Salzburg Áustria é certamente uma das cidades mais importantes do país europeu. É provável até que empate em fama com a capital Viena. Afinal, as belezas barrocas da cidade são famosas. Assim como seu lugar como palco do filme a Noviça Rebelde e berço do compositor Mozart.

Sem dúvida, Salzburg Áustria é um lugar que vale a pena a visita. Por ser uma cidade com vários tipos de pontos turísticos diferentes, certamente é um destino que agrada a toda a família. Afinal é possível curtir história, com catedrais, a fortaleza de Hohensalzburg e o belo centro histórico de Salzburgo.

Para quem gosta de música, a cidade de Salzburgo, até por ser onde Mozart nasceu, é considerada berço da música clássica.

Salzburgo é localizada em uma das áreas mais bonitas da Áustria. Desse modo, em uma rápida viagem bate e volta é possível conhecer resorts alpinos, lagos lindos e paisagens encantadoras.

Gosta da ideia de passeios ao ar livre? Então, não deixe de visitar os lagos da região e cidadezinhas pitorescas como Hallstatt. Sem dúvida, Salzburg (nome alemão da cidade) é um super destino de viagem!

A cidade de Salzburg Áustria vista de cima
A cidade de Salzburg Áustria vista de cima – Foto Hans via Pixabay

Quer encontrar passagens baratas para Europa? Encontre voos com até 35% de desconto todos os dias no Passagens Promo. Clique e confira!


Confira o guia completo para quem vai viajar a Salzburgo:

Caso queira pular alguma parte, é só clicar nos links abaixo ;).

A cidade de Salzburg Áustria

A cidade tem raízes de mais de 2000 anos, quando os romanos antigos construíram as fortalezas na região. Depois, o primeiro reino cristão foi fundado quando a Igreja de São Pedro, junto com o monastério, foi construída em 686. A igreja é um grande ponto turístico da cidade, já que é uma das mais antigas da Europa.

Salzburg é dividida pelo rio Salzach entre cidade velha e cidade nova. Localizada perto da fronteira com a Alemanha, toda a região sofreu com bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial. Mas desde então os prédios da cidade foram restaurados e, em 1997, a cidade velha (Altstadt) se tornou patrimônio da Unesco.

É difícil dizer o que mais atrai os visitantes, já que Salzburg Áustria tem atrações diversas. Mas claro que a Fortaleza de Hohensalzburg é um dos principais ícones da cidade, assim como a Catedral de Salzburgo.

A Fortaleza de Hohensalzburg no alto da montanha em Salzburg
A Fortaleza de Hohensalzburg no alto da montanha em Salzburg

#ParaNãoEsquecer: O seguro viagem é obrigatório na Áustria

A imigração não libera visitantes que chegam a Viena sem seguro viagem contratado. Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para 5% OFF, compare os preços e coberturas no SegurosPromo.


Como chegar em Salzburg Áustria

Apesar de ser uma das principais cidades da Áustria, Salzburg está na fronteira com a Alemanha. Aliás, muita gente trabalha em Salzburg e mora em cidades alemãs ou vice-versa, já que em menos de uma hora de carro é possível atravessar a fronteira.

Não há voos diretos do Brasil para a Áustria. Então, se você estiver vindo de grandes cidades como Munique ou Viena, a melhor forma de chegar é por terra, de carro, ônibus ou trem. De Viena, a capital austríaca, há opções de ônibus e trens de hora em hora.

A viagem de trem Viena-Salzburg leva menos de três horas. Os tickets variam muito de preço, dependendo da época do ano e antecedência de compra. Mas você pode esperar gastar entre 30-50 euros por pessoa.

Já a viagem de ônibus também é bastante rápida, menos de três horas. Os tickets costumam ser mais baratos, por volta de 30 euros. Apesar de ser muito comum a gente ouvir falar de viagens de trem pela Europa, vale a pena checar os preços de trajetos de ônibus.

A viagem de carro Viena-Salzburg é igualmente rápida, mas é preciso ficar atento aos pedágios, que funcionam de forma diferente na Áustria. Por isso, confirme onde você for alugar o carro qual a melhor maneira de fazer o pagamento. Na Áustria, é possível dirigir com uma habilitação brasileira (e tradução juramentada) ou com a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Por fim, Salzburg também tem um aeroporto com vários voos de empresas low-cost como Ryanair, Easyjet entre outras empresas aéreas.

Quantos dias ficar em Salzburg Áustria

Essa é sempre uma pergunta difícil! Afinal, alguns viajantes preferem passar mais rápido para conhecer muitos lugares. Já outros gostam de ficar mais tempo e realmente conhecer a cultura, as pessoas e as construções locais.

É possível conhecer superficialmente os principais pontos turísticos em apenas um dia. Porém uma estadia de 3 a 5 dias permite que você conheça mais a fundo e ainda faça viagens curtas pela região, que é linda. 

Por exemplo, de Salzburg dá para conhecer a região dos lagos alpinos de Salzkammergut e a pitoresca cidade de Hallstatt.

Hallstatt no Inverno.
A cidade de Hallstatt no Inverno, fica bem próximo de Salzburgo, vela a pena conhecer

Quando ir para Salzburgo

Como muitas atrações da Europa, os horários e até preços de entradas para pontos turísticos em Salzburg Áustria podem variar conforme a época do ano. Geralmente, eles ficam abertos por mais tempo durante o Verão, quando os dias são mais longos. 

Ao mesmo tempo, preços sobem nas altas temporadas – que podem ser Verão (especialmente Julho e Agosto) ou inverno (Dezembro e Janeiro), caso você vá para as áreas mais alpinas da região ou visite Salzburg na época dos mercadinhos de Natal.

Durante Primavera e Outono, você vai encontrar preços mais em conta e menos turistas na região. Na semana da Páscoa, a cidade tem o Osterfestspiele, um festival com orquestras ao ar livre e quiosques com atrações.

De qualquer forma, em geral todas as atrações são acessíveis em todas as épocas do ano. Aliás, a maior parte fica às margens do rio Salzach, então é super fácil de se locomover por Salzburg.

O que fazer em Salzburg

São muitas atrações e grande parte cobra entrada, então uma dica é comprar o Salzburg Card. Você pode comprar o cartão tanto pela internet quanto em escritórios de turismo. Compramos o Salzburg Card pela internet pelo valor de 42 euros para três dias por pessoa. Na baixa temporada, o valor diminui.

Com o Salzburg Card você terá acesso a todos os principais pontos turísticos e atrações, além de uso ilimitado do transporte público e descontos gerais.

Mapa das atrações e hotéis em Salzburg

Fortaleza de Hohensalzburg

A 504 metros de altitude no topo do monte Festungsberg, a fortaleza que leva o mesmo nome é certamente o lugar mais reconhecido da cidade. É um dos maiores castelos medievais da Europa, e um dos mais bem preservados, construído há mais de 900 anos.

Uma visita à fortaleza custa por volta de 15 euros para adultos, contando com o ingresso para o funicular para quem não quiser fazer a íngreme subida até o topo do monte.

A Fortaleza de Hohensalzburg vista de cima
A Fortaleza de Hohensalzburg vista de cima – Foto: https://www.salzburg-burgen.at/en/

Schloss Hellbrunn

Apesar de ser um pouco distante do centro, certamente é uma das maiores atrações da região. O Palácio barroco foi construído em 1619 e é cercado por um lindo jardim com fontes e estátuas. Uma ótima opção para quem gosta de história e, no Verão, busca um refresco.

A entrada para os jardins do palácio é grátis, mas a entrada na parte interna do palácio é 12,50 euros para adultos. Os horários mudam conforme a época do ano e os jardins costumam ficar abertos até escurecer.

O Palácio Hellbrunn em Salzburg Áustria e seu lindo jardim com fontes e piscinas - Foto: Site Oficial
O Palácio Hellbrunn em Salzburg Áustria e seu lindo jardim com fontes e piscinas – Foto: Site Oficial

Schloss Mirabell

Mais um belo palácio do século 17, mas mais próximo ao centro histórico de Salzburgo e, portanto, de fácil acesso. Ele foi construído pelo Príncipe Wolf Dietrich em 1606 para impressionar sua amante – então já dá para imaginar a opulência. Do jardins ornamentais ao interior luxuoso, tudo vale a pena nesta construção.

A boa notícia é que tanto o palácio quantos os jardins são totalmente gratuitos. A parte externa fica aberta das 6h da manhã até escurecer, mas a interna fecha às 16h.

Os jardins do Palácio Mirabel
Os jardins do Palácio Mirabel – Foto: Turismo Salzburgo

Residenz

Um dos prédios mais impressionantes de Salzburgo, era onde ficavam os príncipes antes da cidade se tornar parte do império Habsburg. No terceiro andar, a Residenzgaleria traz obras de artistas como Rembrandt.

A entrada custa 12 euros para adultos e o prédio fica aberto das 10h às 17h para visitantes.

Catedral de Salzburgo

A catedral do século 17, em estilo barroco, fica onde uma igreja construída em 774 foi fundada. Além da arquitetura impressionante, a catedral, ou “Dom”, ainda tem um museu com tesouros sacros.

Essa é mais uma atração gratuita. A catedral abre em horários que dependem da época do ano e também do dia da semana.

Catedral de Salzburgo - Foto Becks via Flickr
Catedral de Salzburgo – Foto Becks via Flickr

Casas de Mozart

A Casa de Mozart (em alemão: Mozarts Geburtshaus) é a casa onde um dos mais conhecidos compositores do mundo nasceu. Foi lá onde ele passou os primeiros 17 anos da sua vida. A casa agora é também museu, com uma coleção de instrumentos musicais, documentos e retratos.

Mas durante a adolescência do compositor, a família Mozart se mudou para uma casa mais espaçosa, que também se tornou museu na cidade. Foi na Mozart-Wohnhaus, que ele compôs alguns dos seus principais trabalhos como Idomeneo.

Os ingressos para cada casa são vendidos separadamente e custam 10 euros cada para adultos.

A casa onde Mozart nasceu, Mozarts Geburtshaus em Salzburg Austria
A casa onde Mozart nasceu, Mozarts Geburtshaus em Salzburgo Austria

Erzabtei St. Peter

A igreja e monastério foi fundada por volta de 700. Ou seja, é a mais antiga do mundo germânico. Vale a visita para ver a suntuosa arquitetura rococó, estátuas impressionantes e as lindas pinturas no altar.

Para visitar as catacumbas, o ingresso para adultos custa apenas 2 euros.

O que fazer em Salzburg no Inverno

A cidade de Salzburg fica próxima aos Alpes e, para quem gosta de esquiar, é sem dúvida um paraíso no Inverno. Diferentemente da capital Viena, as chances de você encontrar neve durante todo o Inverno são altíssimas. Especialmente se visitar as regiões montanhosas ao redor da cidade.

Em Dezembro, a cidade fica maravilhosa com as decorações e mercadinhos de Natal. Já em Janeiro, os resorts alpinos lotam de esquiadores e fãs de esportes de Inverno. Durante a Mozartwoche, durante o festival as orquestras fazem belas apresentações.

Salzburg em Janeiro no Inverno - Foto: Commons Wikimedia
Salzburgo em Janeiro no Inverno – Foto: Commons Wikimedia

Mas se você prefere viajar no Verão, a cidade tem Festival Anual de Salzburg, um evento gigantesco de ópera, música clássica e teatro que acontece entre Julho e Agosto. Vale a pena checar com meses de antecedência para ingressos.

Dicas de onde comer em Salzburg Áustria

Grande parte de conhecer uma nova cidade ou cultura é participar também da gastronomia local. E Salzburg é bastante eclética, com opções de todos os tipos. Porém, não deixe de experimentar os pratos típicos da Áustria.

Zum Zirkelwirt

Experimente pratos típicos como Kaspressknödelsuppe, uma sopa de queijo e bolinha de batata, ou Schweinsbraten im Weissbier-Kümmelsafterl, um prato de carne de porco com um molho feito de cerveja e cominho.

O restaurante tem um biergarten perfeito para tardes de Verão e um interior super confortável.

Bärenwirt

O restaurante está aberto desde 1663 e é uma atração turística em si. Oferece pratos tradicionais como linguiças, cozidos e até peixes dos lagos da região.

No Inverno, uma lareira dá o charme para o local. Já durante o Verão a pedida é comer no terraço com vistas para o rio.

StieglKeller

Mais para um bar do que para um restaurante, mas com certeza uma excelente opção para quem gosta de cerveja. Esse bar cavernoso tem pratos que vão agradar os carnívoros, como schnitzel e joelho de porco. Dá para se servir de cerveja na área externa.

A área externa com vista do bar e restaurante StieglKeller
A área externa com vista do bar e restaurante StieglKeller em Salzburgo

O que fazer ao redor de Salzburg Áustria

Salzburg Áustria em si é linda, mas ela ainda tem a vantagem de estar em uma região riquíssima em belezas naturais. Salzburg é um ótimo ponto de saída para conhecer a cidadezinha de Hallstatt, por exemplo.

Em Werfen, você pode conhecer a Eisriesenwelt, simplesmente a maior caverna de gelo do mundo. Na cidade você também pode descobrir montanhas impressionantes, icebergs e uma impressionante fortaleza medieval. Sabe o filme “O Desafio das Águias”, com Clint Eastwood, que foi filmado lá.

Uma das maiores cavernas de gelo, a Eisriesenwelt fica próximo a Salzburg
Uma das maiores cavernas de gelo, a Eisriesenwelt fica próximo a Salzburgo

Ou então você pode em Bad Dürrnberg visitar a mina de sal Salzwelten. A cidade é vizinha de Hallein, uma bela cidadezinha medieval com praças e ruelas. Também sem dúvida vale a visita. A mina de sal é uma atração à parte, com um escorregador para te ajudar na descida!

Sabia que a mais alta cachoeira da Europa fica na Áustria? É a Krimmler Wasserfälle, em Krimml. Um pouco mais distante de Salzburg, mas definitivamente vale a visita. Especialmente se você gosta de quedas d’água. Essa tem 380 metros de altura.

É fã de uma road trip? Então saiba que a Áustria tem uma das mais belas, pitorescas e reconhecíveis estradas do mundo. Alugue um carro em um dia aberto e passeie pela Grossglockner Road. Aproveite a vista dos Alpes, cachoeiras e lagos.

A Grossglockner Road na Áustria, faça uma road trip e conheça as cidades próximas a Salzburg
A Grossglockner Road na Áustria, faça uma road trip e conheça as cidades próximas a Salzburgo

Hotéis em Salzburg Áustria

Salzburg é uma cidade extremamente turística e, sem dúvida, com inúmeras opções de hotéis, resorts e estadia em geral.

Em geral e principalmente se comparada à vizinhas do Leste Europeu, a Áustria pode ser cara. Mas uma visita planejada com antecedência e nos meses de baixa temporada podem ajudar a encontrar preços mais em conta.

Aqui, separamos para você três sugestões para diferentes tipos de orçamento.

Veja toda as opções onde fica em Salzburg Áustria com os melhores preços no Booking clicando aqui.

$ – Econômico | $$ – Médio/Bom custo-benefício | $$$ – Sofisticado/Luxo

Hotel Schloss Mönchstein ($$$)

O Hotel Schloss Mönchstein é um cinco estrelas com uma localização privilegiada, no topo de Mönchsberg, a colina no centro da cidade de Salzburg. Oferece uma vista panorâmica da cidade, além de uma piscina com borda infinita ao ar livre e banheira de hidromassagem também ao ar livre.

Os quartos possuem decoração luxuosa, banheiros em mármore e, claro, ar-condicionado, aquecimento e Wi-Fi. O hotel fica apenas a sete minutos de caminhada do centro histórico, mas não se preocupe com a subida íngreme. Isso porque um elevador construído na montanha te leva de cima a baixo.

Os quartos são enormes e perfeitos para casais, mas também há a possibilidade de trazer crianças.

Diárias a partir de 400 euros com café da manhã incluso.

Veja os preços e disponibilidade do Hotel Schloss Mönchstein e faça já sua reserva no Booking clicando aqui!

B&B Villa Verde ($$)

Um Bed&Breakfast o Villa Verde é super fofo, localizado a 15 minutos a pé do centro histórico de Salzburg. Oferece quartos modernos, ótimas áreas comuns e um buffet de café da manhã com especialidades típicas da região. O toque é tomar o café com vista para o belo jardim da propriedade.

Há tipos diferentes de quartos, mas a propriedade é perfeita para casais ou pequenas famílias. Está viajando sozinho? Então saiba que o B&B tem também quartos individuais, mais em conta, com cama de solteira. Todos têm banheiros privativos.

Diárias a partir de 95 euros com café da manhã incluso.

Veja os preços e disponibilidade do B&B Villa Verde e faça já sua reserva no Booking clicando aqui!

The Keep Eco Residence ($)

Em estilo albergue, o Keep Eco Residence oferece quartos com duas camas de solteiro por valores bem em conta. Os quartos têm máquina de lavar roupa, chuveiro e banheiro compartilhado.

O hostel tem lounge de uso comum, um bar e Wi-Fi gratuito na propriedade. Além disso, há bela vista da cidade. O check-in e check-out expressos agilizam a vida dos viajantes. Tudo isso à beira do rio Salzach e cerca de 500 metros do Palácio Mirabell.

Diárias a partir de 35 euros em quarto individual com banheiro compartillhado e café da manhã.

Veja os preços e disponibilidade do The Keep Eco Residence e faça já sua reserva no Booking clicando aqui!

Dicas de Salzburg – Moeda, visto, língua e outras informações

Salzburg é uma das principais cidades da Áustria. O país do centro Europeu faz parte da União Europeia, do Tratado de Schengen e da Zona do Euro. Isso tem algumas implicações para os viajantes brasileiros.

Em primeiro lugar, não é preciso de visto especial para turismo na Áustria. O visto é concedido assim que você desembarca na zona Schengen e vale por três meses.

Porém para não ter problemas na Imigração nem durante sua viagem, é obrigatório o seguro de viagem para Europa, além de um cartão de crédito internacional e as informações básicas da sua viagem – datas, hospedagem etc.

Por fazer parte da zona do euro, a moeda oficial do país é o euro. Na Áustria, é muito comum que alguns estabelecimentos aceitem apenas dinheiro em espécie. Portanto, leve sim um cartão para emergências, mas não deixe de ter também uma grana extra em espécie caso seja necessário.

Além disso, a língua oficial da Áustria é o Alemão. Muitos lugares, especialmente os mais turísticos, vão ter informações e funcionários que falam Inglês. Porém, nem sempre isso acontece, mas a mimica sempre ajudar. Encontrar alguém que fale português vai ser raro.

Se possível, viaje já com um chip internacional de celular para te ajudar em casos de dúvidas, com traduções e mapas. Deixe também anotado o endereço da sua hospedagem em algum lugar de fácil acesso e que não dependa de tecnologias.

A Áustria é um país extremamente seguro, mas vale a pena ficar esperto principalmente nos lugares mais lotados e turísticos. Durante viagens de ônibus, por exemplo, fique de olho na sua bagagem.

Roteiro Áustria

Vai para Salzburgo? Então não deixe de conferir nosso roteiro completo para a Áustria. Afinal, não dá para deixar de conhecer a capital Viena, ou a cidade que mais parece ter saído de um conto de fadas Hallstatt, entre outras atrações.

Leia tudo sobre Áustria:

Planeje sua viagem para Salzburg

Você está cheio de coisas para pensar e ainda tem que planejar a viagem inteira? Ou você já viu tudo, mas está com aquela conhecida sensação “Será que esqueci alguma coisa?”

Então calma, nós te ajudamos com alguns itens que você não pode esquecer antes de embarcar. Vamos lá!

1) Já comprou sua passagem aérea? 

Onde Comprar: PASSAGENS PROMO

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para Viena, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo. É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena!

2) Já marcou sua hospedagem?

Onde Comprar: BOOKING.COM

Se você ainda não marcou sua hospedagem, a dica é comparar hotéis, hostels e pousadas através do Booking.com. Essa é a maior plataforma de reservas de hotéis do mundo, garantindo uma experiência segura e ótimas ofertas em acomodações.

#FicaADica: Fique de olho nas ‘Ofertas Espertas’, que duram apenas um dia. Alguns hotéis incríveis oferecem ótimos desconto usando este selo na plataforma. Se encontrar um bom negócio, vale fechar  

3) Seguro Viagem para a Áustria é OBRIGATÓRIO

Onde Comprar: Seguros Promo

Segundo o Tratado de Schengen, o seguro viagem é obrigatório para quem visita os 26 países participantes, entre eles, Viena. Para encontrar um bom seguro viagem, compare preços e coberturas no Seguros Promo.

#FicaADica: Economize 10% em seu seguro viagem.  Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para ganhar 5% de desconto e pague no boleto para garantir 5% OFF adicional.

4) Como ter internet ilimitada durante a viagem

Onde Comprar: EASYSIM4U

Você sabia que está cada vez mais fácil – e barato – ter internet ilimitada durante toda a viagem?

É só pedir um chip de celular internacional através da EASYSIM4U. Nós sempre usamos e adoramos! Eles enviam um chip em seu endereço no Brasil, você insere no seu celular quando chega no destino e tem internet ilimitada durante toda a viagem.

#FicaADica: Economize com o aluguel de GPS no carro e use o GoogleMaps e Waze com sua internet ilimitada ;).

5) Alugue carros com os melhores preços

Onde Alugar: Rent Cars

Gostamos muito da RentCars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

#FicaADica: Tente encontrar carros com a cobertura completa de seguro para o carro e terceiros. Assim, você evita surpresas inoportunas na hora de retirar o carro.

Obs:  Prezamos muito pela credibilidade de nossas informações. Todos os sites que recomendamos acima são sites que já usamos, temos boas experiências e feedbacks de leitores!

Gostou das nossas dicas de Salzburg na Áustria? Deixe seus comentário e dúvidas aqui…