De norte à sul, conheça tudo o que a Argentina tem a oferecer e programe seu roteiro com os principais pontos turísticos.

Os principais pontos turísticos da Argentina são repletos de história, cultura e beleza natural. De norte à sul, desvende as rochas glaciais, o passado das cavernas e divirta-se na neve. Deguste vinhos nos vinhedos, brinque nas praias e ainda surpreenda-se nas Cataratas do Iguaçu.

Viajar pela Argentina é garantia de diversidade de destinos, são opções para todos os bolsos e estilos de viajantes. Descubra o que fazer em Buenos Aires, Mar del Plata, o que fazer em Mendoza, Cataratas do Iguaçu na Argentina, Salta e Valle del Plata.

Na região da Patagônia Argentina conheça Bariloche e veja também dicas de turismo em Ushuaia. E para completar, desvende o pico mais alto do país em Aconcágua.

Confira os principais passeios para fazer na Argentina

Ainda não sabe o que visitar? Veja abaixo uma lista completa dos principais pontos turísticas da Argentina:

Pontos turísticos de Buenos Aires

Buenos Aires, a capital Argentina, é a cidade mais europeia da América do Sul, sendo um importante ponto turístico da Argentina. A capital tem sido uma ótima opção para brasileiros que desejam aproveitar uma cidade com estilo europeu e valores baixos. Para completar, os principais pontos turísticos de Buenos Aires são de fácil acesso de metrô, ônibus ou a pé.

>> Confira o roteiro completo de Buenos Aires em nosso post.

1) Plaza de Mayo e Obelisco de Buenos Aires

Um dos principais pontos turísticos na Argentina - A Casa Rosada em Buenos Aires
Um dos principais pontos turísticos na Argentina – A Casa Rosada em Buenos Aires

Na Plaza de Mayo conheça a Casa Rosada, a Catedral Metropolitana de Buenos Aires e o Cabildo. Siga pela Avenida de Mayo com direito à parada no clássico Café Tortoni e veja o Obelisco surgindo na paisagem. Localizado entre a Avenida Corrientes e 9 de Julio, considerado um dos cruzamentos mais largos do Mundo.

2) Caminito, San Telmo e Puerto Madero

vista de noite de puerto madero em buenos aires
Puente de La Mujer em Puerto Madero | Foto: Guilhermo Delgadillo, via Unsplash

Em La Boca, conheça o Estádio do Boca Juniors e as coloridas casas de Caminito. As feirinhas de rua e mercado de antiguidades de San Telmo são super charmosas e atraem muitos curiosos. Já em Puerto Madero, aproveite para apreciar a Puente de La Mujer e quem sabe, assistir um show de tango.

3) Cemitério Recoleta, Buenos Aires

cemiterio recoleta em pontos turisticos argentina
Cemitério da Recoleta | Foto: Ewerton Freitas, via Flickr

O Cemitério Recoleta é um ponto turístico da Argentina conhecido pelo seu tamanho. É também o local em que estão enterrados grandes personalidades da história argentina, como Eva Perón. 

4) Palermo e MALBA

museu malba em pontos turisticos argentina buenos aires
O MALBA em Buenos Aires

Aproveite a descontração e agitação da vida noturna dos vários Palermos. Ou ainda, visite o Museu Nacional de Belas Artes, o MALBA e se deslumbre com a Floralis Generica.

5) Galeria Pacifico

galeria pacifico em buenos aires, pontos turisticos argentina
A Galeria Pacífico, em Buenos Aires – Foto: Calos M J Martinez, via Flickr

Na Calle Florida aproveite para fazer compras, andar pelo calçadão e conhecer a Galeria Pacífico. O edifício construído no final do século XIX tem inspiração e suntuosos afrescos pintados à mão.

Pontos turísticos em Mar del Plata

No litoral da Argentina, o Mar del Plata é um ponto turístico da Argentina pouco explorado pelos turistas. O principal balneário argentino não tem praias muito bonitas, mas vale à pena ir e curtir a programação especial de verão. Se você estiver em Buenos Aires, dá para pegar um trem e ir até Mar del Plata.

6) Orla da Praia

orla da praia de mar del plata
Orla de Mar del Plata – Foto: Amalia, via Flickr

Caminhe pela orla da praia, conheça a arquitetura de Mar del Plata. Antigos casarões relembram o domínio da aristocracia argentina no século XX. 

7) Museu de Arte Juan Carlos Castagnino e Museu de Arte Contemporáneo 

Museo de Arte Contemporáneo como pontos turisticos de Mar del Plata na argentina
Museo de Arte Contemporáneo de Mar del Plata | Foto: Divulgação

Se encante com o casarão do Museu de Arte Juan Carlos Castagnino e o grandioso Museo de Arte Contemporáneo de Mar del Plata. O Farol Punta Mangotes funciona auxiliando os navegantes e tem um salão histórico. 

8) Torreón del Monje

torreon del monje em mar del plata na argentina
Torreón del Monje | Foto: Roberto Iglesias, via Flickr

Prove pratos especiais no Torreón del Monje, a construção de 1904 tem uma bela vista panorâmica do Mar.

Vivencie uma experiência digna da aristocracia argentina, se hospedando ou tomando um café da manhã no NH Gran Hotel Provincial. O edifício inaugurado em 1946, foi projetado pelo arquiteto argentino Alejandro Bustillo.

O que fazer em Mendoza

Mendoza é um ponto turístico na Argentina composto por muitos vinhedos, são mais de 130. Além das paisagens surreais no inverno e da Cordilheira dos Andes. Tem ainda a famosa região de Aconcágua é perfeita para passeios ao ar livre.

Para ver as uvas nos pés, a melhor época para ir à Mendoza é no Verão. Já a beleza equilibrada da neve com os vinhedos acontece em Setembro e Outubro. Agora, se a ideia for esquiar, opte por Julho e Agosto, quando as estações de esqui estão abertas.

Dá para se aventurar de carro de Buenos Aires à Mendoza, são menos de 1.200 quilômetros. Mas, como Mendoza é um importante ponto turístico da Argentina há boas opções de voos para lá.

Outra dica imprescindível para seu passeio por Mendoza: verifique a quantidade de garrafas de vinho permitidas pela companhia aérea. Você certamente comprará alguma.

9) Vinícolas em Mendoza

Os Malbecs são os preferidos argentinos, mas há espaço para todos os vinhos nas vinícolas em Mendoza. A famosa marca Chandon fica nos vinhedos de Luján de Cuyo. O saboroso San Felipe, ganha um Museu do Vinho San Felipe no vinhedo Maipú. E, um pouco mais afastada, a Bodega La Azul, no Valle de Uco, serve um almoço aliado à muita tranquilidade.

Os vinhedos de Mendoza são pontos turísticos na Argentina que fornecem uma experiência completa com os vinhos, incluindo a degustação. Você ainda pode se hospedar aos pés da Cordilheira dos Andes no incrível Entre Cielos Mendoza.

10) Centro de Mendoza

centro da cidade de mendoza
Centro de Mendoza

Não é só de vinho que este ponto turístico da Argentina vive. O centro da cidade de Mendoza é uma graça e merece atenção. Visite a Plaza Independencia, a mais importante de Mendoza. É possível ir caminhando ou à bordo do ônibus panorâmico, o Mendoza City Tour.

Vale a pena adquirir ingressos com antecedência para um free tour por Mendoza.

11) Visite o Museu Municipal de Arte Moderna e o Teatro Julio Quintanilla

parque general san martin em mendoza, argentina
Parque General San Martín | Foto: Rodrigo Valdez, via Flickr

O Museo del Area Fundacional expõe fatos anteriores ao terremoto devastador que aconteceu por lá. Ao lado, conheça as Ruínas Jesuíticas de San Francisco um monumento histórico nacional. Complete o passeio no Parque General San Martín, um dos maiores do país sendo um importante ponto turístico da Argentina.

Para finalizar prove a culinária cuyana e experimente um dia de spa nas Termas de Cacheuta, com suas incríveis piscinas de águas termais naturais.

Compre aqui seu ingresso para as Termas de Cacheuta com transfer

Termas de Cacheuta - Foto: Mendoza Travel
Termas de Cacheuta – Foto: Mendoza Travel

Pontos turísticos de Aconcágua

O pico mais alto da América fica em Aconcágua. A montanha é um importante ponto turístico da Argentina e atinge 6.962 metros de altitude. 

12) La Reserva Natural Parque Provincial Aconcágua

La Reserva Natural Parque Provincial Aconcágua está próximo da fronteira Chile e Argentina, a 180 quilômetros do centro de Mendoza. 

13) Tour da Alta Montanha

Mesmo da estrada, já dá para admirar a Cordilheira dos Andes e as montanhas. Para aproveitar ao máximo este fascinante ponto turístico da Argentina, faça o Tour da Alta Montanha. No percurso das trilhas conheça o povoado de Uspallata, a represa de Potrerillos e a Puente del Inca. 

Devido ao alto perigo natural da montanha, os passeios são restritos durante o ano, vale confirmar no site do parque. De novembro a abril a entrada é permitida, enquanto no inverno – maio a outubro – é preciso autorização especial.

O que fazer em Bariloche

Bariloche é o ponto turístico da Argentina queridinho dos brasileiros que desejam curtir o inverno com muita neve. Na Patagônia Argentina, em Rio Negro, Bariloche se firmou como um destino de inverno. Mas, pode ser uma boa opção para curtir no verão.

Vizinha do Parque Nacional Nahuel Huapi, na Cordilheira dos Andes, é um destino para práticas esportivas e apreciação da natureza. 

14) Trilhas e monumentos naturais de Bariloche

lago nahuel huapi em bariloche como um dos pontos turisticos argentina
Lago Nahuel Huapi | Foto: Carlos J. M. Martinez, via FLickr

Faça um passeio de barco pela Isla Victoria e caminhe à margem do Lago Nahuel Huapi. Explore também a trilha Cerrito Llao Llao e Villa Tacul. 

No verão, a temperatura pode chegar a 30º com muito sol, mas esfria de noite, então leve casaco. Perfeito para conhecer as praias de Bariloche, como as águas tranquilas de Praia Bonita. E assista o pôr do sol da Praia Serena.

15) Cerros de Bariloche

cerro otto em bariloche como um dos pontos turisticos argentina
Vista do Cerro Otto | Foto: Luis Armando Oyarzun, via Flickr

As montanhas menores de Bariloche são pontos turísticos da Argentina que devem ser investidos. Conhecidas como Cerros é possível apreciar o pico do Cerro Otto subindo seus 2.100 metros de teleférico. 

No inverno vá além das estações de esqui. O Circuito Chico te leva pelos principais pontos turísticos da Argentina em Bariloche. São 60 quilômetros partindo do centro de Bariloche. 

Compre aqui seu ingresso para o Circuito Chico com Cerro Catedral (opcional)

16) Rota dos 7 Lagos

ruta 7 lagos em bariloche como um dos pontos turisticos argentina
Rota dos 7 Lagos | Foto: CaioVazX, via Flickr

Outro excelente passeio para se fazer em Bariloche, é o percurso de carro pela Rota dos 7 Lagos. A estrada de 108 quilômetros é considerada uma das mais bonitas da Patagônia Argentina. 

Alugue seu carro em Buenos Aires e aproveite muito Bariloche.

Pontos turísticos na Patagônia Argentina

A Patagônia Argentina é um ponto turístico da Argentina em que a natureza brilha, encanta e surpreende. Composta pelas províncias La Pampa, Neuquén, Rio Negro, Chubut, Santa Cruz e Terra do Fogo. 

É uma região predominantemente fria e seca e apresenta um espetáculo atrás do outro.

17) Parque Nacional Los Glaciares em El Calafate

parque los glaciares na patagonia como um dos pontos turisticos argentina
Parque Los Glaciares | Foto: AFCC Aventuras

É o caso da geleira Perito Moreno, no Parque Nacional Los Glaciares em El Calafate. Ou a beleza estonteante das paisagens coloridas ao entardecer de El Chalten. Há vários hotéis em El Calafate charmosos e com preços variados para completar sua experiência de viagem.

>> Compre seu ingresso e saiba mais sobre os passeios em El Calafate.

18) Península Valdés

peninsula valdes como um dos pontos turisticos argentina
Foto: Tommaso Olmeda, via Flickr

O passeio fica mais inesquecível indo para Península Valdés, Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO com seis reservas naturais. Faça uma parada na pitoresca vila da ilha, Puerto Pirámides e assista o show das baleias francas austrais. Normalmente nos meses de maio e dezembro.  

Muito contraste de cores, como o belo mar azul e as pálidas formações rochosas. Ainda é possível realizar passeios de barco, mergulhos, trilhas e aproveitar os restaurantes de Puerto Pirámides. 

Bariloche e Ushuaia são pontos turísticos da Argentina famosos e localizados na região da Patagônia Argentina.

>> Adquira seu ingresso e saiba mais sobre os passeio na Península Valdés clicando aqui.

O que fazer em Ushuaia

Ushuaia é a capital de Terra do Fogo, na Patagônia Argentina. É um ponto turístico da Argentina com temperaturas baixas, mesmo no Verão. 

Ushuaia tem passeios para todas as épocas do ano. Vale lembrar que no verão o sol pode durar 17 horas e no inverno ele brilha apenas por 7 horas por dia. A temperatura média do verão é de 10º, ótimo para passeios interessantes. Mas o inverno é perfeito para quem deseja praticar esportes na neve.

>> Leia mais Quando ir para Ushuaia

19) Museu do Fim do Mundo

museu do fim do mundo em ushuaia como um dos pontos turisticos argentina
Foto: Robert English, via Flickr

Além dos passeios de barco, trilhas pelos parques você também pode conhecer o Museu do Fim do Mundo.

20) Canal de Beagle e Parque Nacional Tierra del Fuego

canal de beagle em ushuaia como um dos pontos turisticos argentina
Canal de Beagle | Foto: Flávio Antunes

A cidade portuária tem sido importante ponto de parada para passeios pela Antártica. No passeio pelo Canal de Beagle desvende os pinguins, leões marinhos e outras espécies. E, claro faça a parada obrigatória no Parque Nacional Tierra del Fuego.

A beleza natural do parque é impressionante. Um mix de floresta de inverno, em tom cinza, verde, marrom com águas turquesa cristalinas nos lagos. É um dos pontos turísticos da Argentina mais exóticos.

>> Adquira seu ingresso e saiba mais sobre os passeios em Ushuaia clicando aqui.

21) Tour Turístico e Trem del Fin del Mundo

trem do fim do mundo em ushuaia como um dos pontos turisticos argentina
Passeio de trem no fim do mundo | Foto: Brian Baldrati

Fazer um mega tour turístico pela região é uma ótima pedida. Com direito a passeio no Trem del Fin del Mundo, paisagens geladas e drinque no bar de gelo da cidade. 

>> Adquira seu ingresso e saiba mais sobre os passeios clicando aqui.

22) Laguna Esmeralda e Ilha Martillo

laguna esmeralda em ushuaia como um dos pontos turisticos argentina
Laguna Esmeralda | Foto: Brian Baldrati

Conhecer a Laguna Esmeralda de perto é realmente único, mas exige preparo, uma trilha total de 10 km. Outro passeio diferente deste ponto turístico da Argentina é ver os vários pinguins em seu habitat natural na Ilha Martillo.

>> Adquira seu ingresso e saiba mais sobre esse passeio clicando aqui.

Pontos turísticos nas Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu são o resultado de um erupção vulcânica, são 2,7 km de largura, com altura que varia de 60 a 82 metros. Os 275 saltos de água estão divididas na fronteira Brasil e Argentina em meio à Selva Paranaense.

Considerada Patrimônio Natural da Humanidade, as Cataratas surpreendem pela grandiosidade e poder de suas águas. A melhor época para conhecer é após o período de chuvas. O rio fica mais cheio e as quedas de água ganham mais força.

23) Parque Nacional Iguazú – Cataratas do Iguaçu do lado argentino

parque cataratas do iguazú como um dos pontos turisticos argentina
Foto: K.B.L. Luccia, via Flickr

O Parque Nacional Iguazú, em Puerto Iguazú, recebe a sua parte das Cataratas do Iguaçu no lado argentino. Dois terços das Cataratas é Argentina, ponto turístico super importante para o país. O parque possui três trilhas e um trenzinho que leva até mais próximo do acesso às Cataratas do Iguazú.

O Parque Nacional Iguazú funciona diariamente, das 8 da manhã às 16h30, podendo permanecer no parque até às 18h. Os ingressos são cobrados em pesos argentinos, podem ser adquiridos diretamente na bilheteria ou pelo site. Brasileiros possuem desconto e pagam AR$640.

De Foz do Iguaçu, pegue um ônibus comum, com destino a Puerto Iguazú, no Terminal de Ônibus Internacional – Argentina. Na Rua Mem de Sá, 26-158. A parada de ônibus comum fica ao lado do Terminal de Transporte Urbano – Pedro Antonio de Nadai. 

O ônibus leva até a rodoviária da cidade Argentina, lá você pega o ônibus da Rio Uruguay para as Cataratas. O trajeto completo, desde Foz do Iguaçu, até as Cataratas do Iguazú leva cerca de 1h30. Sendo assim, quanto mais cedo se organizar, melhor. Lembre-se de levar os seus documentos (passaporte ou documentos de identidade) para cruzar a fronteira.

Adquira aqui seu ingresso para o Parque Nacional Iguazú e confira abaixo outras opções do passeio:

Pontos turísticos em Salta

Cone de Arita, Salta - Um dos pontos turísticos da Argentina - Foto: wikipédia
Cone de Arita, Salta – Um dos pontos turísticos da Argentina – Foto: wikipédia

Localizado a mais de 1.000 metros de altitude, Salta, no norte da Argentina não é um ponto turístico da Argentina muito explorado. Contudo revela uma beleza inusitada, como o pico mais perfeito do mundo no Cone de Arita, em Salar de Arizaro. 

24) Museu de Arqueologia de Alta Montanha

museu de arqueologia de alta montanha em salta como um dos pontos turisticos argentina
Foto: Renata Fetzner, via Flickr

O centro pacato é repleto de ruas estreitas e casas coloniais. Os museus preservam a história local, como as múmias no Museu de Arqueologia de Alta Montanha e ainda há a bela Catedral de Salta.

Lembrando que Salta é a terra das empanadas mais famosas do mundo, então não deixe de provar várias.

25) Cerro San Bernardo

cerro san bernardo em salta como um dos pontos turisticos argentina
Vista do Cerro San Bernardo | Foto: Rubén, via Flickr

Aproveite para ver a cidade do alto do Cerro San Bernardo. O teleférico leva para um dos pontos mais alto de Salta. A vista panorâmica da cidade é um incrível ponto turístico da Argentina.

No caminho para a cidade gaúcha Cafayate, se deslumbre com as formações rochosas da Quebrada de las Conchas. O vinho branco típico da Argentina, conhecido como vinho Torrontés e desta região. Descubra mais nos tours guiados dos vinhedos de Cafayate, como a Bodega Piattelli.

>> Clique aqui e confira os preços e ingressos para Excursão a Cafayate com degustação de vinhos.

Pontos turísticos em Valle de La Luna

No noroeste da Argentina, na província de San Juan fica o Parque Provincial de Ischigualasto, também conhecido como Valle de La Luna. É um ponto turístico da Argentina com formações geológicas singulares. Um deserto de muitos penhascos, cânions e curiosas esferas de pedra. 

26) Parque Provincial de Ischigualasto ou Valle de La Luna

Próximo da fronteira com o Chile, é ideal para viajantes que gostam de se aventurar em trilhas pitorescas. Muita natureza, tons terrosos e quase nada de turistas para esbarrar. Se hospede na graciosa San Agustin del Valle Fertil.

Como um clássico deserto, Valle de La Luna é conhecida por seu clima seco. Noites geladas de -10ºC e dias muito quentes, podendo atingir 45ºC. 

O parque oferece uma verdadeira viagem no tempo dos homens das cavernas com fósseis de dinossauros. A melhor época para conhecer Valle de La Luna é abril à junho e de agosto à novembro. 

Pontos turísticos em Jujuy

Jujuy é a última província no noroeste da Argentina, ele está no território de Salta e faz divisa com o Chile e a Bolívia. Além de ter ótimos hotéis em Jujuy, este destino reúne diversas atrações turísticas, como montanhas coloridas, um deserto de sal e vilas excêntricas.

Para você ter um turismo completo em Jujuy e explorar tudo o que a região tem a oferecer, as Salinas Grandes, o Cerro de los Siete Colores e a Quebrada de Humahuaca precisam entrar para o seu roteiro de viagem! E, o melhor de tudo, é que o destino é barato por conta de não ser tão procurado como Buenos Aires, Ushuaia e a Patagônia Argentina.

27) Deserto de Sal de Jujuy

Imagem das Salinas Grandes, o deserto de sal em Jujuy. No meio, em fileira reta, vários quadrados com gelo, e ao redor o deserto de sal.
Salinas Grandes – Foto: teoteco via Flickr

As Salinas Grandes, em Jujuy, é o segundo maior deserto de sal do mundo! Ela fica próxima de Purmamarca, um dos vilarejos de Jujuy. 

Para chegar até esta atração turística, é necessário pegar a Ruta Nacional 52 (RN-52). O passeio dura em torno de 1h, mas a estrada é tão encantadora que você nem vai perceber o tempo passar.

E você pode se hospedar tanto nos hotéis em Jujuy quanto num camping de luxo localizado nas Salinas Grandes. Com toda certeza você não irá se arrepender.

28) Cerro de Siete Colores (Montanha de Sete Cores)

O Cerro de los Siete Colores está localizado na vila de Purmamarca e é um dos principais pontos turísticos de Jujuy. Isso porque os minerais acumulados nas diferentes camadas da montanha fazem com que ela seja toda colorida.

Apesar de ser chamada de “Montanha de Sete Cores”, as montanhas mudam de tom durante o dia todo por conta da posição do sol, proporcionando uma paleta de cores infinitas. 

Um dos pontos altos é o fato de ter uma grande variedade de hotéis em Jujuy que estão a poucos passos do Cerro de los Siete Colores.

29) Quebrada de Humahuaca

A Quebrada de Humahuaca está no centro de Jujuy e é composta por ruas de pedra, pinturas nas paredes, estátuas de barro e artesanatos. A região é chamada de “quebrada” por conta do vilarejo ficar entre duas montanhas e ter o Rio Grande. 

Este é um dos principais vilarejos de Jujuy por conta de oferecer uma esplêndida vista da Cordilheira dos Andes. Antes de escolher uma hospedagem na Quebrada de Humahuaca, é bom você saber que o local não possui muitas opções de estadias. Nossa dica é também conhecer a vila vizinha, a Purmamarca, pois oferece melhor infraestrutura para os viajantes.

Curtiu nossas dicas dos principais pontos turísticos Argentina? Não deixe de anotar tudo e se ficou com alguma dúvida, comente aqui que nós te ajudamos.

Seguro viagem Argentina

Contratar um seguro viagem para a Argentina é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Chip de celular Argentina

Que tal passar toda sua temporada na Argentina 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade na Argentina. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS