Santorini Grecia, saiba tudo para planejar sua viagem à ilha mais romântica da Grécia. O que Fazer, Como Chegar, Melhores Restaurantes, Onde Ficar e muito mais

A ilha de Santorini, localizada na Grécia, é considerada um dos destinos mais românticos do país. Com as típicas casinhas brancas com telhado azul – as cores da bandeira grega – o local oferece paisagens deslumbrantes e, segundo os gregos, o pôr do sol mais bonito do mundo.

A geologia única da ilha de Santorini é formada devido a intensas atividades vulcânicas que aconteceram nos últimos milhares de anos. Uma destas destruiu as primeiras civilizações micênicas da região – como é possível ver no Museu Arqueológico de Akrotiri. 

Santorini faz parte de um complexo de ilhas: Santorini (também conhecida por Thíra), Thirassiá, Asproníssi, Palea e Nea Kameni, sendo as duas últimas inabitadas por ainda sofrerem com a atividade vulcânica. 

As cidades na ilha são construídas em paredões de aproximadamente 300 metros de altura, em volta de uma lagoa central formada pelo mar Egeu. Por isso, a paisagem da ilha é tão exótica.

Telhado azul de igreja em Santorini, com vista para o mar. Foto de Russell_Yan por Pixabay.
Igreja típica de Santorini, com paredes brancas e telhadinho azul – Foto: Russel Yan por Pixabay

Como chegar em Santorini

Para chegar a Santorini saindo de Atenas, você pode optar por pegar um ferry (balsa),  navio ou avião.

Os preços do ferry, por exemplo, costumam variar dependendo de quantas horas de viagem e se você está ou não com um carro alugado. O valor em média fica entre 39 euros e 69 euros. A viagem pode chegar de 4 horas a até mais de 7 horas.

Os aviões saindo de Atenas também costumam variar o valor de acordo com o horário. Fique atento às promoções, pois é possível encontrar passagens no valor de até 59 euros. O voo costuma levar cerca de 1 hora.

Saindo de Mykonos também existe um navio que chega em Santorini. É importante ficar atento aos horários, pois saem menos embarcações. O preço também costuma variar um pouco, mas fica em torno de 52 euros a viagem que leva aproximadamente 2 horas.

Existem também navios de cruzeiros que fazem paradas de um dia todo no local.

Cruzeiro em Santorini – Foto: Pxhere

Como se locomover em Santorini

A maioria dos visitantes que visitam Santorini acabam optando por aluguel de carro ou até mesmo uma moto, pela praticidade e por não precisar depender de horários fixos.

Porém, para os viajantes – assim como eu – que gostam de economizar, existem também ônibus que saem da rodoviária de Thira (Fira) e podem chegar a custar até 2,40 euros. A minha dica é: sempre tenha um trocado em dinheiro, pois o local não aceita nenhum tipo de cartão.

Os ônibus costumam lotar nas altas temporadas, mas os pontos mais visitados tem sempre mais horários disponíveis, podendo variar de 15 em 15 minutos a até de 30 em 30 minutos.

Para quem optar por ônibus, todos ele saem de Thira, então vale a pena pesquisar locais para se hospedar por lá. Pode parecer perrengue, mas os ônibus possuem ar condicionado e são bem fáceis de encontrar. Se você está viajando com uma turma grande, é uma boa opção para economizar uma grana.

Quantos dias ficar em Santorini

Por ser uma ilha um pouco distante da capital grega, Atenas, o ideal é ficar de três a quatro dias em Santorini.

Dessa maneira, você consegue conhecer Thira (a capital da ilha), ver o pôr do sol em Oia e também conhecer as praias mais famosas.

Uma das principais atrações em Santorini - O pôr do sol em Oia - Foto: jimmy teoh via Pexels
Uma das principais atrações em Santorini – O pôr do sol em Oia – Foto: jimmy teoh via Pexels

Quando ir para Santorini Grecia

Para quem gosta de praia e sol, o ideal é aproveitar os dias quentes da Grécia, como final de maio até meados de setembro. Vale lembrar que os meses de julho são os mais disputados e é preciso planejar bem a viagem, já que os restaurantes e hoteis acabam ficando bem lotados nessa época do ano.

Nos meses de novembro a março, considerados a baixa temporada, os dias podem ficar um pouco nublados com possibilidades de chuva e ventos fortes. Alguns restaurantes também costumam fechar suas portas nessas épocas do ano.

O que fazer em Santorini

Agora sim! Chegou a melhor hora, te contamos tudo o que fazer em Santorini, tenho certeza que você vai gostar.

>> Nossa Colunista Bárbara visitou a ilha e montou um Roteiro em Santorini de 4 dias. Clique aqui no link e corre lá pra ver!

Conhecer a cidade de Oia

Santorini é incrível e existem diversas coisas para se fazer por lá. Leia todos os detalhes no post o que fazer em Santorini Grecia. 

A cidade de Oia (pronuncia-se Ía) é uma das mais charmosas da ilha e, por isso, um dos lugares mais caros para se hospedar. Por ali, as casinhas brancas com flores encantam os visitantes.

Em Oia, vale a pena conhecer a baía de Amoudi Bay, onde se pode ver a Caldeira do vulcão uma depressão vulcânica esculpida em milhares de anos no mar Egeu. 

Vista de rochas e casinhas da baía de Amoudi Bay. Foto de Winniepix via Flickr.
Baía de Amoudi Bay – Foto: Winniepix via Flickr

O local é ótimo para dar um mergulho e também comer frutos do mar bem frescos. O trajeto é lindo, mas as escadas podem ser um pouco cansativas na hora de voltar. Prepare-se!

Mas não se desanime, para os mais velhos (ou despreparados… rs), existe uma opção de voltar montando em um burro no valor de 5 euros. Para quem optou por alugar um carro, a estrada é um pouco perigosa. Vale ficar atento para estacionamentos, que costumam lotar nas altas temporadas.

Vale lembrar que é em Oia o pôr do sol mais lindo do mundo! Programe-se para tirar fotos de tirar o fôlego.

Casinhas em Oia e um céu multicolorido atrás. Foto de Pedro Szekely via Flickr.
Vista de Oia e do bonito céu da cidade – Foto: Pedro Szekely via Flickr

Cidade de Thira (Fira)

Assim como Oia, Thira (Ou Fira) também fica no penhasco e possui uma vista incrível da caldera. Existe um teleférico, no valor de 6 euros, que leva os turistas até o antigo porto.

Thira possui diversas lojinhas e muitos restaurantes com um visual incrível do mar Egeu. Para os amantes de história, vale a visita ao Museu Pré-Histórico de Fira e também a Catedral Metropolitana Ortodoxa.

Mesmo não sendo tão famoso, o pôr do sol em Thira também é bem agradável e bastante disputado.

Vista panorâmica da cidade de Thira a partir de escadinha de uma das casinhas do local. Foto de Pedro Szekely via Flickr.
Vista panorâmica de Thira – Foto: Pedro Szekely via Flickr

Sítio Arqueológico Akrotiri

Além dos famosos vilarejos, existe um sítio arqueológico das ilhas Cíclades bem legal em Santorini, chamado de Akrotiri.

As ruínas do sítio arqueológico Akrotiti. Foto: Wikimedia
Sítio arqueológico Akrotiri – Foto: Wikimedia
Farol na região de Akrotiri - Foto: skeeze via Pixabay
Farol na região de Akrotiri – Foto: skeeze via Pixabay

Red Beach

Outro ponto turístico que vale a visitação é a Red Beach, que acaba sendo bastante disputada no verão.

A pequena baía ganhou esse nome por conta da falésia vermelha.

Vista da Red Beach de cima. Foto de Sidvics via Wikimedia.
A Red Beach – Foto: Sidvics via Wikimedia

White Beach

Próximo a Red Beach, a White Beach, como o próprio nome diz, tem um visual todo branquinho, com lindas falésias numa pequena faixa de areia.

O acesso a pé é difícil e a melhor forma de chegar é de barco. Várias empresas oferecem esse passeio. A praia não tem muita estrutura, somente algumas cadeiras e espreguiçadeiras, por isso vale a pena uma visita rápida.

Vista da White Beach com espreguiçadeiras. Foto de Ernest McGray, Jr. via Wikimedia.
A White Beach – Foto: Ernest McGray, Jr. via Wikimedia

Praia de Kamari

A praia de Kamari, embaixo de Thira Antiga, chama a atenção pelas pedras que dá a impressão de areias pretas. Elas acabaram ganhando essa cor por conta do solo vulcânico.

Por ali, existem bons restaurantes e espreguiçadeiras para relaxar.

A praia de Karamari com guarda-sol de palha. Foto de Michelle Maria via Pixabay.
Praia de Karamari – Foto: Michelle Maria via Pixabay

Vinícolas de Santorini

Para os amantes de vinho, uma dica bem legal é que Santorini possui vinícolas incríveis com vinhos ótimos. Você pode visitar a vinícola de Santo Wines, por exemplo.

#Fica aqui uma Dica: reserve com antecedência.

Bandeja de vinhos Santo Wines de vários tipos em Santorini, Grécia. Foto de Marcelo Costa via Wikimedia.
Já imaginou degustar vinhos com essa vista? Assim é na Santo Wines em Santorini – Foto: Marcelo Costa via Wikimedia

Vulcão em Santorini Grecia

Para os visitantes com mais tempo, um passeio bem legal é visitar o vulcão da ilha. Ao todo, o passeio costuma durar em média duas horas e, depois de explorar o vulcão, há uma visita às termas para nadar e relaxar. Em alguns passeios também está inclusa uma parada na ilha de Thirassia, uma ilha bem pequena que fica em frente de Santorini.

Vista da ilha de Thirassia - Foto de Norbert Nagel via Wikimedia
Ilha de Thirassia – Foto: Norbert Nagel via Wikimedia

Só pra você se apaixonar ainda mais por Santorini, dá uma olhada nesse vídeo! #Delicia!

Onde comer em Santorini

A cidade de Santorini Grécia possui diversos restaurantes e bares, onde se pode comer bons frutos do mar.

Uma boa dica, que até já contamos acima, é almoçar na Santo Wines vinícola. O cardápio não possui muita variedade, mas a experiência é bem legal.

O terraço do restaurante Metaxy Mas Tavern é uma ótima opção para comer uma comida grega. Os preços costumam variar entre R$ 88 a até R$ 135. O local fica a aproximadamente 30 minutos de Oia, um pouco mais afastado da badalação.

Porém, para quem busca economizar, existem diversos restaurantes que servem o famoso churrasquinho grego, ou gyros, por aproximadamente 7 euros.

Vista de restaurante com mesinhas em varanda com vista para o mar, em Santorini.
O restaurante Meta Maxy em Santorini Grécia – Foto: Site Oficial

Vida Noturna em Santorini

Para quem gosta de conhecer bem a cultura do país, uma boa dica para dançar e sair durante a noite é conhecer o Club 33, em Thira. O local é uma das baladas mais tradicionais da ilha com danças somente gregas.

No verão, muitas vezes eles acabam recebendo grandes nomes do país. Por ser bem antiga, ela resgata a cultura grega e é um atrativo a mais para os visitantes.

Onde ficar em Santorini

Oia é a cidade a mais charmosa da ilha, porém os preços por ali são mais altos. Para quem quer ficar em uma região central e procura preços mais em conta, Fira (Thera) é uma excelente opção. Ela fica bem no meio da ilha, ainda com vista para a Caldeira, porém é uma região mais populosa e não tão exclusiva quanto Oia.

Agora, se você procura onde ficar em Santorini longe do agito, Imerovgli é uma ótima opção. Entre Fira e Oia, é um belo lugar a meio caminho, ainda com vista para a Caldeira e para ver o pôr do sol. Porém, aqui é preciso alugar um carro para se locomover por Santorini – então precisa colocar na ponta do lápis o que vale a pena.

>> Leia todas as nossas dicas no nosso post completo sobre Onde ficar em Santorini – Melhores Dicas de Regiões e Hotéis.

Hotéis em Santorini

Vista do Kokkinos Villas, um dos hotéis em Santorini
Clique na imagem e faça sua reserva em Kokkinos Villas

Saber quais são os melhores hotéis em Santorini pode facilitar ainda mais o planejamento da sua viagem. Por isso, abaixo separamos indicações dos mais bem avaliados, nos mais diversos preços, para você conhecer. Confira:

Veja todas as opções de hotéis em Santorini.

Onde ficar em Fira

Para quem busca economizar, o ideal é procurar acomodações em Thira (Fira). Os preços sempre costumam ser mais em conta comparados a Oia.

Um hotel barato (para os padrões de Santorini) e com um bom custo benefício em Thira é o Aldea. O preço costuma variar a partir R$ 385 o casal. As acomodações contam com áreas públicas e quartos com ar condicionado.

Clique Aqui e faça sua reservar no Aldea em em Fira com os melhores preços no Booking

Para quem busca conforto, o De Sol Hotel e Spa, 5 estrelas, possui uma piscina incrível para relaxar. Os preços por lá variam e podem chegar a mais de R$ 2 mil.

Clique Aqui e faça sua reservar no De Sol Hotel com os melhores preços no Booking

Encontre muitas opções de Hotéis Onde Ficar em Fira, com os melhores preços no Booking

Booking.com

Onde ficar em Oia

Em Oia, um dos melhores custo-benefício é o Residence Suites, com varandas privativas ou até mesmo compartilhadas.  Os preços por ali podem variar entorno de R$ 749 a diária.

Clique Aqui e saiba mais sobre o Residence Suites e faça agora sua reservar com os melhores preços no Booking

Já o White Pearl Villas possui uma das vistas mais privilegiadas de Oia. O luxuoso hotel com hidromassagem fica localizado em frente à Caldeira, o mar Egeu e o vulcão, que podem ser vistos pela varanda com piscina.

Vale lembrar que os preços costumar variar nas altas temporadas!

Clique Aqui e saiba mais sobre o White Pearl e faça agora sua reservar com os melhores preços no Booking

Aproveite as promoções de hoje do Booking e reserve seu Hotel em Oia

Booking.com

Dicas de Santorini Grecia

O horário do pôr do sol costuma variar dependendo da época do ano. Por isso, vale a pena se informar assim que chegar por lá. Nos meses de maio, por exemplo, ele costuma acontecer por volta das 19h40.

Por ser uma atração muito conhecida, é bem provável que você encontre uma muvuca de pessoas disputando um espaço para a foto. Por conta disso, muitos turistas acabam optando por reservar restaurantes com vistas privilegiadas do pôr do sol.

Todas as praias de Santorini são de pedras. Por isso, vale a pena investir em sapatos confortáveis para acabar não se machucando ao caminhar.

Veja nossa sugestão de Roteiro em Santorini

Vista da costa de Oia, em Santorini, com o Sol se pondo ao fundo. Foto de Gotta Be Worth It from Pexels.
Pôr do Sol em Oia, Santorini – Foto: Gotta Be Worth It from Pexels

Gostou das dicas de Santorini Grecia? Comente aqui

O que você PRECISA saber ANTES de ir para Santorini

Você está cheio de coisas para pensar e ainda tem que planejar a viagem inteira? Ou você já viu tudo, mas está com aquela conhecida sensação “Será que esqueci alguma coisa?”

Então calma, nós te ajudamos com 4 itens que você não pode esquecer antes de embarcar. Vamos lá?

1) Seguro Viagem Santorini

Ter um seguro viagem para Santorini é requisito para entrar no país, que faz parte do Tratado de Schengen e exige uma cobertura médico-hospitalar de, no mínimo, € 30 mil para viajantes. Além de ser obrigatório, o seguro é uma ótima forma de garantir uma viagem mais tranquila. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

2) Chip de internet na Santorini

Que tal passar toda sua temporada em Santorini 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade em Santorini. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS

3) Já marcou sua hospedagem?

Onde Comprar: BOOKING.COM

Se você ainda não marcou sua hospedagem, a dica é comparar hotéis, hostels e pousadas através do Booking.com. Essa é a maior plataforma de reservas de hotéis do mundo, garantindo uma experiência segura e ótimas ofertas em acomodações.

#FicaADica: Fique de olho nas ‘Ofertas Espertas’, que duram apenas um dia. Alguns hotéis incríveis oferecem ótimos desconto usando este selo na plataforma. Se encontrar um bom negócio, vale fechar 🙂

Booking.com

4) Alugue carros com os melhores preços

Onde Comprar: RENT CARS

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

#FicaADica: Tente encontrar carros com a cobertura completa de seguro para o carro e terceiros. Assim, você evita surpresas inoportunas na hora de retirar o carro.

Além disso, Fique muito esperto ao fechar com outros comparativos de locadoras de carro. Isso porque, os preços geralmente são cobrados em dólar e fecham com o seu cartão. Se o dólar subir, o preço do seu aluguel de carro também sobe.

Leia Mais