O Salar de Uyuni é um dos principais destinos turísticos da Bolívia que atrai admiradores por todo o mundo. Incluindo os brasileiros. Cada dia mais e mais aventureiros se permitem passar por essa experiência e incentivam que mais o façam também.

Se você é um destes aventureiros, veio ao lugar certo! Neste guia contamos como foi a experiência de mochileira de uma de nossas redatoras no ano de 2016 e mais dicas de como evitar passar alguns dos perrengues descritos em seu relato!

Curtiu a ideia? Então é só rolar a tela:

Relato como Mochileira

Quando pensei em fazer o famoso passeio ao Salar de Uyuni, um deserto de sal de mais de dez mil quilômetros quadrados na Bolívia, uma palavra veio automaticamente à minha mente: perrengue. E é isso mesmo, gente!

É preciso dizer adeus à frescura (também conhecido como higiene pessoal) e encarar banheiros pagos absolutamente sujos com cheio forte e sem descarga (haja baldinho). Além de ficar um dia sem ducha – isso mesmo, viva o lencinho umedecido e a vontade de explorar esse paraíso natural!

Eu sei que não parece a melhor das propagandas, mas posso afirmar com certeza absoluta que vale a pena cada momento! E se você está a fim de encarar mais essa aventura, então vem comigo descobrir as melhores dicas para sua viagem ser tão inesquecível quanto a minha:

A primeira coisa a se fazer é escolher uma agência para fazer o passeio. Eu saí do Brasil com alguns nomes de agências recomendadas, mas preferi esperar e só decidi quando cheguei em San Pedro do Atacama.

O que fazer no Salar de Uyuni

Escolhi um passeio de quatro dias e três noites com a Estrella del Sur.  O valor fechado, com desconto depois de algum choro, foi de $105 mil pesos chilenos, aproximadamente R$ 600,00, na cotação da época. Então negocie, porque o preço “original” era de 120 mil pesos chilenos! 😉

O pacote incluía o microônibus ida e volta para a fronteira entre Chile e Bolívia, três noites de acomodação em quartos compartilhados, refeições e bebidas, além do botijão de oxigênio para quem se sentisse mal devido a altitude – que supera 5 mil metros em alguns lugares!

O que não estava incluso e tivemos que pagar à parte: água, entradas para o Parque Nacional Reserva e para o Parque Nacional Isla Incahuasi, além da taxa de fronteira na saída da Bolívia. Algumas pessoas dizem que pagaram 2 vezes a taxa de fronteira. Mas fica tranquilo: você só precisa pagá-la uma vez e é na hora da saída. Se alguém indicar o contrário, insista! #ficaadica

deserto dali Salar de Uyuni
Deserto Dali

1º Dia da Viagem

Você pega um microônibus com capacidade de mais ou menos 20 pessoas até a fronteira, passa pela imigração e segue para o lado boliviano. Lá, você fica na fila para pagar a taxa e depois espera que te coloquem no seu SUV/Jipe com seu grupo – de até 6 passageiros.

Eu e meu namorado ficamos num jipe com dois outros jovens franceses e duas meninas islandesas. Todos muito simpáticos. E bem, é bom que vocês gostem mesmo das pessoas do seu carro, já que, dependendo do pacote comprado, vocês terão que dormir com elas no mesmo quarto.

Dentre as paradas turísticas pelo percurso até o alojamento, destacam-se as Lagunas Blanca, Verde e Colorada, o Deserto Dalí, as Águas Termais. Eu não tive coragem de entrar nas águas termais porque estava frio demais! Mas meu namorado entrou e disse que estava bem quentinha mesmo.

O alojamento era apenas com quartos coletivos. Sem chuveiro, o banheiro não tinha descarga e o odor era forte – inclusive no lado de fora, onde tinha uma fossa com dejetos etc e tal. Apesar disso, a comida foi surpreendentemente boa. Tudo muito simples, mas em abundância.

Pense no clássico macarrão com salsicha, sopa, vinho, banana e tivemos também até um “chá das 5” com biscoitos. Tudo bem gostoso e fora do esperado! O alojamento fica de frente para a Laguna Colorada, onde você vê vários flamingos. Lugar bem bonito, apesar de precário.

jantar hostel salar de uyuni
Jantar no hostel Laguna Colorada
laguna verde bolivia
Laguna Verde

2º Dia da Viagem

Saímos por volta das 7:30 para visitar a Árvore de Pedra, as Lagunas Altiplânicas, Honda, Hedionda, Cañapa, Chiarcota, ver o vulcão Tomasamil, o mirante do Vulcão Ollague, o Salar de Chinguana e outras atrações.

Esse dia foi, com certeza, o meu favorito, pois sou apaixonada pela paisagem das lagunas e flamingos – o que se vê mil vezes mais flamingos na Bolívia do que no Atacama.

Terminamos o dia chegando ao Hostal de Sal Tambo Loma, uma pousada toda feita de sal. (Meu namorado lambeu a parede para comprovar hahahah) Essa foi a melhor acomodação de toda a viagem!

O Tambo Loma, apesar de ser simples, tem eletricidade (limitada) e é muito bem cuidado. Os quartos duplos com banheiro são super confortáveis e a comida também correspondeu as expectativas. Gostei muito. Como não há literalmente nada perto para se fazer a noite: a boa é curtir o céu incrivelmente estrelado. Maravilhoso!

laguna honda bolivia Salar de Uyuni
Laguna Honda
flamingos bolivianos Salar de Uyuni
Flamingos bolivianos
hostal de sal tambo loma
Hostel de Sal Tambo Loma

3º Dia da Viagem

Acordamos cedo e partimos antes das cinco para ver o nascer do sol no Salar de Uyuni e de lá visitamos a Isla Incahuasi, no meio do salar, onde existe uma espécie de “plantação” de cactos e uma vista imbatível do horizonte.

Ainda visitamos o museu do falar (nada demais), um “cemitério de trens” e um povoado para comprar artesanato – naquele estilo “parada para gringo” – onde tudo era muito mais barato que no Chile.

Depois disso fomos para mais um alojamento, simples e mais confortável que o do primeiro dia. Nosso grupo deu muita sorte: como estava “cheio”, fomos alocados em quartos duplos com banheiro privativo. Só ficou faltando mesmo a ducha, mas na vida e em certas viagens não se pode ter tudo né?

E apesar de todos os perrengues, a viagem ao Salar de Uyuni valeu muito a pena! Fizemos bons amigos, tivemos guias muito legais e visitamos lugares de tirar o fôlego. Se posso deixar algum conselho ao caro leitor é: faça essa viagem o quanto antes, de preferência antes dos 30 anos. Depois disso meu amigo, haja coragem para encarar horas de carro e todas essas limitações, viu!

nascer do sol salar de uyuni
Nascer do Sol no Salar de Uyuni
salar de uyuni bolivia
Salar de Uyuni
cemitério de trens bolivia Salar de Uyuni
Cemitério de Trens

Dica Extra

Se você não está disposto a abrir mão de sua higiene pessoal ou de certo conforto, recomendamos que faça seu roteiro de viagem com antecedência e reserve seus passeios online. É completamente seguro e torna a viagem ainda mais prazerosa, sem se preocupar em ter que comprar de última hora ou ser extorquido por não saber o preço justo. 😉

Abaixo estão alguns dos principais passeios da região que você pode comprar online:

Reserve com antecedência todos os ingressos e passeios para o Salar de Uyuni e evite filas com o GetYourGuide

Onde ficar no Salar de Uyuni

A região do Salar de Uyuni, hoje em dia, dispõe de uma vasta rede hoteleira, desde hotéis mais luxuosos até hostels apropriados e bem estruturados – incluindo banheiros funcionais com chuveiros! 😉

Nossa indicação é que faça sua reserva de hospedagem online e possa assim aproveitar melhor da viagem sabendo que ao final do dia haverá um bom hotel te esperando para obter o merecido descanso.

Veja as melhores hospedagens de acordo com cada viajante abaixo:

Encontre as melhores hospedagens no Salar de Uyuni no Booking.com ou Hoteis.com

Hotel Boutique Atipax
Faça sua reserva no Hotel Boutique Atipax ao clicar na foto
Hostal La Magia de Uyuni
Clique na foto e faça sua reserva no Hostal La Magia de Uyuni

Chip de Internet no Salar de Uyuni

Está cada vez mais fácil e barato ter internet ilimitada durante toda a viagem no Salar de Uyuni. Hoje em dia você pode comprar online um chip internacional de celular enquanto ainda estiver aqui no Brasil. Nós sempre usamos e adoramos!

Você recebe o sim card em seu endereço e depois é só inserir no celular para já chegar ao destino com a internet 4G ilimitada funcionando.

Leia também mais dicas sobre chip:

Quer ter internet ilimitada durante toda a viagem?
Compare os preços e compre seu chip de viagem internacional antecipadamente na
America Chip.

Seguro viagem para Salar de Uyuni

Contratar um seguro viagem para o Salar de Uyuni é indispensável. Para se divertir e aproveitar o melhor das atrações do país sem se preocupar, o melhor a fazer é contratar um seguro viagem com boa cobertura médico-hospitalar. Assim você fica tranquilo para curtir o destino.

Leia tudo sobre seguro viagem:

Faça sua cotação de seguro viagem na Seguros Promo e garanta 5% de desconto com nosso cupom DICASDEVIAGEM5

Passagens aéreas para Bolívia

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para a Bolívia, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Leia todas as nossas dicas e posts da Bolívia