Bons restaurantes, simpatias, crenças populares e a liberdade de ver e soltar fogos dominam a festa de réveillon em Cusco. Excelente destino para quem é gourmande e aproveita qualquer ocasião para saborear um prato novo!

Fechei o meu roteiro de viagens e decidi que passaria o réveillon em Cusco, no Peru, o destino mais famoso do país para a época. Sem saber quão concorrido era, deixei para reservar meu jantar de ano novo dez dias antes da data. Depois de pesquisar, escolhi o restaurante Limo para a comemoração, pois além de ter a comida bastante elogiada, oferece um terraço com vista imperdível da Plaza de Armas.

O Limo faz parte do grupo Cusco Restaurants e todos ofereciam duas opções: jantar das 19h às 21h (mais barato) ou à partir das 21h30. Para minha surpresa, infelizmente, todos os horários do Limo estavam lotados e tive que recorrer ao plano B.

Cheguei a duas opções: um jantar com um cardápio mais limitado no Calle del Medio, que não me agradou muito – apesar de também ter uma varanda com vista para a Plaza e uma “fiesta” noite adentro.

Outra opção era o restaurante InkaGrill, do mesmo grupo do Limo, que oferecia um cardápio excelente com mais de uma opção e também se localiza na Plaza de Armas – embora não tenha varanda nem esteja no segundo andar dos prédios.

ano novo em cusco peru

Tanto o Calle del Medio quanto o InkaGrill custavam por volta de US$ 110.  Considerando que eu planejava acordar às 7h para o passeio ao Valle Sagrado, o fator “fiesta” não contava muito para mim. Minha dúvida então se resumiu à “varanda” X “boa comida”.

Como gourmande que sou, escolhi então o jantar no InkaGrill e solicitei uma mesa próxima à janela, tendo então alguma vista para a Plaza de Armas, onde os fogos começaram muito antes da meia noite.

ano novo em cusco no peru

No cardápio que optei tinha de entrada Vol-au-vent de camarões, um prato principal de Lomo (a carne principal dos Andes) com risoto de açafrão e molho de funghi e, por fim, cheesecake de sobremesa.

Todos os pratos estavam maravilhosos! O jantar também incluía uma garrafa de água, uma taça de vinho (branco ou tinto), um pisco sour (o drink local) e uma taça de espumante. Além disso, no final, também deram um prato com 12 uvas por pessoa – no Peru eles seguem a tradição espanhola de comer uvas à meia noite. #crendicespopulares

ano novo cusco peru
Prato principal de Lomo
ano novo em cusco peru
A sobremesa – porque ninguém é de ferro né.

Alguns minutos antes do novo ano resolvemos sair do restaurante e contemplar a virada na Plaza, lotada de pessoas entusiasmadas e vestidas de amarelo. Da mesma forma que no Brasil as pessoas costumam usar branco no réveillon, a tradição peruana é passar de amarelo! Além disso, quando bateu a meia noite as pessoas começam a correr em torno da praça para “ter sorte”. Tudo ocorre de forma divertida e razoavelmente tranquila.

O único ponto fraco do ano novo cusquenho é que qualquer um pode soltar fogos de artifícios. Por isso, tive que ficar atenta e correr de um lugar para outro com frequência para não ser atingida. De qualquer forma, o réveillon em Cusco foi inesquecível e recomendo para quem estiver no Peru nessa época! Só lembre de reservar seu jantar com antecedência 😉 “

Feliz Año Nuevo!!!

Veja também:

Chip de celular para Peru

Que tal passar toda sua temporada no Peru 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade no Peru. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS

Seguro viagem para Cusco

Contratar um seguro viagem para Cusco é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

ano novo em cusco peru