Um dos parques mais icônicos dos Estados Unidos. Um lugar com milhões de anos, que vai te fazer viajar nos números gêiseres, cachoeiras, piscinas de cores únicas e muito mais. Não tem como não se surpreender no Yellowstone National Park.

O Parque Nacional Yellowstone é o mais antigo dos Estados Unidos. Conhecido por Yellowstone National Park, foi fundado em 1 de março de 1872, com uma área de quase 9.000 km², maior que toda a ilha de Porto Rico.

A região de origem vulcânica, foi criada para preservar não só uma das maiores concentrações de gêiseres e lagos de águas termais, mas também a vida selvagem. Esse é um dos parques mais visitados do país por conta de uma beleza espetacular.

Aproveite a viagem até Yellowstone para conhecer Parque Nacional Grand Teton. Localizado um pouco mais ao sul, se olhar o mapa mal dá para notar onde acaba um e começa o outro. Mesmo com a proximidade entre os parques, eles são bem diferentes e vale a pena visitar.  

Neste guia, contamos tudo o que você precisa saber para visitar o Parque Nacional Yellowstone, nos Estados Unidos:

Onde Fica o Yellowstone National Park

O Parque Nacional Yellowstone abrange três estados americanos, Wyoming, Montana, e Idaho. A maior parte do parque localiza-se no estado de Wyoming. São cinco suas principais entradas: North Entrance (norte), Northeast Entrance (noroeste) e West Entrance (entrada oeste) em Montana; e South Entrance (sul) e East Entrance (leste) em Wyoming. Você pode conferir melhor no mapa abaixo. 😉

As cidades de Idaho Falls e Bozman são boas opções próximas ao parque. A primeira, no estado de Idaho, está a 235 quilômetros desde a entrada sul (South Entrance), passando pelo Parque Nacional Grand Teton – outra impressionante região para se aventurar. A segunda, no estado de Wyoming, fica a 120 quilômetros da entrada norte (North Entrance). 

Já a cidade de Salt Lake City, no estado de Utah, fica um pouco afastada, são 540 quilômetros até a entrada sul (South Entrance). Outras cidade como Las Vegas, em Nevada, San Francisco, na Califórnia, e Portland, em Oregon, a distância até Yellowstone National Park passa dos 1000 quilômetros. 

Como chegar no Yellowstone National Park

Dá para chegar bem perto do Yellowstone National Park de avião. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto de Jackson Hole, no Grand Teton. Porém os voos aqui não são tão frequentes, principalmente no inverno. As cidade de Bozeman, Idaho Falls e Salt Lake City são outras opções próximas para pousar próximo ao parque. 

Não há serviços de transporte público dentro parque. Nesse caso, a dica é: alugue um carro nos EUA. Essa é a melhor forma de aproveitar bem seu destino e não deixar nenhuma atração fora do seu roteiro, principalmente aquelas com horário marcado. 

Outra opção é contratar o serviço de transporte com empresas privadas ou agências de turismo. Nesse caso, você não terá muita liberdade de ir e vir, mas certamente vai conhecer lugares impressionantes com todo conforto e organização.

Como visitar o Yellowstone National Park

Horário de funcionamento

O Yellowstone National Park está aberto durante o ano todo, mas fique atento, pois algumas facilidades e setores do parque fecham em boa parte do ano – devido às condições climáticas. Julho e Agosto são os únicos meses com serviços e estradas funcionando normalmente.

Para checar se as estradas estão abertas ou não, acesse o site oficial do parque para ver em tempo real. No inverno as portarias de acesso ao parque podem estar fechadas. Mesmo com tudo planejado, não deixe de confirmar se a entrada está ou não aberta.

Caso chegue em um horário que não tenha funcionário na portaria, não tem problema. Entre e pague o seu acesso nos centros de visitantes ou na saída.

A entrada para o Parque Nacional de Yellowstone custa US $35.00 por veículo particular, nesse caso o valor não é por pessoa; US $30.00 por moto. No caso de acesso a pé, de bicicleta ou em veículo particular (com mais de 15 pessoas) o custo é de US $20 por pessoa. Uma outra alternativa é comprar o passe anual por US $70.00 que garante acesso durante o ano todo para você e mais três pessoas com idade acima de 16 anos.

Dica: Se quiser visitar mais de três parques nacionais nos EUA, uma boa ideia é adquirir um dos pacotes de viagem disponíveis pela GetYourGuide. Essa plataforma garante tours diversos de 1 a 4 dias tanto no Parque Nacional de Yellowstone quanto no Parque Grand Teton, por exemplo. Ou guias particulares com refeições inclusas, passeios noturnas e muito mais. Vale a pena conferir! 😉

Reserve com antecedência todos os ingressos e passeios para evitar filas com o GetYourGuide

Estacionamento

O Yellowstone National Park é bem sinalizado, e não é difícil encontrar os locais próprios estacionar seu veículo. Algumas regiões podem ser mais movimentados que outras, tenham paciência e busque pela sua vaga. Não estacione em qualquer lugar para não correr o risco de receber uma multa e prejudicar sua viagem. 

Calcite Springs no Parque Yellowstone
Calcite Springs | Foto: Jacob W. Frank, via Flickr

O que fazer no Yellowstone National Park

De mirantes, trilhas, cachoeiras e lindas paisagens o parque nacional de Yellowstone está cheio. Independente de quantos dias ficar por lá a viagem valerá a pena. Se planeje bem, não esqueça de pegar seu mapa na portaria e pé na estrada. Abaixo algumas das atrações que não podem faltar no seu roteiro. 

Lewis Falls

Para quem acessa o parque pela South Entrance, vindo do Grand Teton, aproveite para conhecer a região do Lago Lewis. Além da cachoeira, é possível fazer atividades como kayak e canoagem. 

Lewis Falls and River no Yellowstone National Park
Lewis Falls | Foto: Jacob W. Frank, via Flickr

Grant Village e West Thumb

Área que beira o lago do Parque Nacional de Yellowstone, com lindos mirantes e trilhas curtas como o caso da West Thumb Geyser Basin Trailhead. Uma trilha circular  que se inicia no estacionamento.

A caminhada de um quilômetro é bem tranquila e feita sob plataformas de madeira. Procure não pisar em solo e seguir as orientações do parque. Abyss Pool, Black Pool e Fishing Cone são alguns dos destaques dessa caminhada. 

Se o dia estiver bonito e você estiver com disposição de caminhar, outra dica é a Duck Lake Trail. Uma trilha leve, que pode levar de uma a duas horas (1.3 quilômetros).

Confira as opções de excursões e planeje sua viagem com antecedência na GetYourGuide

West Thumbs no parque nacional de yellowstone
West Thumb | Foto: Mike Goad, via Pixabay

Old Faithful

Um dos cartões postais do parque está nessa região, a Old Faithful Geyser. Sua erupção é definitivamente algo que você não pode perder. Programe-se, pois as ela têm hora marcada.  

São mais de 500 fontes termais pelo parque e essa é uma das poucas que se pode prever as erupções, que em média acontecem a cada 1h35.  Neste link, é possível acompanhar os horários delas.

Antes ou depois de assistir ao espetáculo da natureza, não deixe de caminhar pelas plataformas da trilha The Upper Geyser Basin. São pelo menos 150 piscinas termais na região. Uma caminhada impressionante.

Ainda na região, um pouco mais ao norte, vale a pena conhecer a Black Sand Basin e Biscuit Basin. Há estacionamento e as trilhas são em plataformas de madeira e curtinhas. 

Old faithful em Yellowstone
Old Faithgul Geyser | Foto: Mike Goad, via Pixabay

Midway Geyser Basin

Aqui a parada é obrigatória, eu te garanto. Não deixe de ver de perto a Grand Prismatic Spring, simplesmente a maior piscina termal do Parque Nacional de Yellowstone. Além de caminhar no entorno é possível subir em uma plataforma para ter uma vista privilegiada do alto. E essa sim é bem impressionante. 

Para ter a vista do alto, siga caminhando pela trilha Fairy Falls Trailhead – o estacionamento aqui é pequeno e bem concorrido, mas vale a pena. Há placas indicando o caminho para o mirante da Grand Prismatic Spring ou Midway Geyser Basin. Fique atento e tenha água com você.  

O Firehole Lake Drive e Fountain Flat Drive são duas pequenas estradas cênicas do parque, localizadas entre a região de Old Faithful e Madison, que valem muito a pena visitar. A primeira você tem boas paradas e visuais incríveis; e na segunda você terá oportunidade de ver bisões – cuidado e mesmo de carro, mantenha uma distância segura.

Confira as opções de excursões e planeje sua viagem com antecedência na GetYourGuide

Midway Geyser Basin no Parque Yellowstone
Midway Geyser Basin | Foto: Mike Goad, via Pixabay

Mammoth Hot Springs

O caminho desde a região de Madison até o norte do Parque Nacional de Yellowstone é bem bonito. Se tiver tempo, viaje com calma e aprecie a paisagem.

A região de Norris tem lugares surpreendentes também, como o Norris Geyser Basin – a região termal mais quente, antiga e dinâmica do parque, que está dividida em duas grandes áreas: Porcelain Basin e Back Basin. Se decidir seguir viagem em direção a Canyon Village, não deixe de conhecer a Virginia Cascade.

Vale a pena dedicar um pouco de tempo a essa região, Mammoth Hot Springs, principalmente para conhecer os Terraços de Travertino.

Divididos entre Upper Terraces e Lower Terraces, o primeiro é feito de carro e não é permitida a passagem de veículos grandes, como ônibus, trailers e motorhomes – além da via ter um sentido único de caminho (one way). O segundo, dá para caminhar tranquilamente pelas passarelas de madeira.

Mammoth Hot Springs no Yellowstone National Park
Mammoth Hot Springs | Foto: Art Tower, via Pixabay

Tower-Roosevelt

Ainda na região, mas seguindo em direção a Tower-Roosevelt há duas belas cachoeiras, a Undine Falls e a Wraith Falls. 

Aqui vale a pena pegar o caminho Blacktail Plateau Drive e passar pela Petrified Tree (árvore petrificada). Essa também é uma ótima região para presenciar um pouco da vida selvagem. Se preferir, estenda o caminho até o Vale Lamar – sentido leste. 

Outro destaque da região de Tower-Roosevelt é Tower fall, uma cachoeira linda com uma queda de 40m de altura. 

Confira as opções de excursões e planeje sua viagem com antecedência na GetYourGuide

Tower Roosevelt
Tower Roosevelt | Foto: Gargael, via Flickr

Canyon Village

Um dos pontos principais do parque está aqui, o Artist Point. Para chegar até é possível seguir de carro pela South Rim Drive. Outra rota de carro que você não pode perder é North Rim Drive, com paradas obrigatórias e deslumbrantes, como o Inspiration Point. Dá para fazer trilhas e aproveitar bem o visual, sem perder de vista as principais cachoeiras da região: Lower Falls e Upper Falls.

Lower Falls no Parque Nacional de Yellowstone nos EUA
Lower Falls | Foto: Gail K. E., via Flickr

Quantos dias ficar no Yellowstone National Park

Deu para perceber que o Parque Nacional de Yellowstone é imenso e seus principais pontos turísticos ficam bem espalhados uns dos outros. Minha sugestão é ficar pelo menos de três a cinco dias para conseguir aproveitar bem. 

Dá para fazer um bate e volta ou ficar apenas dois dias? Claro que dá, mas será bem apertado. Se for esse seu caso, foque bem onde e o que deseja visitar e tente não cair em tentação. Tenha certeza a viagem irá valer muito a pena. O único risco e se arrepender de não ter tido mais dias por lá. 🙂  

Melhor época para Visitar

A cada mês tenha a certeza de encontrar um novo parque. As estações mudam o cenário, mas a beleza está sempre presente. Durante o verão, que vai de Junho a Agosto, é a época de maior movimento. Mais da metade dos visitas do ano acontecem nesses meses.  Vá preparado para encontrar filas e mais filas de carros e turistas. Tenha disposição e paciência. 

Os meses de Primavera (de Março a Junho) e Outono (de Setembro a Dezembro) são boas opções para visitar o Yellowstone, não tão cheio, mas ainda com um bom movimento de visitantes. Fique atento, pois os serviços podem estar limitados (estradas, hospedagens e centro de visitantes). As estradas começam a abrir em Maio e a fechar em Outubro. 

O Inverno pode proporcionar uma experiência e tanto, mas não é tão simples assim circular pela região. Os serviços do parque estarão bem limitados, então fique de olho nas informações atualizadas no site oficial do parque.

Confira as opções de excursões e planeje sua viagem com antecedência na GetYourGuide

Grand Prismatic Spring
Grand Prismatic Spring | Foto: Mike Goad, via Pixabay

O que levar para o Yellowstone National Park

Alimentação

Tenha sempre água e snacks com você no carro. Dependendo do tempo que for passar no parque, levar sanduíches podem agilizar bem seu dia. Aproveite para curtir a natureza e relaxar nas áreas de piquenique.

Se não quiser ter muito trabalho, recorra aos cafés e restaurantes. Você encontra opções de onde comer em Mammoth Hot Springs, Old Faithful, Canyon Village, Grant Village, Fishing Bridge e Lake Village. 

Roupas e acessórios

Se pretende visitar o parque nacional de Yellowstone no verão, use roupas confortáveis e frescas para as caminhadas. Lembre-se de usar boné ou chapéu e óculos de sol.  Sugiro o uso de calçados fechados como tênis, sapato ou bota. Para os dias frios de inverno, a dica é se agasalhar bem, gorros, luvas e cachecol são fundamentais.

Ah, e claro, no frio ou no calor, filtro solar é coisa séria. Não esqueça.

Hotéis no Yellowstone National Park – Onde Ficar?

Se hospedar dentro do parque, em lodges e cabanas, pode ser mais caro, mas a experiência e o fato de estar tão em contato com a natureza será gratificante. São nove hotéis espalhados pelas principais regiões do parque, mas apenas dois funcionam no inverno: Old Faithful Snow Lodge e Mammoth Hot Springs Hotel. As reservas são feitas online. No site oficial de hospedagens do Yellowstone Park você encontra todas as informações necessárias. Os demais abrem da primavera ao outono. 

Para não correr o risco de ficar sem lugar, reserve seu hotel com antecedência.

Para se hospedar em hotéis e pousadas nos arredores do parque sugiro algumas cidades, como West Yellowstone e Bozeman, no estado de Montana; Jackson, em Wyoming; e Idaho Falls, em Idaho. Clique no nome de cada cidade para ver as opções de hotéis e preços. Além de estarem próximas da entrada elas possuem uma boa variedade de hospedagens, restaurantes e comércio local.

Abaixo indicamos algumas ótimas opções de hospedagens diferentes e com excelente avaliação para você se hospedar e aproveitar em medo.

Encontre as melhores hospedagens e faça sua reserva com antecedência no Booking.com

Under Canvas Yellowstone
Clique na foto e faça sua reserva no Under Canvas Yellowstone em West Yellowstone (Montana)
MountainView Lodge and Suites
Faça sua reserva no MountainView Lodge and Suites em Bozeman (Montana) ao clicar na foto
Spring Creek Ranch
Clique e faça sua reserva no Spring Creek Ranch em Jackson (Wyoming)

Camping

São 12 os campings do parque, com mais de 2 mil espaços. Apenas cinco deles aceitam reservas antecipadas, o Camping Bridge Bay, o Camping Canyon, o Camping Fishing Bridge RV Park, o Camping Grant Village e o Camping Madison. Os demais funcionam no sistema “first-come, first-served”, ou seja, a reserva é feita na hora da chegada, e quem chegar tarde corre o risco de ficar sem espaço. 

Para mais detalhes, como reservas, datas de funcionamento e valores, acesse o site oficial de hospedagens no Yellowstone National Park.

Onde Comer no Yellowstone National Park

Há uma boa variedade de restaurantes, bares e cafeterias em todo o parque nacional de Yellowstone. Os restaurantes, onde você poderá encontrar refeições mais completas,  ficam localizados próximos aos hotéis ou centro de visitantes – Mammoth Hot Springs, Old Faithful, Canyon Village, Grant Village, Fishing Bridge e Lake Village. Assim como pequenos mercados, onde é fácil encontrar snacks para um lanche rápido.

Outra sugestão é levar sua própria comida e cozinhar nos campings; ou comer lanche pronto nas áreas de piquenique. Essas geralmente estão localizadas próximos a belos mirantes ou vistas impressionantes. 

Mais opções de passeios em parques imperdíveis

O Parque Nacional Grand Teton, ao sul de Yellowstone é uma ótima dica para uma dobradinha de parque nacionais. Não se intimide pelo tamanho, sim, ele é bem menor que seu vizinho, mas pode proporcionar dias de muitas aventuras e paisagens incríveis. 

Um pouco mais afastado, ao norte, quase na divisa com o Canadá, está o Glacier National Park. Um parque que é um paraíso para os amantes de trilhas e natureza. Com cenários exuberantes, são seis horas de carro desde a entrada norte do Yellowstone, ou cinco desde a cidade de Bozeman. 

Ao sul, no estado de Utah, um paraíso de parque nacionais. Cada um com suas características e visuais bem diferentes dos parques do norte, mas tão impressionantes quanto. Não posso deixar de citar Capitol Reef National Park, Bryce Canyon, Canyonlands National Park, Zion National Park e Arches National Park.

Confira as opções de excursões e planeje sua viagem com antecedência na GetYourGuide

Angel's Landing no Zion National Park
Angel’s Landing no Zion National Park | Foto: Derwiki, via Pixabay

Chip de Internet nos EUA

Está cada vez mais fácil e barato ter internet ilimitada durante toda a viagem para o Parque Nacional de Yellowstone. Hoje em dia você pode comprar online um chip internacional de celular enquanto ainda estiver aqui no Brasil. Nós sempre usamos e adoramos!

Você recebe o sim card em seu endereço e depois é só inserir no celular para já chegar ao destino com a internet 4G ilimitada funcionando.

Leia também mais dicas sobre chip:

Quer ter internet ilimitada durante toda a viagem?
Compare os preços e compre seu chip de viagem internacional antecipadamente na
America Chip.

Seguro viagem para os Estados Unidos

Contratar um seguro viagem para o Parque Nacional de Yellowstone é indispensável para ter uma viagem tranquila, sem gastar muito com atendimento médico, caso seja preciso. Serviços de saúde são caros, e o seguro viagem cobre o gasto por você. Há planos baratos que podem te livrar de uma grande dívida. Aproveite nosso cupom de desconto Seguros Promo e contrate o seu agora mesmo. – VER PREÇOS

Bunsen Peak no Parque Yellowstone
Busen Peak | Foto: Foto via Pixabay

Aluguel de Carro nos EUA

Alugar um carro nos EUA é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Fizemos um post super completo com dicas de aluguel de carro nos Estados Unidos. A gente explica como funciona a cobrança de pedágio no país, estradas, documentações necessárias e muito mais. Vale a pena conferir!

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço, sem IOF, e pague em até 12x sem juros na RentCars.

búfalos na estarda de yellowstone
Yellowstone | Foto via Pixabay

Passagens Aéreas para Yellowstone

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para o Parque Nacional de Yellowstone, vale dar uma olhadinha no site Vai de Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Trout Lake no Parque Nacional Yellowstone
Trout Lake | Foto: Foto: Jacob W. Frank, via Flickr

Gostou das dicas do Parque Nacional de Yellowstone? Comente aqui!

Dúvidas Frequentes

Onde se localiza o Parque Nacional de Yellowstone?

O Parque Nacional Yellowstone abrange três estados americanos, Wyoming, Montana, e Idaho. A maior parte do parque localiza-se no estado de Wyoming. Veja o conteúdo completo.

Qual a melhor época para visitar Yellowstone?

Os meses de Primavera (de Março a Junho) e Outono (de Setembro a Dezembro) são boas opções para visitar o Yellowstone,. Não está tão cheio, mas ainda tem um bom movimento de visitantes. Saiba mais aqui.

Quantos dias para visitar Yellowstone?

O ideal para conhecer bem o parque é ficar pelo menos de 3 a 5 dias. Mas também é possível fazer um bate e volta de 2 dias e conhecer algumas das principais atrações do parque. Confira aqui quais são as melhores atrações do parque.

Veja também: