As praias de Fortaleza se revelam perfeitas para relaxar, curtir e admirar as belezas naturais. Veja aqui toda as dicas e as melhores praias para conhecer em Fortaleza.

O litoral cearense tem 573 km de extensão, ir para as praias de Fortaleza e arredores é ideal para explorar ao máximo todas as incríveis opções. Pra começar, a dica que você precisa anotar: levante antes mesmo do sol dar o primeiro olá e caia na estrada para curtir tudo o que este Estado maravilhoso tem a oferecer..

As praias de Fortaleza percorrem cerca de 25 km deste litoral. As praias urbanas mais conhecidas de Fortaleza são: Praia de Iracema, Praia Meireles, Praia do Mucuripe, Praia do Futuro e Praia da Sabiaguaba. Contudo, a sujeira ou os recifes impedem a utilização de algumas delas, que falaremos aqui no post. 

Praias de Fortaleza – Foto: Luiz Felipe Sahd via Flickr

As melhores praias de Fortaleza

Mapa das Praias de Fortaleza e Arredores

1) Praia de Iracema

Das praias de Fortaleza começamos pela praia de Iracema, apesar de a água não ser a melhor opção, caminhar a beira mar até a Ponte dos Ingleses pode render um belíssimo pôr do sol, e,talvez, com muita sorte, alguns golfinhos na linha do horizonte. A antiga região portuária tem o Centro Cultural Dragão do Mar. A beleza e grandiosidade do prédio é bem impactante.

Praia de Iracema – Foto: Mayra Pavanello Munerato

2) Praia de Meireles

Continuando o passeio pela orla, sentido leste das praias de Fortaleza, você irá para Meireles e Mucuripe, uma praia é continuação da outra. A largura do calçadão da praia de Meireles é um forte atrativo para o vai e vem dos banhistas, além, claro, da brisa dos coqueiros e vista das águas esverdeadas do mar.

No final da tarde, Meireles ornamenta seu calçadão com a Feira de Artesanato. O legal da largura do calçadão é que, mesmo com a feirinha que acontece ali, dá para caminhar tranquilamente. Se tiver no pique, ande mais uns 300 metros para conhecer a delicadeza do Jardim Japonês.

Praias de Fortaleza

O calcadão da Praia de Meireles

3) Praia de Mucuripe

Quando a calçada começar a estreitar, a praia de Mucuripe começa a dar as boas vindas. A praia é conhecida pelas jangadas, pescadores, barcos e o Mercado dos Peixes. Logo cedo, o mercado oferece porções frescas e maior variedade de produtos. Porém, o final da tarde tem seu charme, mesinhas externas ganham espaço e a música ao vivo, geralmente o forró, invade o ambiente. Tudo sem perder a vista, ah. A vista!

O legal desse trajeto das praias de Fortaleza está em observar não apenas o cenário marítimo, mas a mudança dos prédios, a mistura da arquitetura nova, antiga, moderna e tradicional. É a capital cearense se revelando também historicamente.

Há uma infinidade de opções de hotéis, restaurantes e bares. Entretenimento para todos os lados. Tudo isso continua na praia mais movimentada da cidade: a Praia do Futuro.

Mercados dos Peixe, revitalizado em 2017 – Prais de Fortaleza – Foto: brasil.gov

Praias de Fortaleza

A linda vista do Mercado dos Peixes – Foto: David Bank via Flickr

4) Praia do Futuro

A fama da praia do Futuro está na soma: águas limpas, faixa de areia fofinha caprichada, muitas mesas e barracas para experimentar a gastronomia local.

As barracas dominaram mais essa do que outras praias de Fortaleza por uma decisão quase natural. Pois é, como existe uma alta salinidade do mar neste pedaço, a maresia levada para o continente impede a possibilidade de grandes empreendimentos, por conta das corrosões.

Logo, as barracas conseguiram garantir espaço e tem se reinventado constantemente. Então quando digo barracas, não falo de simples barracas de praia, algumas possuem até piscinas e saunas, são verdadeiras infra-estruturas de hotéis à beira mar. Tem até show por ali.

Claro, por conta disto, é a mais movimentada das praias de Fortaleza, com mais ambulantes e normalmente, a mais limpa, para aproveitar ao máximo o mar com aquele tom de azul lá no fundo. Sabe, quando o céu e a água até se misturam?

Só cuidado com o feitiço de toda essa beleza, o mar é agitado, as ondas não estão para brincadeira. Por conta disto, é uma ótima praia para os surfistas e amantes de boas ondas.

Praia do Futuro – a mais conhecida de Fortaleza – Foto: visitbrasil.com

Praias de Fortaleza

Crocobeach – uns dos lugares mais badalados da Praia do Futuro – com infraestrutura

ENCONTRE OS MELHORES HOTÉIS E POUSADAS ONDE FICAR EM FORTALEZA


Booking.com

5) Praia do Futuro II

Na praia do Futuro ainda dá para curtir piscinas naturais, por conta da maré e também a medida que se distancia da muvuca, ela vai até virando praia do Futuro II. A praia fica mais vazia e a água continua uma delícia.

Se você continuar a caminhada, com todo cuidado, claro, chegará na Praia de Sabiaguaba.

6) Praia de Sabiaguaba 

Apesar de ter crescido o movimento de turistas na praia de Sabiaguaba, ela ainda é pouco visitada quando comparada às outras praias de Fortaleza. Localizada no Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba, em área de conservação ambiental, é onde o Rio Cocó e o Mar se encontram. Tudo isso ainda dentro da cidade de Fortaleza.

O grande barato está em observar – até sentir –, a mistura das águas do Rio e do Mar e da visibilidade das pedras quando a maré baixa. Só cuidado, apesar das calmaria das águas, alguns redemoinhos podem surgir, exatamente por conta desse belo encontro.

É a única região da capital cearense com um campo de Dunas, sendo possível passear pelas dunas, fixas e móveis, e se refrescar nas águas doces do Rio Cocó. Das praias de Fortaleza, aqui está o ponto natural mais alto para admirar o pôr do sol.

Nesse vídeo dá pra ter uma noção das Dunas em Sabiaguada, dá uma olhada!

Arredores: As melhores praias do Ceará

Quando falamos sobre as praias de Fortaleza, estamos falando também das outras praias que rodeiam a cidade. Não é para menos, Fortaleza é o ponto de referência para os demais lugares paradisíacos cearenses. Você escolhe para qual lado deseja ir: Costa do Sol Nascente ou Sol Poente.

LESTE: COSTA DO SOL NASCENTE

7) Porto das Dunas 

A cerca de 22 km de Fortaleza, fica Aquiraz. Por lá, são seis belas praias apresentando uma pintura incrível de orlas com muita areia branca, mar verde azulado e os coqueirais balançados pela brisa do mar.

Porto das Dunas é a primeira praia de Fortaleza a ser lembrada quando se fala em Aquiraz. Isto porque, além da beleza natural, é onde encontramos o maior parque aquático da América Latina, o Beach Park. Um parque à beira mar, com mais de dezoito atrações aquáticas e um complexo hoteleiro.

Praias de fortaleza

Um pedacinho do Complexo do Beach Park – Foto: @beachpark via Instragram

Praias de fortaleza

O Insano no Beach Park – Foto: @beachpark via Instragram

Não é preciso estar hospedado no complexo para aproveitar o Beach Park e a praia não é particular. Desta forma, se você só quer ficar na praia, é possível. Agora, se ficou curioso com o parque, é melhor reservar no mínimo um dia inteiro para ele, os brinquedos são viciantes.

A faixa de areia próxima ao parque é repleta de lindos coqueiros, barracas administradas pelo parque e um mar de águas cristalinas com uma braveza sem igual. Excelente para os surfistas. Mas, não se assuste, por conta da maré, Porto das Dunas oferece agradáveis piscinas naturais.

Praias de Fortaleza

A Praia Porto de Dunas vista de cima, com seus lindos coqueiros e areia branquinha – Foto: @beachpark via Instragram

8) Prainha

Além de trechos desertos com pouca alteração humana, o passeio fica completo com o encontro das duas praias: Porto das Dunas e Prainha. Isto porque na Prainha os bugues te esperam para desvendar as Dunas móveis de Aquiraz. Além disso, lá você pode se aventurar Insano Natural (uma alusão ao brinquedo Insano do Beach Park). A cópia natural, nada mais é, que uma lona estrategicamente colocada em uma duna íngreme para você deslizar, que vai dar em águas deliciosamente doce.

Mesmo com algumas barraquinhas tentando atrapalhar, a beleza natural não decepciona. Ainda dá para se banhar em águas doces, já que Prainha fica na Barra do Rio Catu. O visual lagoa-vegetação-dunas-rio e mar é incrível.

9) Morro Branco 

A praia de Morro Branco fica em Beberibe, cerca de 100 km de Fortaleza, e surpreende com contraste avermelhado de suas falésias e o azul do céu. O Monumento Natural das Falésias de Beberibe são formações rochosas vivas, isto é, o mar e o vento ainda modificam os formatos destas rochas. O passeio pode ser feito do alto e entre as falésias, um labirinto leva para uma descoberta de tons naturais de areias incríveis.

10) Praia das Fontes

É difícil dizer se o mais impressionante são as areias coloridas, o tamanho das Falésias, ou mais ainda, ver água doce fresca brotando das pedras, na Praia das Fontes. Ainda na Praia das Fontes, se a maré estiver baixa, dá para conhecer a Gruta Mãe D´Água. Nela, tem uma fonte com água jorrando sem parar.

Gruta Mâe D’água – Foto: Bruno D’Lucca via Pinterest

Nessas duas praias tem passeio de bugue para curtir as dunas. Vale fazer uma parada com ele na Lagoa do Uruaú, um lugar agradável, tranquilo, para tentar relaxar mente e corpo em redes dentro d’água escura e doce. É uma Área de Preservação Ambiental, então, se você tiver na pegada de encarar uma trilha, algumas estão liberadas com guia credenciado.

Para completar, se desejar mais uma experiência, os passeios de jangada podem ser reveladores. Se cansar da lagoa, ainda dá para ir para a praia, escolher uma barraca, pedir algo para comer e descansar admirando a beleza do mar.

Praias em fortaleza

Praia das Fontes

11) Canoa Quebrada 

Depois de aproveitar as falésias de Morro Branco e Praia das Fontes, as de Canoa Quebrada podem não impressionar tanto. Porém, a praia tem um charme diferente. A praia mais hippie do Ceará, só deixou a lua e a estrela como marca. Atualmente, ganhou tanto movimento que o centro comercial tem a Broadway como rua principal.

Das praias de Fortaleza, particularmente, acho a menos interessante. Porém, é uma das mais populares. Uma das mais distantes da costa leste, a praia da Canoa Quebrada fica em Aracati, quase 160 km de Fortaleza.

Leia mais dicas de onde ficar em Canoa Quebrada no nosso post 7 Pousadas em Canoa Quebrada que valem a hospedagem

praias em fortaleza

Canoa Quebrada – Foto: Estrada Brasileira via Flickr

OESTE: COSTA DO SOL POENTE

12) Cumbuco

O vento é responsável por manter a emoção da praia de Cumbuco, seja agitando o mar ou moldando as dunas. Até por conta disso, o campeonato SuperKite Brasil acontece em Cumbuco. O destino se tornou importante para a galera do kiteboard. O céu azulzinho fica repleto de coloridas kites.

No município de Caucaia, aproximadamente 30 km de Fortaleza, as dunas mais famosas entre as praias de Fortaleza roubará divertidos gritos de sua garganta. É impossível ir para Cumbuco e deixar de fazer o passeio de bugue.

A aventura nas dunas de Cumbuco, com ou sem emoção, oferece uma vista fascinante da natureza e do Rio Cauípe. E, por fim, as águas cristalinas da lagoa de Parnamirim te recebem da descida do empolgante esquibunda. Em Cumbuco, são várias as lagoas entre as Dunas, se estiver com tempo, vale explorar com o bugueiro.

praias de fortaleza

Praia do Cumbuco – Foto: Pedro Aragão via Flickr

13) Lagoinha 

Um pouco mais distante, quase duas horas de viagem de Fortaleza, em Paraipaba, está umas das mais belas praias de Fortaleza, Lagoinha. Daquelas de capa de revista, com águas lindas, cristalinas e mar tranquilo. Se trata de um passeio mais contemplativo. Por lá, tem até mirante natural a 50 metros de altura.

Se você está precisando se desligar um pouco, este lugar é ideal.

O passeio de jardineira, mesmo balançando muito, consegue ser engraçado e revela um cenário de vegetação mais selvagem. Na Lagoa das Almécegas dá para se perder em pensamentos profundos deitado na rede e curtir um passeio de Catamarã pela lagoa. Complete com o passeio de bugue, mais paisagens impressionantes. Pronto, sairá de lá revigorado e com um cenário único registrado na cabeça.

Praia de Lagoinha em Paraipaba

14) Jericoacoara

Apesar de ainda ser considerada mais uma das praias de Fortaleza. Jeri, como é carinhosamente conhecida, já tem muita vida própria. O point consagrado e badalado para o verão cearense, encheu os hotéis no ano novo. Não é para menos, já até recebe voos em aeroporto próprio. Então, se sua ideia é curtir lagoas estonteantes, vá para Jericoacoara.

Uma área de proteção ambiental a 300 km da capital cearense, o vilarejo de pescadores mantém seu charme mesmo após ganhar um pouco mais de infraestrutura. As dunas escondem lagoas incríveis e um pôr do sol majestoso.

praias de fortaleza

Por do sol em Jericoacoara – Foto: silene andrade via Flickr

As praias perdem sua vez para as lagoas. A praia da Vila, por exemplo, apesar de linda, mesmo com suas águas e areia escuras, tem uma localização bem central, mas as algas podem atrapalhar a alegria dos banhistas. Já o mesclado das areias brancas com o azul em diversos tons paralisa qualquer um que chega na Lagoa do Paraíso.

A Lagoa do Paraíso tem águas tranquilas, rasas e de azuis incríveis, isso mesmo, no plural. Em 15 km de extensão, tem barracas elaboradas e mais rústicas. A areia branca e fofa é perfeita para curtir a vista e relaxar com tranquilidade, dá até para fazer isso em um espelho d’água da lagoa.

Lagoa do Paraíso com suas famosas redes para curtir um bom descanso – Foto: Karol Moreira via Flickr

ENCONTRE HOTÉIS EM PROMOÇÃO ESTA SEMANA EM JERICOACOARA PELO BOOKING


Booking.com

Gostou das nossas dicas das Praias de Fortaleza e arredores? Deixe seu comentário aqui…


ENCONTRE OS MELHORES HOTÉIS E POUSADAS EM FORTALEZA NO BOOKING.COM


Booking.com

Leia mais: 

Hotéis em Fortaleza: Selecionamos as opções que valem mais a pena na região

7 Pousadas em Canoa Quebrada que valem a hospedagem

Pontos Turísticos de Fortaleza: 15 lugares que você precisa conhecer

O que fazer a noite em Fortaleza: 9 dicas para anotar

Lençóis Maranhenses: Tudo o que você precisa saber antes de ir

Turismo em São Luís do Maranhão: 6 passeios indispensáveis na cidade