Um guia completo para planejar sua viagem pela Rota Ecológica de Alagoas. Anote as dicas e aproveite muito!

A Costa dos Corais é uma das regiões mais incríveis para conhecer no território alagoano. Com um mar de cor impressionante e uma atmosfera digna de férias relaxantes, há uma porção mais reservada dessa área que é super convidativa para o sossego. Trata-se da Rota Ecológica, uma parte do estado que vai de Japaratinga a Camaragibe, passando por lugares lindos.

Se você está buscando informações para conhecer o Alagoas, mas quer aproveitar momentos de tranquilidade e fugir um pouco da massa turística, vai gostar da Rota Ecológica. Prepare-se para um roteiro que inclui Porto de Pedras, Praia do Patacho, Praia do Toque e, é claro, São Miguel dos Milagres – todos pequenos paraísos alagoanos. Veja mais abaixo.

O que fazer na Rota Ecológica

No Alagoas, há uma rodovia que segue a orla do estado, facilitando o transporte entre uma cidade e outra do litoral. Porém, em uma certa altura essa via é desviada para dentro do continente, deixando uma porção de terra da costa mais isolada. E é justamente nessa parte onde a Rota Ecológica se encontra.

Nessa região, os coqueiros dominam o cenário e as estradas são, em sua maioria, de chão. Assim, os lugares que se encontram em meio a destinos como Maragogi e Barra de Santo Antônio (limites onde a estrada se desvia para longe do mar) são de praias mais vazias, paraísos quase intocados, e vilarejos menos badalados que outras cidades alagoanas famosas.

A Rota Ecológica é ideal para curtir o mar longe de aglomerações. Para quem o sossego é fundamental, a região é um prato cheio para dias de muita tranquilidade. Destinos paradisíacos como a Praia do Patacho, Praia da Lage, Porto de Pedras e a Praia do Toque fazem parte do roteiro, assim como Japaratinga e o rio Tatuamunha, onde vivem dezenas de peixes-bois.

São Miguel dos Milagres, inclusive, também faz parte da Rota Ecológica. Apesar de ser menos visitado que a capital Maceió ou a agitada Maragogi, é um destino tão incrível quanto eles e, por isso, tem caído cada vez mais no gosto dos viajantes, que acabam também visitando esses outros pontos do entorno.

Leia todas nossas dicas:

Reserve com antecedência todos os ingressos e passeios para o Alagoas e evite filas com o GetYourGuide

Onde ficar na Rota Ecológica – Nossas indicações de hotéis

Como a Rota Ecológica se constitui de vilas de pescadores com ambiente mais rústico, o grande destaque das hospedagens encontradas por lá são as pousadas de charme – e a oferta delas é grande e variada. Vale a pena procurar por acomodações mais renomadas, e quanto mais pé na areia, maior o encanto proporcionado durante a estadia (fica a dica).

Algumas pousadas dedicadas para casais não aceitam hospedar crianças, como é o caso da Pousada Xuê, a Aldeia Beijupirá, ou a Abaetetuba Pousada. Já outras igualmente incríveis, mas com ambiente mais familiar, também garantem uma ótima estadia, como a Pousada da Amendoeira, a Pousada Borapirá e a Pousada Riacho dos Milagres.

Leia todas nossas dicas:

Hotéis na Rota Ecológica

Pousadas na Rota Ecológica

Airbnb na Rota Ecológica

Encontre as melhores hospedagens na Rota Ecológica no Booking.com ou Airbnb.com

Orla da praia do Patacho, com cerca e coqueiros
A Praia do Patacho, emoldurada por coqueiros – Foto: Wikimedia

Onde comer na Rota Ecológica – Dicas de restaurantes

Como acontece em boa parte do Alagoas, a oferta de frutos do mar é o que domina a maioria dos cardápios na Rota Ecológica. Por ser uma região com muitas vilas de pescadores, os pratos dos restaurantes dali são fresquinhos e super saborosos.

Aproveite para saborear peixes, lagostas, siris, camarões, lulas, e outras iguarias marítimas, além dos pratos típicos do nordeste, como a carne de sol com fava, também comuns de encontrar por ali.

Entre os restaurantes da região, se destacam os que funcionam em pousadas de charme, comuns nas praias dessa parte do estado. O da Pousada Xuê, da Praia do Patacho, é uma opção super recomendada. Um independente que vale a indicação é o No Quintal, que fica na Praia do Toque. Em Porto da Rua, o Restaurante do Enildo vale a visita.

Seguro viagem nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Água cristalina no mar da Praia de Tatuamunha, parte da Rota Ecológica
Águas cristalinas na Praia de Tatuamunha – Foto: Mauricio Mercadante via Flickr

Aluguel de carro em Alagoas

Alugar um carro em Alagoas é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço, sem IOF, e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Passagens aéreas para o Alagoas

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para o Alagoas, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Mar colorido em tons de verde, azul e terroso em São Miguel dos Milagres
A Rota Ecológica conta com diversas praias de mar turquesa – Foto: Rodrigo Soldon via Flickr

Leia todas as nossas dicas e posts do Alagoas