Quer saber os melhores pontos turísticos de Santiago? Descubra aqui como conhecer a cidade chilena e aproveitar tudo o que ela tem de melhor!

Viajar para o Chile é começar por Santiago, pois é o ponto de partida ideal para conhecer outras cidades. A capital é rodeada pela imponente Cordilheira dos Andes, cercada por belíssimas vinícolas e possui uma atmosfera moderna que mistura história e tradição. Além disso, há muitos pontos turísticos em Santiago para visitar que tornarão sua viagem ainda mais interessante. 

Seja visitando o Museu de Arte Pré-Colombiana, o Museu da Memória e dos Direitos Humanos ou vendo uma paisagem panorâmica 360° da cidade no Sky Costanera. Também é possível ir ao Cerro Santa Lucía para conhecer os belos jardins ou ao Cerro San Cristóbal para visitar o zoológico, quem sabe subir até o cume de teleférico.

Para os apaixonados por vinho, há inúmeras vinícolas ao redor de Santiago, como a Viña Santa Rita, a Viña Undurraga, a Viña Aquitania, a Viña Cousiño Macul e a Concha y Toro. Já no inverno, as montanhas são o destino certo, como Valle Nevado, Farellones, La Parva e El Colorado, por causa das estações de esqui.

Santiago do Chile é um destino cheio de atrativos que certamente irão encantá-lo. Quer saber mais? Descubra tudo a seguir!

Melhores pontos turísticos de Santiago

Entre os melhores pontos turísticos de Santiago, estão os museus importantes que contam a história de luta e resistência do país, os mirantes mais altos da cidade, que oferecem vistas incríveis da região, a degustação dos melhores vinhos nas vinícolas Viña Concha y Toro e Viña Santa Rita, e até aventuras no inverno, nas montanhas cobertas de neve do Vale Nevado

Veja a seguir mais detalhes sobre as principais atrações da cidade que você precisa conhecer:

Palácio La MonedaCompre seu ingresso
Sky CostaneraCompre seu ingresso
Plaza de Armas de Santiago
Entrada gratuita
Parque MetropolitanoEntrada gratuita
Museu de Arte Pré-ColombianaCompre seu ingresso
Pátio BellavistaEntrada gratuita
Museu da Memória e dos Direitos HumanosCompre seu ingresso
 Catedral Metropolitana de SantiagoCompre seu ingresso
 Cerro Santa LucíaEntrada gratuita
Cerro San CristóbalCompre seu ingresso
VinícolasCompre seu ingresso
Valle do NevadoCompre seu ingresso

Palácio La Moneda

Palácio de La Moneda em Santiago, Chile, com bandeiras chilenas e um céu limpo, cercado por grama e flores em primeiro plano. Representa pontos turísticos de Santiago.
Palácio La Moneda – Foto: Miguel Hernández via Wikimedia Commons

O Palácio La Moneda está localizado no centro de Santiago e é um importante edifício no país. Atualmente, ele é a sede da Presidência da República do Chile. O prédio tem um estilo neoclássico, projetado pelo arquiteto italiano Joaquín Toesca. O local foi palco de importantes marcos na história do país, como, por exemplo, o golpe militar de 1973, quando o presidente Salvador Allende tirou sua vida.

Um dos grandes atrativos do local é a troca da guarda, que acontece na Plaza de la Constitución, em frente ao palácio. Essa é uma cerimônia bastante popular entre os turistas. Vale ressaltar que é possível realizar visitas guiadas no interior do palácio, mediante agendamento prévio no site. As visitas no interior do Palácio de La Moneda são gratuitas!

Reserve sua tour por Santiago com o melhor preço.

Sky Costanera

Arranha-céu alto e moderno do Sky Costanera com fachada de vidro à esquerda e outro edifício em construção à direita, contra um céu azul.
Sky Costanera – Foto: Ignacio Amenábar via Unsplash

O Sky Costanera está localizado na Gran Torre Costanera e é o edifício mais alto da América do Sul, com 300 metros de altura, 62 andares e uma vista panorâmica 360° da cidade e da Cordilheira dos Andes. No final do dia, o local fica sempre cheio de viajantes que desejam assistir o pôr do sol, sendo um ponto turístico bastante popular.

Além disso, o lugar conta com o Sky 300 Bar & Coffee, que serve drinks personalizados e uma gastronomia de alto nível. O Sky Costanera funciona diariamente, das 10h às 22h, e o valor da entrada é em torno de $18,00, mais informações no site oficial.

Plaza de Armas de Santiago

Uma catedral com duas torres fica em uma praça ensolarada com pessoas caminhando e uma palmeira alta à esquerda, sob um céu azul claro, da Plaza de Armas de Santiago. Representa pontos turísticos de Santiago.
Plaza de Armas de Santiago – Foto:SFS90 – O que é SFS90? via Wikimedia Commons

A Plaza de Armas fica no centro da cidade e é uma praça antiga, bastante movimentada em qualquer horário. O local foi construído no ano de 1541, durante o domínio espanhol. A praça se tornou o marco zero para o desenvolvimento de Santiago como capital. 

Ao redor da praça, você encontra outras atrações, como a Catedral Metropolitana de Santiago, o edifício dos Correios e o Museu Histórico Nacional, o que facilita, e muito, a mobilidade de um ponto a outro para conhecer. Uma dica é fazer um passeio gratuito nesta região.

Parque Metropolitano

Um teleférico vermelho passa sobre uma paisagem urbana com prédios altos e colinas ao fundo, sob um céu limpo, no Parque Metropolitano.
Parque Metropolitano – Foto: SFS90 – O que é SFS90? via Wikimedia Commons

Para quem gosta de passeios ao ar livre, o Parque Metropolitano possui uma área de mais de 700 hectares e abriga o Cerro San Cristóbal, que é o ponto mais alto do parque e oferece uma vista incrível de Santiago e da Cordilheira dos Andes. O local também conta com um zoológico que abriga mais de mil animais de espécies nativas e exóticas, sendo uma ótima opção de passeio para a família. 

Além disso, você pode explorar o parque de duas maneiras: teleférico e funicular. Já nos dias quentes, é possível se refrescar nas piscinas públicas de Tupahue e Antilén, que oferecem vista para a cidade. Por fim, o lugar também dispõe de um jardim japonês, além de pontes, lagoas e flores exóticas. É um belo espaço para passear e tirar fotos. E o melhor, a entrada do parque é gratuita!

Museu de Arte Pré-Colombiana

Vista da rua de um edifício histórico do Museu de Arte Pré-Colombiana com colunas e faixas coloridas, pessoas caminhando e um semáforo em um dia claro. Representa pontos turísticos de Santiago.
Museu de Arte Pré-Colombiana – Foto: Carlos Figueroa via Wikimedia Commons

Se você quer conhecer um pouco mais da história chilena e da América do Sul, o Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana, localizado no centro histórico de Santiago, é o destino perfeito. O local abriga uma vasta coleção de mais de 10 mil peças, que incluem cerâmica, têxteis, esculturas, objetos de metal e muito mais, narrando a história das civilizações pré-colombianas da América Latina. 

O museu, além de suas exposições permanentes e provisórias, realiza visitas guiadas, apresentações e diversas atividades pedagógicas. Ele funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, e a taxa de entrada é em torno de $3. Mais detalhes estão disponíveis no site.

Pátio Bellavista

Praça ao ar livre com guarda-sóis vermelhos cobrindo assentos no pátio, cercada por prédios e plantas modernas. Pessoas andando por aí no Pátio Bellavista.
Pátio Bellavista – Foto: Robert Cutts via Flickr

Situado no charmoso bairro de Bellavista, o Pátio Bellavista é um espaço gastronômico e cultural bastante procurado por viajantes e moradores locais, graças às lojas, restaurantes e bares. 

O local apresenta um design moderno e acolhedor, com espaços abertos, áreas verdes, música ao vivo e apresentações artísticas frequentes. É uma ótima opção para quem busca se distrair, comer algo e fazer algumas comprinhas. O Pátio funciona diariamente, das 10h às 2h, com entrada gratuita! Confira mais detalhes no site.

Museu da Memória e dos Direitos Humanos

Grande edifício do Museu da Memória e dos Direitos Humanos com exterior verde e cinza com um mural preto e branco de povos indígenas. Várias pessoas caminham por perto. Representa pontos turísticos de Santiago.
Museu da Memória e dos Direitos Humanos – Foto: Carlos Figueroa Rojas via Wikimedia Commons

Localizado na Avenida Matucana, próximo ao Parque Quinta Normal, o Museu da Memória e dos Direitos Humanos, em Santiago, é um espaço dedicado a preservação das memórias das violações de direitos humanos ocorridas durante a ditadura militar de Augusto Pinochet, no Chile, entre 1973 e 1990. 

Inaugurado em 2010, o museu possui um rico acervo composto por documentos, vídeos, áudios, objetos pessoais e fotografias. Ele funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com acesso gratuito para todos os visitantes, sendo possível fazer um tour com guia. Mais informações estão disponíveis no site.

Catedral Metropolitana de Santiago

Catedral Metropolitana de Santiago histórica de pedra com duas torres de sino sob um céu azul, cercada por uma multidão. Edifício moderno reflexivo à direita.
Catedral Metropolitana de Santiago – Foto: Jogo da Luz via Wikimedia Commons

Outro ponto turístico de Santiago é a Catedral Metropolitana de Santiago, um dos edifícios mais importantes do Chile. Localizada na Plaza de Armas, a catedral é a sede da Arquidiocese de Santiago e possui estilo neoclássico. Dentro da igreja, há diversas capelas, altares e obras de arte religiosas, além de uma cripta que guarda os restos mortais de importantes figuras religiosas e históricas do Chile. A entrada é gratuita!

Cerro Santa Lucía

Uma fonte histórica com arquitetura de pedra ornamentada cercada por altas palmeiras sob um céu azul claro, em Cerro Santa Lucía. Representa pontos turísticos de Santiago.
Cerro Santa Lucía – Foto: Rjcastillo via Wikimedia Commons

Já o Cerro Santa Lucía fica no centro da cidade, entre os bairros Lastarria e Bellas Artes, e conta com uma altitude de 629 metros acima do nível do mar, oferecendo uma vista incrível da cidade e da Cordilheira dos Andes. 

O local possui vários monumentos históricos, como o Castillo Hidalgo, a Fuente Neptuno e a Torre Mirador, além de belos jardins, fontes e muita área verde. O parque está aberto diariamente, das 9h às 19h, e a entrada é gratuita.

Cerro San Cristóbal

Vista aérea de uma cidade extensa com prédios altos espalhados, árvores e montanhas distantes sob um céu azul claro, no Cerro San Cristóbal.
Cerro San Cristóbal – Foto: David Berkowitz via Wikimedia Commons

O Cerro San Cristóbal está localizado dentro do Parque Metropolitano e conta com uma altitude de 880 metros acima do nível do mar. O mirante oferece vistas panorâmicas da cidade e da Cordilheira dos Andes. 

Um destaque no topo do cerro é o Santuário da Imaculada Conceição, que possui uma imagem de 22 metros da Virgem Maria. Há duas maneiras de explorar o cerro: a primeira é o teleférico, que garante uma perspectiva única do alto, e a segunda é o funicular, que oferece uma experiência clássica e cheia de história.

Vinícolas

Uma adega mal iluminada da Vinícola Concha y Toro com fileiras de barris de madeira alinhados ao longo das paredes e empilhados em prateleiras. Representa pontos turísticos de Santiago.
Vinícola Concha y Toro – Foto: Py4nf via Wikimedia Commons

Para quem é apreciador de vinho, a região em torno de Santiago conta com várias vinícolas onde você pode fazer tours guiados pelas vinhas e adegas, com degustação de vinhos. 

Algumas das vinícolas mais famosas da região são: Santa Rita, Undurraga, Cousiño Macul, Concha y Toro, Casas del Bosque, Cousiño Macul, entre muitas outras. Recomendamos que você reserve as visitas com antecedência, principalmente na alta temporada, e verifique os horários de funcionamento, pois eles podem variar de uma vinícola para outra.

Valle do Nevado

Estação de esqui do Valle Nevado Resort com prédios e encostas cobertas de neve, cercada por montanhas. Pessoas se reúnem e esquiam perto da área de base com faixas. Representa pontos turísticos de Santiago.
Valle Nevado Resort, um dos hotéis no Valle Nevado – Foto: alobos life via Flickr

O Valle do Nevado fica localizado na Cordilheira dos Andes, a cerca de 60 km de Santiago, e é bastante frequentado durante o inverno, entre junho e setembro, por causa das estações de esqui, hotéis de luxo e vistas panorâmicas da Cordilheira dos Andes.

Além disso, há muito o que fazer no Valle Nevado na neve, como esqui e snowboard, e realizar outras atividades, como tubing, heliskiing e snowshoe. Já no verão, você pode visitar as montanhas para realizar trilhas, mountain bike e passeios a cavalo. Uma dica é fazer uma excursão ao Valle Nevado com um guia que fala português.

Passeios em Santiago

Já planejou quais serão os seus passeios em Santiago? Saia de casa com tudo organizado para não perder tempo nas filas de ingressos e pague parcelado em até 12 vezes sem IOF! Veja os preços dos passeios ou confira nossa lista com as melhores opções:

Facilite sua viagem e reserve seus passeios num site confiável e com ótimos preços.

O que fazer em Santiago

A cidade de Santiago dispõe de uma variedade de experiências para todos os públicos, incluindo passeios que destacam a cultura e a história, bem como opções de lazer noturno e atividades voltadas para famílias.

Se você busca por passeios ao ar livre, visitar os parques é uma boa escolha, como o Cerro Santa Lucía, Cerro San Cristóbal e o Parque Bicentenário. Agora, se deseja ter uma vista incrível da cidade e das Cordilheiras dos Andes, o Sky Costanera é o destino perfeito. 

Se estiver com as crianças, não deixe de ir no Zoológico Nacional, que conta com uma variedade de espécies, e ao Kidzania, um parque temático que permite que os pequenos explorem e vivenciem diversas profissões de forma interativa e divertida. Caso procure passeios gratuitos, a dica é visitar a Plaza de Armas, o Parque Metropolitano e o Pátio Bellavista, ou fazer um free tuor.

Se o interesse for conhecer mais sobre a história e a cultura da capital chilena, visitar os museus é uma boa escolha, como o Museu da Memória e dos Direitos Humanos, o Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana e o Museu Nacional de Belas Artes.

À noite, a sugestão é ir ao Pátio Bellavista, que é bastante badalado por causa dos bares e restaurantes. Outra ótima opção é o Barrio Italia, que possui vários bares encantadores e uma vida boêmia vibrante. 

Por fim, para os apreciadores de vinhos, as vinícolas da região são uma excelente opção de passeio, assim como o Valle do Nevado no inverno, ideal para quem deseja se divertir na neve.

Veja as opções de passeios disponíveis no destino com os melhores preços e benefícios.

Onde ficar em Santiago

Sem paciência para ficar procurando hospedagens em Santiago? Para poupar sua busca, abaixo nós selecionamos as acomodações mais bem avaliadas em várias categorias. Confira qual é a ideal para você:

Mais barato: Hotel He Wang SantiagoNota: 8,6US$ 79 dia
Luxo: Hotel Casa Real – Viña Santa Rita Nota: 9,3US$ 361 dia
Lua de mel: Renaissance Santiago HotelNota: 8,3US$ 161 dia
Famílias: Sheraton Santiago Hotel & Convention Center Nota: 8,0US$ 188 dia
Centro: Hotel Plaza San Francisco Nota: 8,8US$ 127 dia
Perto do aeroporto: Hilton Garden Inn Santiago AirportNota: 8,4US$ 109 dia
Perto do Cerro San Cristóbal: Ladera Boutique Hotel Nota: 8,3US$ 104 dia
Perto do Palacio de La Moneda: Matildas Hotel Boutique Nota: 9,1US$ 119 dia
Cordilheiras dos Andes: Boulevard Suites FerratNota: 8,8US$ 161 dia
 Providencia: Solace Hotel Santiago Nota: 8,9US$ 125 dia
Las Condes: Mandarin Oriental, Santiago Nota: 9,1US$ 349 dia

Encontre todas as hospedagens em Santiago com os melhores preços.

Veja mais dicas de Santiago

As dicas ainda não acabaram! Deixamos abaixo uma lista de posts completos para te dar uma mãozinha no planejamento da sua viagem:

Seguro viagem para Santiago

Contratar um Seguro viagem para Santiago é sinônimo de uma viagem tranquila, sem preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá paz para curtir o destino sabendo que terá apoio, caso seja necessário (ainda mais pagando pouco, com nosso cupom de desconto Seguros Promo). – VER PREÇOS

Chip de celular para Santiago

Quer passar o tempo em Santiago conectado? Compre o Chip celular Santiago ou o eSim Santiago e garanta conexão por um preço super atrativo. Confira as ofertas da America Chip e adquira sua internet ilimitada com o nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS

Passeios e ingressos em Santiago

Já planejou quais serão os seus passeios em Santiago? Você pode embarcar com tudo organizado, sem ficar perdendo tempo nas filas de ingressos, se reservar tudo pela Civitatis, do conforto da sua casa. Veja os preços dos passeios e pague parcelado, em até 12 vezes, sem IOF!

Aluguel de carro em Santiago

Você sabia que pode alugar um carro em Santiago pela internet e, ao chegar no destino, retirar o veículo e seguir com a viagem? Aproveite as ofertas da RentCars e encontre a opção mais vantajosa para você com o comparador de locadoras da plataforma. – VER PREÇOS

Passagem aérea para Santiago

Quer garantir uma passagem aérea para Santiago com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra! – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes:

Se você ainda não encontrou a informação que precisava, confira as perguntas e respostas rápidas sobre as principais dúvidas dos nossos leitores:

Onde comprar os passeios para Santiago?

O melhor lugar para comprar os passeios em Santiago com antecedência é na Civitatis. Outra dica ainda é o site do GetYourGuide, que dispõe também de boas opções de atividades.

Quais os pontos turísticos de Santiago mais visitados?

O mirante Sky Costanera é o mais visitado, já que oferece uma vista panorâmica de 360° da cidade e da Cordilheira dos Andes.

O que vale a pena visitar em Santiago?

Aqui estão os lugares que realmente valem a visita que são:
-Sky Costanera
Museu da Memória e dos Direitos Humanos
Cerro San Cristóbal
-Vinícolas nos arredores e
Estações de esqui (no inverno).

Tem pontos turísticos grátis em Santiago?

Tem sim! Aqui estão algumas opções:
-Mercado Central
-Plaza de Armas de Santiago
-Cerro Santa Lucía
Free tour em Santiago.

Vale a pena passar um dia no Vale do Nevado durante o inverno?

Vale, sim! Principalmente se a sua intenção é aproveitar as estações de esqui da região e se divertir!

O que fazer em Santiago à noite?

Durante a noite, você pode visitar o Patio Bellavista, que conta com diversos bares, restaurantes e música ao vivo. Além disso, é possível explorar outros pontos da cidade, como o Barrio Lastarria, que possui uma atmosfera boêmia, ou, para os mais animados, conhecer as casas noturnas da região e fazer um tour noturno nos bares.

O que não posso deixar de conhecer em Santiago?

O que você não pode deixar de conhecer em Santiago é o Sky Costanera, que oferece uma vista de 360° da cidade.

Quantos dias é o ideal para ficar em Santiago?

Para conhecer bem a cidade, quatro dias são suficientes para visitar todas as atrações com calma.