Um guia completo para planejar sua viagem para Santiago com as melhores indicações de atrações, hospedagens e muito mais. Anote as dicas e aproveite a cidade!

Santiago, capital e maior cidade do Chile, é uma das metrópoles mais desenvolvidas da América do Sul, ela possui infraestrutura moderna, charmosa e cheia de atrações. O lugar se destaca por estar em volta das montanhas e ter como plano de fundo as Cordilheiras dos Andes, além de ficar bem próximo das estações de esqui e do litoral chileno.

Se você colocou esse destino no seu roteiro de viagem, vai encontrar por lá edifícios históricos, parques com vista panorâmica, museus incríveis, vai poder passear pelas vinícolas, experimentar vinhos e desfrutar da boa gastronomia local. E, é claro, para quem vai no inverno pode ver a neve de perto pela primeira vez, e ainda se aventurar esquiando pelas montanhas chilenas.

Neste post nós elaboramos um guia completo da cidade para você aproveitar ainda mais a sua estadia em Santiago. Confira nossa lista, anote as dicas e faça as malas! 😉

O que fazer em Santiago

Vista de cima do Funicular do Cerro San Critóbal, em Santiago, durante o dia com prédios em volta e ao fundo as montanhas chilenas. Representa Santiago.
Funicular do Cerro San Critóbal em Santiago – Foto: Nátalie Guimarães

A capital do Chile, Santiago, oferece uma grande variedade de atrações turísticas para os viajantes de todas as idades e gostos. Localizada na praça central da cidade, a Plaza de Armas conta com os principais edifícios históricos e com a magnífica Catedral Metropolitana. Um dos pontos turísticos mais famosos do país é o Palácio de La Moneda, onde fica a sede da presidência chilena e conta com visitas guiadas e exposições culturais.

Para quem gosta de passeios mais culturais, o Museu de Arte Pré-Colombiana é uma atração bastante interessante para conhecer o legado das antigas civilizações e da cultura de povos pré-colombianos. Já para os apaixonados por arte, o Museu Nacional de Belas Artes é uma excelente opção de lazer, o lugar conta com mais de cinco mil peças em sua exposição permanente.

Se você prefere atrações ao ar livre, o Cerro San Cristóbal, que fica no Parque Metropolitano, é um dos pontos mais altos da cidade e oferece vista panorâmica da região. No parque funciona um zoológico e  piscinas públicas, e o lugar ainda conta com um teleférico, para fazer a subida até o alto do monte.

Para quem quer conhecer um pouco mais sobre a produção de vinhos do país, os passeios pelas vinícolas, como na Concha y Toro, mostram todas as etapas da produção do vinho, além de oferecerem degustação no final do passeio.

 Confira abaixo mais opções de atrações:

  1. Cerro San Cristóbal 
  2. Museu da Memoria dos Direitos Humanos
  3. La Chascona Casa Museo
  4. Patio Bellavista
  5. Plaza das Armas
  6. Catedral Metropolitana
  7. Museu Nacional de Belas Artes
  8. Museu de Arte Pré-Colombiana
  9. Mercados Central
  10. Parque Araucano
  11. Museu de Arte Contemporânea
  12. Vinícola Concha y Toro
  13. Cerro Santa Lucía
  14. Shopping Costanera Center
  15. Cajón del Maipo
  16. Estações de esqui perto de Santiago
  17. Palácio de La Moneda

Descubra mais passeios incríveis para uma viagem completa em Santiago.

Onde ficar em Santiago

Santiago tem estadias para todos os bolsos e hotéis com ótima faixa de preços, além de contar com grandes redes hoteleiras. Há também opções de hostels que contam com faixa de preço bem acessível, e algumas opções de aluguel de temporada para quem busca instalações com comodidade de um lar.

Há boas alternativas de hospedagem no centro e nas regiões ao seu redor, como, por exemplo, nos bairros de Providência e Bellavista, que são as áreas mais escolhidas para os viajantes ficarem. Abaixo você confere quais são algumas das melhores estadias da região. Confira:

Hotéis em Santiago

Piscina coberta do Hotel Regal Pacific com cadeiras  brancas em volta e alguns vasos de plantas no ambiente.
Clique na imagem e faça sua reserva no Hotel Regal Pacific Santiago

Vai conhecer a cidade e não sabe onde ficar em Santiago? Pensando nisso, separamos algumas alternativas de hotéis em Santiago, que contam com boas acomodações, atendimento de qualidade e excelente localização.

Veja todas as opções de hotéis em Santiago.

Hotéis Ibis em Santiago

Quarto do ibis budget Providencia com cama de casal no centro do quarto do lado esquerdo uma mesa com cadeira. Representa Santiago.
Clique na imagem e faça sua reserva no ibis budgetSantiago Providencia

Para quem gosta de ficar na rede ibis, por já conhecer a rede e suas acomodações, vai gostar dessa seleção de hotéis Ibis em Santiago que selecionamos especialmente para você. Veja abaixo:

Veja todas as opções de hotéis Ibis em Santiago.

Hostel em Santiago

Quarto do Eco-Hostal Tambo Verde com cama de casal no meio do quarto com duas cômodas de madeira verde em cada lado da cama.
Clique na imagem e faça sua reserva no Eco-Hostal Tambo Verde

Se está com tudo pronto para conhecer a cidade e não quer gastar muito com estadia, os hostels são uma excelente escolha de hospedagem. No Booking há algumas opções que atendem essa categoria e dispõem de ambiente agradável e acomodações aconchegantes. Veja a seguir qual se adequa ao seu orçamento:

Veja todas as opções de hostels em Santiago.

Aluguel de temporada em Santiago

Sala do Infinity Apartments (Huérfanos y Merced) com sofá rosa do lado direito no centro uma mesa e duas poltronas brancas em frente ao sofá rosa. No outro cômodo há uma cama de casal com cobertas rosa. Representa Santiago.
Clique na imagem e faça sua reserva no Infinity Apartments (Huérfanos y Merced)

Grande parte do aluguel de temporada em Santiago são apartamentos, esse tipo de acomodação é ideal para quem prefere ter mais espaço e privacidade durante a sua estadia na cidade. Confira algumas alternativas:

Veja todas as opções de aluguel de temporada em Santiago.

Veja também:

Onde comer em Santiago

O Prato Ostras à chalaca, do restaurante Aquí está Coco, em um prato branco com ostras dentro com gelo.
Prato Ostras à chalaca, do restaurante Aquí está Coco – Foto: Divulgação oficial via Instagram

A gastronomia local é bem diversificada com influências indígenas, europeias e asiáticas, e a sua culinária é rica em peixes, frutos do mar e cordeiro patagônico. No bairro Providencia fica o restaurante Aquí está Coco, que é muito conhecido pelos brasileiros, conta com ambiente acolhedor e tem cardápio com peixes e frutos do mar. Se você decidir conhecer o lugar, não deixe de experimentar o delicioso prato Ostras à chalaca.

Se você quer saborear uma culinária francesa, o Castillo Florestal fica situado dentro do Parque Florestal, pertinho do Museu de Bellas Artes. O local é perfeito para quem quer almoçar em um ambiente agradável, e o prato boeuf bourguignon é bem pedido no lugar por ser elaborado com carne de vaca marinada 24 horas no vinho tinto e depois cozinhada durante quatros horas. Uma dica para quem quer economizar é que durante o almoço o local possui um cardápio executivo com um ótimo custo-benefício.

Para quem gosta de vinhos, o Bocanáriz é o estabelecimento certo para apreciar uma vitrine dos vinhos chilenos, ele fica no charmoso bairro de Lastarria e, apesar de ser um local pequeno, é super aconchegante e oferece pratos saborosos e vinhos premiados. Vale destacar que o lugar dispõe de degustação de seus vinhos.

Uma dica super importante é sempre fazer reservas com antecedência nos restaurantes da cidade, assim você evita ficar esperando na porta. Veja abaixo nossa seleção de alguns dos melhores lugares para comer:

  • Aquí está Coco Restaurante
  • Castillo Florestal
  • Bocanáriz

Quando ir para Santiago

A cidade é ativa o ano todo e possui atrações para todas as estações. Para quem vai no verão, que é de dezembro a março, as temperaturas variam de 16°C a 35°C. O clima quente é perfeito para passeios ao ar livre e também para conhecer as cidades litorâneas vizinhas, seja fazendo um bate e volta ou ficando em um dos hotéis em Viña Del Mar e Valparaíso. Durante o verão os dias são mais longos e a cidade é mais vazia devido às férias escolares, o que facilita visitar os pontos turísticos.

Agora, para aqueles que decidiram conhecer esse destino no inverno, as temperaturas variam entre 0°C e 13°C durante os meses de junho a setembro. Essa é a temporada que mais atrai viajantes brasileiros para a cidade, principalmente nas regiões das montanhas chilenas, por causa das estações de esqui.

Vale deixar claro que é muito raro nevar em Santiago, mas a neve está presente nos arredores da cidade, nas montanhas, onde está localizada as famosas estações de esqui. Saiba que não tem uma data de quando começa a temporada de neve, nos arredores da capital, tudo vai depender das condições climáticas de cada ano.

Quantos dias ficar em Santiago

O ideal é ficar uma semana em Santiago, para visitar as principais atrações da cidade. Assim, você pode visitar as vinícolas, se divertir nas estações de esqui no inverno, ou conhecer mais mirantes e museus.

Como chegar em Santiago

A melhor forma de chegar a Santiago do Chile é de avião, partindo do Brasil e desembarcando no Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benitez, localizado a aproximadamente 18 km da região central de Santiago e a cerca de vinte minutos de carro. Há também a alternativa de fazer todo o percurso de carro, porém, a viagem é mais extensa e cansativa.

Confira abaixo os detalhes acerca de cada tipo de meio de transporte:

De avião

Para quem sai do Brasil e vai até Santiago, o desembarque é no Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benitez, que fica a vinte minutos de distância até o centro da cidade. As companhias aéreas que têm voos diretos para a cidade chilena são: Gol, Latam e Sky Airline, saindo de Guarulhos. Para quem é do Rio de Janeiro, as empresas Gol, Emirates, Latam e Sky Airline saem do Galeão.

De carro

Para os mais aventureiros, tem a opção de sair do Brasil e ir até o seu destino de carro. Tudo vai depender de onde é a sua partida, da sua disposição e, claro, das condições do seu veículo. Por exemplo, se você sair de São Paulo até Santiago, são mais de 3.200 km e cerca de 43 horas de viagem.

De Santiago até Valle Nevado

Localizada no alto da Cordilheira dos Andes, a estação de esqui do Valle Nevado fica a 65 km de distância de Santiago, cerca de uma hora e meia. O melhor jeito de chegar é de carro, porém é indicado ter muito cuidado durante o inverno, já que as estradas são bastantes sinuosas e com muitas curvas. E nesse período todos os carros devem usar correntes nas rodas para realizar a subida. Vale enfatizar que não há transporte público até o Valle Nevado.

O lugar é muito procurado no inverno, durante os meses de junho a setembro, por viajantes que querem se aventurar descendo as montanhas cobertas de neve. O local é um Ski Resort composto por dezenas de pistas e conta com boa infraestrutura, como restaurantes, teleféricos e hotéis.

Transporte em Santiago

As melhores formas de transporte em Santiago é utilizando um carro – seja alugado ou de aplicativos – ou circulando de metrô. Em geral, o transporte público é bem satisfatório na cidade, então tudo vai depender de você e como quer se locomover por lá.

A seguir, veja mais informações sobre os principais meios de transporte para se locomover em Santiago. Lembrando que há, ainda, a possibilidade de optar por um serviço de transfers em Santiago.

Metrô

Santiago possui um moderno sistema de metrô, sem contar que é um meio de transporte bem econômico e eficiente. Além de ser seguro e limpo, ele funciona muito bem e fica próximo das atrações da capital chilena. Uma curiosidade é que as estações de metrô são usadas como espaço de divulgação artística do país, como de museus, de galerias e até de concertos. Vale a pena passar por lá e conferir! 😉

Os metrôs circulam das 6h às 23h durante a semana, aos sábados das 7h às 23h e aos domingos e feriados das 8h às 22h30.

Ônibus

O sistema de ônibus da cidade atende toda a região. É outro meio de transporte barato, porém, não é o mais rápido, por causa do trânsito. Para saber mais sobre os itinerários basta usar os apps das empresas locais para descobrir qual ônibus pegar e os horários.

Vale enfatizar que a maioria dos ônibus na cidade não aceitam dinheiro, então, você vai ter que comprar o cartão para o transporte público conhecido como Bip! Card a tarjeta BIP, que é um cartão pré-pago que você pode utilizar tanto no ônibus como no metrô.

Uber ou Aluguel de carro

A melhor maneira de se locomover pela cidade é alugando um carro, pois um veículo à sua disposição te dará o te dará mais autonomia e liberdade para conhecer as cidades vizinhas e locais mais afastados. Desta forma, sua experiência será mais completa pela cidade e arredores.

O serviço de Uber e táxi funcionam muito bem na cidade, contudo, o Uber costuma ser mais barato. Vale esclarecer que o Uber não é legalizado no país, mas ele roda em Santiago.

Seguro viagem para Santiago

Contratar um seguro viagem para Santiago é indispensável para ter uma viagem tranquila, sem gastar muito com atendimento médico, caso seja preciso. Serviços de saúde são caros, e o seguro viagem cobre o gasto por você. Há planos baratos que podem te livrar de uma grande dívida. Aproveite nosso cupom de desconto Seguros Promo e contrate o seu agora mesmo. – VER PREÇOS

Passeios e ingressos em Santiago

Vista do Museu Nacional de Belas Artes, em Santiago, com uma fachada imponente ao estilo colonial com decorações rebuscadas e esculturas entalhadas
Visite o Museu de Belas Artes durante o free tour por Santiago – Foto: Civitatis

Já planejou quais serão os seus passeios em Santiago? Saia de casa com tudo organizado para não perder tempo nas filas de ingressos e pague parcelado em até 12 vezes sem IOF! Veja os preços dos passeios ou confira nossa lista com as melhores opções:

Descubra mais passeios incríveis para uma viagem completa em Santiago.

Chip de celular na Santiago

Que tal passar toda sua temporada em Santiago 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade em Santiago. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Santiago

Quer garantir uma passagem para Santiago com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Aluguel de carros em Santiago

Compare o preço das locadoras de carro de em Santiago em um único local. Use a RentCars para alugar seu carro com segurança e praticidade, e chegue ao destino com tudo pronto para retirar o veículo e sair dirigindo. Confira nosso cupom de desconto RentCars e reserve já o seu. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Santiago?

Em Santiago, no Chile, você pode conhecer os museus, como o museu de Arte Pré-Colombiana, ver uma vista panorâmica da região no Cerro San Cristóbal, passear pelas vinícolas, e no inverno conhecer as famosas estações de esqui que ficam em torno da região.

Quais são os principais passeios em Santiago?

Os principais passeios em Santiago são:
Cerro San Cristóbal 
Museu da Memoria dos Direitos Humanos
La Chascona Casa Museo
Patio Bellavista
Plaza das Armas… Confira mais detalhes sobre Santiago.

Onde ficar em Santiago?

Existem excelentes alternativas de estadias na cidade, como hotéis, hostels e aluguel de temporada, principalmente em Providência e Bellavista, bairros mais frequentados pelos viajantes. Os destaques são The Singular Santiago, o bis budget Santiago Providencia, o Eco-Hostal Tambo Verde e o Kennedy Apartments Los Militares.

Quais os melhores hotéis em Santiago?

Os melhores hotéis em Santiago são o Hotel Regal Pacific Santiago, o Solace Hotel Santiago, o NH Collection Plaza Santiago e o The Singular Santiago. Conheça mais sobre Santiago.

Tem opções de ibis em Santiago?

Tem sim. As opções de ibis em Santiago são o ibis budget Santiago Providencia, o ibis Santiago Estacion Central, o ibis Santiago Providencia e o ibis Santiago Las Condes Manquehue. Confira mais sobre Santiago.

Quais as opções de hostel em Santiago?

As opções de hostels em Santiago são o Hostal del Cerro, o Hostel Boutique Merced 88, o Eco-Hostal Tambo Verde e o Hostal Forestal. Leia mais informações sobre Santiago.

Quais os melhores aluguel de temporada em Santiago?

As melhores opções de aluguel de temporada em Santiago são o Infinity Apartments (Huérfanos y Merced), o Kennedy Apartments Los Militares, o Apart Versalles e o Rent apart Las Condes. Saiba mais detalhes sobre Santiago.

Quantos dias ficar em Santiago?

O tempo mínimo indicado para ficar em Santiago e aproveitar os principais passeios e atrações é de sete dias. Confira mais dicas.

Como chegar em Santiago?

A melhor maneira de chegar em Santiago é por via aérea. É só desembarcar no Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benitez e seguir o resto do trajeto de carro até o centro da cidade, que fica a 18 km de distância e leva em torno de vinte minutos.

Quando ir para Santiago?

Tudo vai depender do que você quer fazer em Santiago. Durante o verão, a cidade possui um clima quente e é perfeito para os passeios ao ar livre. Já o inverno é a estação mais procurada pelos viajantes por causa das estações de esqui em torno da cidade.

Qual é a melhor época para ir a Santiago?

A melhor época para ir em Santiago é no inverno, nos meses de junho a setembro, quando a cidade fica cheia de turistas que querem curtir o clima frio e se aventurar na neve que cerca a região.

Onde fica Santiago?

Santiago é a capital e a maior cidade do Chile, a cidade está localizada no vale central chileno e fica ao lado da Cordilheiras do Andes, na América do Sul.

Como se locomover em Santiago?

Para se locomover em Santiago, a melhor forma é alugando um carro, pois as atrações ficam um pouco distantes e você tem mais liberdade para circular na capital. Há também a alternativa de usar metrô, que é um grande destaque na cidade por causa da segurança e boa eficiência.

Qual época do ano neva em Santiago?

A época que neva na região em volta de Santiago é no inverno, que são os meses de junho até setembro. Contudo, não tem uma data certa para começar a temporada de neve, tudo depende das condições climáticas de cada ano.