Este palácio, que teria sido um presente à Princesa Isabel, hoje recebe eventos de diversos tipos. Confira o que você não pode perder em uma visita ao Palácio de Cristal de Petrópolis!

O Palácio de Cristal em Petrópolis, no Rio de Janeiro, é um espaço para exposições e eventos que tem uma história especial: ele teria sido construído como um presente do Conde D’Eu à sua esposa Princesa Isabel. Projetado no século XIX, hoje abriga vários eventos do calendário cultural da cidade. É um ótimo cenário para tirar fotos quando você passar por lá. Nós te contamos tudo o que você precisa saber antes de visitar este palácio.

Inaugurado em 1884, o Palácio de Cristal não é exatamente de cristal. É um palácio feito de vidro com uma estrutura de ferro de fundição francesa. Ele fica na Praça da Confluência, que já foi palco de exposições agrícolas, e hoje em dia recebe vários eventos populares, como a Festa do Colono Alemão, a Bauernfest.

Confira mais sobre a história deste ponto turístico e tudo o que você encontra por lá.

História do Palácio de Cristal em Petrópolis

Antes do Palacio de Cristal Petropolis ser construído, a Praça da Confluência, também conhecida como Praça Koblez, já recebia muitos eventos. Ela foi projetada pelo Major Julius Friedrich Koeler, de quem já falamos no post sobre o Museu Imperial de Petrópolis.

Koeler foi o grande responsável por promover a urbanização de Petrópolis, e pelo projeto original do Museu Imperial. Com tanta influência no passado da cidade, dá para imaginar por que ele dá nome a uma rua no meio do Centro Histórico e tem um monumento em sua homenagem.

Por volta de 1875, a Praça da Confluência recebia principalmente exposições de produtos agrícolas. No entanto, faltava uma estrutura que pudesse abrigar propriamente estes eventos. E foi só na década seguinte que o Palácio de Cristal Petropolis foi montado. Especialmente encomendado à uma fundição da França pelo Conde D ’eu. O engenheiro Eduardo Bonjean foi responsável pela montagem.

O Palácio de Cristal de Petrópolis foi inaugurado no dia 2 de fevereiro de 1884, com um grande baile que contou com a presença de toda a corte. Sua inspiração veio do Palácio de Cristal do Porto, em Portugal, e o de Londres, na Inglaterra. Estas duas estruturas também foram projetadas para abrigar exposições em seus respectivos países, mas foram desmontadas pouco tempo depois.

Palácio de Cristal via Bchaplin no Flickr
Estrutura do Palácio de Cristal | Foto: Bchaplin, via Flickr

Um presente para a princesa

Há certa controvérsia sobre o fato de o Palácio de Cristal ter sido um presente à Princesa Isabel ou não. Alguns historiadores concordam com esta tese mais romântica. Já outros dizem que o palácio foi um presente à Sociedade Agrícola de Petrópolis, da qual Conde D’eu era presidente e a Princesa Isabel fazia parte.

Controvérsias à parte, a história do Palácio está sim ligada à princesa. Em 1888, quando a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que decretava o fim da escravidão no Brasil, foi realizado um baile no local. No evento, a princesa entregou cartas de alforria aos últimos escravos que viviam na região.

Grandes eventos do passado

Depois da Proclamação da República, em 1889, o Palácio caiu em desuso. Afinal, era um local muito ligado à família imperial. Em 1938, ele serviu de sede para o Museu Histórico de Petrópolis.

Mas quando o Museu Imperial foi criado, ele ficou mais uma vez sem serventia. Em 1957, voltou a receber exposições nas comemorações do aniversário da cidade, mas por pouco tempo.

Em 1970, uma série de restaurações foram feitas no Palácio de Cristal de Petrópolis, incluindo a sua estrutura e o seu jardim. Hoje, ele está aberto à visitação e recebe eventos do calendário cultural da cidade, como a Serenata Imperial e a Festa do Colono Alemão, ou Bauernfest.

jardim do palácio em petrópolis
Jardim do Palácio de Cristal em Petrópolis | Foto: Soninha, via Flickr

O que você não pode deixar de ver no Palácio de Cristal em Petrópolis

A estrutura de vidro e ferro, no meio da Praça da Confluência, é o que mais chama a atenção ao visitar o Palácio de Cristal. Ela é também um dos melhores cenários para as fotos dos visitantes que estão conhecendo a cidade.

Para chegar até ela, o visitante que entra pelo portão principal percorre um caminho cercado de grama, árvores e flores, com um chafariz de cada lado. Quando eles estão ligados, o ambiente ao redor do Palácio fica ainda mais charmoso. Aliás, o Palácio de Cristal fica na Rua Alfredo Pachá, s/nº no centro de Petrópolis, Rio de Janeiro.

Além de conhecer a estrutura, não deixe de dar uma volta pelo jardim da Praça da Confluência. Ele é cercado de bancos de madeira, criando o espaço ideal para quem quer admirar o lugar com calma, ou tirar fotos de recordação. De terça a domingo, há visitas guiadas que percorrem o espaço, entre 9h e 18h. Apesar da entrada no Palácio ser gratuita, as visitas guiadas são pagas.

O Palacio de Cristal Petropolis é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A beleza da construção é indiscutível, mas não podemos esquecer que o Palácio foi projetado como espaço de eventos. Por isso mesmo, é mais divertido visitá-lo quando alguma atração estiver acontecendo. O Palácio ganha vida e a visita fica mais agradável.

Programação Palácio de Cristal em Petrópolis

O Palácio de Cristal de Petrópolis possui um calendário de eventos fixos e variáveis. No calendário fixo, o local costuma receber eventos em datas comemorativas, como Natal, Páscoa e Carnaval. Ele também é palco da Festa do Colono Alemão e da Serenata Imperial, sobre os quais damos mais detalhes abaixo:

Festa do Colono Alemão (Bauernfest)

A Bauernfest é uma tradicional festa que celebra os imigrantes alemães que colonizaram Petrópolis. Com comidas e danças típicas, além de bastante chope, ela faz parte do calendário anual de eventos na cidade, e acontece normalmente em junho. Em 2019, a Festa do Colono Alemão de Petrópolis acontece entre 14 a 30 de junho (com uma pausa no dia de Corpus Christi, 20). Ela também toma conta dos arredores do Palácio de Cristal.

Bauernfest no Palacio de Cristal | foto da angelica monnerat no Flickr
Bauernfest no Palácio de Cristal | Foto: Angelica Monnerat, via Flickr

Serenata Imperial

Toda última quinta-feira do mês, o Palácio de Cristal de Petrópolis recebe a Serenata Imperial. Trata-se da apresentação de um grupo com cerca de 15 cantores e 5 músicos que embalam o público com canções como Carinhoso e A Volta do Boêmio. O show é gratuito, normalmente a partir das 20h.

Palácio de Cristal Petrópolis Natal

A cidade de Petrópolis, no estado do Rio, tem uma programação especial de natal chamada Natal Imperial. Nesta época, a cidade ganha luzes decorativas no Centro histórico e recebe eventos diversos.

O Palacio De Cristal Petropolis vira palco de uma feira chamada Doce Natal. O espaço recebe barracas que vendem artesanato de associações locais e gastronomia variada. O horário de funcionamento do espaço costuma ser ampliado no período.

Horário de Funcionamento, Preços e Ingressos do Palácio de Cristal em Petrópolis

O horário de funcionamento do Palácio de Cristal em Petropolis é das 9h às 18h, de domingo a terça-feira. A visitação é completamente gratuita. Mas é recomendado conferir se na data da sua visita o Palácio receberá algum evento que pode ser pago.

Já as visitas guiadas são pagas. Recomendamos checar a disponibilidade de horário e os valores no guichê que fica na entrada do Palácio, de terça a domingo.

palacio de cristal petropolis foto do jairo rodrigues via flickr
Palácio de Cristal | Foto: Jairo Rodrigues, via Flickr

Outros museus em Petrópolis

Além do Palácio de Cristal, Petrópolis também tem outros museus, monumentos e prédios históricos que valem a visita. Nós selecionamos alguns deles para ajudar a montar o seu roteiro pela cidade. Confira:

Museu Imperial

A antiga casa onde a família imperial brasileira passava seus verões virou um museu. No acervo, objetos, roupas, móveis e quadros que contam um pouco da história do Brasil e da nossa monarquia. O Museu Imperial de Petrópolis fica na Rua da Imperatriz, 220, no Centro.

Museu de Cera de Petrópolis

Este é o ponto turístico mais moderno da cidade. O Museu de Cera de Petrópolis exibe esculturas de atletas, músicos, artistas e até personagens de cinema. Todas seguem padrões internacionais e foram feitas por artesãos que trabalham para os melhores museus de cera do mundo. Fica na rua Barão do Amazonas, 35, no Centro.

Catedral São Pedro de Alcântara

A catedral de Petrópolis é construída em estilo neogótico francês, e não perde em nada em beleza e grandeza para as catedrais que visitamos na Europa. Os restos mortais da família imperial brasileira descansam por lá, inclusive da Princesa Isabel e do Conde D’eu, de quem falamos neste texto. A catedral fica na Avenida Ipiranga, 346, no Centro.

Petrópolis – Guia de Viagem

Petrópolis, no interior do Rio de Janeiro, é uma cidade turística famosa pelas paisagens serranas, museus históricos e festivais de gastronomia. O Palácio de Cristal é apenas um dos belos prédios históricos, assim como o Museu Imperial de Petrópolis. Há também o Museu de Cera no centro da cidade que agrada diferentes idades e públicos, perfeito para quem viaja em família. Outra opção ideal para conhecer em família é visitar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos ou ainda participar de alguma festa tradicional, como o Festival de Inverno ou o Petrópolis Gourmet.

E se você deseja saber mais detalhes sobre o que fazer na cidade, basta acessar nosso conteúdo completo sobre Petrópolis e começar a tirar a viagem do papel!

Pousadas em Petrópolis

Bem, e agora que você já sabe um pouco mais de Petrópolis, recomendamos que você também conheça sobre as hospedagens da região. Afinal, os hotéis e pousadas da cidade são, em sua maioria, hospedagens super charmosas e convidativas.

Ideais para passar alguns dias na serra carioca e assim aproveitar o que há de melhor neste destino. Por isso deixamos um post separado com as melhores pousadas em Petrópolis para você reservar sem medo! Seja no centro histórico ou na zona rural, tem opções para todos os gostos! Confira:

fachada do Hotel Boutique Casa Rosa em Petrópolis
Clique na foto e faça sua reserva no Hotel Boutique Casa Rosa

Seguro Viagem Nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Achou as informações do Palácio de Cristal Petrópolis úteis para a sua visita? Comente aqui!

Dúvidas Frequentes

Precisa reservar sua visita a Palácio de Cristal com antecedência?

Não. O Palácio fica aberto de domingo a terça-feira, das 9h às 18h, com entrada franca. Entretanto, quem deseja fazer uma visita guiada pode comprar o passeio na entrada do Palácio. Saiba mais detalhes aqui.

Quais hotéis ficam perto de Palácio de Cristal?

O centro de Petrópolis conta com algumas ótimas opções de hotéis e pousadas, como Hotel Boutique Casa Rosa que oferece quartos aconchegantes em uma bela construção histórica. Confira mais pousadas em Petrópolis.

Quais atrações ficam perto de Palácio de Cristal?

Algumas atrações próximas ao Palácio ode Cristal são o Museu de Cera de Petrópolis e o Museu Imperial. Veja todas as principais atrações de Petrópolis aqui.

Saiba mais dicas sobre Petrópolis e Rio de Janeiro