Arquitetura histórica, museus, livros, cachaça e muitas praias! Paraty é um destino que sai do óbvio e conquista os viajantes. Saiba mais sobre a cidade!

Paraty é um centro histórico e cultural na Costa Verde do Rio de Janeiro. Ruas de pé de moleque com casarões de arquitetura rica, belas praias e cachoeiras completam a paisagem acolhedora.

O destino é ideal para casais, famílias e viajantes solo, ou seja, todos que desejam descansar aproveitando o mar e a Mata Atlântica. O município respira vida de um modo cativante, aconchegando a vista e o paladar.

Seja para aproveitar as férias ou os eventos culturais, conheça agora mais sobre essa cidade que conquista o coração de todos que passam por lá!

O que fazer em Paraty

fachada do museu de arte sacra em paraty
Museu de Arte Sacra | Foto: Ministério da Cultura, via Wikimedia Commons

Paraty tem muitas atividades incríveis como visitar praias, cachoeiras e trilhas, experimentar a rica gastronomia, conhecer a arquitetura histórica e participar de eventos culturais que acontecem o ano inteiro.

A primeira parada obrigatória é no Centro Histórico, onde há casarões ao estilo colonial em cores vívidas, muitos restaurantes e lojinhas para comprar presentes e lembrancinhas. A Rua da Lapa e a Rua do Comércio são as principais e mais cheias de opções.

A Casa da Cultura sempre oferece exposições para apreciação dos viajantes. Vale conhecer também o Museu de Arte Sacra na Igreja de Santa Rita, que possui vista para o porto com diversas embarcações colorindo a paisagem.

Os passeios de escuna cobrem diversas praias e arredores. A Praia do Pontal e a Praia do Jabaquara têm lindas vistas do mar bem próximas ao Centro, mesmo que não sejam ideais para banho. No meio do caminho entre elas, dá para visitar o museu no Forte Defensor Perpétuo.

As cachoeiras também são imperdíveis e muitas estão próximas ao Caminho do Ouro, unindo as trilhas com história. Outra bem legal é a Cachoeira do Tobogã, em que é possível escorregar pela pedra.

A cidade também é famosa por sediar diversos eventos culturais, como a Festa Literária Internacional de Paraty, a FLIP, e o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores. E para quem deseja uma nova experiência, conhecer o Quilombo do Campinho é uma ótima pedida. Confira nossa lista:

  1. Centro Histórico
  2. Rua da Lapa
  3. Rua do Comércio
  4. Casa da Cultura
  5. Museu de Arte Sacra
  6. Igreja de Santa Rita
  7. Praia do Pontal
  8. Praia do Jabaquara
  9. Museu do Forte Defensor Perpétuo
  10. Caminho do Ouro
  11. FLIP
  12. Festival da Cachaça, Cultura e Sabores
  13. Quilombo do Campinho

Melhores praias em Paraty

vista do fiorde saco do mamanguá em paraty
Saco do Mamanguá | Foto: Pedrogabrielmaciel, via Wikimedia Commons

Paraty tem mais de 120 praias aguardando para serem exploradas. Em boa parte delas é possível nadar ao lado de peixes, tartarugas, golfinhos e, se você der muita sorte, até avistar orcas perto da orla!

A Vila de Trindade fica a apenas 25 km do lado sul e possui algumas das praias mais bonitas do destino. Os destaques são: Praia do Cachadaço, Praia do Meio, Praia do Cepilho e Praia dos Ranchos. Acessada por uma trilha, a Praia do Sono tem um visual imperdível.

Já no caminho entre a cidade e Angra dos Reis estão as Praias São Gonçalo e São Gonçalinho, de onde é possível chegar a Ilha do Pelado, mais um paraíso de águas transparentes. Já a Praia de Tarituba é conhecida por ter sido palco das gravações da novela Mulheres de Areia. E um pouco mais distante, a Prainha é um charme só.

Fechando a nossa lista de recomendações, a cidade tem o único fiorde do Brasil. Com belezas intocadas, o Saco do Mamanguá vale muito a visita. Confira todas as praias citadas:

  • Praia do Cachadaço
  • Praia do Meio
  • Praia do Cepilho
  • Praia dos Ranchos
  • Praia do Sono
  • Praias de São Gonçalo e São Gonçalinho
  • Ilha do Pelado
  • Praia de Tarituba
  • Prainha
  • Saco do Mamanguá

Leia todas nossas dicas:

Onde ficar em Paraty

Grande parte das acomodações em Paraty estão localizadas no Centro Histórico e próximas às Praias do Pontal e do Jabaquara. Esses também são os locais mais movimentados e, estando lá, é possível se conectar bem com as demais regiões da cidade.

As opções variam entre hotéis, pousadas, aluguéis de temporada e airbnbs. Separamos os mais bem avaliados e te mostramos a seguir.

Hotéis em Paraty

piscina do jabaquara beach resort
Faça uma reserva no Jabaquara Beach Resort clicando na imagem

Mais escassos, os hotéis não são o forte de Paraty. Contudo, para quem não abre mão do conforto de uma rede hoteleira, o Jabaquara Beach Resort é uma ótima pedida. Ele está perto da praia e tem boa infraestrutura, confira:

Veja todas as opções de hotéis em Paraty.

Pousadas em Paraty

vista aérea da piscina e das piscinas privativas na Pousada Apple House Paraty
Reserve uma acomodação na Pousada Apple House Paraty clicando na imagem

Já quando o assunto são pousadas em Paraty a coisa muda de figura. São muitas alternativas que variam das mais simples até as mais luxuosas, perto das praias ou do centro histórico. Uma dica é sempre conferir se há vagas de estacionamento nas pousadas caso você vá de carro, para evitar ter que pagar estacionamento na cidade. Separamos as mais avaliadas:

Veja todas as opções de pousadas em Paraty.

Confira também:

Aluguel de temporada em Paraty

fachada da Casa da Matriz Centro Histórico para aluguel de temporada
Clique na imagem para fazer a sua reserva na Casa da Matriz Centro Histórico

Os alugueis de temporada em Paraty passam por diversos valores e estão localizados tanto no Centro Histórico, quanto nas praias do Pontal e Jabaquara. Muitas estadias aproveitam os casarões para oferecer uma experiência mais imersiva. Veja os destaques:

Veja todas as opções de aluguel de temporada em Paraty.

Airbnb em Paraty

fachada do airbnb Belo Chalé Próximo Centro
Fachada do Belo Chalé Próximo Centro | Foto: Reprodução, via airbnb

Os airbnbs em Paraty são charmosos e confortáveis, todos bem equipados e organizados. É possível escolher o seu preferido alinhando localização e valores. Separamos os mais avaliados a seguir:

Onde comer em Paraty

prato com camarão do restaurante banana da terra em paraty
Prato com camarão no Banana da Terra | Foto: Reprodução, via Facebook do restaurante

Paraty tem diversos restaurantes deliciosos espalhados principalmente pelo Centro Histórico. São muitas opções de gastronomia e valores. Um dos mais tradicionais é o Banana da Terra, especializado em frutos do mar.

O Margarida Café é uma boa opção com música ao vivo e comida boa. Para quem gosta de gastronomia internacional, o Thai Brasil serve comida tailandesa e o La Dolce Vita Trattoria Pizzeria, comida italiana.

Outro famoso é o Benedita’s, bem em frente ao Centro. E, caso o foco seja uma comida mais rápida, o Emirados oferece comida árabe e cervejas artesanais, e o Van Gogh Hamburgueria tem bons preços.

Saindo do Centro, é possível encontrar algumas alternativas mais em conta, a Casa Coupê com o seu picadinho são uma ótima pedida. Na sobremesa, o Ice Paraty é uma sorveteria deliciosa, já o Café Pingado oferece doces tracionais. Confira nossa lista:

  • Banana da Terra
  • Margarida Café
  • Thai Brasil
  • La Dolce Vita Trattoria Pizzeria
  • Benedita’s
  • Emirados
  • Van Gogh Hamburgueria
  • Casa Coupê
  • Ice Paraty
  • Café Pingado

Quando ir para Paraty

A alta temporada em Paraty ocorre nos meses de verão e de férias escolares, e o movimento aumenta em feriados prolongados. O verão também é a época de chuvas, o que pode atrapalhar alguns passeios.

Já no inverno, apesar do tempo ser mais seco, é possível que o frio incomode alguns viajantes. Por isso, caso tenha disponibilidade, é bacana visitar a cidade nos períodos intermediários de primavera e outono, como os meses de abril, maio, setembro, outubro e novembro.

Para quem deseja aproveitar alguns dos eventos culturais, o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores espanta o friozinho em agosto, e a FLIP enriquece a experiência em novembro.

Quantos dias ficar em Paraty

Para curtir bem o Centro Histórico e visitar os principais pontos de Paraty, é ideal separar de 3 a 4 dias inteiros. Caso tenha mais tempo, é possível aumentar esses dias com tranquilidade.

Os viajantes que estão em Ubatuba podem fazer um bate-volta bem legal, focando no Centro e na bela vista da cidade.

Como chegar em Paraty

Paraty está no meio do caminho entre São Paulo e Rio de Janeiro, no extremo sul do estado fluminense, abarcando a região da Costa Verde.

Assim, a principal forma de chegar até o destino é por rodovias. Veja os detalhes das rotas a seguir.

De carro

Saindo de São Paulo são por volta de 4 horas de viagem pelas BR-116 e BR-459 até o destino. Para quem está em Ubatuba e pretende fazer um bate-volta, o caminho é menor. É necessário seguir pela BR-101 por cerca de 1 hora, atravessando quase 73 km.

Cunha é outra cidade que está bem perto do destino, a apenas 47 km e pode ser uma parada para quem vem da capital paulista. Inclusive, subindo a trilha da Pedra da Marcela em Cunha, é possível ter uma visão panorâmica de Paraty caso o clima esteja bom. Um espetáculo à parte!

Já para quem vai do Rio de Janeiro são também 4 horas de deslocamento pela Rodovia Governador Mário Covas e BR-101 até Paraty.

As rotas para ônibus são as mesmas e há uma boa gama de horários.

Transporte em Paraty

Não é permitido andar de carro no Centro Histórico de Paraty, contudo, nos arredores e para fazer passeios, o transporte pode ser bem utilizado. O único detalhe é que não há uma grande oferta de estacionamentos na cidade e muitos têm valor diário.

Por isso, caso os planos sejam permanecer no Centro e locais próximos, o ideal é andar a pé e alugar jeeps e transfers de empresas que fecham pacotes e realizam os demais passeios.

Para visitar grande parte das praias, será necessário tomar um barco ou escuna. Essas embarcações, em geral, não aceitam cartão, então é interessante levar uma quantia em dinheiro para não ter problemas.

Seguro viagem para Paraty

Contratar um seguro viagem para Paraty é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Mesmo sem ser obrigatório, ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Paraty

Quer garantir uma passagem para Paraty com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Passagens Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Veja também:

Dúvidas frequentes

O que fazer em Paraty?

Paraty tem muitas atividades incríveis como visitar praias, cachoeiras e trilhas, experimentar a rica gastronomia, conhecer a arquitetura histórica e participar de eventos culturais que acontecem o ano inteiro. Conheça o guia completo.

Quais são os principais passeios em Paraty?

Os principais passeios em Paraty são visitar as praias de escuna, andar pelo Centro Histórico, fazer trilhas e chegar nas cachoeiras, conhecer diversos museus, aproveitar a rica gastronomia e participar dos eventos culturais que acontecem o ano todo. Conheça o guia completo.

Onde ficar em Paraty?

Paraty tem várias opções de acomodações, passando por hotéis, pousadas, aluguéis de temporada e airbnbs. Veja os destaques: Jabaquara Beach Resort, Boutique Hotel Carpe Diem, Casa de Temporada e Casa de Campo.

Quais os melhores hotéis em Paraty?

Paraty não tem muitas opções de hotéis, contudo o Jabaquara Beach Resort é uma ótima pedida para uma viagem confortável! Conheça o guia completo.

Tem opções de pousadas em Paraty?

Existem muitas opções de pousadas em Paraty, as mais bem avaliadas são: Boutique Hotel Carpe Diem, Pousada Literária de Paraty e Pousada Apple House Paraty.

Tem opções de aluguel de temporada em Paraty?

Tem muitas opções de aluguel de temporada em Paraty, os mais bem avaliados são: Casa de Temporada, Morada da Lulu e Pontal Flats.

Quantos dias ficar em Paraty?

Para aproveitar bem os passeios em Paraty o ideal é separar de 3 a 4 dias inteiros para a viagem, com possibilidade de estender por mais tempo caso tenha disponibilidade. Conheça o guia completo.

Como chegar em Paraty?

Para chegar em Paraty saindo de São Paulo é preciso pegar a BR-116 e BR-459 por cerca de 4 horas. Esse é o mesmo tempo para quem sai do Rio de Janeiro, pela Rodovia Governador Mário Covas e BR-101 até o destino. Conheça o guia completo.

Quando ir para Paraty?

As melhores estações para ir a Paraty são as de transição: outono e primavera. É baixa temporada e o clima fica mais firme. Caso queira participar de um evento cultural, é bom conferir o mês. A Flip, por exemplo, acontece em novembro. Conheça o guia completo.

Melhor época para ir a Paraty?

Os melhores meses para ir a Paraty são abril, maio, setembro e outubro, quando é baixa temporada e tem menos chances de chuva. No verão, nas férias escolares e em feriados prolongados, a cidade tende a estar mais cheia. Conheça o guia completo.

Quais as melhores praias de Paraty?

As melhores praias em Paraty são: Praia do Cachadaço, Praia do Meio ,Praia do Cepilho, Praia do Sono, Praias de São Gonçalo e São Gonçalinho, Praia de Tarituba e Saco do Mamanguá. Conheça o guia completo.

Onde fica Paraty?

Paraty fica na região da Costa Verde, no extremo sul do Rio de Janeiro, estando a 4 horas da capital e a uma distância equivalente da cidade de São Paulo. Conheça o guia completo.

Como se locomover em Paraty?

Só é possível se locomover a pé em Paraty no Centro Histórico e para fazer os passeios há a possibilidade de fechar pacotes com empresas que te levam de jeep ou transfer para os locais mais afastados. Para visitar as praias, é necessário tomar um barco. Conheça o guia completo.

Paraty é perigoso?

É preciso tomar alguns cuidados estando em Paraty, pois o número de assaltos é elevado na alta temporada. Não mostre objetos de valor em público, tome cuidado à noite e evite perambular sozinho. Veja o guia completo.