Nesta lista você vai conhecer os 12 pontos turísticos mais incríveis de Paris. São os principais lugares que você não pode deixar de visitar e conferir de perto, para uma viagem realmente completa pela cidade luz.

A Torre Eiffel, a Catedral de Notre Dame ou o Arco do Triunfo são os pontos turísticos de Paris mais famosos, que estampam toda e qualquer referência que fale da França e, principalmente, da cidade luz. Porém, Paris vai muito além desses três ícones de sua paisagem.

São muitos monumentos, museus, pontos históricos, prédios de arquitetura impressionante e lugares charmosos para conhecer no destino mais famoso do país. Por isso, fizemos esse texto para te ajudar a não perder nada de importante por lá, e aproveitar ao máximo sua viagem à capital francesa.

Você vai ver nesse post:

Caso queria pular alguma parte, é só clicar nos links abaixo para ir direto ao tópico 😉

Pedaço do bairro de Montmarte, em Paris, um dos pontos turísticos para conhecer na cidade
Paris é um charme, como esse cantinho de Montmartre – Foto: Unsplash

Mapa – Paris Pontos Turísticos

Além de ser conhecida como a cidade luz, Paris também é considerada o berço do Iluminismo, da moda e a capital da diversidade. Com tantos rótulos, imagine a enorme quantidade de informação para ver por lá.

Se você está planejando uma viagem para terras parisienses, confira nosso mapa com os principais lugares para visitar nessa cidade tão amada pelos viajantes:

Os principais pontos turísticos de Paris

1) Champs-Élysées

A Champs-Élysées, principal avenida de Paris, fica no oitavo arrondissement da cidade. São quase 2 km de extensão com muitas lojas de luxo, algumas fast fashion, restaurantes charmosos – que traduzem toda a atmosfera romântica de Paris-, além de bares e cinemas. 

A avenida se estende da Praça Charles de Gaulle (onde fica o Arco do Triunfo) até a Praça da Concórdia (ou Place de la Concorde) .

É possível chegar até lá de metrô. Para isso, use as estações: Champs-Elysée – Clemenceau (linha 1 e 13), Franklin D. Roosevelt (linhas 1 e 9), George V (linha 1) ou estação Charles de Gaulle-Étoile (linha 1, 2 e 6).

Que tal um tour guiado pela principal avenida de Paris? Clique aqui para ver as opções!

Vista aérea da avenida Champs-Èlysées, em Paris
A famosa avenida Champs-Èlysées – Foto: Pixabay

2) Torre Eiffel

O mais icônico ponto turístico de Paris é, sem dúvida, a Torre Eiffel. Construída em 1889, a silhueta de 300 metros de altura no coração da cidade se tornou um símbolo mundial.

Por receber mais de seis milhões de visitas por ano, o monumento está sempre cheio de turistas. Ainda mais no verão, época que atrai mais gente para a cidade – se você for a Paris nesta estação, compensa apostar em horários alternativos para a visita.

Subir ao topo da Torre Eiffel é uma das principais atrações na cidade. Ter uma visão panorâmica de Paris lá de cima é uma experiência única. A torre é dividida em três níveis, e o meio mais disputado para subí-los é o elevador (sempre com filas). Porém, se estiver com disposição dia, é possível ir pelas escadas até o segundo segundo nível – são mais 1.500 degraus e de lá pegar um elevador para o ponto mais alto.

As duas opções são pagas, porém ir de escada é mais barato é, o melhor, mais rápido e super possível.

Após conhecer o monumento por dentro, aproveite para fazer um piquenique no Jardim do Trocadéro, ao redor da torre, se o tempo estiver propício. 

>> Veja os 5 melhores lugares para assistir o por do sol em Paris

Compre os ingressos para a Torre Eiffel agora mesmo clicando aqui.

Ingressos e horários de funcionamento

O ingresso da Torre Eiffel custa, em média, 135 reais – há variações com relação à idade e aos andares que você quer visitar. Nós recomendamos a compra do ingresso com acesso aos três níveis. Afinal, você já vai estar em Paris, então compensa mais fazer o passeio completo.

Uma dica importante é comprar os ingressos antes pela internet. Além de serem mais baratos online, você evita as filas para compra de entradas no dia em que for visitar (e ganha mais tempo livre de viagem).

Também existem ingressos “fura fila”, que podem te poupar um pouco de tempo, mas tem preços mais elevados. Vale a pena para quem vai fazer uma viagem mais rápida.

Você pode garantir os seus por este link.

Quanto aos horários, são diferentes dependendo da época do ano. No verão (de junho a agosto), a torre funciona das 9h às 00h45. Durante o restante do ano, fica aberta das 9h30 às 23h45.

Uma dica, deixe para ir no fim da tarde, assim você vai poder ver o pôr do sol de lá e depois ver as luzes acessas. É super concorrido, mas a vista é linda.

>> Leia também Pôr do Sol em Paris – 5 Melhores Lugares para assistir


Já comprou sua passagem para Paris? Confira no Passagens Promo as melhores ofertas de voos!


Foto da Torre Eiffel, principal ponto turístico de Paris, iluminada à noite
A torre iluminada à noite é um dos símbolos mais famosos de Paris – Foto: Unsplash

3) Jardim de Luxemburgo

Mais de 20 hectares (200 mil m²) de flores, estátuas, fontes e a mais pura paz. Paris tem muitos jardins, mas o Jardim de Luxemburgo é um dos mais bonitos.

O local, que hoje é mantido pela prefeitura da capital francesa, começou a ser construído a mando da rainha Maria de Médici (segunda esposa do rei Henrique IV), no século XVII. Depois, foram anos de incrementações e expansão das áreas verdes que hoje completam o lugar.

O mais legal é que a entrada é de graça e o passeio é bem democrático, ideal para todos, inclusive crianças (eles vão adorar o teatro de marionetes de lá). O espaço tem quadras de tênis, basquete e até mesmo de bocha. É uma boa pedida para um dia divertido, cheio de atividades.

O horário de funcionamento varia conforme as estações do ano, (como acontece com a maioria dos pontos turisticos em Paris). Normalmente abre às 8h e fecha às 17h, mas no verão (julho e agosto), fica aberto até as 21h. Para chegar até lá você pode pegar a linha 12 do metrô e parar na estação Notre Dame des Champs.

>> Leia também Como se Locomover em Paris

Foto do Jardim de Luxemburgo, um dos pontos turísticos de Paris, com flores coloridas em primeiro plano e palácio ao fundo
O Jardim de Luxemburgo é um ótimo passeio gratuito em Paris – Foto: Wikimedia

4) Cemitério do Père-Lachaise

Provavelmente um dos cemitérios mais famosos do mundo, o Père-Lachaise é famoso por ser o endereço onde sepultaram escritores como Oscar Wilde, Marcel Proust e Honoré de Balzac, os cantores Édith Piaf e Jim Morrison, o compositor Chopin, e Laura Marx, militante.

O lugar recebe inúmeras visitas todos os dias de pessoas com o interesse de prestar homenagem aos famosos que foram enterrados no local. Fica aberto todos os dias das 9h às 18h e está situado no vigésimo arrondissement de Paris, na Boulevard de Ménilmontant, número 8.

>> Veja também o post Conheça a beleza dos cemitérios parisienses

Veja opções de tour guiado pelo cemitério clicando aqui.

5) Arco do Triunfo

Em 1836, em meio a Era Napoleônica, o Arco do Triunfo foi inaugurado em Paris. O motivo da construção foi exaltar Napoleão Bonaparte pela expansão territorial. No monumento há inscrições dos nomes de batalhas e nomes de militares que participaram das expedições comandadas pelo imperador.

Dentro do Arco existe um Museu sobre a construção do ponto turístico e um Monumento de 1921 que se chama Mausoléu do Soldado Desconhecido, uma homenagem aos militares franceses que morreram na Primeira Guerra Mundial e não tiveram suas identidades reconhecidas.

O ingresso para subir ao terraço do Arco do Triunfo, que tem 50 metros de altura, custa, em média, 12 euros. O monumento está localizada na Praça Charles de Gaulle, perto da avenida Champs Elysées.

Veja as opções de passeio pelo Arco do Triunfo aqui.

Horário de funcionamento

O horário de funcionamento do Arco do Triunfo também varia de acordo com as épocas do ano:

  • Janeiro a março: aberto das 10h às 22h30
  • Abril a Setembro: das 10h às 23h
  • Outubro a Dezembro: das 10h às 22h30

Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório nos países da Europa. Contrate o seu pela Seguros Promo!


Este vídeo é perfeito para ter uma dimensão do que é o Arco do Triunfo

6) Museu do Louvre

Outro local super importante entre os principais pontos turísticos de Paris é o Museu do Louvre, que além de ser um marco significativo da cidade de Paris, é o maior museu de arte do mundo.

O prédio foi inaugurado como museu oficialmente em 1793, durante a Revolução Francesa. São mais de 30 mil peças no acervo, vindos de diversos cantos do mundo e das mais variadas épocas da história da sociedade.

Lá você encontra algumas peças super famosas, como a Monalisa de Leonardo da Vinci, a Vênus de Milo, de Alexandre de Antioquia, e a famosa pirâmide de cristal, símbolo do museu e presente na maioria das fotos de quem visita o local. 

Horários, ingressos e como chegar:

O Louvre funciona das 9h às 18h, mas em alguns dias fica aberto até as 21h45. Não abre às terças-feiras.

O ingresso online custa a partir de 17 dólares e comprado na bilheteria 15 euros. Apesar do desconto, não vale a economia – a fila é super demorada.

Você pode adquirir seus ingressos agora mesmo clicando aqui.

O Louvre fica no primeiro arrondissement de Paris, mais especificamente na Rue de Rivoli, 75001 (região central). Você pode chegar até lá de metrô, pela linha 1 e 7 e parar na estação Palais Royal – Musée du Louvre.

Museu do Louvre iluminado em noite estrelada, com pirâmide de vidro centralizada
O Museu do Louvre é uma das paradas mais imperdíveis de Paris – Foto: Unsplash

7) Catedral de Notre-Dame

Infelizmente, a Catedral de Notre-Dame sofreu com um incêndio devastador em Abril de 2019 e por isso encontra-se fechada e sem previsão exata de quando vai voltar a receber visitas.

O prédio, que data do século XII, é uma das atrações mais relevantes de Paris. Ainda é possível ir à região onde a Igreja está localizada, mas não é possível entrar e visitar o local.

Fazer um passeio guiado por aqui é o ideal – clique aqui e confira as opções.

Foto da Catedral de Notre-Dame, um dos pontos turísticos de Paris, antes do incêndio que a interditou, em dia de grande fluxo de pessoas e céu azul sem nuvens
A Catedral de Notre-Dame ainda está com a estrutura frágil, mas sua fachada imponente ainda pode ser visitada – Foto: Unsplash

8) Bairro de Montmartre

Localizado no décimo oitavo arrondissement de Paris, o bairro de Montmartre é visita indispensável para os viajantes que gostam de explorar a cidade passeando pelas ruas e observando o movimento. É inclusive uma ótima opção de onde ficar em Paris, se você busca uma alternativa ao movimento intenso do centro.

Além de inúmeras lojinhas, bons restaurantes e uma movimentada vida noturna na área de Lamarck, o bairro abriga dois importantes pontos turísticos de Paris: a Basílica de Sacre Coeur e o Moulin Rouge.


Montmartre é um dos bairros onde você encontra hospedagens boas e baratas. Veja os hotéis disponíveis pelo Booking!


Basílica de Sacré Coeur

Basílica do Sagrado Coração oferece uma das vistas mais bonitas da cidade de Paris – alguns consideram até mais bonita do que a vista da Torre Eiffel. A razão da paisagem surpreendente é a localização da igreja, bem mais alta que o restante da cidade, a 130 metros acima do nível do mar.

A Basília de Sacré Coeur funciona todos os dias das 6h às 22h30.

Para chegar até a Rue du Chevalier de la Barre, onde a basílica está situada. É só descer na estação Jules Joffrin ou na estação Pigalle do metrô e pegar o Montmartrobus (que dá acesso ao ponto turístico), ou então usar as linhas 30,31,80 e 85 do ônibus circular e parar bem no começo do monte. 

Veja ingressos de passeio para a Basílica clicando aqui.

Foto da Basílica de Sacré Coeur, um dos pontos turísticos de Paris
A Basílica do Sagrado Coração, em Paris – Foto: Unsplash

Moulin Rouge 

O cabaré mais famoso do mundo está de pé desde 1889 e garantiu à Paris do século XX a reputação de cidade burlesca e de boas festas, regada a diversão e bebida. Muitas grandes festas e shows aconteceram no Moulin Rouge, atraindo vários artistas para o estabelecimento, que se tornou famoso.

Hoje ainda é possível assistir à festivais de cancan e apresentações de musicais no local. A casa de shows fica no Boulevard Clichy e atrai inúmeros turistas que se não assistem a um espetáculo, ao menos garantem fotos ao lado do moinho vermelho, famoso símbolo do Moulin Rouge.

Confira as opções de ingresso clicando aqui.

Moinho de vento e letreiros iluminados no Moulin Rouge, em Paris
O icônico moinho de vento do Moulin Rouge – Foto: PxHere

9) Rio Sena 

O rio Sena banha Paris, deságua no oceano atlântico e tem uma extensão de mais ou menos 775 Km. Possui mais de 3 pontes, incluindo as Pont Neuf, Pont des Arts e Pont Alexandre III.

Caminhar às margens do rio é atividade obrigatória para quem está na capital francesa. O rio é de uma beleza sutil e o clima romântico desta região da cidade adiciona uma atmosfera deliciosa ao passeio. 

Caso você tenha interesse em mais do que só uma voltinha a pé para conhecer o Sena, também é possível fazer passeios de barco ou lancha no rio, com festas, jantares e uma infinidade de opções para escolher.

>> Saiba das dicas para uma viagem romântica de Lua de mel em Paris

Veja opções de passeio pelo rio clicando aqui.

Foto de por do sol no rio Sena, com Museu de Orsay à esquerda, dois pontos turisticos em Paris
Por do sol no rio Sena, e o Museu de Orsay à esquerda – Foto: Good Free Photos

10) Les Halles  

Como falamos ali em cima, se você quer realmente conhecer Paris e sentir como a cidade funciona e como são as pessoas que moram lá, precisa visitar passear bastante, observando tudo. Um ótimo bairro para passar um dia e fazer tudo isso é o Les Halles.

O bairro começou como um mercado de rua no século XII, que depois foi transformado em um grande shopping e as atividades foram crescendo ao redor do local. Fica no centro de Paris (primeiro arrondissement) e você pode chegar de metrô pela estação Châtelet, da linha 1. 

Les Halles tem um comercio intenso, com muitas lojas, shoppings e escritórios. Além disso, existem alguns pontos turísticos de Paris presentes na região, e que valem fazer uma visita. 

Conheça o Centre Pompidou (Museu de Arte Moderna), o West Field Forum des Halles (centro comercial com uma infinidade de marcas, inclusive de luxo), a Fonte Stravinsky, a Torre de Saint Jacques, entre outros.

Existem passeios guiados pela região confira as opções.

Foto de parte do shopping Les Halles, em Paris
O shopping Les Halles – Foto: zoetnet via Flickr

11) Le Carreau du Temple

Construído em 1863, o mercado coberto Le Carreau du Temple funciona também como centro cultural. Várias apresentações musicais, teatros e exposições acontecem por lá e são abertas ao público. 

O ambiente é aberto todos os dias, exceto domingo, funcionando das 9h às 21h (no sábado até às 19h). Vale a pena ficar de olho no site oficial do mercado para ver os próximos eventos que ocorrerão.

Fica no terceiro arrondissement de Paris, na rua Eugène Spuller. É possível chegar até lá de metrô pela estação République (linha 3, 5, 8, 9 e 11) ou estação Temple (linha 3).

>> Veja mais dicas de como se locomover em Paris

Foto da entrada do Le Carreau du Temple, mercado cheio de atividades em paris - um dos pontos turísticos
O Le Carreau du Temple atrai franceses e estrangeiros – Foto: Wikimedia

12) Palais de Tokyo

Esse lugarzinho é querido e recomendamos bastante a visita. O Palais de Tokyo é um espaço de arte moderna, com obras de pintura, moda, escultura, desenho, dança, cinema, literatura e exposições diferenciadas.

O mais interessante do local é, justamente, o fato de lidarem diretamente com a singularidade dos sentidos e a interpretação de cada um do que é arte. Muito indicado para quem gosta do assunto.

Dica: a livraria do museu é fantástica, e lá você encontra livros sobre todas as artes, inclusive títulos bem difíceis de achar em livrarias comuns. 

Fica aberto todos os dias (exceto às terças) das 12h às 00h. O preço médio da entrada é de 12 euros, mas há desconto para estudantes.

O centro cultural fica no décimo sexto arrondissement de Paris, na avenida Président-Wilson. Você pode saltar na estação Alma Marceau do metrô para chegar até o Palais de Tokyo.

Quer ter internet ilimitada na sua viagem a Paris? Garanta sua conectividade com o America Chip!

Post sobre Paris pontos turísticos ilustrado por foto do Palais de Tokyo da cidade
É ou não é impressionante? Vale a pena visitar – Foto: Guilhem Vellut via Flickr

Paris é muito mais do que apenas 12 pontos turísticos, mas fizemos um apanhado completo dos principais que você não pode deixar de visitar na cidade.

Quer um passeio mais completo por Paris? Confira opções de city tour clicando aqui.

Se ainda está na dúvida de como montar seu roteiro e como aproveitar ao máximo sua visita à cidade luz, confira nosso post o que fazer em Paris em 2 dias.

Veja também onde se hospedar em Paris – um guia completo bairro a bairro.

Gostou dos pontos turísticos de Paris que selecionamos? Comenta aqui pra gente se você já conhece algum deles!

Perguntas e respostas rápidas sobre pontos turísticos de Paris

Quais são os pontos turísticos de Paris?

Paris tem alguns locais imprescindíveis para visitantes, como a Torre Eiffel, a Catedral de Notre-Dame, o Arco do Triunfo, entre outros… leia mais

O que fazer em uma viagem à Paris?

Para conhecer Paris, não deixe de passar pelos principais pontos turísticos da cidade, como a Torre Eiffel e o Arco do Triunfoleia mais

Onde se hospedar próximo aos pontos turísticos de Paris?

A melhor opção onde ficar em Paris é o 1º arrondissement, próximo do Louvre e Arco do Triunfo. Opções com bom custo benefício: Hôtel Londres Saint Honoré, Hôtel Mayfair Paris. Veja mais opções aqui.

O que tem para fazer perto da Torre Eiffel?

Próximo à Torre Eiffel está o Jardim do Trocadéro e o Parque Campo de Marte, bons lugares para um piquenique na cidade… leia mais

Quais são os passeios de graça em Paris?

Você pode caminhar às margens do rio Sena, conhecer o bairro Montmartre, a Basílica Sacré Coeur, a Catedral de Notre Dameleia mais

Como montar um roteiro em Paris?

Organize suas prioridades, e não deixe de conhecer os pontos turísticos de Paris mais famosos. Inclua Torre Eiffel, Arco do Triunfo, entre outros locais na sua visita… leia mais

Quando conhecer os pontos turísticos de Paris?

Paris é mais cheia durante o verão, nos meses de julho e agosto. Se quiser evitar o movimento, prefira ir em outras épocas… leia mais

Leia tudo sobre Paris