Ainda não fez a sua listinha de o que fazer em Gramado? Selecionamos os principais pontos da cidade que você precisa conhecer.

Esqueça o Brasil tropical e entre em um clima muito mais europeu, sem sair de nossa terra natal.  Os pontos turisticos Gramado, no Rio Grande do Sul, atraem milhares de visitantes por ano já que se assemelha a um vilarejo nas montanhas suíças.

Boutiques vendem chocolates gourmets, restaurantes locais são especializados em vinhos e fondue, a arquitetura remete à um estilo alpino e os serviços de hospedagem e gastronomia são excelentes.  

Além dos encantos da cidade, como a Rua Coberta e a Igreja de São Pedro, Gramado é rodeada por atrações incríveis e uma linda natureza. 

Para você não perder nada do que essa charmosa cidadezinha europeia…ops, ou melhor, brasileira… tem a oferecer, confira nossa lista com 20 pontos turísticos em Gramado que valem a visita:


Esqueceu de alugar um carro para sua viagem?

Quanto antes alugar, melhores preços você consegue. Nós indicamos o único comparador que te deixa reservar em poucos cliques, parcela em 12x. Conheça o RentCars.


Pontos Turisticos Gramado para você visitar

1) Rua Coberta

Um dos pontos mais atrativos de Gramado é a Rua Coberta. Coberta por um teto translúcido, possui uma linda decoração de plantas pendentes.

Além disso, a Rua Coberta fica no centro de Gramado e na frente do Palácio dos Festivais, que é onde acontece o famoso Festival de Cinema de Gramado.

Por aqui, você pode passar em qualquer momento do dia para encontrar muitas lojinhas, restaurantes e feiras também.

Encontre hotéis próximo a Rua Coberta em Gramado clicando aqui!

Rua Coberta, o principal ponto turístico de Gramado

2) Lago Negro

O Lago Negro é um dos principais pontos turisticos Gramado. A paisagem dele é semelhante a de muitos locais da Europa, rodeado por pinheiros, hortênsias no Inverno e azaleias no Verão.

Para quem quer sentir de perto a cultura gaúcha, é possível sentar à beira do lago e tomar um belo chimarrão.

Andar de pedalinho pelo lago é um dos passeios mais populares por aqui. É uma delícia para apreciar a natureza e se divertir. Além disso, ao redor do Lago Negro há trilhas para caminhada, um pequeno santuário e restaurantes para almoçar. A entrada é gratuita.

O Lago Negro em Gramado - Pontos turisticos Gramado
O Lago Negro em Gramado

3) Mini Mundo

Como o próprio nome já diz, aqui você vai se encantar e ter a sensação de ser um gigante. O parque ao ar livre apresenta réplicas fiéis em miniatura de diversas partes do mundo.

Outra parte que vale o destaque é a cidade em miniatura. Esta mini cidade contém milhares de habitantes que são 24 vezes menores do que o tamanho real.

O Mini Mundo é um programão para quem está viajando com crianças. O parque possui espaço infantil para brincadeiras, infraestrutura para alimentação e lojinhas para lembrancinhas.

Agora fica a dica: Quem se hospedar no Hotel Höppner, que pertence aos donos do parque, não precisa pagar ingresso para visitar o Mini-Mundo

4) Igreja de São Pedro

A Igreja de São Pedro é a mais famosa em Gramado. Construída em 1917, tem toda a sua construção feita por pedras e lembra bastante as antigas Igrejas medievais europeias.

Os vitrais também fazem parte da decoração. E a torre da Igreja de São Pedro, com 44 metros de altura, vale o destaque.

Ao lado da Igreja fica a Fonte do Amor. Muitos casais vão até ela e deixam um cadeado com o seus nomes.

Igreja de São Pedro
A Igreja de São Pedro

5) Natal Luz

Não dá para falar de Gramado e não citar o Natal Luz, o evento que atrai centenas de visitantes a cidade todos os anos. Gramado fica inteirinha decorada de Natal, com muitos pisca-pisca, decorações e a aldeia do Papai Noel.

Na época do Natal, diversos shows que resgatam o verdadeiro sentido da data emociona a todos que assistem. Afinal, um dos objetivos do evento é reflorescer nos adultos a magia desta época tão querida.

O grande desfile de Natal, que acontece em diversas datas de Outubro ao início de Janeiro, é um dos programas indispensáveis.  As alegorias lindas fazem parte do espetáculo, assim como música, acrobatas, bailarinos, patinadores, atores e efeitos especiais.

6) Le Jardin

O Le Jardin Parque de Lavandas é um passeio para quem gosta de flores e tranquilidade. O parque possui diversas espécies de flores raras e diferentes tipos de lavanda. Um dos objetivos é mostrar para o público os benefícios terapêuticos, ornamentais e culinários que as propriedades das lavandas podem trazer .

Além disso, o Le Jardin tem uma estufa de produção de plantas, loja temática e um restaurante famosos pelo strudel. A entrada no parque é gratuita.

7) Parque do Caracol

Um dos pontos turisticos Gramado indispensável é conhecer o Parque do Caracol. O parque fica a 7 km do centro de Gramado, já no município vizinho de Canela.

A Cascata do Caracol é a principal atração do Parque e não é por menos. Os incríveis 131 metros de queda d’água são surreais. Agora, você pode – ou não – descer os mais de 700 degraus para ver a queda lá de baixo. Eu recomendo, mas é bom lembrar que depois tem toda a subida de volta, rs!

O passeio de trem é uma das partes que as crianças mais adoram, o maquinista Zé do apito passa pela Vila dos Imigrantes e conta a história dos imigrantes que vieram para o Sul do Brasil.

Cascata do Caracol em Canela - Foto: Marcelo Gonçalves via Flickr - - Pontos turisticos Gramado
Cascata do Caracol em Canela – Foto: Marcelo Gonçalves via Flickr

8) Snowland

Quer ter uma experiência com neve? Então coloque na sua listinha de pontos turisticos Gramado o parque Snowland.

O complexo fechado tem diversas atrações que envolvem neve. O parque possui uma montanha de neve artificial e uma pista onde os visitantes podem praticar snowboard, descer com bóia de neve e até andar com moto de neve.

O Snowland oferece roupas e calçados apropriados para as atividades, mas é sempre bom levar roupas de frio extra porque algumas áreas do parque são abaixo de zero.

Uma das atrações da Snowland - Pontos turisticos Gramado
Uma das atrações da Snowland

9) Praça das Etnias

No Centro, a Praça das Etnias é um outro ponto turístico em Gramado muito movimentado. O local tem três casas muitos legais e entretenimento para passar algumas horas. Estas casas representam os principais imigrantes de Gramado.

A primeira casa possui arquitetura italiana e contém um memorial, a segunda casa representa os alemães e é conhecida pela Casa do Colono, e a terceira casa faz referência aos portugueses.

Na Praça das Etnias, os agricultores locais se revezam para ir até o local para produzir e vender pães, cucas, doces e outras comidas típicas. A feirinha começa a partir das 7h da manhã é uma ótima dica. Nela, você encontra produtos coloniais e orgânicos. Vale muito a pena se você quer tomar um café colonial gostoso.

10) Reino do Chocolate

Já viu o filme a Fantástica Fábrica de Chocolate? Então, no Reino do Chocolate os visitantes passam por cenários que contam a história do chocolate desde os astecas. As passagens também mostram reis e monges fazendo receitas de chocolates.

Uma das melhores partes é ver como funciona a fábrica do Reino do Chocolate, onde a produção é em tempo real. No fim do passeio há uma lojinha que vende diversos produtos diferentes a base de chocolate, até mesmo produtos de beleza. Ingressos a partir e R$ 22 por pessoa.

Entrada do Reino Encantado

11) Museu de Cera Dreamland

Quer ter a oportunidade de conhecer uma celebridade em um dos pontos turisticos de Gramado?  O primeiro museu de cera da América Latina contém ícones no mundo inteiro em tamanho real e com traços muitos semelhantes aos originais.

Dentre os diversos famosos do museu estão Gisele Bündchen, Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Beyoncé e Ayrton Senna. Além disso, o Museu de Cera Dreamland contém estátuas de personagens  de séries e filmes da TV como Harry Potter, Shrek e os Smurfs. É um dos pontos turisticos Gramado para todas as idades. O preço é salgado, ingressos a partir de R$ 100.

12) Mundo de Chocolate

Chocólatras de plantão, temos mais um ponto turístico de Gramado delicioso para vocês. No Mundo de Chocolate você encontra os principais pontos turísticos do planeta feitos em chocolate maciço. São mais de 200 peças esculpidas a mão e que totalizam 30 toneladas de chocolates. Imagina que delícia comer uma Torre Eiffel, por exemplo, rs?

Leve blusa de frio, porque para manter a qualidade das esculturas o parque possui temperatura de 18 ºC.

Se você quiser ter um contato bem próximo com chocolate, o local permite que os visitantes tornem-se chefs por um dia e criem suas versões do doce.

Outra atividade – talvez a que todos estavam esperando – é a degustação de chocolate. Nada mal para terminar a visita, não é mesmo?

13) Casa da Velha Bruxa

A Casa da Velha Bruxa é um dos cafés mais tradicionais de Gramado. Com estilo europeu, fica pertinho da Rua Coberta, e serve deliciosas comidas feitas à base de chocolate Prawer, que é o primeiro chocolate artesanal do Brasil.

O local oferece mantas nas cadeiras para os clientes, assim você não vai passar frio enquanto estiver na Casa da Velha Bruxa. É muito gostoso e vale a pena conhecer nos dias que for passar em Gramado e Canela.

O café Casa da Velha Bruxa, vale a pena conhecer esse charmoso lugar - Pontos turisticos Gramado
O café Casa da Velha Bruxa, vale a pena conhecer esse charmoso lugar

14) Hollywood Dream Cars

Os amantes de carro não podem deixar Gramado sem conhecer o Museu do Automóvel Hollywood Dream Cars.

No museu, você encontra carros das décadas de 20, 30, 40 ,50 e 60. Um dos super carros que valem o destaque é o Cadillac Rabo de Peixe de Elvis Presley. Assim como o Lincoln Continental Club Coupe 1946, usado pelo All Capone, que é um dos 12 modelos existentes no Brasil.

Alguns dos carros da Hollywood Dream Cars - Pontos turisticos Gramado
Alguns dos carros da Hollywood Dream Cars

15) Harley Moto Show

Outro passeio bem bacana ligado ao automobilismo é o Harley Moto Show, que é o único museu de Harley Davidson temático da América Latina.

As motos ficam espalhadas por todo o salão e algumas são penduradas nas paredes e expostas em cima das mesas e balcões. O salão do museu é todo decorado com inspiração nos bares e cassinos de Las Vegas.

Além disso, cada parte do ambiente é importado de algum lugar, as chopeiras vieram da Bélgica, o sistema de som da Inglaterra e os letreiros em neon da Alemanha.

Cerca de 20 motos Harley Davidson que fizeram história são expostas para os visitantes, como a única do Brasil Knucklehead 1946. Você pode comprar roupas e acessórios da marca na lojinha que fica no local.

16) Palácios dos Festivais

Outro ponto turistico Gramado é o Palácio dos Festivais. Isso porque é lá que acontece o Festival Internacional de Cinema de Gramado, uma das mais importantes premiações do cinema brasileiro e latino.

Ele fica na Avenida Borges de Medeiros e merece uma passadinha para conhecer de perto a arquitetura linda do Palácio. Fora da temporada do Festival Internacional de Cinema de Gramado, o Palácio dos Festivais exibe sessões de cinema de sexta-feira, sábado e domingo no Cine Embaixador.

O famoso Palácios dos Festivais no centro de Gramado
O famoso Palácios dos Festivais no centro de Gramado

17) Pórticos da entrada da cidade

Quase todos os visitantes que vão para Gramado não deixam de tirar a típica foto na entrada da cidade. É um dos pontos turísticos Gramado mais visitados pelos instagrammers.

A arquitetura dos pórticos é linda e tem os canteiros todos floridos. Geralmente as pessoas param para tirar foto na chegada ou saída da cidade.

O Pórtico da cidade de Gramado- Pontos turisticos Gramado
O Pórtico da cidade de Gramado

18) Boreal Ice Bar Gramado Parque Temático

Conhecer o Boreal Ice Bar é uma experiência muito divertida para fazer na Serra Gaúcha. O parque é todo feito em esculturas congeladas como o balcão, sofás, geladeiras, mesas, personagens e uma iluminação colorida. São mais de 22 mil quilos de gelo para formar todas as peças do bar.

O Boreal Ice Bar mantém uma temperatura de -15 ºC para não deixar as peças derreterem. O Bar oferece casacos e luvas para os visitantes, mas vá com roupas quentes e sapatos fechados.

Boreal Ice Bar
Boreal Ice Bar

19) Mundo a Vapor – Parque Temático

O Mundo a Vapor é um passeios super cultural, que conta um pouquinho sobre a história das locomotivas.

Dentre as atrações do parque estão o espaço kids, a réplica de uma siderúrgica da Alemanha nos anos 40, a Olaria, maquete de linha férrea e muito mais.

20) Museu da Moda

O Museu da Moda conta com mais de quatro mil anos de história do vestuário feminino, com a assinatura de Milka Wolff, uma estilista gaúcha.

As peças expostas no museu são uma reconstrução estética de roupas originais de cada uma das épocas. É interessante entender a história da evolução humana por meio das vestimentas.

O Museu da Moda contém mais de 20 cenários que representam momentos históricos. Para deixar o público ainda mais impactado, a decoração é feita com peças originais de cada uma das épocas e as vitrines possuem luzes especiais, cenografia e sonoplastia.

Onde ficar em Gramado

Gramado tem uma excelente estrutura de hospedaria na cidade. Desde hotéis super luxuoso, resorts, ótimos hotéis com bom custo benefício e até excelentes opções casais em lua de mel em Gramado.

Separamos algumas opções para você ficar próximos aos principais pontos turísticos de Gramado:

$ – Econômico | $$ – Médio/Bom custo-benefício | $$$ – Sofisticado/Luxo

*Podem ocorrer alterações nos valores das diárias conforme a época do ano e disponibilidade. Consulte sempre o site do Booking.com para verificar os preços atualizados.

Nossas indicações de hotéis próximo aos pontos turísticos Gramado

O Wish Serrano Resort ($$$) fica na Avenida das Hortênsias, no centro do Gramado. É uma ótima opção para famílias com crianças. Tem piscina, academia e outras comodidades, com café da manhã incluso na diária.

Algumas opções de hotéis próximos a Rua Coberta, no centro de Gramado são, Hotel Valle Dincanto ($$) com quartos espaçosos e varanda com vista para a Serra Gaúcha. O Alameda Alegra Hotel ($$) tem quartos confortáveis e café da manhã incluso na diária.

A Pousada Belluno ($) e Amber 449 Hospedagem ($) também são ótimas opções com valores das diárias mais em conta bem perto da Rua Coberta, a partir de R$ 190 com café da manhã.

O Wyndham Gramado Termas Resort & Spa ($$) tem um ótimo custo benefício com diárias a partir de R$ 450 com café da manhã incluso. Fica a 6 km do Lago Negro e do Mini Mundo.

>> Leia mais dicas no post Onde ficar em Gramado – 14 opções de acomodação na cidade.

O Wish Serrano Resort - Clique na foto para mais informações e consultar disponibilidade
O Wish Serrano Resort – Clique na foto para mais informações e consultar disponibilidade
Quarto no Alameda Alegra Hotel- Pontos turisticos Gramado
Quarto no Alameda Alegra Hotel
Pousadas Amber 449 Hospedagem em Gramado
Pousadas Amber 449 Hospedagem em Gramado, com diárias a partir de R$ 270. Clique na foto para verificar disponibilidade
Wyndham Gramado Termas Resort & Spa- Pontos turisticos Gramado
Wyndham Gramado Termas Resort & Spa, com piscina tem ótimo custo benefício. Clique na foto para verificar disponibilidade

#FicaADica: Fique de olho nas ‘Ofertas Espertas’, que duram apenas um dia. Alguns hotéis incríveis oferecem ótimos desconto usando este selo na plataforma. Se encontrar um bom negócio, vale fechar 🙂

Booking.com

Gostou dos pontos turisticos gramado? Comente aqui!

Leia mais

O que fazer em Gramado e Canela – Roteiro de 2 dias

Lua de Mel em Gramado – 7 Dicas para Preparar a Viagem Perfeita

Onde Ficar em Gramado – As Melhores Opções do Econômico ao Luxo

Aluguel de Carro em Gramado – Saiba Tudo que Precisa Aqui

Cambará do Sul – Roteiro de 4 dias na Terra dos Cânions

O que fazer em Porto Alegre – Roteiro de 2 dias