Se você está planejando sua viagem para Portugal e quer ter uma experiência inesquecível, sem imprevistos de última hora, dê uma olhada nas nossas dicas nesse Guia Completo para Brasileiros.

Portugal é um destino muito procurado pelos brasileiros, principalmente aquela que pretendem fazer sua primeira viagem à Europa. Talvez pelo facilidade da língua e claro, as inúmeras cidades e atrações turísticas que o pais oferece.

Mas antes de começar sua viagem para Portugal, é importante planejar com antecedência algumas coisas básicas. Desde quanto custa uma viagem para Portugal, quais cidades conhecer, alugar um carro e muito mais.

Aqui fizemos um guia para te ajudar com TUDO o que você precisa saber para visitar a terrinha. Desde quanto tempo ficar ao custo médio por dia, aos pontos imperdíveis que tem para visitar por lá.

Anote tudo e aproveite, e depois conta pra gente como foi sua experiência!


Não esqueça do seguro viagem!
Clique aqui
e contrate o plano ideal para sua trip pelos melhores preços!


Você vai ver nesse post:

Caso queria pular alguma parte, é só clicar nos links abaixo para ir direto ao tópico 🙂

Viagem para Portugal - Torre de Belém
Um dos cartões postais de Portugal a Torre de Belém em Lisboa – Foto: Virginia Falanghe

Quanto custa uma viagem para Portugal

Portugal é um dos países mais em conta para se viajar atualmente na Europa. Que maravilha!

Você consegue almoçar por menos de 10 euros e jantar por menos de 20, apesar de que está se tornando cada vez mais caro por conta dos turistas, principalmente nas grandes cidades como Lisboa e no Porto, mesmo assim ainda dá para encontrar lugarzinhos em conta.

Uma hospedagem com um bom custo-benefício ficaria em média por 25 euros por pessoa. Mas claro, tudo depende de onde é, se estamos falando da capital esse valor tende a subir. Já em cidades como Coimbra e Évora, os preços acabam sendo mais em conta.

Outros gastos a ser considerado é o seguro viagem. Um seguro básico fica em torno de R$ 10 por dia.

Na média, para considerar no seu planejamento, considere 60 euros por dia por pessoa. Adicione também os gastos com os ingressos, isso vai depender das atrações que você quer conhecer. Além das comprinhas e souvenir e aluguel de carro e gasolina.

Melhor épocas para conhecer Portugal

Entre Maio e Outubro é a melhor época para passear pela cidade ou pegar uma praia, mas também é bom saber que é temporada alta e pode ficar lotado de turistas.

Entre Novembro a Abril, na baixa temporada, o inverno é frio mas com temperaturas mais amenas do que no resto da Europa.

>> Leia mais no nosso post Melhor época  para ir a Portugal – as dicas para cada estação.

Verão

Lembre-se no verão, você não pode perder as praias da Costa Vicentina e os passeios de barco pelo Algarve. Se marcar sua viagem para Portugal nessa época concentre para conhecer a região sul do país.

Uma das lindas praias em Algarve em Portugal
Uma das lindas praias em Algarve em Portugal

Inverno

Por outro lado, no inverno tem a onda gigante da Nazaré, que fica a uma 1h30 ao norte de Lisboa. Talvez também seja uma boa aproveitar para conhecer Óbidos e Fátima que ficam ali pertinho e depois seguir explorando a região do norte, onde fica Coimbra e a cidade do Porto.

Quantos dias ficar em Portugal

Apesar do país ser pequeno ainda quando comparado ao Brasil, Portugal surpreende pela diversidade de paisagens, arquitetura e gastronomia. Por isso, se você está pensando fazer um roteiro por Portugal, recomendamos um mínimo de 15 dias.

Reserve 5 dias para conhecer o norte do país – Porto, região do Douro e cidadezinhas. Outros 5 dias para passear por Lisboa, Cascais e Sintra. O restantes dos dias para o sul do país, onde ficam as regiões do Alentejo e do Algarve.

Se você conseguir esticar sua viagem para 20 dias, então não deixe de ir nas ilhas dos Açores e Madeira.

Leia todas nossas dicas:

Cidades de Portugal
Uma dica para incluir no seu roteiro é conhecer o Palácio da Pena em Sintra. Foto: Virginia Falanghe

Passaporte e visto para sua viagem para Portugal

A primeira coisa que precisa ter é o passaporte válido. A validade deve ser superior a 3 meses quando do retorno ao Brasil – conforme o Portal do Itamaraty.

Os Brasileiros não precisam de visto para fazer turismo em Portugal, podendo ficar no país até 90 dias. Para evitar transtorno na Imigração é ideal é ter passagem de ida e volta, então leve os comprovante impressos caso seja solicitado.

>> Leia também Documentos para entrar na Europa – Veja quais você precisa.

Passagens aéreas para Portugal 

As passagens aéreas são um dos maiores custos, mas se você se programar com antecedência, pode conseguir passagens baratas para a Portugal.

Convém evitar também a alta temporada, como o Natal, Ano Novo, Carnaval e a Páscoa que sempre tem bastante procura. Em média você pode esperar pagar uns R$ 3.000 ida e volta, mas claro tudo depende de quão antes você planeja a viagem.

As companhias aéreas que levam do Brasil a Portugal com voo direto são a TAP, Latam e a Azul. Tem também aquelas que fazem escala em Madri, que fica apenas a uma hora de Lisboa, como a Air Europa e a Iberia.

Quer encontrar passagens baratas para Portugal? Encontre voos para com descontos de até 35% todos os dias no Passagens Promo.

Onde ficar em Portugal – Nossa indicação de hotéis

Leia nossas dicas dos melhores lugares onde ficar em Portugal, com muitas dicas de hospedagem barata e bem localizada:

Encontre as melhores hospedagem em Portugal no Booking.com ou Hoteis.com

Onde ficar em Porto - BO Apartaments
Uma ótima opção de hospedagem em Porto é o BO – Fernandes Tomás – Clique para saber mais

Ingressos com desconto para as atrações

Se organizar com antecedência é a chave para conseguir os melhores descontos. Liste as atrações que você gostaria de visitar e compre os ingressos com antecedência. Isso evita filas e você pode conseguir descontos e promoções, além de conseguir planejar seus gastos.

Consulte os descontos, passeios e ingressos para teatros, museus e outras atrações na GetYourGuide

Seguro viagem para Portugal

Contratar um seguro viagem para Portugal é obrigatório. Tudo isso por causa do Tratado de Schengen, que exige a contratação de um seguro viagem Europa com cobertura médico hospitalar de no mínimo 30 mil euros.

Leia tudo sobre seguro viagem:

Faça sua cotação de seguro viagem na Seguros Promo e garanta 5% de desconto com nosso cupom DICASDEVIAGEM5

Como alugar carro em Portugal

Alugar um carro em Portugal é uma ótima idéia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos. Dirigir em Portugal é simples, nada muito diferente daqui do Brasil.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Fizemos um post super completo de como alugar seu carro em Portugal. A gente explica como funciona a cobrança de pedágio no país, estradas, documentações necessárias e muito mais. Vale a pena conferir!

Encontre os melhores preços para alugar seu carro clicando aqui.

Península ao leste da Ilha da Madeira - Ilha da Madeira
A Ilha da Madeira em Portugal, vale muitooo a pena conhecer

Chip de internet em Portugal

Está cada vez mais fácil e barato ter internet ilimitada durante toda sua viagem em Portugal. Hoje em dia você pode comprar online um chip internacional de celular enquanto ainda estiver aqui no Brasil. Nós sempre usamos e adoramos!

Você recebe o sim card em seu endereço e depois é só inserir no celular para já chegar em Portugal com a internet 4G ilimitada funcionando durante toda a viagem.

>> Leia também: Chip Celular Portugal – Qual é o Melhor e Onde Comprar?

Quer ter internet ilimitada durante toda a viagem?
Compare os preços e compre seu chip de viagem internacional antecipadamente na America ChipEasySim4U, O Meu Chip ou Viaje Conectado.

Dicas para montar seu roteiro em Portugal

Portugal é realmente incrível, um fato é que você vai querer voltar muitas vezes para conhecer cada cantinho super charmoso desse país. Porto, Lisboa, Sintra, Coimba, Évora, adicione ainda Cascais, Coimbra, Setúbal, Aveiro, Faro e muitas outras.

Em 15 dias é possível conhecer várias regiões de Portugal, de norte a sul do país, como a nossa colunista Virginia Falanghe fez. Dê uma olhada no post super completo com todos os detalhes de um roteiro de Portugal e anote todas as dicas maravilhosas que ela compartilha por lá.

Seja como for, quando viajamos sempre queremos aproveitar ao máximo, não é verdade? Então planeje seu roteiro com antecedência, para visitar todos os pontos turísticos que você anda sonhando.

Anote as cidades que não podem ficar de fora do seu roteiro.

Leia todas nossas dicas:

Lisboa

A cidade de Lisboa é parada obrigatória para quem visita Portugal. A capital do país tem os melhores restaurantes e lojas, além de monumentos repletos de histórias incríveis.

Visite a Torre de Belém e aproveite para provar o legítimo pastel de Belém. Faça um passeio de tuk tuk pela baixa histórica ou pegue o trem até Cascais e Estoril.

>> Leia mais O que fazer em Lisboa – Dicas para quem vai ficar de 1 a 5 dias

Porto

Porto é a segunda cidade mais importante do país, e vem ganhando cada vez mais a atenção dos turistas do mundo todo. Não só pelas incríveis atrações turísticas, mas também pela vibe animada que percorre as ruas antigas do centro histórico.

Passeie pelo Cais da Ribeira, classificado Patrimônio Mundial da UNESCO, e suba a Torre dos Clérigos para uma vista panorâmica de umas das cidades mais charmosas de Portugal.

Leia todas nossas dicas:

A cidade do Porto em Portugal
A cidade do Porto em Portugal

Sintra

Outra cidade super charmosa em Portugal é Sintra, fica só a 40 minutos de carro de Lisboa. Localizada no topo da serra, Sintra tem vários pontos turísticos maravilhosos, como o Palácio da Pena e a Quinta da Regaleira.

>> Leia mais Sintra Portugal – O que fazer, Onde comer, hotéis e mais

A Quinta da Regaleira em Sinta, uma das cidade que você precisa conhecer na sua viagem para Portugal
A Quinta da Regaleira em Sinta

Óbidos

A vila de Óbidos é uma graça e você não pode perder a oportunidade de visitá-la. Fica localizada a apenas 80 km de Lisboa e é uma ótima opção para quem está hospedado na capital e tem um dia livre.

Passeie pelas ruas medievais ou faça um tour pelas muralhas que protegem a cidadezinha.

#AnotaADica: Em Abril acontece o delicioso Festival de Chocolate, nada mal para dar um pulo na vila, você não acha?

A medieval cidadezinha de Óbidos em Portugal
A medieval cidadezinha de Óbidos em Portugal

Pontos Turísticos em Portugal

Ponto turístico em Portugal é o que não falta! Tem muitos maravilhosos espalhados pelo país. Por isso, recomendamos planejar antecipadamente seu roteiro para não perder nenhum.

Desde palácios que conservam o charme de séculos passados, como o Palácio da Pena em Sintra ou o Palácio de Mafra, à mais antiga universidade do país, a Universidade de Coimbra.

De passeios solarengos pelo bairro de Alfama em Lisboa a degustações de vinho em pleno Rio Douro, não vão faltar lugares para conhecer em sua viagem para Portugal.

>> Leia tudo no nosso post e se planeje para não perder nada – Pontos Turísticos de Portugal – Os 20 principais para incluir na sua lista.

Palácio da Mafra. Foto: Miguel Carraca via Flickr - Viagem para Portugal
Um dos pontos turísticos para incluir na sua viagem para Portugal é o Palácio da Mafra. Foto: Miguel Carraca via Flickr
A Universidade de Coimbra é linda, vale a pena visitar
A Universidade de Coimbra é linda, vale a pena visitar

Onde comer em PortugalGastronomia regional

Já bateu perna em todos os pontos turísticos e conheceu tudo nas cidades de Portugal! Agora é a hora de aproveitar as delícias do pais, não é mesmo? Encontrar onde comer bem em Portugal é super fácil como achar pelo menos um prato de bacalhau nos cardápios portugueses.

A gastronomia é algo que os portugueses levam a sério, seja nos restaurantes novos que não param de abrir em Lisboa e no Porto, como nas mais tradicionais casas de Coimbra e do Algarve.

No sul, o foco é mais peixe e marisco. Experimente o polvo à lagareiro e as amêijoas à bulhão pato, numa esplanada na beira do mar com vista para o pôr do sol.

Já na região do norte, não deixe de provar a francesinha, as tripas à moda do Porto, os rojões e o bacalhau à moda do Minho. Você não vai-se arrepender!

Se você procura os restaurantes preferidos dos locais, então saiba mais em nossas dicas de onde comer bem e barato no Porto.

Onde fazer compras em Portugal

Quem não adora dar uma olhada nas lojas quando está viajando? Além das grandes marcas como a Zara e a H&M que você vai encontrar um pouco por todo o país.

Tem também lugares só com marcas de luxo como é o caso da Avenida da Liberdade em Lisboa e outros onde as lojinhas alternativas imperam.

Se você procura marcas portuguesas, tente a Rua das Flores no Porto e o bairro do Príncipe Real em Lisboa. Eles são lugares ótimos para encontrar a lembrancinha perfeita para levar de volta para o Brasil.

Rua das Flores em Porto - Foto: Ronnie Macdonald via Flickr
Rua das Flores em Porto, ideal para fazer compras na sua viagem para Portubgal – Foto: Ronnie Macdonald via Flickr

Onde fazer comprar no Porto:

  • Claus: sabonetes design e artesanais
  • Burel: produtos design feitos em lã tradicional da Serra da Estrela
  • 43 Branco: Concept Store com marcas locais
  • Violet and Ginger: Concept Store com roupa, acessórios e artigos em cerâmica

Onde fazer compras em Lisboa:

O que levar na mala na sua viagem para Portugal

Na hora de fazer a mala, é bom saber o que levar para sua viagem para Portugal dependendo da época. Por isso dividimos esse parte em dois para ficar mais fácil de anotar todas as dicas.

O que levar na mala para o verão em Portugal

  • Roupas leves: blusas de manga curta, regatinhas, vestidos, shorts, etc…
  • Pashmina ou sweater para fins de tarde mais ventosos
  • Biquíni ou bermuda
  • Chinelo ou alpargata
  • Tênis confortável, para conhecer os pontos turísticos sem se preocupar com dor no pé
  • Chapéu e óculos de sol
  • Toalha de praia ou canga
  • Protetor solar

O que levar na mala para o inverno em Portugal

  • Roupas quentes: sobretudo, malhas, calças, blusas de manga comprida e para os mais friorentos cachecol, luvas, etc…
  • Jaqueta impermeável
  • Guarda-chuva
  • Botas confortáveis

Além disso, não esqueça de levar também a câmera fotográfica e um adaptador de tomada para poder carregar a bateria ou celular.

Leia tudo sobre Portugal

E você, gostou do nosso Guia de viagem para Portugal? Deixe seu comentário ou dúvida que a gente te ajuda