Quando ir para Ushuaia na Patagônia Argentinaé sempre uma questão de quem está planejando uma viagem para a Terra do Fogo. O clima em Ushuaia pode ser bem úmido, chegando a ter mais de 146 dias de precipitação de chuvas ou neve e mais de 200 dias nublados por ano.  Os ventos do polo sul trazem as nuvens e as temperaturas – nem sempre amigáveis – à cidade mais ao sul do mundo. Não só a temperatura é afetada por toda essa latitude extrema, mas a duração do dia também. No verão, a luz do sol chega se estender por 17 horas em um dia. Já no inverno, o sol fica presente apenas 7 horas por dia no arquipélago.

 

A melhor época para visitar Ushuaia:

 

Ushuaia no Verão

Ushuaia na Alta Temporada

A temporada em Ushuaia é no verão (de novembro a março), quando a maioria dos turistas chegam para conhecer a Terra do Fogo. Isso é devido a diversas razões: é mais quente (temperatura média de 10º C), os dias de sol são mais longos, as chances de nevasca diminuem, navios de cruzeiro e voos enfrentam menos obstáculos relacionados ao clima. Além disso, os muitos animais que vivem em torno da Terra do Fogo, como leões-marinhos, baleias, pinguins e aves marinhas migratórias, são mais ativos durante o verão.

Além disso, muitos turistas que passam por Ushuaia com a intenção de ir até a Antártida, fazem isto em uma curta janela de tempo que acontece do fim de outubro ao começo de abril.  Porém, os preços de hospedagem e passeios podem ficar mais caros, devido à demanda do verão.

dicas de viagem para ushuaia Foto: Patricia Schussel

Foto feita durante o passeio da navegação – Ushuaia | Dicas de Viagem – Foto: Patricia Schussel

Ushuaia no Inverno

Como a maioria dos locais em Ushuaia vive do ecoturismo, muitas atividades acontecem no arquipélago somente no inverno – de julho a agosto – porque as condições climáticas ajudam e também para incentivar o turismo durante todo o ano. Apesar de muitas pessoas acharem que é muito frio visitar Ushuaia no inverno, o arquipélago oferece atrações incríveis específicas para essa temporada – inclusive é uma das prediletas entre os visitantes.

No inverno, é possível esquiar, curtir atividades de inverno como snowmobile e trenós ou quem sabe, com muita sorte, conseguir ver a Aurora Austral (que só acontece nesta época, apesar de não ser vista há muitos anos por lá). As temperaturas médias nem são tão baixas assim, ficam em torno dos 0º C!

dicas de viagem para ushuaia Foto: Patricia Schussel

Ushuaia no Inverno | Dicas de Viagem – Foto: Patricia Schussel

Ushuaia na Baixa Temporada

Ushuaia na Primavera e no Outono

A baixa temporada em Ushuaia acontece na primavera e no outono do hemisfério sul. Os preços ficam mais baixos, mas ainda dá para curtir quase tudo o que acontece nas altas estações (inverno e verão). Confira o mês a mês em Ushuaia para entender melhor as características particulares de cada mês em Ushuaia:

 


Ushuaia Mês a Mês

Ushuaia em Janeiro

Janeiro é um dos meses de pico para visitar Ushuaia. Além das férias de verão no hemisfério sul, Ushuaia tem temperaturas mais amenas (média de 10 Cº, mas pode chegar a 20º C) e dias muito longos – anoitece as 22h. Porém, venta nessa época. É uma ótima época para fazer trilhas e avistar animais selvagens.

Ushuaia em Fevereiro

Fevereiro também é um dos meses da temporada mais agitada de Ushuaia. As temperaturas são mais amenas (média de 10 Cº, mas pode chegar a 20º C) e os dias ainda são longos – anoitecendo por volta das 22h. Porém, venta nessa época. É uma boa época para curtir a natureza, trekking e passeios de barco ou 4×4.

Ushuaia em Março

Ushuaia em março é uma boa opção, já que no fim do mês é o início da meia-estação. Não fica cheio como nos meses de férias de verão, nem tão frio como no inverno. Porém, ainda venta um pouquinho por lá. As temperaturas à noite ficam em torno dos 0º C a 6° C e de manhã ficam em torno de 5°C a 10° C.

Ushuaia em Abril

Começa a meia estação em Ushuaia em Abril pra valer.  A neve começa a cair com mais frequência, dando um charme a mais para o local. Os ventos em Abril cessam, o que é uma boa notícia para quem quer fazer caminhadas na montanha ou passeios ao ar livre.

Ushuaia em Maio

Maio já começa a esfriar um pouco mais em Ushuaia. As temperaturas médias no dia ficam entre o 1º C e os 6º C. Porém, ainda dá para fazer as trilhas do Parque Nacional Tierra Del Fogo, cavalgadas e passeios de barco.

Ushuaia em Junho

Começa a temporada de Ushuaia no Inverno! Prepare seus esquis, snowboards, e curta dias no arquipélago com uma das melhores neves da América do Sul.

Ushuaia em Julho

Julho é o mês mais frio para visitar o arquipélago. A boa notícia de visitar Ushuaia no Inverno é que dificilmente as temperaturas vão abaixo dos -5º C, mas os dias não tem tantas horas de luz (chegando a 7 horas por dia). É uma ótima época para ir esquiar, andar de snowboard e ver a Aurora Austral.

quando ir para ushuaia

❄️ Cada estação do ano em Ushuaia tem sua beleza, mas o inverno aqui é especial | Dicas de Viagem – Foto: Flávio Antunes

Ushuaia em Agosto

Continua a temporada de neve em Ushuaia, mas em Agosto já é quase o fim dela. As temperaturas continuam bem geladas, em torno dos 0º C, mas ainda dá para esquiar, andar de snowboard e quem sabe ver a Aurora Astral.

Ushuaia em Setembro

Chega a primavera em Ushuaia – e os ventos que acompanham os meses mais quentes também. Em setembro, os animais começam a ficar mais ativos e a cidade também começa a se transformar novamente para as atividades de verão. É bom que dá para combinar um pouquinho de tudo, passear de barco, fazer caminhadas, conhecer o Parque Nacional – e quem sabe com sorte – pegar um pouquinho da neve para esquiar?

Ushuaia em Outubro

Em outubro o clima volta a ficar mais ameno para o padrão de Ushuaia. Durante a noite a temperatura em Ushuaia fica por volta dos 2° C a 7 °C e durante o dia 4° C e 11° C. Outubro é um mês que venta, mas dá para curtir as principais atividades do arquipélago do verão. Desde avistar animais, a passear de barco e fazer trilhas.

Ushuaia em Novembro

Começa novamente a alta temporada e o Verão em Ushuaia chega. Melhor ainda, é que ainda não tem tanta gente por lá – o que é uma boa opção para quem procura hospedagens mais em conta na temporada. O verão se aproxima e as atividades para o “calorzinho” da cidade mais ao sul do mundo também voltam com força total. É uma ótima época para fazer trekking.

quando ir para ushuaia

🙏 Acordar com esta vista… surpresa boa das manhãs geladas no Fim do Mundo | Dicas de Viagem – Foto: Flávio Antunes

Ushuaia em Dezembro

Dezembro em Ushuaia é cheio de eventos e atrações. Atividades especiais de fim de ano começam na cidade também para celebrar as festas de fim de ano. É uma boa época para avistar animais marinhos, mergulhar (se quiser), andar de barco, helicóptero e fazer trilhas no parque nacional.

E você, já sabe quando ir para Ushuaia? Comente aqui!

dicas de viagem para ushuaia Foto: Patricia Schussel } Melhor época para visitar Ushuaia. Quando ir para Ushuaia, ushuaia no verão, ushuaia no inverno, ushuaia em julho

Ushuaia | Dicas de Viagem – Foto: Patricia Schussel

Já sabe quando ir! Agora escolha o melhor lugar para ficar no nosso post Onde ficar em Ushuaia: as melhores opções para cada tipo de viajante

 

Veja ótimas opções de hospedagem em promoção no Ushuaia 


Booking.com

Por que vale contratar um seguro viagem para o Ushuaia?

Você não quer arriscar qualquer contratempo que possa estragar todo o planejamento de uma viagem! Você pode conferir as histórias de nossos colunistas que contam o por que vale a pena contratar um seguro viagem. De qualquer modo, o ideal em um Seguro Viagem é DIMINUIR RISCOS que podem acontecer em uma viagem. Os “extras” você pode escolher de acordo com a oferta da seguradora: que pode cobrir até extravios de bagagem, furtos e roubos e até mesmo a viagem de uma família em caso de emergência.

Para encontrar boas ofertas em seguro viagem, nós recomendamos o site Seguros Promo. Ele compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo, como SulAmerica, Assist Card, GTA, Affinity, entre outras. Por lá, você pode conferir as apólices que mais tem a ver com a sua viagem e contratar a que você achar melhor.

Como a gente gosta bastante dessa ferramenta, nós conseguimos um desconto de 5% no Seguros Promo para nossos leitores! É só usar o cupom DICASDEVIAGEM5 no site, clicando aqui.

 

Receba um chip em sua casa no Brasil e use Internet ilimitada em Ushuaia e por toda a Argentina

Você também está cansado de só conseguir usar o seu celular em pontos que encontra Wi-Fi liberado durante a viagem? E ter que pagar por dia para poder usar um GPS no carro alugado na viagem?

A gente também não aguentava mais, ainda mais porque queríamos postar em tempo real fotos de nossa viagem nas redes sociais. Além disso, o Google é um grande aliado para encontrar o que precisamos durante as férias, como informações e lugares, e não dá para usá-lo só onde tem Wi-Fi. Então descobrimos uma das melhores soluções para acabar com este problema, que você não vai mais precisar gastar horas da viagem em lojas de telefonia do país, falando um idioma desconhecido para conseguir um chip. Essa é uma das dicas que adoramos dar para nossos leitores:a EasySim4You.

Anota aí: A empresa envia um Chip internacional em sua casa no Brasil. Quando estiver no avião, é só você trocar o seu chip brasileiro por este internacional. Você vai chegar em Ushuaia com Internet ilimitada, usando seu celular à vontade, como usa no Brasil. O melhor de tudo? É super barato conseguir este chip: os preços começam em U$ 35!

Chegando em Ushuaia, você pode usar o dia inteiro, em qualquer lugar da Argentina. Você vai economizar com aluguel de GPS, com créditos de Skype, e ainda vai poder usar as redes sociais, o Google, ou pesquisar qualquer coisa na internet o dia todo. Além disso, ainda pode ligar para sua casa para mandar notícias da viagem quantas vezes quiser pelo WhatsApp ou Facetime.

Leia Mais: 

Onde ficar em Ushuaia: as melhores opções para cada tipo de viajante

O que fazer em Ushuaia: as 9 atrações imperdíveis da região

Dicas de viagem para Ushuaia: O que você precisa saber

O que fazer em Bariloche na Argentina: atrações no Inverno e no Verão