Um guia completo para planejar sua viagem à Praia do Patacho. Anote as dicas e aproveite muito!

Perfeita para quem gosta de sossego e tranquilidade, a Praia do Patacho conquista a todos que buscam um lugar para relaxar em frente ao mar. E o que é melhor do que aproveitar o oceano incrível do Alagoas para passar as férias e renovar as energias?

Localizada em Porto de Pedras, município próximo de São Miguel dos Milagres, essa parte do litoral alagoano tem a vantagem de ser mais reservada, ao contrário de outros destinos mais agitados no estado. Com hospedagens intimistas próximas dali, e gastronomia saborosa, a Praia do Patacho é um verdadeiro paraíso para aproveitar por lá.

O que fazer na Praia do Patacho

O mar na Praia do Patacho é verdinho, calmo e encantador, principalmente no verão, quando as águas ficam ainda mais cristalinas. O destino é ideal para quem vai viajar em casal, ou busca um lugar reservado para passar dias de sossego absoluto. A principal atividade a se fazer por lá é mesmo aproveitar o dia de praia sob o sol constante, com mergulhos para refrescar.

Quando a maré está baixa, piscinas naturais se formam sobre os arrecifes que enfeitam as águas um pouco mais distantes da orla. Há passeios de jangada organizados por alguns pescadores que moram por ali, com os quais é possível ir até essas águas mais profundas e observar a vida marinha.

Um fenômeno interessante que costuma acontecer por lá é o da lua sobre o mar. Ao anoitecer, quando o satélite está nas fases cheia ou nova, é possível observá-lo “nascer” no horizonte, com o oceano em frente para completar o espetáculo. Para quem fica hospedado numa das pousadas pé na areia do local, é imperdível.

É comum, também, visitantes partirem de Maragogi para passeios em São Miguel dos Milagres, indo à Praia do Patacho em esquema de bate-volta. Assim é possível conhecer um pouco da beleza do local, mas não dá para aproveitar bem o ambiente para relaxar. Se for o caso, lembre-se que na praia não há infraestrutura e, por isso, é interessante levar comida.

Leia todas nossas dicas:

Reserve com antecedência todos os ingressos e passeios para o Alagoas e evite filas com o GetYourGuide

Onde ficar na Praia do Patacho

A região da Praia do Patacho é bem tranquila, com um clima pacato de vila de pescadores. Existem pousadas beira-mar excelentes para estadias bem próximas da praia, e outras nos arredores que são um charme também. Há opções para todos os orçamentos e para diferentes estilos de viagem.

Opte por se hospedar no centrinho de Porto de Pedras caso queira passear por lá à noite, ou pretenda ter restaurantes mais próximos à disposição. Se sossego for seu objetivo, quanto mais perto do mar, melhor – e, nesse caso, uma boa dica é a Pousada Xuê, onde também funciona um restaurante.

Airbnb na Praia do Patacho

Já definiu sua hospedagem? Procurar por um estadia pode ser um desafio, dependendo da época do ano. É por essa razão que recomendamos alugar um airbnb em sua viagem. Há diferentes casas, apartamentos, lofts ou quartos para aluguel por todo o Brasil, inclusive airbnb na Praia do Patacho. É seguro, confiável e econômico. Uma experiência que vale a pena!

Hotéis e pousadas na Praia do Patacho

Leia todas nossas dicas:

Encontre as melhores hospedagens na Praia do Patacho no Booking.com ou Airbnb.com

Orla da Praia do Patacho vazia, com coqueiros emoldurando a paisagem
Cenário paradisíaco na Praia do Patacho – Foto: Rafael Vianna Croffi via Flickr

Onde comer na Praia do Patacho

Para completar a atmosfera paradisíaca, nada melhor que uma refeição deliciosa no litoral, não é mesmo? Se você é fã de frutos do mar, vai estar bem servido na região da Praia do Patacho.

O restaurante que leva o mesmo nome da praia, Patacho, é um dos mais bem falados da região. Outro bastante elogiado é o da Restaurante Xuê, onde funciona a pousada. Você também pode se deliciar com pratos do Cokoloco e, um pouco mais longe, o Patrícia Bistrô também é recomendado.

Seguro viagem nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Vegetação e areia vazias, perto da água cristalina do mar
O ambiente é praticamente deserto na praia – Foto: Wikimedia

Aluguel de carro em Alagoas

Alugar um carro em Alagoas é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço, sem IOF, e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Passagens aéreas para Alagoas

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para o Alagoas, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Orla vazia na praia, em dia de maré recuada
Na maré baixa a praia fica ainda mais bonita – Foto: Leandro Macedo Gonçalves via Flickr

Leia todas as nossas dicas e posts do Alagoas