A Ásia é um continente surpreendente, a diversidade cultural e as belezas naturais vem a cada dia mais atraindo turistas para lá. Quando fui fazer meu roteiro pelo sudeste asiático tive duvida se incluiria ou não o Laos, acabei optando por sim e não me arrependo nem um pouco, vou mostrar porque:

Laos é culturalmente rico e de pessoas simples e simpáticas!

O país é incrível, você lá encontrará diversos templos, conversará com monges, visitará feiras de artesanato. Com certeza o Laos vai te surpreender.

Templo de Laos

Estrada em Laos

Passeio de Elefante

Eu, particularmente, sou contra esses passeios com animais. Eu tinha o sonho de montar em elefante, mas só de ver eles levando aquelas cadeiras em suas costas eu desisti. Comecei a pesquisar e vi que a maioria das empresas que fazem esse tour exploram muito os animais, eles trabalham sem folga todos os dias, o dia todo. Foi dai que encontrei uma empresa em Luang Prabang que fazia a recuperação de elefantes usados como carga de turista, nessa empresa eles cuidavam de mais de 7 elefantes, ofereciam passeio nas costas deles sem nenhuma cadeira ou utensílio, no pelo. Além disso eu tive a oportunidade de mergulhar numa cachoeira maravilhosa e dar banho neles. Foi uma experiência incrível. Mas vale a pena a pesquisa antes de acabar pagando para uma empresa que não tenha esse compromisso com o bem estar do animal.

Passeio de elefante em Laos

Passeio de elefante em Laos

Passeio de elefante em Laos

Banho dos elefantes

O Tubbing de Vang Vieng

Vang Vieng é uma cidade muito pequena em Laos porém bastante procurada pelos mochileiros, principalmente pelo Tubbing.

O Tubbing nada mais é do que uma festa aquática. Você desce 40km no principal rio em meio de montanhas lindas numa boia parando em bares para beber e participar de jogos. Antigamente o tubbing era mais completo, existiam muitos bares na beira do rio, porém os acidentes por conta do álcool provocaram vitimas e a cidade resolveu acabar com a maioria deles. Ainda hoje o Tubbing é uma experiência incrível, seja para quem quer aproveitar o lado boêmio quanto para os amantes da natureza.

Festa no rio de Laos

Festa na descida do Rio de Laos

Festa em Laos

A ronda das Almas

Uma das experiências mais diferentes que já tive. A ronda das Almas em Luang Prabang acontece todos os dias cedo da manhã. Todos os monges (crianças, adultos e idosos) passam pelo centro da cidade em fila recebendo doações de comida em suas cestas. É lindo de ver e tem uma energia muito bacana. Vale a pena acordar cedo para participar, não esqueça de levar comidas.

Ronda das almas

Ronda das Almas em Laos

A oportunidade de ajudar

Várias ONGs ajudam o país e eu tive oportunidade de conhecer e me apaixonar pela Big Brother Mouse . Ela é uma organização que trouxe os primeiros livros em Lao para o país, e estimula a leitura principalmente para as crianças. Em Luang Prabang eles tem uma escola que funciona de forma linda: As pessoas que querem aprender inglês (normalmente muitos querem por conta do turismo forte) vão ate lá e os turistas que estiverem livres durante o dia vão também, e dai a aula é bem livre, turistas e locais convivendo e aprendendo juntos, foi umas das experiências mais incríveis que tive no País. Para participar e conhecer basta conferir o horário do aulão diário no site:

http://www.bigbrothermouse.com

Big Brother Mouse em Laos

Big Brother Mouse em Laos

A Kuang Si Falls

Se eu decidi conhecer Laos a culpa é todas das fotos que vi dessa cachoeira. O lugar é paradisíaco, são várias quedas de água, ótimo lugar para mergulho. Dependendo da época do ano a cor da água pode mudar, mas normalmente ela é de um tom de azul apaixonante. A cachoeira fica perto de Luang Prabang, fácil acesso de TukTuk.

Cachoeira Waterfall em Laos

A Blue Lagoon

Também em Vang Vieng a Blue Lagoon é outro paraíso na cidade. A lagoa de água azul é perfeita para o banho. O lugar traz paz e é um ótimo lugar para um pic nic, relaxar e até arriscar saltos.

Blue Lagoon

Blue Lagoon em Laos

Blue Lagoon
As feiras de rua

A maioria dos viajantes adoram conhecer o mercado local, eu sempre digo que a melhor forma de se conhecer uma cidade é indo em suas feiras. Também na cidade de Luang Prabang eu conheci a minha feira de artesanato favorita do mundo. Toda noite no centro milhares de barraquinhas vendendo a muito baixo valor itens de arte, roupas, bolsas e até comida. Lá você que escolhe quanto quer pagar pelas peças e a barganha é quase obrigatória. Vale a pena provar os sucos naturais e vitaminas e também jantar as comidas de lá. Esqueça restaurante, a feira tem algumas mesas enormes com vários tipos de comida, por menos de $2 você come o quanto quiser a comida tipica de lá e ainda divide a mesa com outros viajantes. Pode até parecer suspeita, mas a comida é uma delicia e vale pela experiência local.

Comidas de rua nas feiras de Laos
Andar de tuk tuk

O meio de transporte mais famoso da Ásia e mais divertido, com certeza você terá boas historias pra contar. Eles costumam ser baratos e levam para todos os lugares, ótimo também para conversar com o povo local e fazer novos amigos viajantes.

Tuk Tuk
Que tal incluir o Laos no seu roteiro?