Sabe quando perguntam qual o seu lugar preferido no mundo? Normalmente é uma pergunta difícil, mas depois que visitei a Rota Jardim na África do Sul, ficou fácil responder.

Sempre me questionam sobre isso no @japisei (meu canal sobre viagens no Instagram) e nunca consigo ter uma resposta na ponta da língua. Afinal, cada lugar tem sua graça, sua história, sua energia… E, além disso, para cada viagem existe um orçamento específico e quantidade de dias diferentes. Mas, sempre há aquele lugar que marca mais nossas vidas. O meu, até o presente momento, foi África do Sul


#ParaNãoEsquecer: Já comprou seu seguro viagem?
Adquira seu plano com desconto usando o cupom DICASDEVIAGEM15 (15% off).
Clique aqui e aproveite!


o que fazer na africa do sul
Rota Jardim na África do Sul

África do Sul

A primeira impressão que se tem ao ouvir falar de um país africano é de um destino cheio de exotismo, vida selvagem e natureza. Porém isso é apenas o começo do que se pode desfrutar durante sua visita.

Dona de uma rica fauna e flora, clima tropical à brasileira, país de dois oceanos (Atlântico e Índico), três capitais (Pretória, a administrativa, Cidade do Cabo, a legislativa e Bloemfontein, a judiciária), serpenteada por um litoral paradisíaco quase sempre contornado por uma cadeia de montanhas e, obviamente, detentora dos Big Five: leão, leopardo, elefante, hipopótamo e rinoceronte.

A Rota Jardim na África do Sul oferece tantos atrativos que a parte mais difícil dessa viagem é definir o melhor roteiro.

Leopardo descansando no Kruger National Park
Leopardo no Kruger Park África do Sul

Planejamento para Rota Jardim na África do Sul

Eu tinha apenas 11 dias e uma lista imensa de tudo que gostaria de viver por lá. Então decidi então por percorrer toda a Rota Jardim.

Uma estrada incrível que segue ao longo da costa sul do país, desde a Cidade do Cabo até Porto Elizabeth, e que te permite conhecer cada cidadezinha desde o início até o fim desse trajeto. De Porto Elizabeth voei para Joanesburgo, de onde parti sentido ao Parque Nacional Kruger, o ponto alto dessa viagem.

Para planejamento desse roteiro é importante que saiba que os sul-africanos dirigem na mão inglesa! Então na hora de alugar um carro, preste atenção nisso, já que um automático seria muito bem-vindo e facilitaria o processo! 😉

Parece difícil no início, mas nas primeiras horas você já estará adaptado. Errando eventualmente apenas nos comandos de seta e do limpador de para-brisas. 

Além disso, algumas locadoras exigem no momento da entrega do veículo uma carteira de motorista válida com seus dados em inglês. Ou seja, para brasileiros o ideal é ter em mãos uma a Permissão Internacional para Dirigir, que pode ser solicitada ao Detran.

Roteiro Rota Jardim na África do Sul

Comecei a Rota Jardim me aventurando pela Cidade do Cabo, conhecida como “Mama África” e famosa pela charmosa rota dos vinhos, mansões à beira-mar e lindas praias.

Um dos principais pontos da cidade é a Montanha da Mesa (do inglês Table Mountain), uma cadeia de montanhas que tem este nome justamente por seu topo em formato de uma mesa.

Nas redondezas está o Cabo da Boa Esperança, ponto onde os oceanos Índico e Pacífico se encontram. Ali você poderá aproveitar o trajeto e dar uma pausa na Boulders Beach, uma colônia dos lindinhos pinguins-africanos. 

o que fazer na africa do sul
Cabo da Boa Esperança
o que fazer na africa do sul
Colônia de Pinguins

Há muitos museus, grandes centros de compras e ótimos restaurantes com comidas típicas nessa região. A faceta multicultural é outro atrativo à parte desta ex-colônia de ingleses, holandeses e franceses, muitos ainda remanescentes na região.

AVISO: Neste percurso da Rota Jardim, você terá vontade de estacionar diversas vezes para admirar as belas paisagens. Há muitas praias turísticas, como Jeffrey´s Bay, considerada a Meca do surf sul africano. E cidades mais interessantes ainda, por exemplo:

Plettenberg Bay na África do Sul

Nas proximidades está o Santuário dos Elefantes, um centro de reabilitação cujo objetivo é reintroduzir os animais nas florestas locais.

Os animais recebem todos os cuidados necessários e tornam-se atração turística, já que podemos interagir com todos eles, passear de mão e tromba dadas, alimentá-los e nos emocionar.

Plettenberg Bay
Santuário de Elefantes na África do Sul

Monkeyland e Birds of Eden são santuários de vida livre animal, com espécies nativas da área e outras trazidas de fora. Os dois locais ficam lado a lado na Rota Jardim, mas possuem entradas separadas. 

Parte da mata nativa da região fora cercada e fechada com tela em uma altura a perder de vista, formando gigantescos viveiros naturais.

O Birds of Eden cobre uma área de dois hectares, sendo considerado o maior santuário de voo livre do mundo.

o que fazer na africa do sul
Monkeyland
Macaco da reserva ambiental em Plettenberg Bay
Monkeyland
o que fazer na africa do sul
Birds of Eden

E para os mais corajosos, a Rota Jardim na África do Sul ainda oferece nesta região o maior salto comercial de bungee jump do mundo na ponte Bloukrans River!

O salto é dado de uma plataforma sob a ponte e a altura de lá até o chão do vale é de 216m (709 pés).  Eu saltei e posso dizer que jamais esquecerei a adrenalina e sensação de liberdade que senti naquele momento.

Bloukrans River
Bungee Jump na ponte Bloukrans River

Gansbaai na África do Sul

Esta é uma vila de pescadores, próxima a Hermanus. Um destino muito procurado para mergulho com os tubarões-brancos. Neste passeio se observa os animais em seu habitat natural, sem colocar sua vida em risco e contribuindo com projetos de educação e conservação das antigas espécies.

Confesso que senti um pouco de medo enquanto estava dentro da jaula e via os tubarões se aproximando com todos os dentes a mostra! Mas correu tudo bem.

Parque Nacional Kruger na África do Sul

O grand finale da jornada Rota Jardim foi no Parque Nacional Kruger. Simplesmente o melhor do país para safáris, no qual cheguei a partir de uma viagem de carro de mais ou menos 6h desde Joanesburgo.

Uma opção mais rápida e prática (e consequentemente mais cara) é fazer o trajeto de avião. Mas é necessário reservar as passagens com bastante antecedência, já que são poucos voos e sempre em aeronaves pequenas.

>> Eu contei tudo sobre essa experiência num post a parte – é uma experiência incrível demais pra resumir. Você pode conferir aqui!

Optei por um tour fechado de três dias, que incluía hospedagem, alimentação e três safáris por dia. Aconselho que pesquise muito sobre as empresas que oferecem esse serviço, já que muitas se assemelham a grandes fazendas e acabam frustrando os visitantes, que esperam avistar a verdadeira vida selvagem.

o que fazer na africa do sul
Safari no Kruger Park África do Sul
Leoas caçando durante safári
National Kruger Park
o que fazer na africa do sul
Motswari Lodge

Escolhi o Motswari Private Game Reserve e só tenho elogios a esse logde, que me proporcionou uma das mais incríveis experiências da vida.

Ah! E ainda consegui encontrar os famosos Big Five e muitos outros animais.

Restam dúvidas do motivo da viagem Rota Jardim na África do Sul ser inesquecível?

O que você PRECISA saber ANTES de ir para África

Você está cheio de coisas para pensar e ainda tem que planejar a viagem inteira? Ou já viu tudo, mas está com aquela conhecida sensação “será que esqueci alguma coisa?” Então calma, nós te ajudamos com alguns itens que você não pode esquecer antes de embarcar. Vamos lá?

Já comprou sua passagem aérea? 

Onde Comprar: Vai de Promo

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para África, vale dar uma olhadinha no site Vai de Promo. É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Já marcou sua hospedagem?

Onde Comprar: BOOKING.COM

Se você ainda não marcou sua hospedagem, a dica é comparar hotéis, hostels e pousadas através do Booking.com. Essa é a maior plataforma de reservas de hotéis do mundo, garantindo uma experiência segura e ótimas ofertas em acomodações.

#FicaADica: Fique de olho nas ‘Ofertas Espertas’, que duram apenas um dia. Alguns hotéis incríveis oferecem ótimos desconto usando este selo na plataforma. Se encontrar um bom negócio, vale fechar 🙂

Seguro viagem África do Sul é INDISPENSÁVEL 

Contratar um seguro viagem para África do Sul é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Chip celular para África do Sul

Que tal passar toda sua temporada na África do Sul 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade na África do Sul. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS

#FicaADica: Economize com o aluguel de GPS no carro e use o GoogleMaps e Waze com sua internet ilimitada 😉

Alugue carros com os melhores preços

Onde Alugar: RENTCARS

Gostamos muito da RentCars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

#FicaADica: Tente encontrar carros com a cobertura completa de seguro para o carro e terceiros. Assim, você evita surpresas inoportunas na hora de retirar o carro.

Além disso, fique muito esperto ao fechar com outros comparativos de locadoras de carro. Isso porque os preços geralmente são cobrados em dólar e fecham com o seu cartão. Se o dólar subir, o preço do seu aluguel de carro também sobe.