Recife é um reduto de muita cultura, beleza, frevo, música e casarões históricos. Conheça mais de uma das mais belas capitais do Nordeste!

Conhecida como Veneza Brasileira, Recife é uma das cidades mais belas e ricas em história do Brasil. A capital pernambucana é recheada de delícias gastronômicas, arquitetura de herança holandesa, um clima agradável e ruas coloridas com muito maracatu e frevo.

Ideal para todos os públicos, o destino tem praias, atrações divertidas, o maior bloco de Carnaval do mundo e fácil acesso a dois outros lugares incríveis: Olinda e Porto de Galinhas.

Para programar a sua viagem e não perder nenhum ponto importante, confira o nosso guia!

O que fazer em Recife

praça marco zero em recife
Praça do Marco Zero | Foto: FabricioMacedoPhotos, via Pixabay

A capital de Pernambuco é repleta de belezas em cada esquina. O Tour pelo Recife Antigo passa por todo centro histórico e pode ser feito a pé. O museu Paço do Frevo é um dos pontos mais interessantes, contando toda a história do estilo musical.

A riqueza cultural passa pelo Instituto Ricardo Brennand, que apresenta uma exposição enorme da coleção do empresário recifense e vale muito a visita. Já seu primo, Francisco Brennand, foi um artista e suas obras estão expostas na Oficina Cerâmica.

A Praça Marco Zero (ou Praça Rio Branco) é um dos pontos mais lindos da cidade. Há muitos restaurantes, o mercado com artesanatos locais e uma vista deslumbrante do oceano e dos arrecifes.

Outro museu bem bacana é o Cais do Sertão, que apresenta mais da cultura nordestina e homenageia Luiz Gonzaga. Também é interessante conhecer o Convento São Francisco, o primeiro da ordem a ser erguido no Brasil.

Para quem ama o Carnaval, é legal visitar a Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda e curtir o Galo da Madrugada, um dos maiores blocos do mundo.

Passeios pelas cidades de Olinda e um bate-volta a Porto de Galinhas para aproveitar as belas praias do distrito são obrigatórios. No Recife, o destaque fica por conta da Praia da Boa Vista. Confira a nossa lista com os pontos citados:

  1. Tour pelo Recife Antigo
  2. Museu Paço do Frevo
  3. Instituto Ricardo Brennand
  4. Oficina Cerâmica de Francisco Brennand
  5. Praça Marco Zero (ou Praça Rio Branco)
  6. Convento São Francisco
  7. Embaixada dos Bonecos Gigantes
  8. Galo da Madrugada
  9. Praia da Boa Vista

Melhores praias em Recife

praia da boa vista em recife
Praia da Boa Vista | Foto: thiago japyassu, via Unsplash

A Praia da Boa Vista é considerada uma das praias urbanas mais belas do país e a mais famosa de Recife. Ao seu redor, existem diversos restaurantes, sendo um dos centros mais importantes da capital. Bem ao lado, a Praia de Pina se destaca, com suas areias brancas e ambiente agradável.

As praias do destino acabaram ficando conhecidas pelo avistamento de tubarões. Com a exploração da pesca, esses animais começaram a se aproximar mais da orla. Por isso, a recomendação é sempre seguir as informações das placas de segurança e não mergulhar muito fundo, permanecendo no raso.

Com cuidado, não haverá problemas!

É possível fazer bate-volta em outros municípios próximos para aproveitar as melhores praias de Pernambuco! Vale conhecer Porto de Galinhas, Praia do Muro Alto e Praia dos Carneiros, todas com vários títulos de mais bonitas e deliciosas do Brasil.

Além dessas, a Praia das Calhetas é conhecida por ter formato de coração e proporcionar um mergulho inesquecível. E a Praia de Marinha Farinha é ideal para a prática de esportes, como windsurf e esqui aquático.

Já a Ilha de Itamaracá tem praias mais tranquilas e bem menos movimentadas. Segundo os viajantes, o melhor pôr do sol do Recife fica por na Praia de Coroa do Avião. E claro, para quem tem tempo, vale visitar o arquipélago de Fernando de Noronha. Confira nossa lista:

  • Praia da Boa Vista
  • Praia de Pina
  • Porto de Galinhas
  • Praia do Muro Alto
  • Praia dos Carneiros
  • Praia das Calhetas
  • Praia de Marinha Farinha
  • Ilha de Itamaracá
  • Praia de Coroa do Avião
  • Fernando de Noronha

Onde ficar em Recife

A capital tem diversas opções de hotéis e pousadas muito bem localizados e confortáveis. Muitos estão perto das praias ou do centro histórico, sendo bem tranquilo se locomover até os passeios e pontos turísticos.

Os aluguéis de temporada são mais focados nos ambientes praianos, então vale analisar certinho onde ficar em Recife. Confira as nossas dicas a seguir.

Hotéis em Recife

Piscina do hotel Radisson Recife
Reserve um quarto no Radisson Recife clicando na imagem

Quartos muito bem equipados e confortáveis, cafés da manhã maravilhosos, vistas panorâmicas incríveis da cidade e alguns são pet friendly. São várias as opções de hotéis em Recife e, sem dúvidas, você vai encontrar a acomodação ideal para a sua viagem. Confira os destaques:

Veja todas as opções de hotéis em Recife.

Pousadas em Recife

área externa da Pousada Palmeira Imperial
Clique na imagem e garanta a sua reserva na Pousada Palmeira Imperial

Charmosas, bem decoradas, com um clima aconchegante e ótima localização. As pousadas em Recife são uma ótima pedida para uma viagem mais intimista e romântica. Separamos as mais bem avaliadas a seguir:

Veja todas as opções de pousadas em Recife.

Aluguel de temporada em Recife

área externa da casa de davi, na praia dos carneiros
Garanta a sua estadia na Casa de Davi clicando na imagem

Os aluguéis de temporada passam por casas e apartamentos, em geral, mais próximos das praias principais e, por isso, mais distantes do centro da cidade. Confira alguns dos mais bem avaliados:

Veja todas as opções de aluguel de temporada em Recife.

Onde comer em Recife

prato típico nordestino no restaurante parraxaxá em recife
Sururu, prato típico nordestino no Parraxaxá | Foto: Reprodução, via Facebook do Restaurante Parraxaxá

A capital pernambucana possui uma rica e diversa gastronomia, unindo a culinária típica nordestina com influências africanas e indígenas. O Parraxaxá é especializado em pratos tracionais, como a linguiça de bode, carne de sol e o sururu.

Um dos restaurantes mais tradicionais é o Leite, o mais antigo em funcionamento do Brasil, tendo sido aberto em 1882! Outro restaurante clássico é o Bargaço, com suas moquecas e siri característicos.

Para quem ama camarão, o Camarada Camarão é uma ótima pedida. Já o Entre Amigos O Bode é um barzinho charmoso e bem gostoso na Boa Viagem. Uma opção mais econômica e muito boa é o Paranoia do Mar.

Veja nossa seleção:

  • Parraxaxá
  • Leite
  • Bargaço
  • Camarão Camarada
  • Entre Amigos O Bode
  • Paranoia do Mar

Quando ir para Recife

A capital bomba no verão, principalmente em dezembro e janeiro. A alta temporada também se estende no período do Carnaval, com o Galo da Madrugada e o frevo de Olinda, e em julho, por ser férias escolares e Festas de São João. Nesses períodos, é essencial fazer reservas com antecedência.

O inverno é um período mais chuvoso, o que pode atrapalhar alguns passeios a pé ou o mergulho nas praias, por isso, para quem prefere menos movimento e tempo firme, os meses de março, abril, setembro e novembro são boas pedidas.

Quantos dias ficar em Recife

É possível aproveitar bem a capital em um roteiro de 3 dias, mas, caso você tenha tempo e deseje conhecer as praias e cidades próximas, a viagem pode aumentar para 5 ou 7 dias tranquilamente.

Como chegar em Recife

Para quem mora no Nordeste, viajar à capital pernambucana é bem fácil, bastando pegar um ônibus para chegar até a cidade. Já para as demais regiões, o meio mais fácil é o avião. Confira os detalhes a seguir.

De avião

O Aeroporto de Guararapes, no Recife, é um dos maiores e mais bem equipados do mundo, recebendo voos não apenas do Brasil, mas também internacionais.

A viagem de São Paulo até a capital dura cerca de 3 horas e é feita por diversas companhias aéreas, com grande disponibilidade de datas. Do aeroporto é possível seguir com facilidade até a sua acomodação já que há ônibus, metrô, táxis, Uber e 99 à disposição na cidade.

De navio

Muitos cruzeiros tem como parada a capital pernambucana. Os navios atracam no Porto do Recife e há uma boa infraestrutura para receber os viajantes durante o dia.

Transporte em Recife

O trânsito na capital é bem intenso e concorrido, por isso, os ônibus podem atrasar e realizar o trajeto até os destinos de forma mais demorada. Outro ponto é que as linhas do metrô não contemplam toda a cidade, então mesmo que essas formas de locomoção sejam mais baratas, podem não ser as melhores opções em todas as ocasiões.

Alugar um carro é uma boa alternativa, pois, assim, há mais liberdade para conhecer as atrações próximas, inclusive em outros municípios. Táxis, Uber e 99 também estão presentes no Recife e, claro, dá para explorar bem o centro e a Boa Vista a pé.

Tubarões em Recife

Um ponto importante em que é preciso ter atenção são as aparições de tubarões nas praias do Recife. Os locais de risco são muito bem indicados por placas e avisos, portanto, basta ficar atento antes do banho de mar para evitar esses lugares.

Outra dica importante é não ir muito fundo e optar por entrar no mar apenas na maré baixa, pois os arrecifes protegem a orla. Evite ao máximo não mergulhar caso estiver com algum ferimento ou sangramento, dando sempre preferência a ficar no raso.

Com esses cuidados simples, e seguindo as determinações dos especialistas, é possível aproveitar as praias de Recife. E, claro, não deixe de fazer um bate-volta em Porto de Galinhas para mais experiências inesquecíveis!

Seguro viagem para Recife

Contratar um seguro viagem para Recife é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Mesmo sem ser obrigatório, ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Recife

Quer garantir uma passagem para Recife com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Passagens Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Recife?

A capital pernambucana é cheia de casarões históricos, museus, muita cultura nas danças do frevo e maracatu, gastronomia típica nordestina e praias deliciosas. Saiba mais detalhes.

Quais são os principais passeios em Recife?

Os principais passeios são a Praia da Boa Vista, o Tour pelo Recife Antigo, o Museu Paço do Frevo, o Instituto Ricardo Brennand, a Oficina Cerâmica de Francisco Brennand, a Praça Marco Zero (ou Praça Rio Branco) e muitos outros. Conheça o guia completo.

Onde ficar em Recife?

Existem ótimas opções de onde ficar em Recife, com hotéis, pousadas e aluguéis de temporada. Os destaques são: Radisson Recife, Pousada Palmeira Imperial e Casa de Davi.

Quais os melhores hotéis em Recife?

Os melhores hotéis em Recife são: Radisson Recife, Hotel Luzeiros Recife e Fity Hotel.

Tem opções de pousadas em Recife?

As mais bem avaliadas pousadas em Recife são as seguintes: Pousada Palmeira Imperial, Pousada Lorde Inglês e Hotel Pousada Casuarinas.

Quais os melhores aluguéis de temporada em Recife?

Os destaques de apartamentos e casas para aluguel de temporada são: Casa de Davi, Flat em Boa Viagem e Flat 1 Quarto Carneiros Beach Resort. Veja mais opções de acomodações em Recife.

Quantos dias ficar em Recife?

É possível conhecer bem da capital em 3 dias, mas se tiver mais tempo e quiser visitar cidades vizinhas como Porto de Galinhas, 5 ou 7 dias são uma boa pedida! Conheça o guia completo.

Como chegar em Recife?

A forma mais fácil de chegar até a capital é por voo. A viagem de São Paulo até Recife dura cerca de 3 horas. Para quem mora no nordeste, basta pegar um ônibus até a cidade. Conheça o guia completo.

Quando ir para Recife?

A alta temporada está nos meses de verão e no Carnaval, para aproveitar o calor e agitação, reserve com bastante antecedência a viagem. Os meses de março, abril, setembro e novembro são mais tranquilos e sem chuva. Conheça o guia completo.

Melhor época para ir a Recife?

A capital bomba no verão e no Carnaval, é o momento ideal para quem quer curtir! Não é muito recomendado visitar a cidade no inverno, devido às chuvas que podem atrapalhar alguns passeios. Para fugir do movimento, os meses intermediários são boas pedidas. Conheça o guia completo.

Quais as melhores praias de Recife?

As melhores praias são a Boa Vista, Praia de Pina e nas cidades vizinhas: Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros, Praia das Calhetas e Praia de Coroa do Avião. Conheça o guia completo.

Onde fica Recife?

Recife é a capital de Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Conheça o guia completo.

Como se locomover em Recife?

Devido ao trânsito acirrado e falta de linhas, ônibus e metrô podem ser meios mais lentos. Uber, 99 e táxis ajudam bastante, outra opção é alugar um carro, o que dá mais liberdade ou, até, explorar o centro e a Boa Vista a pé. Conheça o guia completo.

Recife é perigoso?

Por ser uma capital muita populosa, o número de assaltos é alto. Por isso, é importante se proteger: não andar de noite a pé, estar sempre acompanhado, pedir dicas para os funcionários do hotel e tomar bastante cuidado com bens materiais em público. Conheça o guia completo.