O bairro de San Telmo, em Buenos Aires, é um cantinho charmoso cheio de história, cultura e curiosidade que pede uma visita quando estiver na cidade

Visitar o bairro de San Telmo, em Buenos Aires, é garantia de um rico passeio histórico-cultural. Há muita história, obras de artes e antiguidades para admirar em um dos bairros mais antigos de Buenos Aires.

A região surpreende pela simpatia e facilidade para conhecer seus pontos turísticos. Em uma caminhada pelo bairro é possível conhecer ótimos museus, lojas de antiguidades e boas galerias de arte.

San Telmo de Buenos Aires começa em uma rua saindo da Plaza de Mayo e tem acesso fácil por ônibus e metrô. Para completar, os hotéis por aqui costumam ter bons preços, simpatia e muita história. Já nos restaurantes, servem culinária clássica, contemporânea e moderna, sem contar os adoráveis cafés.


Antes de você continuar: Já fez seu seguro viagem?
Use nosso cupom DICASDEVIAGEM5 e pague em boleto para descolar 10% de desconto nas melhores seguradoras do mercado
no SegurosPromo.


Você vai ver nesse post:

Caso queria pular alguma parte, é só clicar nos links abaixo para ir direto ao tópico 😉

rua típica do bairro de san telmo em buenos aires
Foto: B Negin, via Flickr

Onde fica San Telmo Buenos Aires

San Telmo Buenos Aires fica mais ao sul da capital. Está próximo de uma das pontas de Puerto Madero e da Plaza de Mayo e vai até o Parque Lezama. As estações de metrô mais próximas da Plaza Dorrego, centro do bairro, são a San Juan e Independência.

Veja no mapa:


Encontre passagens baratas para Buenos Aires!
Descontos de até 35% em voos para Buenos Aires todos os dias no Passagens Promo.


História de San Telmo

Atualmente, o bairro reflete um pouco de seus tempos áureos com casas históricas, que tornaram-se cenário de uma das áreas mais boêmias da cidade.

Até 1971, a aristocracia portenha morava em San Telmo, Buenos Aires, mas naquele ano surgiu uma forte epidemia de febre amarela. Os ricos fugiram para o norte da cidade, uma zona mais segura, e os imigrantes europeus aproveitaram as edificações coloniais da região. Os novos moradores investiram nos clássicos conventillos.  Já ouviu uma história parecida?! Pois é, o mesmo aconteceu com a vizinha La Boca, bairro onde fica Caminito.

San Telmo Buenos Aires chegou ao nível de quase ser completamente demolida. Mas, tudo mudou quando em 1979, a Plaza Dorrego ganhou uma Feira de Antiguidades.

A importância da memória local e preservação do bairro foi reativada. Atualmente, a feira acontece todos os domingos ainda na Plaza Dorrego. A Feira de Antiguidades continua sendo uma das mais importantes da capital portenha.

prédio histórico de san telmo, buenos aires
Foto: Freddy Donckels, via Flickr

O que fazer em San Telmo Buenos Aires

A história intensa e de alto teor histórico-cultural de San Telmo Buenos Aires convida para caminhadas tranquilas. Explore as ruas de paralelepípedos e admire os casarios, os antiquários, os dançarinos de tango nas ruas e atrativos importantes, pelo pequeno bairro. Os principais pontos turísticos estão próximos entre si

Parque Lesama
Parque Lezama | Foto: Jennifer Yin, via Flickr

Feira de Antiguidades

A Feira de Antiguidades, o ponto mais importante de San Telmo, é bem extensa. Começa na Plaza Dorrego, adentra pela Calle Defensa e chega perto da Casa Rosada. c O que é bem interessante por ligar as duas praças mais antigas de Buenos Aires.

Por conta do percurso ser muito longo, as quadras acabam dividindo em sessões. Por exemplo, em um quarteirão você vê uma infinidade de artistas com quadros, no outro, peças de vestuário. No outro antiguidades e assim por diante. 

Na ruas da Feira de San Telmo Buenos Aires você sente muita boa vibração. Ouve música ao vivo e assiste show de tango. É o lugar ideal para quem deseja comprar lembrancinhas de viagem mais criativas com cara de Buenos Aires.

Lembrando que ela acontece apenas aos domingos, das 10h às 18h. Para os demais dias da semana, vale visitar as antiguidades do Mercado de San Telmo.

feira de antiguidades em san telmo, buenos aires
Loja da Feira de Antiguidades | Foto: Denise Mayumi, via Flickr

Mercado de San Telmo

O Mercado de San Telmo funciona diariamente e está há mais de 120 anos em San Telmo, Buenos Aires. Além de vender utensílios antigos, é possível apreciar um bom café, comer algo local e ainda comprar hortaliças e frutas. É o lugar que tem de tudo um pouco. 

mercado san telmo
Mercado de San Telmo | Foto: Christian Roland, via Flickr

Museus de San Telmo

Aproveitando o ritmo de histórias, os museus de San Telmo, Buenos Aires, são bem interessantes. Em frente ao Parque Lezama, a área mais verde de San Telmo, fica o Museu Histórico Nacional. O Museu de Arte Moderna de Buenos Aires (MAMBA) e o Museu de Arte Contemporânea estão na Avenida San Juan. Já o curioso Museu Nacional da História do Traje fica na rua Chile.

museu historico nacional de san telmo
Museu Histórico Nacional | Foto: Verovera78, via Flickr

Mafalda e Museu do Humor

Vá até as esquinas da rua Chile com a rua Defensa e encontre com Mafalda e seus amigos. A garotinha que discute política em um tom todo próprio, é criação do argentino Quino.

Se trata de uma estátua de 80 cm sentada em um banco com seus amigos ao redor. Ao finais de semana é quase impossível tirar uma foto. Se gosta de quadrinhos, aproveite para seguir pelo Paseo de La Historieta até o Museu do Humor, em Puerto Madero.

mafalda e o museu do humor na argentina
Foto: Freddy Donckels, via Flickr

Igrejas de San telmo

As igrejas de San Telmo, Buenos Aires, também são pontos turísticos de Buenos Aires que merecem sua atenção. A Paróquia de San Pedro Telmo é um Monumento Histórico Nacional, de 1734, tem um estilo eclético e neo-colonial. Mas, é a Igreja Ortodoxa Russa que costuma atrair olhares, por conta do estilo russo e suas cúpulas azuis do século XVII. 

igreja típica de san telmo
Paróquia de San Pedro Telmo | Foto: Mariano Mantel, via Flickr

Onde comer em San Telmo, Buenos Aires

Em San Telmo, os bares e restaurantes oferecem uma culinária típica, com carnes e regada a muito vinho. O surpreendente Mi Coleccion De Vinos serve uma experiência única combinando os melhores vinhos com pratos incríveis. Já no El Baqueano, saboreie o melhor da culinária argentina contemporânea. 

Para estar com a família e amigos, o Javi’s Parrilla Restaurant tem pratos bem servidos, com a famosa parrilla argentina. É um ambiente mais simples, porém aconchegante. No clássico Cafe Rivas, em frente à Plaza Dorrego, o charmoso Cafe conquista pela simpatia e café da manhã caprichado.

cafe rivas
Café Rivas | Foto: Divulgação, via Facebook

Hotéis em San Telmo, Buenos Aires

Os hotéis em San Telmo, Buenos Aires, são muito aconchegantes, em edifícios históricos e cheios de pequenos detalhes. O encantador Vacances San Telmo é uma construção antiga em uma viela reservada. Segue um estilo rústico e tem um restaurante com pratos divinos. 

No Patios de San Telmo vivencie a experiência de estar em prédio do século XIX completamente restaurado. O hotel ainda tem piscina e alguns quartos contam com hidromassagem e varanda para o jardim central.

O L’Adresse Hôtel Boutique está próximo do Parque Lezama, têm quartos confortáveis com banheira. Na decoração, um feliz equilíbrio entre cores e madeira. Já o San Telmo Luxury Suites fica perto do início do Paseo de La Historieta e tem suítes espaçosas com dois andares e varanda. 

Os hotéis selecionados em San Telmo Buenos contam com ar-condicionado, aquecimento e oferecem opção para café da manhã.


#DicaRápida: Você sabia que quanto antes reservar, mais barata fica a diária do hotel?
 Então corra e garanta a sua hospedagem no Booking.com


hotel em san telmo
L’Adresse Hôtel Boutique | Via: Booking.com

Como se locomover

Todo o deslocamento até San Telmo é facilmente feito de ônibus ou metrô. Há muitas opções circulando pela região. Mesmo as estações de metrô, têm outras além das perto da Plaza Dorrego, como a Belgrano e Moreno. Já em San Telmo, vale ressaltar que é melhor andar a pé mesmo.

>> Leia também o Guia Completo de Buenos Aires e fique por dentro de tudo que precisa saber para sua próxima viagem.

feira de antiguidades
Feira de Antiguidades | Foto: Gustavo Rada, via Flickr

E aí, vamos viajar à San Telmo?
Deixe aqui nos comentários suas dúvidas. 😉

Leia Mais