Esses pontos turísticos vão te fazer incluir Bogotá no seu próximo destino de viagem e ainda se apaixonar por essa surpreendente capital.

Conhecer os pontos turísticos de Bogotá ganha cada vez mais espaço no roteiro de viagens e já é uma das capitais mais interessantes para se visitar na América do Sul. Seu passado violento e inseguro ficou para trás e hoje a cidade se tornou um destino que transborda história, arte e cultura. 

Além de ser a capital da Colômbia, Bogotá também é o centro econômico e administrativo do país. Lendo assim até parece que essa é uma cidade quadrada e sem muitos atrativos. Mas não se deixe enganar, permita-se conhecer e viajar por esse destino que vai te conquistar.


Contrate seu seguro viagem com desconto!
Ganhe 10% off com o cupom DICASDEVIAGEM5 + pagamento em boleto.
Clique aqui e aproveite!


Mapa com os principais pontos turísticos de Bogotá

Confira os principais pontos turísticos de Bogotá que você precisa conhecer:

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço, sem IOF, e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Melhores pontos turísticos de Bogotá

La Candelaria e o Centro Histórico

O bairro de La Candelaria, como é conhecido o centro histórico, é o principal ponto turístico de Bogotá. Dá para passar o dia caminhando pelas ruas e sempre ver algo novo. 

Um bom ponto de partida para qualquer tour na capital é a Plaza Bolívar de Bogotá. Ali estão localizados importantes prédios como o Palácio de Justiça, o Congresso, o Prefeitura e a Catedral Principal de Bogotá. Já deu para perceber a imponência desse lugar. Não deixe de visitar. 

Bogotá é uma cidade que respira e inspira arte e cultura, passear pelas ruas estreitas dos arredores da Plaza Chorro de Quevedo é imperdível. Paredes coloridas, que contam histórias e retratam a realidade. Tente fazer o Tour de Graffiti – oferecido muitas vezes pelas hospedagens e agências de turismo. Não cheguei a fazer esse tour, mas certamente é muito interessante e rende boas fotos.  

Catedral Principal dos pontos turisticos em Bogot
Catedral Principal de Bogotá | Foto: Reg Natarajan, via Flickr
Prefeitura dos pontos turisticos em Bogotá
Prefeitura de Bogotá | Foto: Reg Natarajan, via Flickr
congresso de bogotá
Congresso de Bogotá | Foto: Reg Natarajan, via Flickr

Museo del Oro de Bogotá

O Museu do Ouro de Bogotá é um dos mais importantes museus da capital colombiana. Foi fundado em 1938 pelo Banco da República, com o objetivo de proteger o patrimônio e história nacional. 

São mais de 54 mil itens que ajudam a contar a história de vida e cultural dos povos que viviam no atual território colombiano. Em 2008 passou por uma reforma, ampliou seu espaço e se reorganizou em quatro salas de exposições permanentes e em duas salas abertas a novas artes e artistas:

  • El trabajo de los metales” – Descubra o processo e os benefícios do trabalho com os metais. 
  • La gente y el oro” – Uma viagem de norte a sul, com a proposta de entender e conhecer mais sobre a cultura e a organização como sociedade dos povos pré-hispânicos. 
  • La ofrenda” – Sala que apresenta os objetos relacionados com as cerimônias e a arte das oferendas. 
  • Cosmología y simbolismo” – Mitos e simbolismos, peças que contribuíram para dar sentido na forma de vida e organização dos povos antigos. 
pontos turisticos em bogota com o museu do ouro
Museu do Ouro | Foto: Banrepcultural, via Flickr

Visita guiada do Museu do Oro

O museu oferece tour guiado em horários pré-determinados e já incluídos no custo da entrada. Caso tenha interesse, fique atento aos dias e horários, e chegue com antecedência para reservar seu lugar.  O tour dura em torno de 1h30. 

  • De terça a sexta: às 11h, 15h e 16 em espanhol. Às 11h e 16h em inglês. 
  • Aos sábados: às 10h, 11h, 15h e 16h em espanhol. Às 11h e 16h em inglês. 

Caso não consiga chegar no horário ou não tenha mais disponibilidade, uma outra forma de aproveitar sua visita é baixar o app do museu com audioguia disponível em português, inglês e francês.

Aberto de terça a sábado das 9h às 17h e aos domingos das 10h às 17h (não abre às segundas). A entrada, normalmente custa 4.000 COP, porém em tempos de pandemia a visitação está gratuita. Então é preciso apenas reservar uma data previamente no site oficial do museu clicando aqui

museu do outro nos principais pontos turisticos em bogota
Sala de visitação do Museo del Oro | Foto: Nigel Burgher, via Flickr
museu de ouro em bogota
Artefato Pre-Colombiano em Ouro | Foto: McKay Savage, via Flickr

Museu Botero

Fernando Botero é pintor e escultor colombiano, nascido em Medellín. Nos anos 2000, Botero doou ao Banco de la República parte de suas obras e também sua coleção particular – com itens de outros artistas, e foi com essas peças que se fundou o atual Museu Botero

Foram doadas 208 obras, entre pinturas e esculturas, sendo 123 de autoria própria e outras 85 de artistas internacionais. Hoje, o Museu Botero é considerado como uma das cinco mais importantes coleções públicas de arte da América Latina e um dos principais pontos turísticos de Bogotá. 

Um museu interessante e descontraído, que atrai um público de todas as idades e vale muito a visita. Essa pode ser uma grande oportunidade de ver não só a artes de Fernando Botero, mas também de grandes e renomados artistas como Picasso, Renoir, Dali e Monet.

Visita guiada do Museu Botero

Caso tenha interesse em fazer um tour guiado pelo museu, fique atento aos dias e horários. Chegue com um pouco de antecedência para reservar seu lugar.  

  • De segunda a sexta: das 12h30 às 13h30, das 16h às 17 e das 17h30 às 18h30  (exceto terça, que o museu não abre). 
  • Aos sábados: às 10h, 12h, 14h e 16h.

Aberto de segunda à sábado das 9h às 17h (fechado às terças). Aos domingo das 10h às 17h. Entrada gratuita.  

mudeu botero nos pontos turistico em bogota
Museu Botero | Foto: Reg Natarajan, via Flickr

Zona Rosa e Zona-T

A Zona Rosa é mais um bairro queridinho entre os visitantes de Bogotá, principalmente para quem busca por bons restaurantes, bares, cafés e lojas de grife internacionais – um lugar com uma vida noturna bem movimentada. 

A Zona T, é uma área exclusiva para pedestres localizada na Zona Rosa, é o encontro da Carrera 12a com a Calle 83. Essas duas ruas se unem em formato da letra T, por isso o nome da região. 

Zona Rosa em Bogotá
Lojas na Zona Rosa | Foto: Jimmy Baikovicius, via Flickr

Cerro Monserrate 

O Cerro Monserrate está a 3.125 m acima do nível do mar e é o ponto mais alto da cidade. A vista lá do alto, desde seus mirantes, é surpreendente. 

Está aberto o ano todo e há três possíveis formas de acessar o topo: caminhando, de teleférico ou funicular. É possível subir caminhando e descer de funicular ou teleférico; ou quem sabe subir em funicular e descer de teleférico ou até mesmo caminhando. 

  • Trilha – Aberta para subida a partir das 5h da manhã até às 13h. Verifique o horário limite para descer – quando eu fui era possível descer até às 16h.  A trilha tem duração de cerca de 1h de subida intensa.
  • Funicular – De segunda à sábado das 6h30 às 23h30. Aos domingos das 5h30 às 18h. E em feriados das 6h30 às 18h.
  • Teleférico – De segunda a sábado das 12h às 22h. Aos domingos das 5h30 às 18h.

O Cerro Monserrate é um dos pontos turísticos de Bogotá que valem a visita. Quando estiver planejando sua viagem, fique de olho no site oficial do Cerro Monserrate. Os horários de funcionamento, de subida e descida, são alterados com frequência, mas estão sempre atualizados no site.

cerro monserrate nos pontos turisticos em bogota
Cerro Monserrate | Foto: Christian Córdova, via Flickr
restaurante santa clara com a vista de bogota
Restaurante Santa Clara no topo do Cerro Monserrate | Foto: Rutabogo, via Flickr

Catedral de Sal

É no Parque de la Sal, na cidade de Zipaquirá, a 50 km do centro histórico de Bogotá, que está a Catedral de Sal. Aproveite para conhecer um dos pontos turísticos de Bogotá mais impressionantes. Independente da sua religião e crença, esse passeio pode ser uma experiência muito interessante. 

Os túneis da antiga e desativada mina de sal levam os visitantes até a nave principal da igreja, que está a 180m de profundidade. O caminho é todo decorado e conta as etapas da via crucis – caminho percorrido por Jesus enquanto carregava a cruz antes de sua crucificação.

Aberto todos os dias das 9h às 17h40. As entradas custam a partir de 37.500 COP por pessoa.

catedral de sal nos pontos turisticos em Bogotá
Catedral de Sal | Foto: Nigel Burgher, via Flickr

Casa de Moneda

O Museu Casa de Moneda, localizado próximo ao Museu Botero. Aqui foram cunhadas as primeiras moedas de ouro da América, em 1622.

Aberto ao público em 1961, o museu exibe uma grande coleção de moedas e bilhetes em papel. Conta de forma didática e muito interessante a história desse país.

Aberto às segundas e quartas-feiras, das 9h às 17h (fechado às terças), e aos domingos, das 10h às 17h. A entrada é gratuita.  

casa de moneda em bogotá
Casa de Moneda | Foto: Banrepcultural, via Flickr

Museu Nacional da Colômbia

O Museu Nacional da Colômbia foi fundado em 1823, e é o museu mais antigo do país. Entre as mais de 20 mil obras expostas, estão pinturas, esculturas, desenhos e artes que englobam desde o período colonial colombiano aos dias de hoje. Localizado no bairro de La Merced, a 2 km da Plaza de Bolívar, no centro histórico. 

Aberto de terça a sábado das 10h às 18h (fechado às segundas), e aos domingos das 10h às 17h. A entrada custa 2.000 COP para adulto entre 18 e 59 anos, adolescentes pagam 1.000 COP e crianças e idosos acima de 60 anos não pagam.

sala de visitação no museu nacional da colômbia
Museu Nacional da Colômbia | Foto: Reg Natarajan, via Flickr

Maloka Museu Interativo

Os pontos turísticos em Bogotá agradam até os pequenos. O Maloka Museu Interativo é um lugar ideal para quem viaja com crianças. Um museu divertido, e como o próprio nome diz, interativo. Quanto mais se envolver nas atividades, mais interessante será sua visita e seu aprendizado.

As exposições abrangem temas como ciência, tecnologia e sobre o universo, além de apresentações de filmes 2D e 3D no Cinema Domo (cúpula) e na Sala Digital. 

As experiências interativas estão abertas o ano todo, de terça a domingo. O Domo e a Sala Digital possuem horários pré-definidos das apresentações, e variam conforme o dia da semana. Fique de olho no site para mais informações.

O museu fica aberto de terça a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, e nas quintas-feiras o horário se estende até às 19h. Já os fins de semana são das 9h às 18h. Entradas a partir de 5.000 COP por pessoa podendo variar até 39.900 COP por pessoa, dependendo do tipo de atividade escolhida.

museu maloka nos pontos turisticos em bogotá
Museu Maloka | Foto: Eli Duke, via Flickr

Torre Colpatria

Localizada no bairro Centro Comercial de Bogotá, a Torre Colpatria, é um dos prédios mais altos da América do Sul, com 196 metros de altura. Apesar de ser um prédio comercial, é possível acessar o 48º andar e ter uma vista panorâmica 360º da cidade. 

Aberto ao público nas quintas-feiras das 18h às 21h, aos sábados das 14h às 20h e aos domingos e feriados das 11h às 17h. Entrada 8.000 COP por pessoa.

torre colpatria a noite nos pontos turisticos em bogotá
Torre Colpatria | Foto: Tijs Zwinkels, via Flickr

Jardim Botânico de Bogotá

O Jardín Botánico José Celestino Mutis, ou Jardim Botânico de Bogotá, é um verdadeiro refúgio em meio ao agito da capital. Um lugar para caminhar, relaxar e admirar a natureza. 

São mais de 70 variedades de rosas cultivadas, lindos jardins de orquídeas, áreas climatizadas com espécies nativas de regiões frias, amazônicas e até mesmo de regiões mais quentes e desérticas, como os cactos e suculentas. Além de outras plantas e árvores. 

Aberto de segunda à quinta-feira das 8h às 17h e nos finais de semana e feriados das 9h às 17h. Fechado toda primeira segunda feira do mês – caso segunda-feira seja um feriado, o Jardim Botânico ficará fechado na manhã da terça-feira. Adultos pagam $5.000 COP enquanto crianças menores de 5 anos e adultos maiores de 62 não pagam. 

jardim botânico em bogotá
Parque Botânico José Celestino Mutis | Foto: Jose A., via Flickr

Bogotá – Guia de Viagem

Bogotá, capital da Colômbia, é um dos destinos mais procurados no país. Este centro econômico colombiano também é um centro histórico repleto de cultura, alegria e gastronomia cativante! Ao visitar a cidade, vale a pena conhecer lugares icônicos como o Museu do Ouro e o Cerro Monserrate, assim como passear pelo bairro La Candelaria. Se você ainda não sabe o que fazer em Bogotá pode conferir nosso conteúdo completo com um roteiro especial pela capital colombiana durante 3 dias.

Reserve com antecedência todos os ingressos e passeios para Colômbia e evite filas com o GetYourGuide

Onde ficar em Bogotá

Bogotá é uma cidade com enorme variedade de hospedagem, desde hotéis a pousadas e hostels, até apartamentos para aluguel! E com tanta opção pode ser um pouco difícil escolher qual é a ideal para sua viagem. Por isso indicamos abaixo algumas opções de hotel que vão agradar a todos.

Lembrando que os melhores bairros para se hospedar são o La Candelaria, a Zona Rosa e o Chapinero.

Encontre as melhores hospedagem em Bogotá no Booking.com

Hotel Muisca
Hotel Muisca em La Candelaria | Clique na foto e faça sua reserva
NH Bogota Boheme Royal
NH Bogota Boheme Royal na Zona Rosa | Clique na foto e faça sua reserva
Selina Chapinero Bogota
Selina Chapinero Bogota em Chapinero | Clique na foto e faça sua reserva

Chip de Internet em Bogotá

Está cada vez mais fácil e barato ter internet ilimitada durante toda a viagem na Colômbia. Hoje em dia você pode comprar online um chip internacional de celular enquanto ainda estiver aqui no Brasil. Nós sempre usamos e adoramos! Você recebe o sim card em seu endereço e depois é só inserir no celular para já chegar ao destino com a internet 4G ilimitada funcionando.

Leia também mais dicas sobre chip:

Quer ter internet ilimitada durante toda a viagem?
Compare os preços e compre seu chip antecipadamente na America ChipEasySim4UO Meu Chip ou com o Viaje Conectado.

Seguro viagem para Colômbia

Contratar um seguro viagem para a Colômbia é indispensável. Para se divertir e aproveitar o melhor das atrações do país sem se preocupar, o melhor a fazer é contratar um seguro viagem com boa cobertura médico-hospitalar. Assim você fica tranquilo para curtir o destino.

Leia tudo sobre seguro viagem:

Faça sua cotação de seguro viagem na Seguros Promo e garanta 5% de desconto com nosso cupom DICASDEVIAGEM5

Aluguel de carro na Colômbia

Alugar um carro na Colômbia é uma ótima ideia para se conhecer as cidades vizinhas e belas praias escondidas. Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo e te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale muito a pena!

Passagens aéreas para Colômbia

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para Colômbia, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo. É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Gostou dos pontos turísticos de Bogotá? Comente aqui!

Dúvidas frequentes

Quais os melhores pontos turísticos de Bogotá?

Alguns dos melhores pontos turísticos em Bogotá são o centro histórico em La Candelaria, o Museu do Ouro, o Jardim Botânico de Bogotá e a Catedral de Sal. Confira mais pontos turísticos em Bogotá.

O que fazer em Bogotá em 1 dia?

Com pouco tempo na cidade, o ideal é focar seu passeio pelo centro histórico, no bairro de La Candelaria. Visite lugares como o Museu Botero, o Cerro Monserrate e a Casa de Moneda. Veja mais opções de o que fazer em Bogotá.

O que vale a pena conhecer em Bogotá?

Separamos 11 pontos turísticos em Bogotá que valem a pena conhecer, como:
Cerro de Monserrate
Casa de Moneda
Museu do Ouro
Jardim Botânico de Bogotá
Centro histórico…veja mais aqui.

O que fazer em Bogotá em 2 dias?

Quem fica 2 dias em Bogotá pode aproveitar o tempo para conhecer todo o centro histórico em La Candelaria e ainda visitar o Museu do Ouro, a Zona Rosa e até mesmo a Zona T. Confira aqui o que fazer em Bogotá.

Onde se hospedar em Bogotá?

Os melhores bairros para se hospedar são o La Candelaria, a Zona Rosa e o Chapinero em Bogotá. Algumas boas opções de hotel são o Hotel Muisca, o NH Bogota Boheme Royal e o Selina Chapinero Bogota. Confira onde ficar em Bogotá.

O que fazer em Bogotá em 3 dias?

Ao se hospedar por 3 dias em Bogotá vale a pena montar um roteiro completo com os principais pontos turísticos de Bogotá, como a Catedral de Sal, o Cerro Monserrate, o Museu do Ouro e a Zona Rosa. Aprenda tudo que precisa saber sobre o que fazer em Bogotá.

Leia todas as nossas dicas e posts da Colômbia