Um guia completo para planejar sua viagem a Rio Branco. Anote as dicas e aproveite muito!

Com uma riqueza histórica que inclui batalhas diversas sobre o território do Acre, Rio Branco é uma cidade incrível para conhecer mais da cultura do norte do Brasil. Clima quente, gastronomia única e uma rotina que corre em um fuso horário duas horas diferente do horário de Brasília são características que permeiam a viagem de quem decide conhecer o local.

Com diversos monumentos espalhados pelo território, Rio Branco também é uma porta de entrada para explorar outros cantos do estado, ou mesmo estender a viagem até a vizinha Amazonas. O Acre é um lugar que oferece boas oportunidade de contato com a natureza para quem gosta de belezas naturais. Confira abaixo mais sobre essa incrível cidade nortista.

O que fazer em Rio Branco

Imagem aérea do Palácio Rio Branco, um dos principais monumentos da capital do Acre
O Palácio Rio Branco

Rio Branco é uma cidade que busca manter a memória de seu passado em voga na mente de seus moradores e visitantes. Isso porque a história recente do Acre está retratada em diversos monumentos e prédios históricos espalhados pelo município.

Alguns lugares que você pode visitar para conhecer mais sobre a história marcante desse lugar são o Museu da Borracha, o Palácio Rio Branco, o Memorial dos Autonomistas, além da famosa Gameleira, árvore enorme que marcou o início da cidade.

Há, ainda, muitos parques e reservas ecológicas. São dezenas de hectares de flora e fauna nativos para encantar quem visita essa parte da grande floresta Amazônica, como no Parque Ambiental Chico Mendes ou no Horto Florestal da cidade.

Mais locais que valem conhecer são o Novo Mercado Velho, o Mercado do Bosque, a Catedral de Nossa Senhora de Nazaré, passear pelo rio Acre, o Lago do Amor, entre outros tantos.

Onde ficar em Rio Branco

Uma das grandes vantagens das hospedagens ali são os valores de estadia, mais em conta que os encontrados em diversas outras cidades no país. Mesmo sendo uma capital, o turismo por lá não é assim tão recorrente, e por isso, não há grande necessidade de reservar com muita antecedência – a não ser, é claro, que você vá para algum evento maior.

A melhor região para se hospedar por lá é mesmo no centro da cidade. Dali você terá fácil acesso aos principais pontos de interesse, além de ficar próximo dos locais turísticos mais importantes.

Airbnb em Rio Branco

Já definiu sua hospedagem? Procurar por um estadia pode ser um desafio, dependendo do local e/ou época do ano. É por essa razão que recomendamos alugar um airbnb em sua viagem. Há diferentes casas, apartamentos, lofts ou quartos para aluguel por todo o Brasil, inclusive airbnb em Rio Branco. É seguro, confiável e econômico. Uma experiência que vale a pena!

Hotéis em Rio Branco

Pousadas em Rio Branco

Onde comer na cidade

A culinária do norte brasileiro é única e tem sabores marcantes. Muitos peixes de rio e iguarias nortistas dão origem à pratos incríveis, bem diferentes dos encontrados em outras regiões do país. Assim como no Amazonas, o Tacacá também é um dos destaques servidos no Rio Branco.

Peixes como pirarucu e tambaqui também são comuns. Frutas diversas aparecem em muitos pratos servidos por lá, como cupuaçu, cajá e açaí, e não se pode esquecer do típico tucupi, um caldo amarelo extraído da mandioca que é parte fundamental de diversas receitas nortistas.

Seguro viagem nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Rio Acre, que divide a cidade de Rio Branco
Vista aérea do rio Acre, que costeia a cidade – Foto: Wikimedia

Aluguel de carro em Rio Branco

Alugar um carro na cidade é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço, sem IOF, e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Passagens aéreas para o Acre

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para Rio Branco, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Fachada do Novo Mercado Velho na capital do Acre
Fachada do Novo Mercado Velho – Foto: Wikimedia

Leia todas as nossas dicas e posts do Acre