Selecionamos as atrações indispensáveis para você incluir em seu roteiro em Medellín. Assim, você curte ao máximo uma das principais cidades colombianas. Veja abaixo:

Quem vê a modernidade e inovação pelas ruas de Medellín não imagina que a mesma já foi eleita a cidade mais perigosa do mundo. Descubra tudo o que precisa fazer neste roteiro em Medellín para curtir ao máximo essa cidade que soube como se reinventar.

Antes de mais nada, é importante saber que Medellín é a segunda maior cidade Colombiana e está localizada no Vale de Aburrá, na Cordilheiras dos Andes. Uma região rodeada por montanhas, parques e muita natureza. O clima agradável é um dos atrativos, não é à toa que a cidade é conhecida com a cidade da “eterna primavera”, com temperaturas em torno dos 24 ºC. 

A cidade que cresceu, lutou e se desenvolveu, além de ser um importante centro financeiro, atrai visitantes do mundo todo. Interessados em cultura e entretenimento vão adorar conhecer as atrações de Medellín.


Contrate seu seguro viagem com desconto!
Ganhe 10% off com o cupom DICASDEVIAGEM5 + pagamento em boleto.
Clique aqui e aproveite!


Afinal, Medellín é perigoso?

O passado obscuro e sangrento de Medellín é até que recente, marca os anos 80 até o início dos anos 2000. Nessa época a cidade foi palco de terror e guerras entre os cartéis de drogas. Um desses cartéis era financiado por Pablo Escobar – traficante eleito algumas vezes como o homem mais rico do mundo pela Forbes. 

Os anos mais tensos e complicados desse período foi entre 1983 a 1994. Porém, com a morte de Escobar em 1993, a criminalidade começou a cair, e aos poucos o crime foi sendo combatido e a cidade passou a ter dias mais tranquilos e de paz.

Hoje, Medellín não enfrenta mais problemas com cartéis e narcotráfico, mas não dá para negar que ainda há problemas de segurança, como ocorre em grandes metrópoles. Estar em alerta com seus pertences e objetos de valor nunca é demais (#ficaadica) e aproveite sua viagem.

Quer ter internet ilimitada durante toda a viagem?
Compare os preços e compre seu chip de viagem internacional antecipadamente na America ChipEasySim4UO Meu Chip ou com o Viaje Conectado.

Mapa do roteiro em Medellín

O que fazer em Medellín em 1 dia

City tour

Vale a pena começar o dia com um Free Walking Tour – city tours teoricamente grátis, mas que é sempre de bom modo oferecer uma contribuição em dinheiro no final na quantidade que achar justa. Eu fiz com a Real City Tours, eles oferecem quatro diferentes tipos de tours diariamente. 

Esse city tour não é focado em Pablo Escobar – se bem que é quase impossível contar a história de Medellín sem citá-lo. Porém, dá para encontrar na cidade empresas que oferecem tours sobre a história de Pablo Escobar, com muito mais detalhes.

Geralmente são passeios de meio período ou o dia todo, e pagos.

centro de medellin
Centro de Medellín | Foto: Dorian Miguel Ospino Caro, via Flickr

Plaza Botero

Ainda no primeiro dia, se não conheceu durante seu tour, visite a Plaza Botero, lá estão 23 escultura de bronze de Fernando Botero. Pintor e escultor nascido em Medellín. As obras foram doadas pelo próprio artista. Não aconselho visitar essa região à noite.

estátua da praça botero no roteiro em medellín
Estátua de Fernando Botero na Praça Botero | Foto: Niek Van Son, via Flickr

Museo de Antioquia

Aproveite a passagem pelo centro e visite o Museo de Antioquia. São mais de 5000 itens expostos que contam a história e expressões artísticas colombiana, além de esculturas e obras de Botero.

Visite o museu de segunda a sábado, das 10h às 17h30; domingos e feriados, das 10h às 16h30. A entrada custa $22.000 COP.

vista frontal do museu d'antioquia no roteiro em medellín
Museu d’Antioquia | Foto: Lea Kim Chateauneuf, via Flickr

Parque Berrio e Parque de Las Luces

Já que está ali no centro, não custa nada passar no Parque Berrio, e conhecer a Basílica Nuestra Señora de la Candelaria, a igreja mais antiga da cidade.

E a 10 minutos de caminhada dali está o Parque de Las Luces, com imponentes pilares que se iluminam ao anoitecer. 

parque de las luces no roteiro em medellín
Parque de Las Luces | Foto: Guia de Viajes Oficial de Medellín, via Flickr

Onde comer

Aproveite a caminhada pelo centro da cidade e almoce no Hacienda Orijen. Um restaurante com pratos típicos colombianos e bem servidos. Experimente o bandeja paisa, prato típico colombiano – que lembra uma feijoada.

Aproveite também para tomar uma água panela, suco de rapadura, outro item típico da gastronomia local.

prato típico do restaurante hacienda orijen
Prato típico do restaurante Hacienda Orijen | Foto oficial

O que fazer em Medellín em 2 dias

Pueblito Paisa

Visite o Pueblito Paisa, no alto no Cerro Nutibara. É uma réplica do povoado que deu origem a cidade, no século XX, com algumas casas, igreja, prefeitura e uma praça central super charmosos.

São aproximadamente 40 minutos desde o centro da cidade a pé. O transporte público não chega até o topo, o jeito é encarar a subida – pode ser pesada para algumas pessoas, ou pedir um táxi. 

Além da vista lá de cima, que é bem bonita, principalmente em dias de céu azul, há algumas opções de restaurantes para almoço ou jantar. Porém, fica o aviso: não é dos lugares mais em conta para comer. Uma boa opção é conhecer no final do dia e aproveitar para ver o pôr do sol.

pueblito paisa no roteiro em medellín
Pueblito Paisa | Foto: Guia de Viajes Oficial de Medellín, via Flickr

Jardim Botânico e o Parque Explora

Dois pontos turísticos bem próximos um do outro são o Jardim Botânico e o Parque Explora. O primeiro, além de ter entrada gratuita, é um passeio muito agradável, principalmente em um dia quente na cidade. Caminhar em meio a natureza e respirar um pouco de ar puro é sempre revigorante. O jardim fica aberto de terça a domingo das 8h30 às 15h30.

O Parque Explora é um passeio para a família toda, as crianças particularmente se divertem nas áreas interativas com dinossauros expostos. De forma divertida, aprende-se ainda mais sobre ciência e tecnologia. 

Ainda no parque é possível visitar os aquários de água doce e salgada, que serve como um centro de estudos de universidade e para a conscientização ambiental. Além disso há um planetário, uma forma mágica de ver e conhecer sobre os astros. 

O parque fica aberto todos os dias das 9h às 17h. A entrada custa partir de $ 20.000 COP por pessoa.

parque jardim botânico no roteiro em medellín
Jardim Botânico | Foto: Guia de Viajes Oficial de Medellín, via Flickr
parque explora no roteiro em medellín
Parque Explora | Foto: Guia de Viajes Oficial de Medellín, via Flickr

Onde comer

O restaurante Alambique tem um ambiente super agradável, com um cardápio bem variado. Localizado em El Poblado, na Carrera 41, número 10 – 3º andar.

A entrada é um pouco escondida, mas não desista, encontre a tímida portinha e suba as escadas, você vai se encantar. 

prato típico do restaurante alambique
Restaurante Alambique | Foto oficial

O que fazer em Medellín em 3 dias

Parque Arví

Já deu para perceber que Medellín é uma cidade rodeada de muito verde e natureza, e o Parque Arví é mais um desses lugares para ir e apreciar. Por lá, é possível fazer caminhadas guiadas ou por conta própria, andar em passeios de bicicleta e curtir bem o dia. Fica aberto todos os dias das 9h às 18h.

O parque fica localizado no alto da comunidade de Santa Elena. Para chegar lá é preciso ir de Metrocable Car. Desde a estação Acevedo, pegue a Linha K do Metrocable até a estação de Santo Domingo, faça uma nova baldeação e siga pela Linha L até Arví.  

parque arví no roteiro medellín
Parque Arví | Foto oficial via Facebook

Comuna 13

Para completar o dia, e se quiser conhecer um pouco mais sobre a história atual e as mudanças que ocorreram na cidade, sugiro visitar a Comuna 13, de preferência com um guia. 

Esse foi um dos bairros mais violentos, mas que se transformou e conta sua história com grandes e coloridos murais grafitados. É um dos cartões-postais de Medellín. A subida até a Comuna 13 pode ser feita de Metrocable Car – Linha J; ou de escada rolante – Escaleras eléctricas de San Javier.

vista da comuna 13 no roteiro em medellín
Comuna 13 | Foto: Omar Uran, via Flickr

Metrocable Car

Muitos encaram o Metrocable Car como um ponto turístico da cidade, mas nada mais é do que um bondinho. Para você pode até não ser nada de mais, mas para os moradores foi realmente uma inovação e que contribui muito no dia a dia da cidade.  

Aqui tem uma mapa do metrô da cidade que vai te ajudar a entender melhor os caminhos. 

vista de cima do metrocable no roteiro em medellín
Metrocable em Medellín | Foto: Jorge Gobbi, via Flickr

Onde comer

O restaurante La Matriarca é uma boa pedida para almoço ou jantar. Com um cardápio de pratos típicos, não saia de lá sem provar uma boa e refrescante limonada de coco ou a sangria da casa.

Localizado em El Poblado, na esquina da Calle 8 com a Carrera 43C. 

prato típico do restaurante la matriarca
Prato típico do restaurante La Matriarca | Foto oficial

Aproveite para conhecer uma cidade vizinha

Quer aproveitar a viagem e conhecer mais uma cidade? A dica é ir visitar El Peñol de Guatapé, localizada a aproximadamente 80 km de Medellín. 

O El Peñol é uma rocha que se eleva a 220 metros de altura. Para subir, é preciso encarar seus quase 700 degraus. Haja fôlego, mas a vista lá de cima compensa. Na base da pedra há lojas e restaurantes, mas se preferir pode levar sua própria comida e fazer um piquenique nas alturas. 

Dá para ir por conta própria – os ônibus partem do Terminal Norte de Medellín, e também há opções de tour guiados. Sugiro reservar um dia completo para esse passeio. É um lugar super agradável e um visual único, visite sem pressa. 

vista do monte el peñon de guatapé no roteiro em medellín
El Peñon de Guatapé | Foto: Edgar Jimenez, via Flickr

Roteiro em Medellín – O que fazer a noite

A vida noturna de Medellín é bem agitada e atrai muitos visitantes, principalmente no Parque Lleras, no bairro El Poblado. Esse é um ótimo lugar para encontrar bares, restaurantes despojados, baladas e dançar muita salsa. 

Não sabe dançar salsa? Não tem desculpa, não será difícil encontrar umas aulinhas pelo caminho... E depois é só cair na noite e se divertir. Os principais bares estão entre as Calles 10 e 11 e Carreras 33 a 43 de El Poblado. 

Outra dica legal de o que fazer em Medellín, não necessariamente à noite, é ir assistir uma partida de futebol. Quando estive na cidade fiz um tour com a para assistir a partida do Atlético Nacional de Medellín contra Cerro Porteño, no estádio Estadio Atanasio Girardot. Há outras empresas que oferecem esse tour, eu fui com a Futbol tour Medellín. 

vista de cima da cidade de medellín a noite
Medellín a noite | Foto: Guia de Viajes Oficial de Medellín, via Flickr

Onde ficar em Medellín

Os dois principais bairros da cidade são El Poblado e Laureles. O primeiro, é um bairro animado e que atrai grande parte dos visitantes – foi onde fiquei hospedada. Além das hospedagens, há boas opções de bares e restaurantes na região.

Já Laureles é um bairro mais tranquilo, tem mais cara de Colômbia e pode ser um pouco mais econômico. Aqui você também terá fácil acesso ao transporte público, lojas, bares e restaurantes. 

Outra opção é se hospedar no centro da cidade conhecido como bairro de La Candelaria Medellín, apesar de não ser uma ideia que eu ache que vale a pena. Aqui você estará há poucos passos de alguns dos principais pontos turísticos. É uma região mais comercial, pode ser bem barulhenta durante o dia e não muito atrativa no cair da noite, mas tem fácil acesso ao transporte público. 

Dê uma olhada nas sugestões de hotéis em El Poblado (minha área predileta) que separamos para você. 

Encontre as melhores hospedagem em Medellín no Booking.com

Medellín Vibes Hostel

O Medellín Vibes Hostel está localizado no coração de El Poblado, com fácil acesso ao trem, a menos de 10 minutos de caminhada da estação Poblado. No arredores há boas opções de bares e restaurantes para aproveitar a noite. Aproveite para se refrescar na piscina ao ar livre está disponível aos hóspedes. 

O hostel oferece quartos duplos e dormitórios (4, 6 e 8 camas), todos os quartos possuem banheiros privativos, ar condicionado e acesso gratuito ao Wi-Fi. Mas também tem ótimas suítes com banheiro privativo por um preço super acessível! 😉

suíte do medellin vibes hostel
Medellín Vibes Hostel | Clique na foto e faça sua reserva

Ibis Medellin

O hotel Ibis Medellín fica localizado a 30 min de transporte público ou 15 min de carro do centro da cidade. A estação de trem mais próxima é a Industriales. Se estiver viajando de carro, o estacionamento é gratuito.

Os quartos possuem ar condicionado e isolamento acústico. O Wi-Fi é gratuito.

quarto do hotel ibis medellin
Ibis Medellín | Clique na foto e faça sua reserva

Estelar La Torre Suites

O Estelar La Torre Suites é moderno e com uma ótima infraestrutura. Perfeito para aproveitar com calma e tranquilidade seus dias em Medellín. Conta com piscina ao ar livre e serviço de SPA exclusivo para os hóspedes. 

Quartos com ar-condicionado, microondas, geladeira e cafeteira. O wifi é gratuito e a recepção funciona 24 horas.

Está um pouco mais afastado do burburinho de El Poblado, e é uma boa opção para quem viaja de carro ou não se incomoda em depender de táxi para circular, nem que seja para chegar até a estação mais próxima, a Poblado – que fica a 10 min de carro. 

suite do hotel estelar la torre suite
Estelar La Torre Suites | Clique na foto e faça sua reserva

Medellín – Guia de Viagem

A cidade da eterna primavera colombiana é cheia de cores, vida, história, cultura e gastronomia! Rodeada de montanhas da Cordilheira dos Andes, Medellín é um destino imperdível para quem visita a Colômbia. Há atrações turísticas para todas as idades e gostos, passeios no centro da cidade, trilhas em parques, restaurantes com pratos típicos e belas paisagens por onde quer que olhe.

Por isso, não perca tempo para montar seu roteiro em Medellín. Coloque a praça Botero em seu planejamento, o museu de Antioquia e o Parque de Las Luces também. Se é amante da natureza, não deixe de visitar o Parque Arví e o Jardim Botânico de Medellín. Para as crianças, vale visitar o Parque Explora e até mesmo o Estadio Atanasio Girardot. Está vendo? Opções não faltam!

Então não perca seu tempo e marque sua viagem para Medellín, na Colômbia. Quem sabe você ainda não aproveita e estica a viagem para Bogotá e Cartagena também? 😉

Reserve com antecedência todos os ingressos e passeios para Medellín e evite filas com o GetYourGuide

Chip de Internet em Medellín

Está cada vez mais fácil e barato ter internet ilimitada durante toda a viagem na Colômbia. Hoje em dia você pode comprar online um chip internacional de celular enquanto ainda estiver aqui no Brasil. Nós sempre usamos e adoramos! Você recebe o sim card em seu endereço e depois é só inserir no celular para já chegar ao destino com a internet 4G ilimitada funcionando.

Seguro viagem para Colômbia

Contratar um seguro viagem para a Colômbia é indispensável. Para se divertir e aproveitar o melhor das atrações do país sem se preocupar, o melhor a fazer é contratar um seguro viagem com boa cobertura médico-hospitalar. Assim você fica tranquilo para curtir o destino.

Leia tudo sobre seguro viagem:

Faça sua cotação de seguro viagem na Seguros Promo e garanta 5% de desconto com nosso cupom DICASDEVIAGEM5

Aluguel de carro na Colômbia

Alugar um carro na Colômbia é uma ótima ideia para se conhecer as cidades vizinhas e belas praias escondidas. Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo e te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Passagens aéreas para Colômbia

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para Colômbia, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo. É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Gostou das dicas de o que fazer em Medellín? Comente aqui!

Dúvidas frequentes

Quantos dias ficar em Medellín?

Uma boa ideia é se hospedar por, pelo menos, 3 dias na cidade. Você pode conferir um roteiro em Medellín completo com o que fazer na cidade em cada dia. Confira aqui.

O que fazer em Medellín em 1 dia?

Comece o dia com um city tour no centro de Medellín, Colômbia, e visite a praça Botero. Aproveite para conhecer o Museu de Antioquia e também o Parque Berrio…continue lendo.

Onde se hospedar em Medellín?

Os dois principais bairros da cidade são El Poblado – um bairro animado e que atrai grande parte dos visitantes – e Laureles, um bairro mais tranquilo, com mais cara de Colômbia e que pode ser um pouco mais econômico…continue lendo.

O que fazer em Medellín em 2 dias?

Ao separar 2 dias para visitar Medellín vale a pena visitar o Pueblito Paisa, o Museu de Antioquia, a Praça Botero, o Jardim Botânico de Medellín e o Parque Explora. Continue lendo.

Quais são as melhores atrações para visitar em Medellin?

Algumas das principais atrações em Medellin são a praça Botero, Pueblito Paisa, Comuna 13 e o Parque Lleras. Já os parques mais conhecidos são o Parque de Las Luces, o Jardim Botânico e o Parque Explora. Veja mais atrações em Medellín.

O que fazer em Medellín em 3 dias?

Quem planeja uma viagem de 3 dias em Medellín na Colômbia pode colocar no roteiro a Comuna 13, o Pueblito Paisa, a Praça Botero, o Museu Antioquia, o Jardim Botânico, o Parque Explora e…continue lendo.

O que fazer em Medellín à noite?

A vida noturna de Medellín é bem agitada e atrai muitos visitantes, principalmente no Parque Lleras, no bairro El Poblado. Esse é um ótimo lugar para encontrar bares, baladas e restaurantes despojados. Saiba mais no roteiro em Medellín.

Leia todas as nossas dicas e posts da Colômbia