainda com um bar em que é possível pedir drinks e comida para degustar durante a sessão. Para quem gosta de novidade e histórias para contar, o Rooftop precisa estar na lista de programas.

Os lugares mais baratos para viajar rooftop cinema melbourne australia

Foto: Divulgação.

Um aspecto singular da decoração deste cinema é que os assentos são cadeiras de praias coloridas – tudo para não perder o clima descontraído e informal da cidade! 😉

No mapa:

252, Swanston Street – Topo da Curtin House

Hot Tub Cinema (Londres, Inglaterra)

Já imaginou ir ao cinema que também é balada e ainda curtir uma piscina aquecida? O Hot Tub te proporciona essa diversão. Criado em 2012, esse cinema não foi feito apenas para assistir filmes, mas também para celebrar! A missão é simples: encorajar você a cantar, dançar e se divertir, além de assistir seus filmes favoritos, claro.

Com festas temáticas e bem animadas, a “sala” de exibição dos filmes não tem poltronas ou cadeiras. No lugar, estão as hot tubs, uma espécie de banheira redonda que cabe até seis pessoas, sejam elas conhecidas ou não. Afinal de contas, novas amizades nunca são demais, não é mesmo?

Cada hot tub tem seu próprio garçom, facilitando o atendimento e, claro, pensando na sua comodidade e diversão! Com programação no Reino Unido, nos Estados Unidos e em Ibiza, é preciso ficar atento ao site para saber onde e quando será a próxima sessão e, claro, a próxima festa!

hot tub londres

Foto: Observer

Não se esqueça que as hot tubs são piscinas aquecidas! A maioria dos frequentadores entra realmente na ideia e vai com roupa de banho ou até mesmo pijamas divertidos. A risada é garantida!

Sala Montjuic (Barcelona, Espanha)

A Espanha – e seus incontáveis castelos – também é reduto de cinemas alternativos. No jardim do Castelo Montjuic, em Barcelona, a Sala Montjuic é um cinema ao ar livre que preza pelo conforto, mas também pela experiência inesquecível que é conhecer de perto uma arquitetura grandiosa e histórica.

cinema motijuic em barcelona

Foto: Divulgação

Além das sessões de filme, é possível fazer um tour guiado pelo castelo (€ 10) com duração média de uma hora. Esse valor já inclui o acesso à Sala Montjuic. Se você pretende aproveitar sua estadia em Barcelona para conhecer esse cinema, é importante saber que, normalmente, as sessões acontecem no verão – entre julho e agosto.

Outro fato curioso é que, como as sessões são no jardim do castelo, você pode levar cobertor, cadeira e almofadas, além de lanches para um piquenique no delicioso fim de tarde de Barcelona! 😉

No mapa:

Ctra. de Montjuïc, 66, Barcelona

The Archipelago Cinema (Ilha Yao Noi, Tailândia)

Esse é um dos meus preferidos! Ousadia e criatividade são as características que marcam essa sala de cinema inusitada, localizada na Ilha Yao Noi, no mar de Andaman, na Tailândia. Construída para abrigar apenas a edição inaugural da Film on the Rocks Yao Noi Festival, em 2012, acabou agradando ao público e, em breve, será responsável pela realização anual do evento na ilha.

archipelago cinema tailandia

Foto: Divulgação

archipelago cinema taliandia

foto: Dviulgação

archipelago cinema tailandia

Foto: Divulgação

Projetado pelo arquiteto Buro Ole Scheeren, o cinema foi desenvolvido com materiais recicláveis e a técnica para a sua construção é a mesma utilizada pelos pescadores locais para a pesca de lagostas. Para conferir os horários das sessões, visite a página do Archipelago Cinema no Facebook.

Arena (Pula, Croácia)

Endereço anual do Pula Film Festival, na Croácia, o Arena é um cinema que tira o fôlego já na chegada, tamanha é a sua grandiosidade! Palco de batalhas de gladiadores no Império Romano, a construção é bastante parecida com a do Coliseu de Roma. Um dos pontos mais famosos da cidade de Pula, o local é parada obrigatória para os turistas.

cinema arena croácia

Foto: Birdgei

Conhecido também como Anfiteatro de Pula, o festival acontece sempre no verão, entre os meses de julho e agosto.

Garden Theatre Centre (Toronto, Canadá)

Com quase 100 anos de história, o Garden Theatre foi construído acima do Theatro Elgin, em Toronto, no Canadá. Desenhado por Thomas Lamb, o espaço chegou a ser fechado em 1928 e permaneceu assim por mais de meio século. Em 1981, o edifício foi comprado por um milionário e, seis anos mais tarde, foi iniciada a ambiciosa restauração de US$ 29 milhões. Finalmente, em dezembro de 1989, o local foi reativado e, dessa vez, como um luxuoso complexo com teatro, cinema, vestiários e salas de ensaio. Algumas peças famosas como Mágico de Oz e Napoleão já foram apresentadas por lá.

O teto do complexo tem o formato de um jardim de inverno, com pinturas feitas à mão para ficar mais realista, e a grandiosidade do lugar impressiona e atrai visitantes do mundo inteiro. Duas vezes por semana (às 17h de todas as quintas-feiras e às 11h de todos os sábados) são oferecidas visitas guiadas pelos teatros, backstage e camarim – sendo esses dois últimos originais da época de Vaudeville. Hoje em dia, o Garden Theatre funciona apenas como atração turística, com visitação, mas convenhamos que vale uma parada por lá quando estivermos em Toronto, não acha?

grand theater toronto

Foto: Atchuup

A importância histórica do lugar é tanta, que, durante o processo de restauração do edifício, foi descoberta a maior coleção de cenário Vaudeville do mundo, datada de 1913.

No mapa:

189, Yonge Street
Toronto, ON M5B 1M4, Canadá

Blitz Megaplex (Jakarta, Indonésia)

O conforto é a atração principal dessa sala de cinema que fica em Jakarta, na Indonésia. Com diversos tipos de “acomodação” para escolher, a mais popular é o Velvet Classe & Suite – que oferece camas espalhadas pela sala de exibição! Os travesseiros e edredons quentinhos são o plus para você se apaixonar. Para facilitar, é possível comprar os ingressos online e reservar até os lanches que serão servidos na sessão. 😉

blitz cinema jakarta

Foto: Divulgação

O Blitz Megaplex oferece ainda uma sala em que você sente os efeitos do filme, como cadeiras que se movimentam de acordo com a ação do filme e até jatos d’agua para tornar a experiência ainda mais divertida!

LG Imax (Sydney, Austrália)

Esse cinema é dono do título de maior tela de mundo! Considerado dez vezes maior do que uma tela normal e com a melhor resolução que se pode encontrar por aí, o LG Imax Sydney faz com que você viva as emoções do filme de uma forma especial. São disponibilizadas as versões 2D e 3D, ficando a cargo do cliente escolher qual deseja assistir. Com certeza vale uma visita para quem estiver passando por Sydney.

lg imax sydney

Foto: Venues2Events

Animados para a próxima ida ao cinema? 😉