Confira tudo o que precisa saber sobre sua estadia antes de fazer a reserva na charmosa Pousada dos Ofícios em Ouro Preto, MG.

Inaugurada em 2009, a Pousada dos Ofícios em Ouro Preto, Minas Gerais, é uma das principais estadias da cidade. Avaliada com nota superior a nove por mais de 460 pessoas diferentes na plataforma do Booking.com, esta hospedagem garante conforto, qualidade e simplicidade durante sua viagem.

Ouro Preto é um destino histórico que celebra as tradições, assim como a Pousada dos Ofícios. Decorada com diversos elementos que enaltecem os artesãos e artistas, cada quadro pendurado e móvel antigo espalhados pelas instalações reserva um pouco do charme que compõe essa hospedagem.

Assim, se você está planejando uma viagem em família, entre amigos ou, talvez, com um grupo seleto da terceira idade, esta pode ser a estadia ideal para você. Os quartos adaptados e espaçosos tornam a acolhida ainda mais confortável, independentemente da idade de seus hóspedes. E se eu mencionar a qualidade do café da manhã, então? Já pode começar escolher a data da reserva. 😉

Abaixo você confere como é a estadia na Pousada dos Ofícios e fica por dentro de tudo o que precisa saber antes de definir sua hospedagem ideal.

Onde fica a Pousada dos Ofícios?

vista frontal da fachada da pousada dos ofícios e da rua onde se encontra, ao lado de um posto de gasolina
Foto: Divulgação via Melhores Pousadas Tur

A Pousada dos Ofícios está localizada bem na entrada de Ouro Preto e fica situada na mesma rua que a rodoviária da cidade, a cerca de 60 metros de distância. Quem estiver de carro e deseja saber como chegar na hospedagem, basta pegar a segunda saída na rotatória do Trevo de Ouro Preto e seguir por quatro quilômetros na Rua Padre Rolim. O local fica do lado direito do motorista.

Além disso, por estar no centro, é de fácil acesso à alguns museus e atrações turísticas, como o Museu Casa dos Contos e a Praça Tiradentes. E ainda conta com a proximidade de ótimos restaurantes, como O Passo Pizza Jazz ou o Conto de Reis ou a Vila Boots, tudo a menos de 10 minutos de distância.

Você pode conferir o passo a passo da rota ao colocar o endereço no Google Maps ou qualquer aplicativo de geolocalização que preferir:

  • Rua Padre Rolim, nº 765, Centro, Ouro Preto, Minas Gerais

Faça sua reserva e garanta sua hospedagem em Ouro Preto.

Como são os quartos na Pousada dos Ofícios?

São 19 suítes bem equipadas e decoradas com fotografias artísticas de diferentes pontos turísticos e ofícios artesanais. Cada acomodação é equipada com ar-condicionado, frigobar, TV com streaming e armário.

Os quartos são divididos em duas principais categorias: Superior e Standard. Dependendo da suíte escolhida, pode acomodar até quatro adultos. A diária custa cerca de R$ 250 e pode ser cancelada gratuitamente ou mesmo parcelada em até 3x sem juros, dependendo da quantidade de dias reservados.

Confira a seguir mais detalhes:

Garanta sua estadia ao reservar seu quarto no Booking.com.

Quarto Superior

quarto superior com uma cama de casal, duas janelas abertas, um ar-condicionado, uma TV de tela plana e alguns quadros decorativos
Clique na imagem para fazer sua reserva

Cama de casal ou duas de solteiro | 18 m² | Ar-condicionado | Frigobar | Guarda-roupas | Mesa e cadeira | TV 32º Smart | Banheiro privativo | Amenities

Os quartos superiores são indicados para casais e equipados com roupas de cama quentinhas e macias. O armário conta com travesseiros e mantas extras, e a mesa está sempre acompanhada de xícaras e de uma chaleira elétrica pronta para fazer os chás disponíveis gratuitamente pela pousada. No banheiro há uma ducha com aquecimento central e boa pressão d’água, além de um secador de cabelo e das amenities.

Veja mais detalhes sobre o quarto.

Quarto Standard

quarto de teto inclinado com uma claraboia em cima da cama de casal, e com uma porta que dá acesso a outro quarto com cama de casal
Clique na imagem para fazer sua reserva

Cama de casal ou duas de solteiro | 12 ou 22 m² | Ar-condicionado | Frigobar | Guarda-roupas | Mesa e cadeira | TV 22º Smart | Banheiro privativo | Amenities

Os quartos standard são mais variados, podendo acomodar até quatro pessoas, sendo recomendados para famílias ou grupos maiores. Assim como os quartos superiores, também dispõem de xícaras e chaleira elétrica, ducha com boa pressão e aquecimento central e TV Smart com canais por assinatura.

Algumas unidades, no entanto, não contam com janelas, porém oferecem claraboias e básculas no lugar.

Veja mais detalhes sobre o quarto.

Café da manhã e restaurantes

mesa de madeira repleta de alimentos matinais com vista para o restante do refeitório com dois homens conversando
Refeitório – Foto: Nátalie Guimarães
mesa farta de alimentos, como pães, bolos, cereais, bandejas de frios, sucos e ovos mexidos na área de café da manhã da pousada dos ofícios
Café da manhã – Foto: Nátalie Guimarães
vista da cidade de ouro preto pela janelas amplas da pousada dos ofícios
Vista panorâmica do refeitório – Foto: Nátalie Guimarães

O refeitório fica no andar inferior com direito a uma bela vista panorâmica da cidade no vale abaixo. Há várias mesas e cadeiras de madeira espalhadas pelo salão, já dispostas com toalhas e enfeites de mesa. Há, ainda, uma cristaleira com diversas louças típicas e delicadas usada como decoração.

Assim que terminam as escadas de acesso ao refeitório, à direita fica um pequeno e charmoso lavatório e à esquerda o salão se abre com uma grande mesa de madeira repleta de pães, bolos, geleias artesanais, frutas, sucos e cereais. Há tanta comida que uma segunda e uma terceira mesa são colocadas próximas para servir o café de grão mineiro, o pão de queijo caseiro (delicioso!) e as frutas.

A comida mineira não decepciona, e o café da manhã da Pousada dos Ofícios faz jus com diversos quitutes e pratos típicos, como o delicioso curau e os queijos. Todos os dias a mesa conta com bolos e pães caseiros, doce de leite autêntico e algumas iguarias.

Durante todo o período do café da manhã fica tocando uma música suave e tranquila, geralmente algum cantor nacional de MPB ou Bossa Nova, na televisão smart disposta no lounge compartilhado, situado no mesmo salão espaçoso do refeitório.

Além disso, uma rápida caminhada pelo espaço vai mostrar lindos quadros, fotografias e móveis antigos que apontam algumas peculiaridades de Ouro Preto. Pontos turísticos, antigos panfletos de cinema e até mesmo uma antiga vitrola de mesa é possível ser apreciada.

Confira a disponibilidade de quartos para a data de sua viagem.

potinho de pedra sabão com curau de milho com canela em pó em cima de uma toalha de mesa vermelha
Destaque especial para a porção individual de Curau servida em uma cumbuca de pedra sabão – Foto: Nátalie Guimarães

A área de lazer da Pousada dos Ofícios

recepção da pousada dos ofícios com uma pratekeira de cervejas ouropretana em frente a um tablado de madeira com um sofá  preto e uma parede decorada com espelho
Recepção de entrada – Foto: Divulgação oficial via site
lounge compartilhado da pousada dos ofícios com sofás, poltronas e um hack com TV de tela plana tocando música
Lounge compartilhado – Foto: Nátalie Guimarães

A área de lazer da Pousada dos Ofícios é simples e restrita ao lounge compartilhado e a recepção. Não há um jardim ou espaço infantil, por exemplo. O intuito dessa pousada é oferecer o máximo de conforto e descanso nos quartos para seus hóspedes aproveitarem após um longo dia de caminhadas e passeios.

Assim, o enfoque para áreas de lazer fica por conta do lounge localizado no andar inferior, juntamente com o refeitório. Ali há um espaço mobiliado com conforto e bom gosto dispondo de sofás e uma televisão smart. Um lugar adequado para uma leitura ou para aproveitar a vista panorâmica disponível nas janelas amplas ou no acesso à área externa com estacionamento.

Além disso, outro espaço que pode ser usufruído é a recepção aconchegante decorada com móveis de pallet e itens vintage artesanais. Adequado para fazer uma horinha enquanto espera pelo Uber ou pela agência de viagens, por exemplo.

Garanta sua reserva ao definir sua estadia com antecedência.

Serviços da Pousada dos Ofícios

bicicleta decorativa ao lado de uma bancada em frente a uma parede pintada com desenhos sobre cerveja
Espaço decorativo da parceira com a Ouropretana Cervejaria – Foto: Divulgação oficial via site

Um dos diferenciais da Pousada dos Ofícios é o estacionamento privativo gratuito oferecido aos hóspedes, e a recepção sempre solícita e educada disponível 24h por dia. Na recepção também é possível encontrar indicações de restaurantes e de agências de viagem, assim como comprar diversas opções de bebidas alcóolicas ou não. Uma dessas opções é a cerveja artesanal Ouropretana.

Outros serviços muito bem vindos são o serviço de concierge e o transfer para os aeroportos de Pampulha e de Confins por um custo adicional. Ambos serviços podem ser requeridos pelo whatsapp, instagram, telefone para contato ou pelo site de reserva Booking.com.

Veja mais detalhes sobre a hospedagem.

Pousada dos Ofícios com crianças

A hospedagem não conta com elementos específicos para crianças, como uma área infantil ou utensílios de berçário, por exemplo. E possui muitas escadas para acessar os níveis inferiores, onde está o refeitório para café da manhã.

Assim, não é recomendável que crianças pequenas andem pela pousada sem supervisão. No entanto, quem viaja com crianças maiores vai encontrar quartos espaçosos e confortáveis com capacidade para hospedar até quatro pessoas.

Confira as tarifas atualizadas e faça sua reserva.

Acessibilidade da Pousada dos Ofícios

lateral da pousada dos ofícios mostrando a entrada de carros que fica ao lado esquerdo da fachada
Acesso de carros na lateral externa – Foto: Divulgação oficial via Booking.com
banheiro da pousada dos ofícios com um box amplo, um vaso sanitário e uma pia com espelho
Banheiro padrão – Foto: Divulgação oficial via site

A acessibilidade da Pousada dos Ofícios é voltada para pessoas com dificuldade motora, especialmente idosos, uma vez que conta com barras de apoio nos banheiros. Cadeirantes também podem se beneficiar dos quartos espaçosos, no entanto falta um pouco mais de atenção às barras de apoio nos banheiros, que não são devidamente adequadas para esse público.

Outro fator que precisa de atenção é o fato de não possuir elevador, o que torna o acesso ao refeitório mais difícil, uma vez que está localizado no nível inferior. Como alternativa às escadas, é possível acessar o refeitório e lounge compartilhado pela lateral externa da pousada, onde se encontra a rampa de acesso para carros.

Veja mais detalhes sobre as acomodações.

Fatos históricos/diferenciais da Pousada dos Ofícios

quadros artesanais de decoração pendurados na parede da escada da pousada dos ofícios
Decoração das escadas em direção ao refeitório – Foto: Nátalie Guimarães
câmera antiga de fotografia em cima de um tablado de madeira na recepção da pousada dos ofícios
Item decorativo na recepção – Foto: Divulgação oficial via site

O charme da Pousada dos Ofícios é facilmente encontrado nos itens decorativos da hospedagem. E não apenas a arquitetura típica de estilo colonial acrescenta seu próprio encanto, como os quadros fotográficos espalhados pela pousada também contam uma história à parte. A história e a beleza de diferentes ofícios e artesãos de Ouro Preto.

Pensando em homenagear os mestres artistas e a própria cidade, em cada quarto e espaço comum da pousada é possível apreciar imagens que revelam um ofício diferente. Ferreiros, alfaiates, marceneiros e diferentes tipos de artesãos encontram seu lugar em alguma parede da estadia. Além disso, entre fotografias coloridas e preto e branco há ângulos de igrejas e museus do município mineiro.

Então se você aprecia esse estilo que mistura objetos vintage, como máquinas de datilografar e de costura, à fotografias modernas, vai gostar de se hospedar por aqui.

Conheça cada detalhe da pousada e faça sua reserva com antecedência.

Distância da Pousada dos Ofícios para pontos turísticos

vista frontal do Museu da Inconfidência em Ouro Preto
Museu da Inconfidência em Ouro Preto – Foto: Nátalie Guimarães

Como foi dito anteriormente, a pousada está a poucos minutos de caminhada do centro histórico de Ouro Preto e, por causa disso, fica próxima de alguns dos principais pontos turísticos da cidade. No entanto, é importante ressaltar que as vias ouro-pretanas estão dispostas entre morros, então há várias subidas e descidas, algumas mais íngremes e outras mais tranquilas.

A Praça Tiradentes, por exemplo, fica a uma caminha de 10 a 15 minutos de distância numa descida tranquila. O que torna o caminho super prazeroso, além de ser numa via bastante movimentada. Na praça você encontra um dos principais museus da cidade, o Museu da Inconfidência, e algumas ruas ao lado está a Feirinha de Pedra Sabão em frente a Igreja de São Francisco de Assis.

Assim, numa rápida caminhada você chega ao centro da cidade e consegue visitar alguns dos principais pontos turísticos, comprar um bom souvenir na feirinha e ainda se alimentar, já que a região oferece ótimas opções de restaurantes. Uma delas é o restaurante Bené da Flauta, bem ao lado da Igreja de São Francisco de Assis. Um espaço bonito, com uma linda vista e pratos saborosos!

Como é a experiência de se hospedar na Pousada dos Ofícios?

quadro de decoração com dois papéis antigos do cine central em Ouro Preto falando dos filmes que estavam disponíveis no dia 28 de março de 1954
Por toda a Pousada dos Ofícios é possível encontrar quadros decorativos vintage – Foto: Nátalie Guimarães

A estadia na Pousada dos Ofícios pode ser caracterizada como tranquila, confortável e segura. Não há com o que se preocupar, uma vez que tudo está a poucos minutos de distância e a recepção está sempre disposta a te atender.

A alimentação não deixa a desejar, então se você costuma escolher sua hospedagem pelo nível de café da manhã, não vai se decepcionar com a culinária mineira oferecida. Além disso, é possível pedir comida por delivery e comer com muita comodidade nos quartos, uma vez que talheres e guardanapos ficam à disposição dos hóspedes.

Além disso, o custo-benefício faz o preço condizer com a qualidade do serviço oferecido. Ou seja, conhecendo na prática tudo o que foi dito aqui, a boa avaliação encontrada no Booking.com condiz com a verdade e faz valer a estadia.

Saiba mais detalhes sobre as tarifas e quartos disponíveis para sua viagem.

Resumo de tudo que a Pousada dos Ofícios dispõe

Quartos:

  • Superior
  • Standard

Alimentação:

  • Buffet de café da manhã
  • Chá disponível diariamente nos quartos

Lazer:

  • Lounge compartilhado
  • Recepção mobiliada

Serviços:

  • Recepção 24h
  • Estacionamento
  • Serviço de transfer do Aeroporto*
  • Serviço de concierge*

Acessibilidade

  • Barras de apoio no banheiro
  • Quartos espaçosos
  • Rampa de acesso externa na lateral da pousada

*Custo adicional

Faça já sua reserva na Pousada dos Ofícios.

Seguro viagem nacional

Contratar um seguro viagem para Ouro Preto é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Minas Gerais

Quer garantir uma passagem para Minas Gerais com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Passagens Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Perguntas frequentes

Quanto custa uma diária na Pousada dos Ofícios em Ouro Preto?

A diária na Pousada dos Ofícios custa, em média, a partir de R$ 250 para um quarto Standard com acomodação para duas ou quatro pessoas. Vale ressaltar que o valor se altera de acordo com a época do ano, quantidade de dias e antecedência da reserva.

Onde fica a Pousada dos Ofícios?

A Pousada dos Ofícios fica na Rua Padre Rolim, nº 765, Centro de Ouro Preto, Minas Gerais.

Tem café da manhã na Pousada dos Ofícios?

O café da manhã da Pousada dos Ofícios está inclusa na diária e é uma delícia. Uma mesa farta é disposta aos hóspedes todas as manhãs no refeitório com diversas opções de pães, bolos, cafés da região, sucos, frutas, cereais, ovos e quitutes mineiros.

Vale a pena se hospedar na Pousada dos Ofícios?

A hospedagem na Pousada dos Ofícios (MG) vale a pena devido ao bom custo-benefício. O preço das diárias é acessível e o serviço disponibilizado é muito satisfatório. As acomodações são confortáveis e limpas, o café da manhã é farto e diverso e os funcionários são muito cordiais e respeitosos. Faça também sua reserva no Booking.com.

A Pousada dos Ofícios aceita animais de estimação?

Infelizmente a Pousada dos Ofícios não aceita animais de estimação. No entanto, a região conta com muitas opções pet-friendly disponíveis no Booking.com que também valem a pena conferir. Veja também mais opções de pousadas em Ouro Preto.

Como são os quartos da Pousada dos Ofícios?

Há duas opções de quartos disponíveis na Pousada dos Ofícios: Superior e Standard. Ambas suítes disponibilizam as mesmas comodidades, diferenciando apenas em tamanho e estilo de janelas.

Tem estacionamento na Pousada dos Ofícios?

Há um pequeno estacionamento disponível gratuitamente para os hóspedes na Pousada dos Ofícios.

Qual é a distância da Pousada dos Ofícios até a Praça Tiradentes?

A Pousada dos Ofícios fica a cerca de 800 metros da Praça Tiradentes, sendo possível ir à pé até o centro histórico de Ouro Preto (MG).

Qual é o telefone da Pousada dos Ofícios?

O telefone da Pousada dos Ofícios é +55 (31) 3551-7735. Você também pode contata-los pelo Instagram @pousadadosoficios ou via e-mail: [email protected]