Um guia completo para planejar sua viagem a Porto de Pedras. Anote as dicas e aproveite muito!

Parte da Rota Ecológica, que reúne destinos incríveis do Alagoas, a cidade Porto de Pedras surpreende com um mar lindo, bem a cara do estado, além de ser vizinha da querida São Miguel dos Milagres. O centrinho da cidade é um charme só, e ainda mais encantados que o de outras cidades mais movimentadas da região.

Se você está montando um roteiro completo pelas terras alagoanas, e pretende conhecer locais distintos, mas de beleza impressionante, precisa acrescentar Porto de Pedras à sua lista. Neste guia completo vamos te ajudar a planejar sua viagem para aproveitar ao máximo o local. Continue lendo para conferir as dicas.

O que fazer em Porto de Pedras

Porto de Pedras fica numa área privilegiada do litoral de Alagoas, sendo lar de algumas das praias mais bonitas do estado. Além do mar, outro grande atrativo da região é o ecoturismo. A cidade é pequena e tranquila, banhada pelo rio Manguaba, o mesmo que passa também por Japaratinga.

Um dos grandes destaques do local é o Farol de Porto de Pedras, que oferece uma vista maravilhosa do encontro do rio Manguaba com o mar verdinho daquela região do Alagoas.

Mas são as praias da cidade os verdadeiros espetáculos do lugar.

Praia do Patacho

A Praia do Patacho é a mais famosa, com águas cristalinas do tipo que torna o estado digno do apelido de “caribe brasileiro”. Já foi considerada, inclusive, a praia mais bonita do Brasil, com coqueiros circundando a orla, e uma faixa de areia tranquila, sem infraestrutura nem vendedores ambulantes.

Praia de Lage

A Praia de Lage (desse jeitinho mesmo, com “g”) fica do lado da Patacho e é outra opção sossegada, com pouco comércio, ideal para quem busca dias de relax em frente ao mar. Nos dois locais, vale a pena levar comida para passar o dia – mas não se esqueça de levar o lixo de volta depois.

Tatuamunha

Por fim, a vila de Tatuamunha é uma excelente opção de passeio ecológico nos arredores de Porto de Pedras. Esse lugar charmoso possui casinhas coloridas e um centrinho simpático, mas quem rouba atenção mesmo são os peixes-bois. você pode fazer um passeio de jangada pelo rio para conhecer esses animais de perto.

Leia todas nossas dicas:

Reserve com antecedência todos os ingressos e passeios para o Alagoas e evite filas com o GetYourGuide

Onde ficar em Porto de Pedras

O que não falta em Porto de Pedras são acomodações charmosas e aconchegantes para tornar a viagem ainda mais encantadora. Difícil mesmo é a hora de deixar um paraíso desses e voltar para a casa.

Uma boa recomendação é procurar por hospedagens pé na areia, ou o mais perto possível das praias. Há pousadas excelentes na Praia do Patacho, como a Pousada Xuê, mais intimista e com poucos chalés bem pertinho do mar, ou a incrível Pousada Samba Pa Ti, com bangalôs que contam até com piscina privativa.

Veja Pousadas na Praia do Patacho

Hotéis e pousadas em Porto de Pedras

Quarto espaçoso da Pousada Xuê – Foto: Booking
Bangalôs com piscina e o mar a poucos metros de distância na Samba Pa Ti – Foto: Booking

Encontre as melhores hospedagens em Porto de Pedras no Booking.com ou Airbnb.com

Airbnb em Porto de Pedras

Já definiu sua hospedagem? Procurar por um estadia pode ser um desafio, dependendo do local e/ou época do ano. É por essa razão que recomendamos alugar um airbnb em sua viagem. Há diferentes casas, apartamentos, lofts ou quartos para aluguel por todo o Brasil, inclusive airbnb em Porto de Pedras. É seguro, confiável e econômico. Uma experiência que vale a pena!

Onde comer em Porto de Pedras

A culinária de Porto de Pedras, assim como em boa parte do Alagoas e em outros tantos destinos de litoral, é especializada em frutos do mar, é claro. Deguste siris, peixes, camarões e outros pratos do tipo nos restaurantes do destino.

Uma das boas opções para comer bem é, inclusive, o restaurante da própria Pousada Xuê. Os pratos são caprichados e a localização sensacional. O Ninanoa serve comida mediterrânea – não deixe de provar a paella maravilhosa de lá. E o restaurante Patacho é o lugar ideal para aproveitar de comida boa, proximidade do mar, e decor rústica, mas sofisticada,

Seguro viagem nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Cenário paradisíaco na Praia do Patacho
Paraíso na Praia do Patacho – Foto: Rafael Vianna Croffi via Flickr

Aluguel de carro em Alagoas

Alugar um carro para viajar pelo Alagoas e ir a Porto de Pedras é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço, sem IOF, e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Passagens aéreas para Alagoas

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para Alagoas, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Praia de Tatuamunha, opção do que fazer na vila homônima – Foto: João Vicente via Flickr

Leia todas as nossas dicas e posts do Alagoas