O Parque Estadual do Rio Doce é uma excelente alternativa de roteiro para quem deseja visitar as incontestáveis belezas do estado mineiro

Na região sudoeste de Minas, a 248 km de Belo Horizonte, está localizada a maior floresta tropical do Estado. O Parque Estadual do Rio Doce – o primeiro parque estadual de Minas Gerais – abriga nos seus quase 36 mil hectares um patrimônio natural incrível.

São árvores centenárias, 70 espécies de mamíferos e mais de 300 espécies de pássaros catalogados. Isso sem falar na flora e nas diversas espécies de peixes que habitam os 40 lagos – o maior deles com quase 7 km² de área. Com tanta natureza assim, é claro que não faltam atividades.

Se você quer ver como foi minha experiência por lá e o que mais eu fiz no entorno do parque, veja neste vídeo abaixo. Ah, e inscreva-se no nosso canal no YouTube para ficar ligado em outros destinos e dicas de viagem.

Como chegar no Parque Estadual do Rio Doce

O Parque está na região do Vale do Aço, inserido nos municípios de Marliéria, Dionísio e Timóteo. Para chegar ao Parque Estadual do Rio Doce saindo de Belo Horizonte pela BR 262, siga no sentido de Vitória e entre no entroncamento para São José do Goiabal, entre João Monlevade e Rio Casca. Depois, prossiga 6,5 km pela BR 320. A partir daí, siga a sinalização até a entrada do parque.

Outra opção é seguir pela BR 381, sentido Belo Horizonte – Governador Valadares, passando por Timóteo. Dali até o parque são 20 km de estrada de terra.

O que fazer no Parque Estadual do Rio Doce

parque estadual do rio doce em minas gerais
Vista aérea do Parque Estadual do Rio Doce – Foto: Rodrigo Belasquem

O parque conta com diversas trilhas diferentes: desde curtas que você pode fazer sozinho e são cheias de informações sobre o parque e a natureza. Até trilhas mais longas e algumas que você só pode fazer acompanhado de um guia. Se der sorte pode avistar um macuco ou um mono-carvoeiro (também conhecido como Muriqui-do-sul), o maior primata das Américas.

parque estadual do rio doce em minas gerais Foto: Rodrigo Belasquem
Trilhas pelo Parque Estadual

Você lembra que eu falei que são 40 lagos no Parque Estadual do Rio Doce? Com tanta água e uma quantidade enorme de peixes, os pescadores vão gostar de saber que a pesca esportiva é liberada por lá. Você só precisa ter licença e seguir as normas. Vi várias pessoas pescando durante a minha visita ao parque, mesmo assim, espaço e peixe não faltam.

parque estadual do rio doce em minas gerais Foto: Rodrigo Belasquem
parque estadual do rio doce em minas gerais Foto: Rodrigo Belasquem
Pesca esportiva em diversos pontos das lagoas

Dicas para as famílias no Parque Estadual do Rio Doce

parque estadual do rio doce em minas gerais Foto: Rodrigo Belasquem
parque estadual do rio doce em minas gerais Foto: Rodrigo Belasquem

Em outra parte protegida da lagoa você pode nadar tranquilamente. Pela profundidade, a área para natação é limitada. Por isso o local é também muito bom para quem vem com a família e pode facilmente ficar de olho nas crianças.

Entre todas as atividades, a que eu mais curti foi o passeio de barco por uma das lagoas. Durante o dia você pode ver diversas espécies de aves e mamíferos, mas foi durante a noite que eu realmente me apaixonei.

Com o céu estreladíssimo saímos de barco para avistar os jacarés. Pudemos chegar pertinho de diversos deles e até pegar alguns filhotes na mão antes de devolvê-los ao lago. Uma experiência incrível. Se você for alguém de muita sorte pode até avistar uma onça-pintada dando sopa por lá.

Onde ficar no Parque Estadual do Rio Doce

Falando em família, o camping do parque está sempre cheio delas. Pagando uma taxa por pessoa (crianças até cinco anos não pagam) você pode utilizar a estrutura que conta com churrasqueiras, pias, banheiros e pontos de energia.

Não é necessário reservar e você paga na portaria mesmo, em dinheiro. O estacionamento é gratuito. Se você não é do time que gosta de barracas, pode utilizar o alojamento do parque. Você pode reservar, pedir informações sobre estadia ou outros tipos de quarto pelo telefone (31) 3822-3006.

Hotéis perto do Parque Estadual do Rio Doce

Vista aérea de um edifício de vários andares cercado por árvores, com colinas e estruturas industriais ao fundo.
Clique na imagem e faça sua reserva no Hotel Dom Henrique

Fiquei hospedado na Pousada do Gentil em Marliéria, que fica a 1h de carro do Parque Estadual do Rio Doce. Um lugar super aconchegante, com redes espalhadas por todos os cantinhos pra curtir a natureza e relaxar num ambiente rural. E ainda tem um pomar e horta, com tudo bem fresquinho.

Além disso, você também pode conhecer outras opções econômicas e confortáveis em Timóteo e Coronel Fabriciano, dê só uma olhada:

Veja mais opções de onde ficar perto do Parque Estadual do Rio Doce.