Sempre questionam qual o destino favorito do @japisei (meu canal sobre viagens no Instagram) e nunca consigo ter uma resposta na ponta da língua, já que cada lugar tem sua graça, sua história, sua energia e, além disso, para cada viagem existe um orçamento específico e quantidade de dias diferentes. Mas, sempre há aquele lugar que marca mais nossas vidas e o meu, até o presente momento, foi África do Sul.

o que fazer na africa do sul

Rota Jardim na África do Sul

A primeira impressão que se tem ao ouvir falar de um país africano é de um destino cheio de exotismo, vida selvagem e natureza, mas isso é só o começo do que se pode desfrutar durante sua visita.

o que fazer na africa do sul

Leopardo no Kruger Park África do Sul

Dona de uma rica fauna e flora, clima tropical à brasileira, país de dois oceanos (Atlântico e Índico), de três capitais (Pretória, a administrativa, Cidade do Cabo, a legislativa e Bloemfontein, a judiciária), de um litoral paradisíaco quase sempre contornado por uma cadeia de montanhas e, obviamente, dos Big Five (leão, leopardo, elefante, hipopótamo e rinoceronte), a África do Sul oferece tantos atrativos que a parte mais difícil dessa viagem é definir o melhor roteiro.

Eu tinha apenas 11 dias e uma lista imensa de tudo que gostaria de viver por lá. Decidi então por percorrer toda a Rota Jardim – uma estrada incrível que segue ao longo da costa sul do país, desde Cidade do Cabo até Porto Elizabeth e conhecer cada cidadezinha desde o início até o fim desse trajeto. De Porto Elizabeth voei para Joanesburgo, de onde parti sentido ao Parque Nacional Kruger, o ponto alto dessa viagem.

o que fazer na africa do sul

Cabo da Boa Esperança

Para planejamento desse roteiro é importante que saiba que os sul-africanos dirigem na mão inglesa. Parece difícil no início, mas nas primeiras horas você já estará adaptado, errando eventualmente apenas nos comandos de seta e do limpador de para-brisas. Para facilitar, um carro automático é muito bem-vindo! Além disso, algumas locadoras exigem no momento da entrega do veículo uma carteira de motorista válida com seus dados em inglês, ou seja, para brasileiros o ideal é ter em mãos uma a Permissão Internacional para Dirigir, que pode ser solicitada ao Detran.

Comecei a me aventurar pela Cidade do Cabo, conhecida como “Mama África” e famosa pela charmosa rota dos vinhedos, pelas mansões à beira-mar e por suas lindas praias. Um dos principais pontos da cidade é a Montanha da Mesa (do inglês Table Mountain), uma cadeia de montanhas que tem este nome justamente por seu topo em formato de uma mesa. Nas redondezas está Cabo da Boa Esperança, ponto onde os oceanos Índico e Pacífico se encontram e você poderá aproveitar o trajeto e dar uma pausa na Boulders Beach, uma colônia dos lindinhos pinguins-africanos. Muitos são os museus, grandes centros de compras e ótimos restaurantes com comidas típicas. A faceta multicultural é outro atrativo à parte desta ex-colônia de ingleses, holandeses e franceses, muitos ainda remanescentes na região.

o que fazer na africa do sul

Colônia de Pinguins

No percurso da Rota Jardim, terá vontade de estacionar diversas vezes para admirar as belas paisagens. Há muitas praias turísticas, como Jeffrey´s Bay, considerada a Meca do surf sul africano.

Como cidades mais interessantes, destaco:

Plettenberg Bay:

o que fazer na africa do sul

África do Sul Santuário de Elefantes

Nas proximidades está o Santuário dos Elefantes, um centro de reabilitação cujo objetivo é reintroduzir os animais nas florestas locais. No santuário, recebem todos os cuidados necessários e tornam-se atração turística, já que podemos interagir com todos eles, passear de mão e tromba dadas, alimentá-los e nos emocionar.

o que fazer na africa do sul

Monkeyland

o que fazer na africa do sul

Monkeyland

o que fazer na africa do sul

Birds of Eden

Monkeyland e Birds of Eden são santuários de vida livre animal, com espécies nativas da área e outras trazidas de fora. Os dois locais ficam lado a lado, mas possuem entradas separadas. Parte da mata nativa da região fora cercada e fechada com tela a uma altura a perder de vista, formando gigantescos viveiros naturais. O Birds of Eden cobre uma área de dois hectares, sendo considerado o maior santuário de voo livre do mundo.

o que fazer na africa do sul

Bungee Jump na ponte bloukrans river

Para os mais corajosos, a região ainda oferece o maior salto comercial de bungee jump do mundo, feito da ponte Bloukrans River. O salto é dado de uma plataforma sob a ponte e a altura de lá até o chão do vale é de 216m (709 pés). Saltei e posso dizer que jamais esquecerei a adrenalina e sensação de liberdade que senti naquele momento.

Gansbaai:

É uma vila de pescadores, próxima a Hermanus. Esse destino é muito procurado para mergulho com os tubarões-brancos, no qual se observa estes animais no seu habitat natural, sem colocar sua vida em risco e contribuindo com projetos de educação e conservação dessas antigas espécies. Confesso que senti um pouco de medo enquanto estava dentro da jaula e via os tubarões se aproximando com todos os dentes a mostra!

O grand finale dessa jornada foi no Parque Nacional Kruger, o melhor no país para os safáris, no qual cheguei a partir de uma viagem de carro de mais ou menos 6h desde Joanesburgo. Uma opção mais rápida e prática (consequentemente mais cara) é fazer o trajeto de avião, mas é necessário reservar as passagens com bastante antecedência, já que são poucos voos e sempre em aeronaves pequenas.

o que fazer na africa do sul

Safari no Kruger Park África do Sul

o que fazer na africa do sul

Kruger Park

o que fazer na africa do sul

Motswari Lodge

Optei por um tour fechado de três dias, que incluía hospedagem, alimentação e três safáris por dia. Aconselho que pesquise muito sobre as empresas que oferecem esse serviço, já que muitas se assemelham a grandes fazendas e acabam frustrando os visitantes, que esperam avistar a verdadeira vida selvagem. Escolhi o Motswari Private Game Reserve e só tenho elogios a esse logde, que me proporcionou uma das mais incríveis experiências da vida. Consegui encontrar os famosos Big Five e muitos outros animais.

Restam dúvidas do motivo dessa viagem ser inesquecível?