Sem dúvida os pontos turísticos da Áustria estão entre os lugares mais lindos do mundo! Confira 27 lugares para conhecer em uma viagem por lá.

A Áustria é um país da Europa Central (apesar de ser vizinha do Leste Europeu, o país não faz parte do bloco leste!) e certamente um excelente destino de viagem para turismo. Sem dúvida os pontos turísticos da Áustria estão entre os lugares mais lindos do mundo!

Apesar de pequeno para os padrões brasileiros (são menos de 9 milhões de habitantes), oferece uma diversidade incrível de atrações. Para quem gosta de arquitetura, castelos, cidades antigas, é um prato cheio.

Mas se você gosta de natureza, esportes radicais e passeios ao ar livre, também tem lugares lindos no país. Mesmo sem praia (a Áustria não tem saída para o mar), os austríacos sabem aproveitar o verão como poucos às margens de rios ou lagos de águas cristalinas.

E, sem dúvida, não dá para deixar de citar que boa parte dos Alpes está no oeste austríaco. Ou seja, os fãs de esportes de inverno como esqui e snowboard estão nos céus nas montanhas austríacas.

Então, preparado para conhecer alguns dos principais pontos do país? Fizemos uma lista dividida pelas principais cidades. Se você quiser mais informações e pontos turísticos sensacionais, não deixe de ver o guia completo para cada uma dessas cidades!

Mapa de Pontos Turísticos na Áustria

Principais Pontos Turísticos da Áustria

Vamos começar por Viena? A cidade da música clássica, Viena é a capital da Áustria. Foi também o centro político do império dos Habsburgos, um dos maiores e mais importantes do século 20.

A cidade mostra bem que foi palco de impérios, pois é difícil caminhar sem dar de cara com construções impressionantes e lindíssimas. Mesmo assim, ainda há muita natureza em Viena e você pode aproveitar parques e passeios no rio Danúbio. Fizemos um post detalhado com os pontos turísticos de Viena, caso fique interessado em saber mais. 😉

1) Palácio Imperial de Hofburg, Viena

O Palácio Imperial de Hofburg foi construído no século 13 e era, como o nome sugere, a residência oficial dos imperadores. Atualmente, é o local de trabalho e moradia do presidente da Áustria.

O enorme complexo abriga o Museu da Sisi (imperatriz Elisabeth) e a incrível-digna-de-filmes Biblioteca Nacional Austríaca.

pontos turisticos como o Palacio Imperial de Hofburg na Austria
Palácio Imperial de Hofburg | Foto: Leonhard Niederwimmer, via Pixabay

2) Palácio de Schönbrunn, Viena

Já o Schönbrunn é a principal residência de verão da família imperial na capital austríaca. O palácio em si também é enorme e impressionante, mas talvez a melhor parte sejam os jardins. Não dá para deixar de visitar.

Há fontes, labirinto, opções de restaurantes e cafés. Suba até a Gloriette e você vai ter uma vista linda da cidade de Viena. O terreno do palácio também abriga o zoológico de Viena, que é o mais antigo ainda em operação do mundo, e piscinas públicas (mas com acesso pago).

Palácio de Schönbrunn nos pontos turisticos da austria
Palácio Schönbrunn | Foto: Franzpix, via Pixabay

3) Catedral de São Estevão, Viena

Também certamente um dos principais cartões postais de Viena, é a mais alta catedral da Áustria. Conhecida como Stephansdom, ela foi construída no século 14 em uma mistura de estilos gótico e românico.

As torres estão abertas para visitação, inclusive no concorrido horário do por do sol, e reservam uma bela vista do centro de Viena.

catedral de são estevão dos pontos turisticos na austria
Catedral de São Estevão | Foto: NakNakNak, via Pixabay

4) Ópera de Viena

Sem dúvida um dos prédios mais lindos de Viena, tanto por dentro quanto por fora. E especialmente à noite, quando a iluminação impressiona. A Wiener Staatsoper foi construída no final do século 19.

opera de viena nos pontos turisticos daa austria
Ópera de Viena | Foto: Pixabay

5) Prater e Donauturm, Viena

Um pouquinho de natureza e diversão para mostrar que Viena oferece de tudo um pouco! Prater é um gigante parque aberto e que conta também com um parque de diversões.

Parada obrigatória é a Wiener Riesenrad, a roda gigante de 1897 ainda em operação e que rende tanto fotos quanto vistas bonitas. Outro parque que vale a pena é o Parque Donau, lá você encontra a Donauturm, a maior torre da Áustria, onde é possível pular de bungee jumping ou comer uma refeição no restaurante que gira 360 graus.

prater em viena
Prater | Foto:Alfred Stier, via Pixabay

6) Fortaleza de Hohensalzburg, Salzburgo

Salzburg, a famosa terra do filme a Noviça Rebelde e cidade natal do compositor Mozart. Ambos fazem parte da história da cidade, que se orgulha do seu histórico musical e artístico.

A cidade em si já é linda, mas ainda ajuda que ela fica em uma das regiões com natureza incrível na Áustria: resorts nos Alpes e lagos de águas verdes ou azuis impressionantes.

Sem dúvida o cartão postal de Salzburg, a fortaleza fica no topo do monte Festungsberg. Construído há mais de 900 anos, é um dos maiores castelos medievais de todo continente europeu e certamente um dos mais bem preservados. É possível fazer visitas guiadas à fortaleza, um dos principais pontos turísticos da Áustria.

fortaleza de hohensalzburg nos pontos turisticos da austria
Fortaleza de Hohensalzburg | Foto: Wolfgang Zimmel, via Pixabay

7) Schloss Hellbrunn, Salzburgo

Um palácio barroco localizado um pouco distante do centro de Salzburg. Foi construído em 1619 e impressiona também por seu lindo jardim decorado.

8) Schloss Mirabell, Salzburgo

Esse palácio foi construído por um príncipe em 1606 que queria impressionar sua amante. A história já ilustra bem o tipo de beleza que vamos encontrar. Pode se preparar para se surpreender com os jardins ornamentais e o interior de opulência pura.

Schloss Mirabell nos pontos turisticos da Austria
Schloss Mirabell | Foto: Soojeong Lee, via Pixabay

9) Residenz, Salzburgo

Um belo prédio que abriga uma coleção de artes no centro da cidade. A Residenz galeria apresenta obras de artistas como o holandês Rembrandt.

10) Catedral de Salzburgo

Em estilo barroco, a catedral do século 17 foi construída no ponto onde antes havia uma igreja de 774. A “Dom” de Salzburg, que tem entrada gratuita, também apresenta uma coleção com tesouros sacros.

Catedral de Salzburgo
Catedral de Salzburgo | Foto: Hans Braxmeier, via Pixabay

11) Hallstätter See, Hallstatt

Uma boa ideia é visitar lago de Hallstatt, onde é possível fazer passeio de barco e aproveitar vistas lindas do vilarejo. Afinal, Hallstatt é certamente um dos cartões postais da Áustria.

A cidade é tão linda que, na China, existe uma réplica em Luoyang. Mesmo assim, pode se preparar para os inúmeros turistas (chineses e do mundo todo) que param nesse vilarejo de menos de mil habitantes.

Apesar da superlotação, dá para entender o que atrai as pessoas para esse que é um dos principais pontos turísticos da Áustria.

Hallstätter See nos pontos turisticos da austria
Hallstätter See | Foto: Kent Wang, via Flickr

12) Salzwelten, Hallstatt

A mais antiga mina de sal do mundo, com tours guiados, escorregadores para descer às profundezas e pontos de observação panorâmicos

13) Cavernas de Dachstein, Hallstatt

Pertinho de Hallstatt, algumas cavernas têm incríveis estruturas de gelo iluminadas. Outras, estão entre as mais profundas e longas do mundo.

Dachstein nos pontos turisticos da ustria
Dachstein Giant Ice Cave | Foto: Karen Justl, via Flickr

14) Krippenstein e 5Fingers, Hallstatt

Um ponto turístico da Áustria perfeito para quem gosta de vistas panorâmicas e fotos de tirar o fôlego.

15) Dachstein Hängebrücke, Hallstatt

Outra opção para vistas incríveis (a região é especialmente cheia deles), uma ponte suspensa e uma “escada para o nada” fazem parte do complexo que vale a visita.

Dachstein Hängebrücke nos pontos turisticos na autria
Dachstein Hängebrücke | Foto: Elsemargriet, via Pixabay

16) Hofkirche, Innsbruck

Innsbruck é uma joia austríaca, certamente. A cidade fica no meio das montanhas do estado do Tirol e traz algumas das principais imagens que a veem à mente quando pensamos em Áustria. Aliás, é visita obrigatória para quem curte esquiar.

Hofkirche, por exemplo, é uma das igrejas barrocas mais lindas da Áustria, com uma tumba impressionante e estátuas imponentes.

hofkirche nos pontos turisticos na austria
Hofkirche | Foto: Tonal Decay, via Flickr

17) Hofburg, Innsbruck

O palácio imperial construído no século 15, que passou por uma renovação barroca e é considerado um dos três mais importantes centros culturais da Áustria.

18) Schloss Ambras, Innsbruck

Um imponente palácio com vistas para as montanhas, belos jardins e halls majestosos.

Schloss Ambras nos pontos turisticos da austria
Schloss Ambras | Foto: Luca Galli, via Flickr

19) Goldenes Dachl, Innsbruck

Sem dúvida um dos principais pontos turísticos da Áustria, ou ao menos de Innsbruck. O telhado dourado é feito de mais de 2500 telhas de cobre cobertas em ouro.

20) Bergisel, Innsbruck

Não dá para deixar de visitar, pois é do alto do Bergisel que você vai ter uma vista imperdível de Innsbruck e das montanhas ao redor da cidade.

21) Linz

A cidade de Linz conhecida por ser um centro de tecnologia e arte moderna, mas sem perder seu charme. Perfeita para quem gosta de museus, como o Ars Electronica Center, um museu do futuro.

Mas também vale a visita pela nova catedral, ou Neuer Dom, uma das mais importantes da Áustria. Perto de Linz, é possível visitar o Mauthausen Memorial, memorial construído onde havia um campo de concentração nazista.

Linz | Foto: NickyPe, via Pixabay

22) Graz

Graz é a segunda maior cidade da Áustria, com pouco menos de 300 mil habitantes. É conhecida por ser uma enorme cidade universitária, já que 60 mil estudantes estudam em uma de suas seis universidades.

O centro histórico da cidade e o monte que abriga o castelo Schlossberg são considerados patrimônios da humanidade pela Unesco e valem a visita. Perto de Graz você pode visitar a Benedictine Abbey, um mosteiro com a maior biblioteca de mosteiro do mundo.

graz na austria
Graz | Foto: Erwin, via Flickr

23) Semmeringbahn

Um passeio de trem que passa por diversos túneis e viadutos, parece coisa de filme e chega à Semmering Bahnhof, a estação a 896 m de altitude. A linha de trem foi a primeira nos Alpes e se tornou patrimônio da Unesco.

24) Wachau

A região do Danúbio entre Krems an der Donau e Melk é uma das mais lindas da Áustria, especialmente se você gosta de vinhedos, natureza e vilas fofa. Além disso, ainda há fortalezas centenárias que valem a pena a visita.

wachau nos pontos turisticos na austria
Wachau | Foto: Jggrz, via Pixabay

25) Grossglockner Road

Sem dúvida a viagem perfeita para quem gosta de roadtrips. Isso porque a famosa estrada construída na década de 1930 é absurdamente linda e fotogênica. Se prepare para paradas estratégicas a cada minuto por conta das vistas incríveis.

26) Stift Melk

Melk é localizada a oeste de Viena, menos de uma hora de carro. A cidade é famosa por seu impressionante mosteiro, além do castelo Schallaburg, a 6 quilômetros da cidade. Um dos principais pontos turísticos da Áustria, principalmente para quem está em Viena.

27) Krimmler Wasserfälle

Uma cachoeira impressionante e linda independentemente da época do ano (sim, é possível encontrar com ela toda congelada). É a mais alta da Europa e a trilha para chegar ao topo é sensacional.

Krimmler Wasserfälle nos pontos turisticos da austria
Krimmler Wasserfälle | Foto: Frans Berkelaar, via Flickr

Confira também nosso guia de viagem por cada cidade da Áustria:

  • Innsbruck – O Guia Completo para Viajantes
  • Graz – Tudo para você planejar sua viagem
  • Salzburg – Tudo para você planejar sua viagem
  • Linz – O Guia de Viagem Completo da Cidade
  • Hallstatt – O Guia Completo para Viajantes

Onde Ficar na Áustria – Lugares Próximos aos Pontos Turísticos da Áustria

A Áustria tem opções de hospedagem para todos os gostos! De hostels mais em conta (mas ainda super confortáveis e bem localizados) até literalmente palácios.

Confira os melhores lugares onde ficar na Áustria nos posts dedicados para cada destino do país. Leia também nosso guia completo Onde ficar em Viena, com dicas dos melhores bairros e hotéis.

Encontre as melhores hospedagem na Áustria no Booking.com

Clique na foto e faça sua reserva no Hallstatt Hideaway

Chip de Internet na Áustria

Está cada vez mais fácil e barato ter internet ilimitada durante toda a viagem pela Áustria. Hoje em dia você pode comprar online um chip internacional de celular enquanto ainda estiver aqui no Brasil. Nós sempre usamos e adoramos!

Você recebe o sim card em seu endereço e depois é só inserir no celular para já chegar ao destino com a internet 4G ilimitada funcionando.

Quer ter internet ilimitada durante toda a viagem?
Compare os preços e compre seu chip de viagem internacional antecipadamente na
America Chip.

Seguro Viagem para Áustria

Contratar um seguro viagem para Paris é obrigatório. Tudo isso por causa do Tratado de Schengen, que obrigada a contratação de um seguro viagem Europa com cobertura médico-hospitalar de no mínimo 30 mil euros.

Leia tudo sobre seguro viagem:

Faça sua cotação de seguro viagem na Seguros Promo e garanta 5% de desconto com nosso cupom DICASDEVIAGEM5

Grossglockner Road
Grossglockner Road | Foto: Stux, via Pixabay

Aluguel de Carro na Áustria

Alugar um carro na Áustria é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Passagens Aéreas para a Áustria

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para a Áustria, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Innsbruck
Innsbruck | Foto: David Oxberry, via Pixabay

Leia Todas as Nossas Dicas e Posts da Áustria

Gostou dos pontos turísticos da Áustria? Comente aqui!