Se está em busca de um lugar tranquilo e paradisíaco, Santo André na Bahia é o lugar certo para você. Conheça abaixo um pouco mais sobre o que fazer neste belo destino.

Já sabemos que o litoral do Nordeste é uma das regiões mais lindas do Brasil, quanto a isso não temos dúvidas. E Santo André, localizado no sul da Bahia, um vilarejo no munícipio de Santa Cruz Cabrália, é um bom exemplo disso. Entre praias paradisíacas e cenários singulares, este destino surpreende em cada detalhe.

São cerca de 800 moradores que consideram o local como um verdadeiro refúgio, especialmente para quem está precisando descansar e curtir uma bela praia. Vizinha da famosa cidade de Porto Seguro, ela possui praias incríveis e pouco movimentadas, uma grande vantagem para quem está fugindo da muvuca, principalmente em período de alta temporada.

Portanto, coloque Santo André (BA) na sua lista de desejos e leia todas as dicas de como aproveitar bem este lugar.

O que fazer em Santo André na Bahia

Praia de Santo André na Bahia
Praia de Santo André na Bahia – Foto: Rodrigo Soldon via Flickr

Os dias de tranquilidade estão garantidos no pequeno vilarejo! São 13 km de costa litorânea quase deserta da região. As praias de Santo André na Bahia, por exemplo, são um verdadeiro oásis, com ondas praticamente inexistentes que as tornam ideais para famílias se banharem. Suas praias são rodeadas por muitos coqueiros, vegetação de mata atlântica e até recifes de corais que formam piscinas naturais.

A principal via do vilarejo, a rua Beira-Rio, conta com algumas empresas de turismo que oferecem passeios de jipe pelas principais praias. A Ponta de Santo André, por exemplo, é onde as águas do rio João de Tiba vão de encontro ao Oceano Atlântico, formando um cenário natural inesquecível. Além disso, neste mesmo local há um belo manguezal da área de preservação ambiental.

Aproveite, também, para fazer os passeios de barco, um mergulho nas piscinas naturais quando a maré estiver baixa e até conhecer os corais do Araripe, que possui um cenário completamente encantador. Outra boa ideia, para os amantes de pescaria, é curtir uma tarde pescando na região que é considerada local ideal para a prática.

Confira na lista abaixo as principais atrações de Santo André na Bahia:

  1. Ponta de Santo André
  2. Praia das Tartarugas
  3. Praia do Guaiú
  4. Passeios de barcos
  5. Passeios de Jipe pelas principais praias
  6. Corais de Coroa Alta e Corais dos Araripes
  7. Pesca Oceânica de Marlim Azul
  8. Praia dos Corais
  9. Praia da Ponta de Santo Antonio

Melhores praias em Santo André na Bahia

praia de guaiú
Praia de Guaiú em Santo André na Bahia – Foto: Rodrigo Sondon via Flickr

Assim como mencionamos acima, o ponto alto de Santo André na Bahia é seu litoral quase deserto. Suas praias possuem um mar calminho, perfeito para quem vai em família. Uma das principais é a praia de Santo André, que leva o mesmo nome do pequeno vilarejo. Indicada para quem gosta de caminhar apreciando a natureza, é também onde estão as principais pousadas da região.

Outra opção perfeita para quem viaja em família é a praia de Guaiú. Bem sossegada e ideal para crianças, ela conta piscinas naturais para tomar aquele banho de mar delicioso. A praia da Ponta de Santo Antonio, com águas calmas e quentinhas, também vale a visita.

Além disso, a praia das Tartarugas é um trunfo do vilarejo, onde é possível visualizar a desova de ovos das tartarugas marinhas. Uma cena inesquecível para quem assiste! Enfim, já deu para perceber que as praias de Santo André na Bahia são simplesmente maravilhosas, não é mesmo? Inclua todas no seu roteiro.

Onde ficar em Santo André na Bahia

Por ser um pequeno vilarejo, Santo André na Bahia não possui muitas áreas diferentes para se hospedar. Porém há opções de hospedagens como hotéis, pousadas, resorts e casas de temporada em excelente qualidade, grande parte sendo beira-mar.

Tudo vai depender do gosto e do quanto está disposto a investir. Confira abaixo algumas opções:

Hotéis em Santo André na Bahia

Campo Bahia Hotel Village Spa
Clique na imagem e faça sua reserva no Campo Bahia Hotel Villas Spa

Em Santo André na Bahia é possível encontrar hotéis com acomodações elegantes, localização privilegiada com vista para o mar e com uma excelente estrutura de serviços como academia, wi-fi e até centro SPA. Confira abaixo as sugestões:

Veja todas as opções de hotéis em Santo André na Bahia.

Pousadas em Santo André na Bahia

Victor Hugo Pousada e Restaurante em Santo André na Bahia
Clique na imagem e faça sua reserva no Victor Hugo Pousada e Restaurante

Há algumas pousadas que também contam com varandas com vista para o mar, wi-fi, TV, frigobar e quartos climatizados. Confira abaixo algumas das opções:

Veja todas as opções de pousadas em Santo André na Bahia.

Resorts em Santo André na Bahia

Vila Angatu Eco Resort Spa em Santo André na Bahia
Clique na imagem e faça sua reserva no Vila Angatu Eco Resort SPA

O Vila Angatu Eco Resort SPA é uma hospedagem localizada a apenas um minuto da praia e oferece serviços de excelente qualidade, tais como um SPA e um bar à beira da piscina, onde é possível desfrutar de coquetéis e lanches. Além disso há wi-fi gratuito, quadras de tênis, ar-condicionado, frigobar, salão de jogos, sauna e TV a cabo. É uma ótima opção para uma viagem de férias em família com tudo incluso e muito conforto.

Veja todas as opções de resorts em Santo André na Bahia.

Aluguel de temporada em Santo André na Bahia

Casa e Chalé Santo André na Bahia
Clique na imagem e faça sua reserva no Casa e Chalé Santo André

E quem prefere se hospedar em uma casa privativa, há duas opções com bastante conforto e aconchego. As acomodações oferecem wi-fi, estacionamento privativo, cozinha totalmente equipada e até área para churrasco. Confira abaixo as sugestões:

Veja todas as opções de aluguel de temporada em Santo André na Bahia.

Onde comer em Santo André na Bahia

Restaurante Gaivota
Restaurante Gaivota em Santo André na Bahia – Foto: Divulgação via Facebook

Por ser uma região praiana, os pratos típicos de Santo André na Bahia são os deliciosos frutos do mar, especialmente o caranguejos dos famosos manguezais nordestinos. Por ser um pequeno vilarejo, o número de restaurantes disponíveis na região surpreende com excelentes opções na rua Beira-Rio.

A maioria desses restaurantes oferecem as refeições individualmente. É importante se atentar aos horários e dias em que esses restaurantes estão abertos, já que alguns seguem fechados nos períodos de baixa temporada, como nos meses de junho a agosto.

Confira abaixo alguns deles:

  • Restaurante Luz de Minas Beira Rio
  • Restaurante Garatéia
  • Restaurante Gaivota
  • Clube da esquina Bar & Restaurante
  • Restaurante Almescla

Quando ir para Santo André na Bahia

A temporada de verão é indicada como o melhor período para visitar o litoral do Nordeste. Assim, de setembro a março, as ocorrências de chuvas são menores em Santo André na Bahia.

Quantos dias ficar em Santo André na Bahia

A quantidade indicada de dias para ficar em Santo André na Bahia são de três a quatro. Dessa forma, é possível conhecer e aproveitar todas as praias e os passeios com calma.

Como chegar em Santo André na Bahia

O pequeno vilarejo localizado no munícipio de Santa Cruz Cabrália só pode ser acessado através de uma travessia de balsa que leva cerca de 10 minutos. Porém, se vier de avião, o desembarque se dá no aeroporto internacional de Porto Seguro, uma distância de 30 km.

De avião

O aeroporto mais próximo do vilarejo é o aeroporto internacional de Porto Seguro, cidade vizinha do munícipio de Santa Cruz Cabrália. De lá é preciso seguir de carro, táxi ou transfer para realizar a viagem de cerca de uma hora de distância.

De carro

Santo André na Bahia fica a uma distância de 30 km de Porto Seguro, levando em média, 40 minutos do aeroporto até o munícipio de Santa Cruz Cabrália. Depois é necessário fazer a travessia de 10 minutos de balsa até o vilarejo.

De Santo André até Santa Cruz Cabrália

O viajante pode aproveitar para conhecer Santa Cruz Cabrália, basta fazer a travessia de balsa que dura, em média, 10 minutos. A cidade é super charmosa e vale a pena visita.

De Santo André até Porto Seguro

Aqueles que desejam aproveitar a viagem para conhecer a turística cidade vizinha de Porto Seguro, é preciso seguir pela BR – 367 por cerca de uma hora, durante os 37 quilômetros de estrada que separam ambas cidades. Vale a pena separar um dia do roteiro para visitar uma das principais cidades do litoral nordeste.

Transporte em Santo André na Bahia

Ter um carro na viagem vale a pena para quem quer aproveitar os munícipios vizinhos de Santo André, na Bahia. Caso o passeio seja somente pelo vilarejo, é possível acessar as praias de Santo André caminhando pelos 13 km de extensão de orla.

Posto de gasolina e caixa eletrônico

Por ser um vilarejo muito pequeno, é importante dizer que não há caixas eletrônicos e postos de gasolina. É possível encontrar esses serviços somente no munícipio de Santa Cruz Cabrália.

Seguro viagem para Porto Seguro

Contratar um seguro viagem para Porto Seguro é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Porto Seguro

Quer garantir uma passagem para Porto Seguro com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Passagens Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Santo André na Bahia?

Relaxar nas praias de Santo André na Bahia é o que há de melhor a fazer na região. Tomar aquele delicioso banho de mar e ficar descansando debaixo dos lindos coqueirais apreciando a bela vista do local, seja caminhando ou em um tour de Jipe.

Quais são os principais passeios em Santo André na Bahia?

Aproveitar as lindas praias quase que desertas da região, andar de Jipe pelas principais praias, mergulhar nas piscinas naturais que se formam na maré baixa, praticar a pesca oceânica e conhecer os Corais do Araripe. Leia mais o que fazer em Santo André na Bahia.

Onde ficar em Santo André na Bahia?

Santo André na Bahia possui algumas opções de hotéis, pousadas e até resorts beira-mar que vão depender do gosto e do quanto o viajante está disposto a investir em hospedagem.

Quais os melhores hotéis em santo André naBahia?

O Village Mata Encantada e o Campo Bahia Hotel Villas Sp são referências de excelentes hotéis em Santo André na Bahia.

Tem opções de pousadas em Santo André na Bahia?

Sim, há algumas como Pousada PraiAmar, Vila Araticum Praia , Restaurante & Pousada Gaivota . Confira mais sugestões de pousadas em Santo André na Bahia.

Quantos dias ficar em Santo André na Bahia?

O ideal são de três a quatro dias para aproveitar bem as praias de Santo André na Bahia sem pressa. Caso queira curtir as cidades vizinhas, como Porto Seguro, inclua mais dias no seu roteiro.

Como chegar em Santo André na Bahia?

Se está viajando de outro estado, a melhor forma de chegar a Santo André na Bahia é através de avião. O desembarque mais próximo é pelo aeroporto Internacional de Porto Seguro que está a 30 km de Santa Cruz Cabrália, onde é preciso pegar uma balsa e fazer a travessia até o destino.

Quando ir para Santo André na Bahia?

O período mais indicado para conhecer Santo André na Bahia é na temporada de verão. Nos meses de setembro a março.

Melhor época para ir a Santo André na Bahia?

Sem dúvidas, a melhor época para conhecer Santo André na Bahia são nos meses de setembro a março, quando as temperaturas estão mais altas e as chuvas são menos decorrentes.

Quais as melhores praias de Santo André Bahia?

As praias de Santo André na Bahia são paradisíacas, portanto opção de boas praias não faltam, como a praia de Santo André, praia das Tartarugas e a praia dos Guaiús.

Onde fica Santo André na Bahia?

O pequeno vilarejo está localizado no sul da Bahia no munícipio de Santa Cruz Cabrália. A região faz parte da Costa do Descobrimento, junto com outras cidades vizinhas, como Arraial d’Ajuda, Caraíva, Porto Seguro e Trancoso.

Como se locomover em Santo André na Bahia?

Por ser muito pequenino, é muito fácil se locomover pelo vilarejo de Santo André na Bahia. É acessível fazer os passeios andando. Caso queira explorar os destinos vizinhos como Porto Seguro e Caraíva é interessante alugar um carro.