Um guia completo para planejar o seu roteiro de viagem para Porto, em Portugal, com as melhores indicações de atrações, estadias e muito mais. Anote as dicas e aproveite ao máximo a cidade!

Localizada no norte de Portugal, Porto é a segunda maior cidade do país e é uma das mais antigas de toda a Europa. Essa metrópole possui belas paisagens urbanas, arquitetônicas e culturais, além de possuir um centro histórico bem conservado, tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Porto é tão charmosa, com casarões bem conservados, ruas coloridas e casas azulejadas, que dá até vontade de caminhar pelo centro histórico admirando o quanto é bonito o lugar. Para quem vai conhecer a cidade, saiba que ela é o melhor dos dois mundos, tanto o velho como o novo. Isso porque além da arquitetura europeia, o lugar mostra também que não parou no tempo com os seus bares e restaurantes modernos.

Quer saber mais sobre essa cidade, para viajar o mais preparado possível e aproveitar ao máximo o seu passeio? Então, confira a seguir o nosso guia completo de Porto. 😉

O que fazer no Porto

Uma mulher caminhando pela rua com o mural de azulejos ao fundo.
Capela das Almas, Porto – Foto: Kriss Soares
Casinhas coloridas no Cais da Ribeira durante o dia.
Cais da Ribeira, Porto – Foto: Kriss Soares
Ponte D. Luís I durante o dia com barcos do lado direito da imagem dentro do rio e ao fundo a ponte.
Ponte D. Luís I, Porto – Foto: Kriss Soares

A cidade de Porto possui inúmeras atrações para todos os gostos e idades. O centro histórico é bem charmoso e tem um ar medieval com ruelas estreitas e casarões antigos, reformados e bem coloridos, ótimo roteiro para conhecer um pouco da história local.

Localizado no coração da cidade, a Praça da Liberdade e Avenida dos Aliados é um dos locais mais movimentados. Por lá, você encontra bancos, associações políticas, jornais, Câmara Municipal e um McDonald’s. Uma das mais badaladas atrações do Porto, a Livraria Lello, foi inaugurada em 1881. Com fachada neogótica, interior de paredes forradas de livros e uma linda escadaria sinuosa no tom vermelho, o local é um charme e vale a pena a visita.

E que tal conhecer Porto do alto? A Torre dos Clérigos possui um mirante 360 graus e os visitantes devem subir uma escada estreita de 200 degraus para chegar ao topo. Por lá, você pode avistar toda a cidade, além do Douro e de Gaia. A Capela das Almas é uma atração lindíssima que merece a sua atenção também, ela é revestida com mais de 16 mil azulejos azuis, com imagens de São Francisco e de Santa Catarina.

Nas margens do rio Douro, o Cais da Ribeira do Porto é uma atração bem conhecida pelos seus casarões coloridos e colados um ao lado do outro. A região conta com excelentes restaurantes, bares, lojas e os visitantes podem aproveitar e fazer uma curta travessia de barco pelo Douro.

Confira abaixo algumas das principais atrações:

  1. Centro Histórico
  2. Torre dos Clérigos
  3. Livraria Lello
  4. Catedral da Sé do Porto
  5. Palácio da Bolsa
  6. Estação de São Bento
  7. Capela das Almas
  8. Igreja de São Francisco
  9. Igreja de Santo Ildefonso
  10. Igreja do Carmo e Igreja dos Carmelitas
  11. Mercado do Bolhão
  12. Ponte D. Luís I
  13. Cais da Ribeira do Porto
  14. Praça da Liberdade e Avenida dos Aliados
  15. Jardim das Oliveiras
  16. Jardins do Palácio de Cristal
  17. Mercado Bom Sucesso

Leia todas nossas dicas:

Descubra mais passeios incríveis para uma viagem completa no Porto.

Melhores praias em Porto

Praia Vila Nova de Gaia, durante o dia com areia a frente e ao fundo uma rocha com uma capela e ao fundo o mar.
Praia do Senhor da Pedra, em Vila Nova de Gaia, Porto – Foto: Pedro de Sousa via Unsplash

Para quem decide conhecer a cidade no verão, que é quando as temperaturas ficam altas e as praias mais cheias, a Praia de Matosinhos é bastante procurada por surfistas e esportistas aquáticos. O local oferece uma boa infraestrutura, como aluguel de guarda-sóis, espreguiçadeiras, bares e banheiros, assim como futebol de praia.

A Praia de Francelos é bem conhecida por suas águas com propriedades curativas, graças à sua riqueza em iodo que ajuda no tratamento de doenças nos ossos. Fora isso, o local possui ondas fortes e é indicado para surfistas.

Já a praia do Senhor da Pedra é considerada uma das mais bonitas. Por lá, você encontra uma construção da Capela do Senhor da Pedra feita sobre os rochedos. O local possui faixa de areia ampla, boa infraestrutura para os visitantes e o mar é agitado, indicado para praticantes de surf, bodyboard e outros esportes.

Confira nossa lista das principais praias em Porto:

  • Praia de Matosinhos
  • Praia de Leça da Palmeira
  • Praia de Angeiras
  • Praia dos Ingleses
  • Praia do Senhor da Pedra
  • Praia da Aguda
  • Praia de Francelos
  • Praia do Aterro
  • Praia da Estela
  • Praia do Mindelo

Onde ficar em Porto

A cidade de Porto possui inúmeros hotéis, hostels e aluguel de temporada para todos os gostos e bolsos. Os hotéis da cidade possuem uma excelente infraestrutura, dispondo de acomodações amplas, atendimento de qualidade e boa localização.

As regiões mais procuradas na cidade são: centro, Ribeira, Cedofeita, Bonfim, Avenida Boa Vista, Massarelos e Miragaia. A região central é onde tudo acontece! Lá tem muito movimento e agito e fica perto dos principais pontos turísticos, como a Estação São Bento, a Torre dos Clérigos, o Mercado do Bolhão, além de bares, restaurantes, estações de metrô e pontos de ônibus.

Para quem quer ficar em uma região mais econômica, o bairro Bonfim foi eleito um dos bairros mais cool de Porto. É uma localidade que não está no centro, mas que também não está tão distante assim. Com isso, dependendo de onde se hospedar, você ficará bem perto de alguns pontos turísticos.

Se a sua intenção é ficar numa acomodação mais sofisticada, os bairros Massarelos e Miragaia são localidades mais tranquilas e com acomodações modernas e requintadas. Já Cedofeita respira arte e cultura. A localidade fica perto das galerias de arte, das lojas de design, da Casa da Música e do mercado gourmet de Bom Sucesso.

Abaixo você confere quais são algumas das melhores estadias em Porto. Confira:

Hotéis no Porto

Quarto do Torel Avantgarde com cama de casal do lado esquerdo, um banco estofado no pé da cama. Representa Porto.
Clique na imagem e faça sua reserva em Torel Avantgarde

Os hotéis em Porto são estadias super aconchegantes e bem estruturadas. Se você decidiu passar alguns dias na cidade portuguesa, essas sugestões abaixo merecem a sua atenção. Veja:

Veja todas as opções de hotéis em Porto.

Aluguel de temporada no Porto

Sala do Look At Me - Serviced Lofts & Studios com sofá cor azul claro, a frente e uma mesa de centro branca. 
Representa Porto.
Clique na imagem e faça sua reserva em Look At Me – Serviced Lofts & Studios

O aluguel de temporada no Porto é uma boa opção para quem vai viajar com a família ou em grupo grande de pessoas. As acomodações são completas, com espaço e possuem área de estar, cozinha completa e são bem localizadas. Confira:

Veja todas as opções de aluguel de temporada em Porto.

Hostels em Porto

Quarto do The Passenger Hostel, a sala fica a frente com sofá e poltrona, do lado esquerdo tem uma escada que dá acesso a um cômodo que tem duas camas de solteiro. Representa Porto.
Clique na imagem e faça sua reserva em The Passenger Hostel

Quer uma estadia mais barata durante o seus dias na cidade? Os hostels em Porto contam com boa infraestrutura, acomodações confortáveis e boa localização. Confira:

Leia todas as nossas dicas:

Veja todas as opções de hostels em Porto.

Onde comer em Porto

Mesa do Restaurante Adega São Nicolau com vários pratos locais na mesa com vinho e duas pessoas brindando. Representa Porto.
Restaurante Adega São Nicolau – Foto: Divulgação oficial via Instagram

A gastronomia portuguesa é bem conhecida por ser muito rica, diversificada e cheia de bons ingredientes. Por lá, você encontra doces saborosos,  peixes, frutos do mar, azeites, azeitonas e excelentes vinhos, além de carnes de todos os jeitos.

Próximo à Ribeira, a Adega São Nicolau é um dos mais tradicionais e disputados restaurantes da cidade. O local serve gastronomia portuguesa de alto padrão, tem atendimento acolhedor e uma ótima carta de vinhos. Para quem vai conhecer o lugar, experimente o Bacalhau à lagareiro e o polvo com arroz. O restaurante conta com uma bela vista para o Douro e Vila Nova de Gaia.

Já no centro histórico de Porto, a Taberna D’Avó é um ambiente mais aconchegante, que serve comida portuguesa e possui ótimos preços, além de contar com um excelente atendimento. O bacalhau com broa e o bacalhau à Zé do Pipo são deliciosos e valem a pena experimentar. É indicado fazer reserva.

O Rápido fica perto da Estação São Bento e também possui gastronomia portuguesa. O local é bastante frequentado e, caso decida conhecê-lo, indicamos o prato Tripas à Moda do Porto e Língua que é um dos mais pedidos por ser um clássico do lugar.

Veja abaixo nossa seleção de alguns dos melhores lugares para comer em Porto:

  • Adega São Nicolau
  • Taberna D’Avó
  • O Rápido

Quando ir para Porto

Apesar de ser uma cidade litorânea, Porto não é um destino tradicional somente para aproveitar o mar, sendo assim, ele pode ser visitado em qualquer época do ano. Durante os meses quentes, entre junho e setembro, as temperaturas chegam até 25ºC e é quando a cidade fica cheia de turistas por causa das férias de verão na Europa. 

Durante o verão os dias são mais longos e é quando acontecem muitos festivais musicais com atrações culturais. Vale destacar que em junho são celebrados os Santos Populares em Portugal. Já na primavera é quando as temperaturas estão mais brandas e as atrações ainda não estão tão cheias. Nessa época é bom para fazer passeios ao ar livre como aproveitar os fins de tarde à beira do Douro, fazer piquenique nos jardins e curtir eventos culturais, como o NOS Primavera Sound.

Se a sua intenção é aproveitar o inverno da região, as temperaturas são de 5ºC até 13ºC. Neste período é quando a região norte do país fica mais chuvosa, então é sempre bom ter um guarda chuva por perto. Além disso, é durante o período do natal que a cidade ganha uma decoração especial com feiras e muitas luzes dando um charme a mais em sua arquitetura.

Durante o outono, as temperaturas podem chegar até 23ºC, com mínimas de 8ºC. Nessa época as chuvas costumam ser mais frequentes, principalmente nos meses de novembro e dezembro. No dia 11 de novembro é quando é celebrado o dia de São Martinho e a cidade entra em festa com muita música, feiras e vinho quente.

Quantos dias ficar em Porto

Para aproveitar Porto e visitar as principais atrações é indicado ficar pelo menos três dias na cidade. Assim, você pode conhecer o centro histórico, o mercado, as catedrais, as praças, os jardins e, nos dias quentes, aproveitar o final da tarde nas praias da região.

Como chegar em Porto

O principal meio de transporte para chegar em Porto, Portugal, é avião. Partindo do Brasil e desembarcando no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, localizado a aproximadamente 13 km do centro de Porto, é só fazer um percurso de cerca de vinte minutos de carro. 

Confira abaixo os detalhes acerca de cada tipo de meio de transporte:

De avião

Para quem sai do Brasil e vai até Porto, a viagem tem duração em torno de 14 horas. Tudo depende se você vai fazer escala ou não. O desembarque é no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, que fica a vinte minutos de distância do centro da cidade. 

As companhias aéreas que têm voos diretos para a cidade portuguesa são: Air Europa, Tap Air Portugal, Iberia Latam e Gol, saindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Para quem é do Rio de Janeiro, as empresas Gol, Tap Air Portugal, Iberia Latam e Air Europa saem do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Galeão.

De Porto até Braga

Braga fica localizada a quarenta minutos de carro de Porto – cerca de 55 km de distância. A forma mais rápida de chegar em Braga é de carro, contudo, o trem é outra opção de transporte até lá.

Fundada no século XVI, Braga é conhecida pelo turismo religioso, o que atrai milhares de visitantes todos os anos. A cidade dá para aproveitar muito bem numa viagem de bate e volta.

Se você decidiu conhecer Braga não deixe de caminhar pelas avenidas centrais, como: Central e Liberdade. A Praça da República é a principal do município e é rodeada de cafés e restaurantes. A Praça também conta com o Convento, a Basílica dos Congregados e a Igreja da Lapa – têm entrada gratuita.

Transporte em Porto

Apesar de dar para conhecer boa parte das atrações a pé, às vezes, é necessário usar outros meios de transportes. A cidade conta com serviço de metrô, ônibus, táxi, uber e bondinho que são bem satisfatórios. Já para quem deseja um transporte exclusivo para o aeroporto, hotel ou os principais pontos da cidade, a dica é optar por um serviço de transfers no Porto.

A seguir, veja mais informações sobre os principais meios de transporte para se locomover em Porto:

Trem

Administrado pela Comboios de Portugal, os trens são para viagens intermunicipais e até internacionais. As principais estações são: Porto Campanhã e São Bento e o custo das passagens é a partir de € 5,00 para cidades vizinhas, como Aveiro, Braga e Coimbra.

Ônibus

Porto também conta com várias linhas de ônibus de duas empresas que prestam serviços, que são: Yellow Bus e a City Sightseeing. A Yellow Bus oferece passeios com trajetos para o Porto Histórico e Porto dos Castelos. Já a City Sightseeing tem a linha azul com trajeto de Torre dos Clérigos até o Cais das Pedras e a linha vermelha que vai do Ribeira até o Museu do Vinho.

Metrô

O metrô é o transporte mais comum de ser usado por lá. A cidade conta com 81 estações com seis linhas, e as tarifas são a partir de € 1,20 para bilhetes individuais. Para quem vai visitar o Porto, a dica é comprar o Andante 24 horas que é válido por 24 horas contando a partir da primeira viagem. Ou o Andante Tour, que é válido por 24 ou 72 horas, e custa em torno de € 7,00 e € 15,00.

Outra alternativa é adquirir o cartão do Porto Card, que dá acesso ilimitado ao transporte público e ainda entrada livre nos museus e 50% de desconto em diversas atrações da cidade. Os horários normais de funcionamento são das 6h da manhã até a 1h da madrugada, porém é sempre bom verificar se as linhas vão até tarde, já que algumas deixam de operar antes.

Uber ou Aluguel de carro

O Uber na cidade funciona muito bem e você pode pedir em qualquer lugar pelo aplicativo, além de contar com uma taxa mais barata que os táxis da cidade. Agora, se você quer ter mais autonomia, o aluguel de carros em Porto é uma boa opção, além de você ter liberdade de ir para aonde quiser você pode explorar cidades vizinhas como Guimarães, Braga, Aveiro e Lisboa.

Bonde elétrico

Os bondinhos elétricos estão presentes diariamente nas ruas de Porto. A cidade conta com duas linhas: a Linha Marginal, que faz o percurso entre o centro histórico e o Jardim do Passeio Alegre, que é um trajeto pelas margens do rio Douro. Já a linha da Restauração é a que faz o percurso entre Massarelos e o Carmo, que é um trajeto que liga Massarelos e o Jardim da Cordoaria. A taxa do bilhete custa € 5.

Passeios e ingressos no Porto

Fachada de prédios coloridos em estilo histórico com azulejos coloridos e sacadas em ferro trabalhadas na Ribeira, no Porto
Visite a Ribeira durante o free tour pelo Porto – Foto: Civitatis

Já planejou quais serão os seus passeios no Porto? Saia de casa com tudo organizado para não perder tempo nas filas de ingressos e pague parcelado em até 12 vezes sem IOF! Veja os preços dos passeios ou confira nossa lista com as melhores opções:

Descubra mais passeios incríveis para uma viagem completa no Porto.

Veja mais dicas em Porto

As dicas ainda não acabaram! Deixamos abaixo uma lista de posts completos para te dar uma mãozinha no planejamento da sua viagem:

Dúvidas frequentes

O que fazer no Porto?

Em Porto, Portugal, você pode aproveitar para visitar igrejas lindas, como a Catedral da Sé do Porto, a Capela das Almas e a Igreja de São Francisco. Apreciar a gastronomia local no Mercado do Bolhão, passear pelo Jardim das Oliveiras e, no final do dia, ver o pôr do sol no Cais da Ribeira do Porto.

Quais são os principais passeios em Porto?

Os principais passeios em Porto são:
Praça da Liberdade e Avenida dos Aliados
Estação de São Bento
Capela das Almas
Cais da Ribeira do Porto…Confira mais detalhes sobre Porto.

Onde ficar no Porto?

Existem boas opções de estadias na cidade, como hotéis, hostels e aluguel de temporada, principalmente na região do centro, Ribeira, Cedofeita, Avenida Boa Vista e Massarelos, bairros mais frequentados pelos viajantes. Os destaques são o Hotel das Virtudes, o Torel Avantgarde, o bnapartments Carregal e o Seventyset Flats – Porto Historical Center.

Quais os melhores hotéis em Porto?

Os melhores hotéis em Porto são o Hotel das Virtudes, o Torel Avantgarde, o Bonjardim 560 e o Porto Palácio Hotel by The Editory.

Quais os melhores aluguel de temporada em Porto?

Os melhores aluguel de temporada em Porto são o bnapartments Carregal, o Seventyset Flats – Porto Historical Center, o Village Aparthotel By BOA e o Look At Me – Serviced Lofts u0026 Studios.

Quais os melhores hostels no Porto?

Os melhores hostels em Porto são o Being Porto Hostel, o Nice Way Porto Hostel, o The Passenger Hostel e o Lost Inn Porto Hostel.

Quantos dias ficar no Porto?

O tempo mínimo indicado para ficar em Porto e aproveitar os principais passeios e atrações é de três dias.

Como chegar em Porto?

A melhor maneira de chegar em Porto é por via aérea. É só desembarcar no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, e seguir o resto do trajeto de carro até o centro da cidade, que fica a 13 km de distância e leva em torno de vinte minutos.

Quando ir para Porto?

Tudo depende do que você quer fazer em Porto. No verão, a cidade é mais cheia por causa do clima quente e é ideal para passeios ao ar livre. Já no inverno, a região fica mais chuvosa e as temperaturas são de 5ºC até 13ºC, nesse período a cidade ganha um charme a mais com as decorações natalinas. 

Qual é a melhor época para ir a Porto?

A melhor época para ir em Porto é na primavera, nos meses de maio a junho, quando o clima fica mais ameno e a cidade não fica tão cheia. Assim, dá para aproveitar melhor os pontos turísticos sem precisar pegar muitas filas.

Quais as melhores praias de Porto?

As melhores praias de Porto são:
Praia de Matosinhos
Praia de Leça da Palmeira
Praia de Angeiras
Praia dos Ingleses
Praia do Senhor da Pedra… Veja mais detalhes sobre Porto.

Onde fica Porto?

Porto, fica na costeira no norte de Portugal. A cidade foi fundada em 1123 e é uma das mais antigas da Europa. Ela fica a 300 quilômetros de distância de Lisboa.

Como se locomover em Porto?

Para se locomover em Porto, há duas formas: alugar um carro ou utilizar os metrôs da cidade. O aluguel de carro permite que você tenha mais autonomia de circular dentro e fora da cidade, já as estações de metrô possuem inúmeras linhas que abrange todo o município de Porto.