Desde as opções de transporte até sua estadia, contamos tudo o que você precisa saber sobre esse destino dos sonhos! Confira aqui a razão de todo nosso amor pelo Serengeti!

Como é o safári no Serengeti

É mágico viver e ver de pertinho uma chita caçando um antílope, uma manada de elefantes caminhando a poucos metros do seu carro, a dança das girafas entrelaçando seus pescoços, um grupo de leões se lambuzando com sua caça. Nós já havíamos feito safári antes, mas a sensação é sempre única.

Cada dia de safári é uma loteria, cheio de encontros e desencontros. E se você tivesse a garantia de que verá todas essas espécies de animais em grandes quantidades? Perfeito, não é?

Acredite se quiser, assim é o Serengeti. Considerado o melhor lugar do mundo para admirar a vida animal, em sua mais pura essência. É imperdível, impagável, impossível não se emocionar e não querer voltar!


Já contratou seu seguro viagem?
Economize nos melhores planos com o cupom DICASDEVIAGEM5.
Clique aqui e confira!


O parque Nacional do Serengeti na Tanzânia

Serengeti, proveniente do idioma Maasai, significa “Planície sem fim”, o que expressa exatamente nossa primeira impressão ao pisar nessa reserva ambiental, reconhecida desde 1981 como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Seus mais de 14 mil km² (entre Tanzânia e Quênia) são morada de uma impressionante diversidade animal e onde ocorre a maior migração terrestre de mamíferos do mundo, encenando o maior e mais incrível teatro da natureza.

Também transitam livremente entre as duas fronteiras a tribo Maasai, o grupo étnico africano mais conhecido internacionalmente, especialmente pela cultura dos altos pulos e maneira nômade de viver.

Como chegar no Serengeti

O Seregenti ainda não é um destino tão comum para brasileiros, portanto não há voos diretos daqui para a Tanzânia.

Geralmente, quem viaja para Tanzânia opta por cias aéreas que vão para Joanesburgo, na África do Sul (voos diretos partindo de São Paulo com 8h30min de duração) e desde lá para a cidade mais populosa da Tanzânia, Dar Es Salaam ou Zanzibar, um dos principais destinos do país (belíssimas praias – contarei em outro post).

Nós estávamos na Índia, voando com a Qatar e por essa razão precisamos fazer uma conexão em Doha para depois seguir para Dar Es Salaam.

Ali compramos nosso voo para Zanzibar, onde ficamos 5 dias. Em seguida compramos um voo para Arusha, cidade que funciona como base para saída de qualquer parte do parque, seja ônibus, avião ou carros 4×4, assim como a outra base, na região do Kilimanjaro.

No entanto, seja de ônibus ou carro, as viagens podem durar até 14h, já que as estradas são poucas e ruins. Já a viagem de avião, no entanto, dura cerca de 1h para qualquer aeroporto dentro do parque. Confesso que não é simples, muito menos rápido se locomover dentro de todo o Serengeti, portanto há várias pistas de pouso para os teco tecos.

safari em serengeti
Teco teco entre Arusha e Seronera

Como chegar no Serengeti – Avião

Os aeroportos que recebem o maior número de voos são o Seronera e o Grumeti, mas óbvio que precisamos pesquisar o mais próximo ao local de hospedagem e essa informação geralmente está disponível nos sites dos hotéis.

Eu e meu marido geralmente reservamos os hotéis conforme a viagem vai acontecendo. Entretanto, para o Serengeti é preciso o mínimo de planejamento, pois envolve compra de voos, transfers fornecidos pelos hotéis e não dá pra dormir no “aeroporto”!

Partimos rumo ao aeroporto de Seronera e é durante o voo que, cruzando as planícies do Serengeti, já começamos a nos animar com paisagens lindíssimas e a enorme escala da savana. Depois do pouso, viajamos cerca de uma hora até nosso hotel – demos início ali ao nosso primeiro safári.

safari no serengeti
Vista do teco teco para o Serengeti

Voos:

De São Paulo para Dar Es Salaam:

De Dar Es Salaam para Arusha:

De Dar Es Sallam para Seronera com escala em Arusha:

Partindo de Arusha existem várias cias como:

Arusha possui dois aeroportos principais – Arusha (9km e US$20 dólares do centro) e Kilimanjaro (50km e US$40 até o centro). Kilimanjaro comporta aeronaves de portes médios e Arusha somente aeronaves pequenas.

Hotéis em promoção no Serengeti

Booking.com

Quando ir para o Safári no Serengeti

O Serengeti pode ser visitado o ano inteiro, mas para acompanhar a grande migração é preciso se atentar a localização dos animais ao longo do ano.

Claro, o número de cada espécie é tão grande que, independente da sua localização, o encontro com eles será certeiro. Há um volume grande que por vários motivos acabam não partindo para a grande migração com o grupo.

A época de chuvas é nos meses de novembro, dezembro e de março a maio. Já o inverno dura de abril a setembro e o verão de outubro a março, mas não é sinônimo de frio. Apenas o amanhecer e fim de noite que se tornam mais geladinhos, mas durante o dia as temperaturas são agradáveis.

Claro que a natureza é muitas vezes imprevisível. Fomos no final de março e o clima estava ótimo, não pegamos um dia sequer de chuva. Havia uma temperatura gostosa para aproveitar ao londo de toda a estrutura do hotel, enquanto não estávamos nos aventurando nos safáris.

safari no serengeti
Por do Sol no Serengeti – Foto: Site Oficial

A grande migração / Great Migration

Entre os meses de dezembro a abril de cada ano, quase 2 milhões de gnus, 260 mil zebras e cerca de 470 mil gazelas estão no sul do parque, onde os gnus dão a luz a seus bebês.

Nessa época há pastagens suficientes para todos, vegetação rasteira perfeita para proteger os filhotes dos predadores e nessa região não há crocodilos nos rios e lagos, o que torna o local mais seguro.

Terminada a temporada de chuva, entre junho e julho, essa multidão toda de animais migra em busca de água para a região do Rio Grumeti levando junto seus predadores, onde atravessam o rio e alguns acabam sendo devorados pelos crocodilos.

Por fim, de agosto a outubro, os animais vão para o norte do parque em busca de alimentos e logo após começa o ciclo novamente. Certamente o mais impressionante dos santuários de vida selvagem da África!

Vista durante o Voo de Balão no Safari do Serengeti
Foto: divulgação

Tipos de Safári no Serengeti

Todos que visitam o Serengeti tem como foco principal o safári. Para tal, há opções de fazê-lo em carros 4×4, a pé e de balão.

– Safári em carro 4×4 no Serengeti

Geralmente os safáris no parque são realizados duas vezes ao dia, nos horários em que os animais estão mais ativos, com saídas entre às 6h30min ou 7h e a tarde, a partir das 15h, ambos com duração de 4 a 5h.

Fizemos safáris privados em carro super confortável totalmente equipado com carregadores para qualquer marca de celular, tomadas para câmeras, wi-fi (sério!), frigobar abastecido com várias bebidas, muitos petiscos, mantas para nos proteger do frio pelas manhãs e entardecer, repelentes (super importante por se tratar de uma zona de malária) e até, acredite se quiser, notícias mundiais do dia impressas pelo hotel!

Além disso, o teto do carro abre para cima e é possível ficar em pé a qualquer momento, perfeito para fotografar!

Há opção de contratar safáris de 12h consecutivas para explorar outras regiões mais afastadas.

safari no serengeti
A 4×4 do Zakayo

– Safári a pé

Uma experiência íntima com a savana durante uma caminhada que explora as características mais sutis e incomuns do santuário da vida selvagem.

Liderados por guias locais que apontam e orientam sobre trilhas de animais, insetos interessantes e plantas úteis. Já tivemos essa experiência antes e recomendo!

– Passeio de balão no Serengeti

Quer melhor maneira de ver a imensidão dessa reserva ambiental e ter a completa dimensão da quantidade incomparável de vida animal do que de cima? Esta pode ser a área mais bonita do mundo para um voo de balão e é a oportunidade de ver o Serengeti de uma perspectiva única!

As reservas para os voos de balão podem ser feitas no próprio hotel ou diretamente com a empresa Serengeti Balloon Safaris.

>> Click aqui e confira nosso relato completo sobre como é fazer um passeio de Balão de Ar Quente na Tanzânia.

Quanto tempo ficar no Serengeti

Nós recomendamos que se hospede no mínimo 4 dias no parque, para que tenha tempo hábil de fazer ao menos 4 safáris, alternados entre manhã e tarde e ainda usufruir de toda essa estrutura do hotel.

Leve em consideração que geralmente se faz necessário ficar hospedado em Arusha ou Kilimanjaro na ída e na volta. Se eu pudesse, teria ficado 15 dias, afinal vivemos um sonho durante nossa estadia!

É um destino de beleza ímpar, exótico, romântico, que oferece o equilíbrio perfeito entre descanso e adrenalina. Atualmente, um lugar bastante procurado por casais para lua de mel, já que os hotéis oferecem muito luxo e exclusividade.

O safári no Serengeti é perigoso?

Podemos falar sobre nossa experiência no Four Seasons, que possui uma estrutura de cair o queixo. Os carros para os safáris são fechados, podendo o teto ser aberto para cima, o que o torna mais seguro em relação a ataque de animais, mas não prejudica nossa visão.

Apesar do hotel ser inteiramente integrado à savana, sem cerca para que se tenha vista para o parque, há passarelas elevadas que interligam as áreas comuns aos quartos.

Além disso, durante a noite os hóspedes são sempre acompanhados por um guerreiro Maasai munido de lanterna e olhar atento, para que ninguém se torne alimento de algum felino!

O hotel sempre orienta a manter portas e janelas fechadas, principalmente por precaução a ataques de macacos curiosos, que são sempre atraídos por comidas.

safari no serengeti
Passarelas elevadas para a locomoção dentro do hotel

Hotéis em promoção em Serengeti

Booking.com

Quanto custa fazer um safári no Serengeti

Está longe de ser um destino barato. Os valores exorbitantes já começam pelos voos internos. Gastamos cerca de mil dólares cada um entre os voos de Zanzibar/Arusha/Seronera.

A maioria dos hotéis são sistema all inclusive, mas as diárias são valoradas de acordo com a localização da grande migração. Os hotéis ao norte estarão mais baratos quando os animais estiverem no sul e vice-versa.

De acordo com nossas pesquisas, a média de uma diária por casal é de três mil reais, mas obviamente é possível encontrar acampamentos por cerca de mil reais, assim como há opções de diárias por 20 mil reais.

Vale ressaltar que, os safáris nem sempre estão incluídos no valor da diária e custam entre 200 e 1000 dólares.

Onde se hospedar no Serengeti

O Four Seasons Safari Lodge foi a nossa escolha! Ele ultrapassa os limites do luxo, sofisticação e bom atendimento – proporciona a seus hóspedes uma verdadeira imersão na vida selvagem e conexão com a natureza, cultura e povo local. 

São muitos os cuidados. Cada detalhe planejado para tornar a experiência única e exclusiva. Foram incontáveis os momentos que nos surpreenderam e até nos emocionaram, tornando para nós a melhor estadia de nossas vidas, sem exageros!

É preciso ter consciência que a escolha do hotel é determinante para que sua experiência seja positiva.

Tenha em mente que os viajantes dependem de absolutamente toda a estrutura do hotel e não há outras opções, como por exemplo, para restaurantes, guias, carro adequado para safári, além óbvio, do quarto, piscina, entre outros.

Piscina do Four Seasons Serengeti
Piscina com vista para a savana

>> Veja mais detalhes sobre este hotel no nosso post Four Seasons Safari Lodge Serengeti, Tanzânia

Gastronomia

Primeiro: Não há outra opção de restaurante que não seja os que estão disponíveis no próprio hotel, já que os hóspedes ficam isolados na savana.

Importante pesquisar sobre a opinião de outras pessoas sobre esse quesito.

O Four Seasons nos conquistou pelo estômago também! Que comida deliciosa! Em alguns aspectos parecida com a brasileira, muita variedade de frutos ao mar, carnes e óleo de coco. Mas também muitas opções internacionais, veganas e pratos típicos suaíli, para agradar a todos os paladares.

Tudo excelente!

Planejamento:

Taxas

Por se tratar de um parque nacional, são cobradas taxas para visitá-lo, equivalente a US$ 70 (Park Fees) + US$3 (Tourism Development Levy), por dia e por pessoa.

Visto para a Tanzânia

É exigido visto para brasileiros, devendo ser solicitado no próprio aeroporto no momento do desembarque. Rápido e simples, sendo necessário apenas pagar uma taxa de 50 dólares por pessoa ou valor equivalente na moeda local.

Aceitam pagamento com cartão de crédito e também há casas de câmbio já no desembarque, se preciso for.

Vacina exigida

Obrigatório certificado de vacina contra febre amarela.

Devido ao alto número da propagação da doença em nosso país, algumas cias aéreas já estão verificando a posse do certificado no momento do check-in aqui no Brasil.

Lá na Tanzânia não nos solicitaram, mas importante ter em mãos.

Que moeda levar para a Tanzânia

Na maioria das cidades, o dólar é muito bem aceito, já que não há muitas casas de câmbio ou caixas eletrônicos espalhados pelas cidades. Mas mesmo quando havia sofríamos com o funcionamento dos mesmos, que estão sempre fora de serviço.

Cartões de crédito não são aceitos em todos os estabelecimento por Arusha ou Kilimajaro, mas nos hotéis do Serengeti a conta poderá ser paga facilmente na moeda local, o xelim tanzaniano, em dólares ou com cartão de crédito/débito.

Idioma

Suaíli é a língua oficial, mas grande parte da população fala inglês. Fácil de se virar! 😉

Internet e Telefone na Tanzânia

Na Tanzânia conhecemos Zanzibar, Dar Es Sallam, Arusha e em todas essas cidades o sinal de Internet era bastante fraco e precário. Mal conseguíamos postar fotos, imagine que subir qualquer vídeo em nossas redes sociais foi uma missão bastante demorada.

Já no Serengeti, o Four Seasons possui uma estrutura excelente em todos os sentidos, inclusive sobre Internet, para qual há sinal disponível até mesmo nos carros de safári, mesmo quando estão bastante afastados das instalações do hotel.

Fuso horário na Tanzânia

Seis horas a frente do horário de Brasília.

Eletricidade e tomadas

No hotel que nos hospedamos havia energia elétrica disponível 24h por dia e água encanada, mas muitos não oferecem toda essa estrutura e energia só é oferecida nas áreas comuns e os banhos são com água controlada.

As tomadas são do Tipo G e o padrão é de 220v. Os hotéis geralmente oferecem adaptadores aos hóspedes, mas sempre bom incluir na mala.


O Serengeti agora é minha resposta para aquela pergunta que todo mundo faz a quem gosta de viajar: qual seu destino preferido? Daqueles lugares que cada dia é uma eternidade e que nos faz desejar que realmente dure!

E agora, Serengeti entrou na sua lista de próximos destinos?

O que você PRECISA saber ANTES de ir para África

Você está cheio de coisas para pensar e ainda tem que planejar a viagem inteira? Ou já viu tudo, mas está com aquela conhecida sensação “será que esqueci alguma coisa?” Então calma, nós te ajudamos com alguns itens que você não pode esquecer antes de embarcar. Vamos lá? 

Já comprou sua passagem aérea? 

Onde Comprar: Vai de Promo

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para África, vale dar uma olhadinha no site Vai de Promo. É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Já marcou sua hospedagem?

Onde Comprar: BOOKING.COM

Se você ainda não marcou sua hospedagem, a dica é comparar hotéis, hostels e pousadas através do Booking.com. Essa é a maior plataforma de reservas de hotéis do mundo, garantindo uma experiência segura e ótimas ofertas em acomodações.

#FicaADica: Fique de olho nas ‘Ofertas Espertas’, que duram apenas um dia. Alguns hotéis incríveis oferecem ótimos desconto usando este selo na plataforma. Se encontrar um bom negócio, vale fechar 🙂

Seguro Viagem para o Serengeti

Contratar um seguro viagem para Serengeti é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Mesmo sem ser obrigatório, ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Chip celular Serengeti

Você sabia que está cada vez mais fácil e barato ter internet ilimitada durante toda a viagem? 

É só pedir um chip celular Serengeti na America Chip. Nós sempre usamos e adoramos! Eles enviam um chip em seu endereço no Brasil, você insere no seu celular quando chega no destino e tem internet ilimitada durante toda a viagem.

#FicaADica: Economize com o aluguel de GPS no carro e use o GoogleMaps e Waze com sua internet ilimitada 😉

Alugue carros com os melhores preços

Onde Alugar: RENTCARS

Gostamos muito da RentCars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

#FicaADica: Tente encontrar carros com a cobertura completa de seguro para o carro e terceiros. Assim, você evita surpresas inoportunas na hora de retirar o carro.

Além disso, fique muito esperto ao fechar com outros comparativos de locadoras de carro. Isso porque os preços geralmente são cobrados em dólar e fecham com o seu cartão. Se o dólar subir, o preço do seu aluguel de carro também sobe.