Recoleta, em Buenos Aires, é o bairro mais elegante da cidade, com um charme todo parisiense. Venha conhecer todos os cantinhos que esse bairro esconde.

Recoleta Buenos Aires – Da simplicidade romântica da Avenida General Las Heras, passando pela agitada Avenida Santa Fé aos luxuosos palácios da Avenida Alvear. É difícil não se encantar pela Recoleta.

O tradicional bairro em Buenos Aires, da alta sociedade portenha, é o lugar para longas e tranquilas caminhadas. As ruas em paralelepípedos dividem espaço com as calçadas largas repletas de belas árvores. Os prédios exibem suas grandes sacadas com alguns cafés aos seus pés.

Os museus, inclusive o Cemitério Recoleta, explicam um pouco sobre essa forte influência europeia. São diversas opções de onde comer na Recoleta dos mais refinados aos mais em conta.

Também é possível encontrar ótimas hospedagens por lá. Apesar da fama dos hotéis de luxo, Recoleta tem se mostrado democrática. Alguns hostels, hotéis e até apartamentos já podem ser escolhidos na região.

Tranquilo, discreto repleto de árvores e glamour, o bairro é para quem gosta de passeios diurnos. Os passeio noturnos ficam para o vizinho Palermo.

>> Leia também todas as nossas dicas Pontos Turísticos Buenos Aires – As 25 Atrações Imperdíveis da Capital

Bairro da Recoleta em Buenos Aires

Se hoje Recoleta é sinônimo de elegância, requinte e luxo, o início de sua história, já foi bem simples. A Igreja Paroquial de Pilar, inaugurada em 1732, é o ponto de partida do bairro Recoleta. Os frades foram os primeiros moradores, o nome vem da “Ordem dos Recoletos”.

No final do século XIX, a epidemia de cólera e febre amarela empurrou famílias para Recoleta. Eram famílias ricas, da área sul, que descobriram em Recoleta uma ótima opção de fuga. Por ser o ponto mais alto da cidade, era mais difícil da doença se espalhar.

Pronto! Recoleta se transformava no bairro mais chique de Buenos Aires. A alta sociedade portenha ocupava os terrenos com grandiosas mansões em estilo art nouveau francesa.

Contudo, nos anos de 1950 e 1960, modernos prédios tomaram o lugar de muitas mansões. Para esbarrar em mansões escondidas e surpreendentes Palácios, a história sobrevive preservada na Avenida Alvear. No percurso, a belle époque está nos pequenos detalhes.

O luxo de Buenos Aires é Recoleta. Nas ruas ainda encontram-se lojas de grifes importantíssimas. Mas, o bairro também reserva lugares como a região da Avenida General Las Heras.

Ruas estreitas, casas pequenas com portas coloridas. Simplicidade que contrasta com o luxo imponente da Avenida Alvear. Já na Avenida del Libertador ficam os museus. As compras e agitação invadem a Avenida Santa Fé.

O que fazer na Recoleta

Cemitério Recoleta

O Cemitério Recoleta é um lugar de conservação histórica único. São mais de 90 mausoléus declarados Monumentos Históricos Nacionais. Não à toa, muitos são verdadeiras obras primas, estátuas tão realistas que provocam incômodo.

O engenheiro e arquiteto francês Prosper Catelin realizou o projeto inspirado pelo cemitério parisiense Père-Lachaise. Foi construído em 1822 no jardim da Basílica Nossa Senhora do Pilar.

A organização dos mausoléus de mármore decorados com estátuas foi feita pensando na própria cidade de Buenos Aires. Quadras e ruas em um traçado retangular. O portão da entrada do Cemitério da Recoleta foi concluído em uma das reformas, em 1881. Em estilo neoclássico, tem duas colunas clássicas e símbolos sobre a morte.

Portão de entrada do Cemitério da Recoleta em Buenos Aires
A entrada do Cemitério da Recoleta
O Cemitério da Recoleta Buenos Aires visto de cima
O Cemitério da Recoleta visto de cima. Incrível!

Um dos mais belos museus a céu aberto

Os vários estilos decorativos presentes nos mausoléus fazem do Cemitério da Recoleta um dos mais belos museus a céu aberto da América Latina. Do Gótico ao movimento Art Déco, é quase impossível deixar de apreciar os detalhes. Sendo nomeado Patrimônio Histórico Nacional desde 1946.

Grande parte das famílias fazem parte da aristocracia portenha. Entre os nomes importantes estão o da escritora e amiga de Jorge Luís Borges, Victoria Ocampo.

Ainda o ex-presidente da Argentina, Domingo Faustino Sarmiento e Guillermo Brown – o almirante que participou da luta da independência. O Nobel de Química Federico Leloir, além da lendária ex-primeira dama Evita Perón.

O cemitério está aberto para visitação diariamente, das 7h às 17h. O passeio é gratuito e tem até visita guiada para os mais curiosos. Mesmo sozinho, vale a pena adquirir o mapa do cemitério para se orientar.

Obras de arte no cemitério da Recoleta Buenos Aires
Escultura de Anjo no Cemitério da Recoleta
Placa do tumulo da Evita Peron
Obra de arte na entrada do Cemitério da Recoleta Buenos Aires

Basílica Nossa Senhora de Pilar

Bem ao lado fica a Basílica Nossa Senhora de Pilar. A igreja de 1732 é a segunda mais antiga de Buenos Aires. Dentro, também há um museu com curiosidades, artefatos e ainda janelas com vistas curiosas para o do Cemitério Recoleta.

No altar, placas de prata do Perú e uma torre que já foi o ponto mais alto da cidade. Construída pelos jesuítas em estilo barroco colonial é Patrimônio Nacional desde 1942.

Recoleta Buenos Aires - A Basílica Nossa Senhora de Pilar
A Basílica Nossa Senhora de Pilar – Foto: Greg Adams

Plaza Francia

Logo em frente ao Cemitério está a Plaza Francia. Projetado pelo mesmo paisagista do Jardim Botânico, é considerada o ponto central da Recoleta. Aos finais de semana a feira hippie e alternativa invade o gramado verde. Desde 1970, o artesanato e a música deixam o encantador jardim mais acolhedor.

Um fator curioso: na verdade, a praça chama Plaza Intendente Torcuato de Alvear. Ela vai da frente do Cemitério até a Avenida Libertador. Rodeia o shopping Buenos Aires Design, onde fica o Hard Rock Cafe. É nesse pedaço, onde está o monumento de 1910, doado pela França, que ela vira Plaza Francia.

Nessa região muitas praças se interligam. Além de belas e bem conservadas, tem monumentos repletos de história. Recoleta é um bairro interessante para realizar a visita guiada, exatamente por conta dos detalhes históricos.

A  Plaza Francia bem em frente a Basílica na Recoleta Buenos Aires
A Plaza Francia bem em frente a Basílica na Recoleta

Centro Cultural Recoleta

A praça ainda passa por um dos prédios mais antigos de Buenos Aires, o Centro Cultural Recoleta. Considerado monumento Histórico Cultural desde 1948, o espaço que já foi um convento, atualmente oferece cursos, oficinas de arte, cultura e tecnologia.

É também sede do Museu Proibido Não Tocar, para criançada. E palco das apresentações do famoso grupo argentino Fuerza Bruta.

Avenida Alvear

A Avenida Alvear te convida para um passeio pelo tempo, digno de filme, com confortáveis calçadas arborizadas e palácios pelo caminho.

Como o Palácio Duhau, inspirado no francês Chateau du Marais, tendo como arquiteto responsável León Dourge. Atualmente é um hotel cinco estrela assim como o Alvear Palace Hotel.

Construído em 1909, o Palácio Fernández Anchorena tem uma cúpula incrível e pertence ao Vaticano. Em 1982, foi residência do papa Juan Pablo II nas visitas a Buenos Aires.

Já o Palácio Pereda tem decoração interna em ouro e é onde fica a Embaixada do Brasil em Buenos Aires.

O  Palácio Duhau, onde atualmente funciona o hotel Park Hyatt
O Palácio Duhau, onde atualmente funciona o hotel Park Hyatt
O Palácio Fernández Anchorena
O Palácio Fernández Anchorena – que hoje pertence ao Vaticano
O  Palácio Pereda onde atualmente é a Embaixada Brasileira na Argentina na Recoleta
O Palácio Pereda onde atualmente é a Embaixada Brasileira na Argentina

Palácios de Recoleta

Os palácios estão além da Avenida Alvear, espalhados pela Recoleta e Barrio Norte – Palermo e Retiro.

Como o Palácio Errázuriz Alvear, um dos poucos abertos para visitação. É o Museu Nacional de Arte Decorativo. Vale muito à pena ir, pelo menos para matar a curiosidade de como era um Palácio.

Ou ainda conhecer o Palais de Glace inaugurado em 1910, já foi pista de patinação, salão de tango atualmente é o Salão Nacional de Belas Artes.

Avenida del Libertador

Já na Avenida del Libertador, em um prédio de 1933, está o Museu Nacional de Belas Artes. São mais de 12 mil peças, o maior patrimônio de esculturas e pinturas do país. Veja obras de artistas como Tarsila do Amaral, Cartier Bresson, Degas e Rodin.

Ainda próximo ao museu, na Plaza Mitre aprecie uma vista incrível de um dos mirantes naturais mais altos da cidade portenha.

Já atravessando a passarela da Avenida del Libertador está a Floralis Generica. A escultura de 2002, floresce de acordo com a luz natural do sol. Sendo assim, com certeza você será surpreendido a depender do horário da sua visita.

Elaborada pelo arquiteto argentino Eduardo Catalano em aço inoxidável. A flor metálica tem mais de 20 metros de altura e pesa cerca de 18 toneladas. Ao lado, o prédio da Universidade de Direito completa a paisagem com muito concreto e belas escadarias.

O Museu Nacional de Belas Artes na Recoleta em Buenos Aires
O Museu Nacional de Belas Artes na Recoleta em Buenos Aires
A  Floralis Genérica na Recoleta
A Floralis Genérica na Recoleta
Lindo por do sol com vista para a Faculdade de Direito e a Floris Genérica - Foto: @gc.photos via Instagram
Lindo entardecer com vista para a Universidade de Direito e a Floris Genérica – Foto: @gc.photos via Instagram

Praça Eva Perón e Biblioteca Nacional

A arquitetura no bairro de Recoleta é de fato muito celebrada. Na Praça Eva Perón, a Biblioteca Nacional é a prova disto. Projetada em 1811, pelo arquiteto Clorindo Testa, representa a arquitetura brutalista, concreto armado e vidro.

Legal mesmo é sentar ao lado das estátuas de Eva Perón e Juan Perón, logo em frente, para observar esta biblioteca que mais parece estar é pendurada. Ou, ainda, engajar em um tour da Evita por Buenos Aires.

Inclusive o Palácio Unzué, antiga construção em estilo italiano e francês do século XIX, ocupava o terreno da Biblioteca. Ele foi demolido pelos militares em 1956, na tentativa de apagar da memória o peronismo. Isto porque o palácio foi a residência do casal Perón.

Biblioteca Nacional de Buenos Aires - Foto:  Halloween HJB
Biblioteca Nacional de Buenos Aires, na Recoleta – Foto: Halloween HJB

Livraria El Ateneo Grand Spendid

Já para finalizar o passeio pela Recoleta, na agitada Avenida Santa Fé fica a livraria El Ateneo Grand Splendid. A graça da livraria definitivamente não está nos livros. Mas, no prédio que já foi um importante teatro e até cinema. Inclusive, Carlos Gardel foi um dos artistas no teatro.

As características originais foram mantidas. Desta forma, o café está localizado acima no palco. As poltronas e cadeiras cederam o lugar para as prateleiras e os afrescos da cúpula principal nos fazem apoiar nos clássicos e decorados balcões.

A fabulosa Livraria El Ateneo Grand Spendid - Foto:  Christian Jiménez
A fabulosa Livraria El Ateneo Grand Spendid – Foto: Christian Jiménez

Compras em Recoleta

O shopping das grifes em Recoleta é o Patio Bullrich. Não se assuste com a palavra “grife”, este é também um lugar para visitar. É um casarão reformado do século XIX e tem detalhes que lembram uma estação de trem.

Aos amantes de algo ao estilo Galeria do Rock, de São Paulo, o lugar é a Galeria Bond Street. Reúne tatuadores, lojas geeks e nerds, camisetas de bandas e grafites.

Melhores Restaurantes na Recoleta

Apesar de tanta história luxuosa, é possível comer bem em Recoleta a bom custo benefício. Como provar as históricas e saborosas empanadas do El Sanjuanino. Claro, por conta da tradição, apesar de ser um ambiente agradável é bem cheio.

Ou ainda se surpreender na alternativa Clasica y Moderna. Fundado em 1938, o restaurante-bar-café e livraria tem também inspiradores shows intimistas.  

Para entrar no clima Recoleta o Café La Biela é uma boa pedida. Desde 1850 no bairro está em um prédio de esquina bem típico. Os almoços são servidos ao ar livre, com vista para o Cemitério Recoleta.

Ainda para sentir a pegada refinada de Recoleta o Bistro Shiaffino é o lugar certo. Os sabores são modernos mantendo a tradição.

El Sanjuanino na Recoleta em Buenos Aires
El Sanjuanino
Café La Biela na Recoleta
Café La Biela
Bistro Shiaffino em Buenos Aires na Recoleta
O charmoso Bistro Shiaffino

O que fazer a noite na Recoleta

Apesar de não ser um bairro tradicionalmente noturno, Recoleta oferece opções deliciosas para o jantar. Como ir até o La Querencia para provar pratos bem regionais. As sobremesas com doce de leite são de tirar o chapéu.  

E que tal aproveitar a noite de Recoleta ao ar livre no terraço do Buenos Aires Design. No Camping Bar é possível. O lugar jovem, toca música e tem horários regidos pelo clima. Então, confira a programação nas redes sociais.

Mesmo não sendo o lugar mais barato, vale a pena se organizar para pelo menos tomar um drink no Alvear Roof Bar. No terraço do hotel mais luxuoso e tradicional da Avenida Alvear, em Recoleta. É para contemplar o pôr do sol com elegância, fechando a noite de modo mágico.

Com um clima super gostoso o  Camping Bar na Recoleta - Foto: @camping_ba via Instragram
Com um clima super gostoso o Camping Bar – Foto: @camping_ba via Instragram
O luxuoso Alvear Roof Bar. Vale a Pena!
O luxuoso Alvear Roof Bar. Vale a Pena!

E pra finalizar e você gostar ainda mais desse charmoso bairro com tantas atrações, veja mais a Recoleta no vídeo. Pra ir entrando no clima da viagem aproveite que ele está em espanhol!

https://www.youtube.com/watch?v=dVm7SVDuMdk

Hotéis na Recoleta em Buenos Aires

Prédio bege de nove andares com bandeiras de diversos países na fachada. A foto foi tirada durante o dia, e há alguns carros na rua.
Clique na imagem e faça sua reserva no Alvear Palace Hotel

Se você já decidiu tudo o que quer fazer nesse bairro e conheceu os melhores pontos turísticos para visitar, confira agora uma lista dos melhores hotéis na Recoleta em Buenos Aires. Há opções com centro de spa e massagens, assim como lugares que oferecem café da manhã incluso na diária e restaurantes dentro da propriedade. Escolha o ideal para a sua viagem:

Veja todas as opções de hotéis na Recoleta.

Passeios e ingressos em Buenos Aires

Já planejou quais serão os seus passeios em Buenos Aires? Saia de casa com tudo organizado para não perder tempo nas filas de ingressos e pague parcelado em até 12 vezes sem IOF! Veja os preços dos passeios ou confira nossa lista com as melhores opções:

Descubra mais passeios incríveis para uma viagem completa em Buenos Aires.

O que você PRECISA saber ANTES de ir a Buenos Aires

Você está cheio de coisas para pensar e ainda tem que planejar a viagem inteira? Ou você já viu tudo, mas está com aquela conhecida sensação “Será que esqueci alguma coisa?” 

Então calma, nós te ajudamos com alguns itens que você não pode esquecer antes de embarcar. Vamos lá?

1) Seguro viagem Buenos Aires

Contratar um seguro viagem Buenos Aires é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

2) Chip de celular em Buenos Aires

Que tal passar toda sua temporada em Buenos Aires 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade em Buenos Aires. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS

3) Alugue carros com os melhores preços

Onde Alugar: RENT CARS

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

#FicaADica: Tente encontrar carros com a cobertura completa de seguro para o carro e terceiros. Assim, você evita surpresas inoportunas na hora de retirar o carro.

Gostou das dicas de Recoleta Buenos Aires? Comente aqui!

Leia mais sobre Buenos Aires

Ah, e não esqueça de ler ainda mais sobre cada cantinho da cidade nos posts completos: