Ouro Preto é um dos principais destinos da Rota Histórica de Minas Gerais. Acompanhe o roteiro com as principais atrações para saber mais sobre o que fazer na cidade.

Se a sua próxima viagem for com foco em roteiros históricos, então não deixe de visitar Ouro Preto em Minas Gerais. A cidade está localizada na região central do estado e já foi palco de muitos acontecimentos importantes para construção do país, inclusive se destacou por fazer parte do Ciclo do Ouro.

Considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1980, Ouro Preto é um dos principais destinos para apreciadores de obras arquitetônicas e artes sacras. Os cenários são deslumbrantes e inspiram história por onde quer que você vá.

Conhecida pela boa hospitalidade, gastronomia impecável e pelo grande acervo de arte da época colonial, a cidade reserva ótimas atrações aos visitantes em qualquer época do ano, motivos mais do que suficientes para incluir esse destino na sua lista de lugares para visitar no Brasil.

Veja abaixo as principais dicas sobre tudo o que você precisa saber antes de viajar.

O que fazer em Ouro Preto

Foto diurna da vista aérea da cidade de Ouro Preto.
Vista aérea da cidade de Ouro Preto – Foto: Rogério Camboim, via Flickr

O que não faltam são atrações em Ouro Preto, a começar pelos cartões postais da cidade no centro histórico, como a Praça Tiradentes e o Museu da Inconfidência. Outro ponto imperdível é a Igreja de São Francisco de Assis, com destaque para as obras de Aleijadinho e do Mestre Ataíde.

Também na região central está a Feirinha de Pedra Sabão do Largo de Coimbra com várias barraquinhas apresentando o artesanato local, onde é possível encontrar ótimas opções de lembranças da viagem.

Vale destacar o ecoturismo, já que o município oferece paisagens de belezas únicas. Para conferir, visite as grutas e minas de ouro, como é o caso das minas Santa Rita e do Chico Rei. Além disso, faça questão de realizar uma trilha pelos parques naturais com direito a exuberantes quedas d’água, como a Cachoeira das Andorinhas.

Confira algumas das principais atrações:

  1. Centro Histórico
  2. Museu da Inconfidência
  3. Igreja de São Francisco de Assis
  4. Feirinha de Pedra Sabão
  5. Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar
  6. Igreja Nossa Senhora do Carmo
  7. Mina Santa Rita
  8. Mina Chico Rei
  9. Parque Municipal das Andorinhas
  10. Parque Estadual do Itacolomi

Onde ficar em Ouro Preto

O viajante só pensa em uma coisa depois das andanças por toda cidade: um bom chuveiro e uma cama fofinha para descansar, não é mesmo?

Há quem considere mais o requinte da hospedagem e quem faça questão da historicidade do local, há quem prefira conforto e quem priorize o valor da estadia… Mas o importante é saber que a cidade não peca por falta de opções, muito pelo contrário, há hospedagens para todos os gostos e bolsos.

Pois bem, se a intenção é ficar mais próximo das principais atrações da cidade, você pode se hospedar no centro. Mas se preferir mais sossego, vale a pena buscar as hospedagens em bairros mais afastados.

Reunimos abaixo algumas das principais estadias em Ouro Preto que merecem sua atenção:

Hotéis em Ouro Preto

quarto do Hotel Solar do Rosário em Ouro Preto
Clique na foto e faça sua reserva no Hotel Solar do Rosário

Em Ouro Preto é possível fazer uma viagem no tempo se hospedando nos hotéis centrais do coração da cidade. São inúmeras possibilidades e você pode se inspirar conferindo algumas opções abaixo:

Veja aqui todos as opções de hotéis em Ouro Preto.

Pousadas em Ouro Preto

gazebo da Pousada Chico Rei
Clique na foto e faça sua reserva na Pousada Chico Anjo

Existem ótimas pousadas em Ouro Preto, algumas, inclusive, remetem ao hospede vivenciar os tempos do Brasil colonial. Contam com acomodações amplas, móveis e decorações da época em construções edificadas dos séculos passados. Para conferir, veja algumas opções abaixo:

Veja aqui todos as opções de pousadas em Ouro Preto.

Airbnb em Ouro Preto

Quarto de casal na Casa da Mina
Clique na foto e faça sua reserva na Casa da Mina

Na cidade histórica você encontra diversos tipos de acomodações, dentre elas, a locação de casas pelo airbnb. Uma ótima opção para acomodar famílias grandes ou um grupo de amigos. Veja algumas opções a seguir:

Veja aqui todos as opções de aluguel de temporada em Ouro Preto.

Onde comer em Ouro Preto

Foto de área externa do Restaurante Escadabaixo em Ouro Preto.
Aérea externa do restaurante Escadabaixo em Ouro Preto – Foto: Divulgação via Facebook

O cardápio da culinária mineira dispensa apresentações. Seus pratos regionais, como feijão tropeiro, frango ao molho pardo, doce de leite, pão de queijo e a famosa cachaça são um atrativo a parte que você não pode deixar de apreciar.

São diversas as opções gastronômicas pela cidade, dentre elas as cozinhas brasileira, italiana e internacional ganham destaque no restaurante O Passo Pizzajazz. Este lugar também é conhecido por oferecer cardápio para dietas de restrição alimentar para vegetarianos e celíacos.

No centro também uma boa opção é o restaurante Escadabaixo que além de almoço e jantar, serve brunch e drinks, em um ambiente descolado e com som ao vivo.

Outras opções você pode conferir a seguir:

  • O Passo pizzajazz
  • Escadabaixo Bar Cozinha
  • Restaurante Casa do Ouvidor

Quando ir para Ouro Preto

O mais indicado é visitar a cidade durante a época de outono e inverno, quando o clima é mais seco e a temperatura mais amena, o que torna mais agradável subir as ladeiras da cidade a pé.

A alta temporada ocorre durante os feriados prolongados e as férias escolares, durante os meses de dezembro, janeiro, junho e julho. Então se quiser evitar hotéis lotados e ruas agitadas, vale a pena evitar essas datas.

É possível visitar Ouro Preto a qualquer época do ano, afinal a cidade está sempre aberta aos visitantes. A dica é definir o que você deseja fazer antes de ir. Por exemplo, se o seu objetivo é curtir o ecoturismo da região, é bom evitar os meses mais quentes, entre novembro e março. É neste período que ocorrem as chuvas mais intensas.

Quantos dias ficar em Ouro Preto

O ideal é reservar de 4 a 5 dias para uma visita completa. Dessa forma, você inclui, além das visitas históricas às igrejas, museus e exposições, os passeios de ecoturismo nos parques naturais.

Como chegar em Ouro Preto

A melhor maneira de chegar no seu destino, sem perder muito tempo de estrada, é encurtando o caminho por voo direto até Belo Horizonte, e depois seguir de carro ou ônibus até a cidade. Neste trecho, pegar a estrada é o único meio, mas o percurso é muito bonito.

De avião

A viagem de avião de São Paulo até Belo Horizonte leva cerca de 1 hora de voo direto até a capital mineira. Depois você deve seguir de carro pela BR 356, Rodovia dos Inconfidentes, até Ouro Preto. Este percurso leva em média 2 horas.

De carro

Se preferir fazer a viagem por via terrestre o trajeto de São Paulo a Ouro Preto, por exemplo, é por meio da BR 381, Rodovia Fernão Dias, e leva cerca de 9 horas de viagem.

De Ouro Preto até Mariana

Uma boa ideia para quem visita Ouro Preto é aproveitar o destino e esticar a viagem para a charmosa cidade vizinha de Mariana, que fica a 30 minutos de carro.

A cidade é pequena e bem tranquila, conhecida por ser uma das principais cidades produtoras de ouro. Possui atrativos culturais da época colonial e conserva em sua arquitetura o estilo Barroco.

Transporte em Ouro Preto

As principais atrações de Ouro Preto se concentram no centro da cidade, assim como os hotéis e pousadas, então é super possível fazer tudo a pé. Porém, considerando que as ruas são bem íngremes e alguns passeios são mais distantes, vale a pena conferir outras opções de transporte.

É o caso do carro, ônibus, táxi e até tuk tuk disponíveis na cidade. Uma dica legal é que alguns serviços de táxi e tuk tuk oferecem também versões tour com guias de turismo.

Estrada Real

A Estrada Real é a maior rota de turismo do país, por onde se passou parte da história do Brasil do século XVII. O percurso, com mais de 1600 km, liga os estados de Minas Gerais ao Rio de Janeiro e foi idealizado pela Coroa Portuguesa a fim de fiscalizar o fluxo das riquezas minerais e cobrar impostos. Hoje, o propósito da rota é valorizar a identidade cultural da região, apresentando o melhor de cada cidade para o visitante.

O circuito é subdividido por 4 trajetos: Caminho dos Diamantes, Caminho Novo, Caminho Velho e Caminho Sabarabuçu. Pode ser feito de carro, bike, moto e até a pé, se preferir. Só não pode esquecer de levar na mala o passaporte para carimbar os destinos visitados.

Para mais informações de como obter o passaporte, os pontos de carimbo, rotas e mapas veja o site do Instituto da Estrada Real.

Seguro viagem para Ouro Preto

Contratar um seguro viagem para Ouro Preto é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Mesmo sem ser obrigatório, ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Belo Horizonte

Quer garantir uma passagem para Belo Horizonte com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Passagens Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Ouro Preto?

Os passeios históricos, os museus, as trilhas e passeios aos parques com direito a belas cachoeiras são algumas das muitas coisas a se fazer em Ouro Preto. Saiba mais detalhes.

Quais são os principais passeios em Ouro Preto?

Alguns dos principais passeios em Ouro Preto são:
Centro Histórico;
Museu da Inconfidência;
Igreja de São Francisco de Assis;
Feirinha de Pedra Sabão;
Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar… Leia mais informações sobre o que fazer em Ouro Preto.

Onde ficar em Ouro Preto?

Se a intenção é ficar mais próximo das principais atrações de Ouro Preto, você pode se hospedar no centro da cidade, ou se preferir mais sossego, nos bairros mais afastados. Veja mais informações.

Quais os melhores hotéis em Ouro Preto?

As melhores opções de hotéis em Ouro Preto podem estar tanto no centro da cidade como nos bairros mais afastados. É o caso do Hotel Solar do Rosário e o Hotel Recanto da Serra . Para te ajudar na escolha, acompanhe algumas sugestões.

Tem opções de pousadas em Ouro Preto?

Existem ótimas pousadas em Ouro Preto, algumas, inclusive, são casarões coloniais e remontam este período da história com móveis e decorações de época, como a Pousada Solar da Ópera. Ou se preferir uma opção mais campestre, há a Pousada Chico Anjo. Veja mais pousadas em Ouro Preto.

Quais os melhores airbnb em Ouro Preto?

Listamos algumas das mais bem avaliadas acomodações em Ouro Preto para você escolher. Conheça algumas opções de airbnb em Ouro Preto.

Quantos dias ficar em Ouro Preto?

Você pode até fazer o passeio de um dia, mas para aproveitar melhor a cidade e as suas atrações, reserve pelo menos 4 dias para visitá-la. Saiba mais detalhes.

Como chegar em Ouro Preto?

Há duas maneiras de chegar em Ouro Preto: de avião, pousando em Belo Horizonte e depois seguindo de carro ou ônibus, ou fazendo todo o caminho por via terrestre. Confira o percurso e tempo estimando.

Quando ir para Ouro Preto?

Ouro Preto está sempre de braços abertos para receber os visitantes, e sempre oferece uma programação interessante. Só vale lembrar que na alta temporada (janeiro, fevereiro e julho) a cidade fica mais agitada. Então, se a tranquilidade te agrada mais, busque ir na baixa temporada, entre os meses de abril e setembro. Veja mais informações.

Melhor época para ir a Ouro Preto?

O mais indicado é visitar a cidade durante a época de outono e inverno, quando o clima é mais seco e a temperatura mais amena, o que torna mais agradável subir as ladeiras da cidade a pé. Saiba mais detalhes.

Onde fica Ouro Preto?

Ouro Preto fica em Minas Gerais, a cerca de 100 km da capital Belo Horizonte. Veja como chegar.

Como se locomover em Ouro Preto?

Em Ouro Preto é possível fazer quase tudo a pé, porque muitas atrações, hotéis e restaurantes se concentram no centro da cidade. Pode ser que você use o carro em algum momento para atividades mais distantes. Veja mais possibilidades.