Um guia completo para planejar sua viagem a Piranhas. Anote as dicas e aproveite muito!

No sertão alagoano, a cidade de Piranhas desponta como um destino diferente dos demais da costa litorânea. Situada na parte mais sul do estado, a três horas de Penedo Alagoas e pertinho de Sergipe, é a base ideal para quem pretende passear pelo Xingó, com direito a paisagens incríveis do rio São Francisco.

Considerada Patrimônio Histórico Nacional, a cidade foi um dos locais de acampamento dos cangaceiros liderados por Lampião no passado – inclusive, foi no centrinho que a cabeça dele e da esposa, Maria Bonita, foram expostas após serem capturados e mortos. A atmosfera do lugar é pacata, com ruas de paralelepípedo emolduradas por casinhas coloridas.

Comumente combinada com outros passeios que partem de Aracaju, vale a pena ir a Piranhas para conhecer mais da história brasileira que se desenrolou nessa parte do nordeste há bons anos. Confira abaixo mais informações para sua viagem.

O que fazer em Piranhas

Piranhas é marcada pela presença do Velho Chico e por seu centro histórico, com construções antigas que estão entre as mais bem conservadas do país. Durante sua passagem pela cidade, faça uma visita ao Mirante Secular e, se tiver oportunidade, assista ao entardecer lá do alto. Mas para curtir durante o dia, existem muitos pontos turísticos para visitar.

Um dos mais interessantes, ainda mais para quem gosta de história, é o Museu do Sertão – ou do Cangaço -, onde se encontram objetos de Lampião em exposição. Ali do lado, a Torre do Relógio se impõe como outro monumento que vale ser apreciado. O Centro de Arte e Cultura é uma parada obrigatória para quem quer levar lembrancinhas do destino.

Um outro local com vista surpreendente de Piranhas é a Igreja do Senhor do Bonfim, outro mirante da cidade.

Se você pretende, no entanto, partir em excursão pela Rota do Cangaço, é interessante aproveitar o charme e a hospitalidade de Piranhas para ficar por lá durante a noite. Outra dica interessante é pernoitar nessa histórica cidade alagoana também para fazer o passeio de barco até o cânion do Xingó, em Canindé de São Francisco, no Sergipe, pertinho dali.

Reserve com antecedência todos os ingressos e passeios para o Alagoas e evite filas com o GetYourGuide

Onde ficar em Piranhas

A cidade de Piranhas no Alagoas possui hospedagens aconchegantes, mais concentradas no centrinho. Há, ainda, outras ótimas opções em área mais elevadas, inclusive com vista privilegiada para o Velho Chico, como é o caso do Pedra do Sino Hotel.

Hotéis e pousadas em Piranhas

A piscina com vista no Pedra do Sino Hotel – Foto: Booking

Encontre as melhores hospedagens em Piranhas no Booking.com ou Airbnb.com

Airbnb em Piranhas

Já definiu sua hospedagem? Procurar por um estadia pode ser um desafio, dependendo do local e/ou época do ano. É por essa razão que recomendamos alugar um airbnb em sua viagem. Há diferentes casas, apartamentos, lofts ou quartos para aluguel por todo o Brasil, inclusive airbnb em Piranhas. É seguro, confiável e econômico. Uma experiência que vale a pena!

Onde comer em Piranhas

Há ótimos restaurantes para curtir culinária boa em Piranhas, no Alagoas. Um dos mais conhecidos é a Cachaçaria Altemar Dutra que, apesar do nome, funciona como restaurante mesmo e pizzaria, atraindo a maior parte dos turistas que visitam a cidade, além dos próprios moradores.

O restaurante Caboclo D’Água se destaca não só pela comida, mas por estar numa localização super privilegiada em Piranhas. A partir do estabelecimento, é possível ter uma vista impressionante do pôr do sol no destino, considerada uma das mais bonitas do entorno.

Outra boa opção é o Restaurante Flor de Cactus, que também oferece uma visão incrível da cidade, por estar localizado também no alto de um mirante. Além destes, uma alternativa é o Bar Karranca’s, que fica do ladinho do Velho Chico em um cenário refrescante graças às aguas.

Seguro viagem nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Igreja do Senhor do Bonfim no alto de morro, onde funciona um mirante
O mirante da igreja em Piranhas – Foto: Marinelson Almeida via Flickr

Aluguel de carro em Alagoas

Alugar um carro em Alagoas é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço, sem IOF, e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Passagens aéreas para Alagoas

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para Alagoas, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Torre do Relógio de Piranhas, com casarão antigo ao fundo e visão do Rio São Francisco
A Torre do Relógio – Foto: Marinelson Almeida via Flickr

Leia todas as nossas dicas e posts do Alagoas