Um guia completo para planejar sua viagem a Santos. Anote as dicas e aproveite muito!

Santos é uma cidade com status de metrópole, mas banhada pelo mar. A menos de 80 km da capital paulista, se caracteriza como um destino vibrante e diversificado, que atrai muitos visitantes durante o ano todo. Seja para visitar as praias, prestigiar eventos esportivos, passear pela cidade ou em viagens de negócios, é um local incrível para conhecer.

De fácil acesso por rodovias bem estruturadas, Santos tem parte de seu território no continente e parte ilhada, na chamada Ilha de São Vicente. Além disso, reúne uma boa quantidade de atrações para visitar. Quer saber mais sobre como aproveitar a cidade? Confira as principais informações sobre o destino neste post.

O que fazer em Santos

Santos é uma cidade repleta de atrativos. Possui entretenimento para todos os gostos, sendo um lugar bem estruturado e opções diversas de o que fazer. Um dos lugares mais visitados é o Aquário de Santos, onde além dos peixes vivem também pinguins e leões marinhos.

As praias são uma das principais atrações, sendo a Praia do Gonzaga a mais frequentada e famosa, sendo um bairro com boa infraestrutura. A orla que banha a cidade é dividida também em outras praias, como a do Boqueirão, do Embaré e a da Aparecida (de onde partem balsas para o Guarujá). A Praia do José Menino é uma das preferidas dos surfistas.

Em Santos há também um extenso jardim de praia, que circula toda a costa do litoral e torna a paisagem ainda mais bonita. Por ali, moradores costumam caminhar e andar de bike, o que é uma ótima ideia para visitantes também. Fora isso, há fontes e chafarizes completando a paisagem, além do Parque Municipal Roberto Mário Santini.

O bondinho Monte Serrat é outra boa opção de passeio, para apreciar a vista do entorno. Outras atrações interessantes partem são o Museu do Café, com entrada gratuita aos sábados, o Museu da Pesca, o Museu Pelé e o Memorial das Conquistas, que foca na história do Santos Futebol Clube.

Aliás, o estádio Urbano Caldeira, casa do time de Santos, também é uma boa dica de passeio para os que curtem o esporte. Para finalizar, uma visita ao orquidário é praticamente obrigatória para descansar e apreciar inúmeras espécies de plantas e os simpáticos animais que vivem por ali.

Reserve com antecedência todos os ingressos e passeios para Santos e evite filas com o GetYourGuide

Onde ficar em Santos – Nossas indicações de hotéis

A região próxima à praia do Gonzaga é a mais indicada para se hospedar em Santos. Por lá há boas opções de hotéis e pousadas, além de variedades de restaurantes, bares e lojas. Fica, também, numa localização chave para visitar outros pontos da cidade, além de pertinho da orla para quem quiser pegar uma praia ou caminhar com a maresia no rosto.

Ali, o entorno da orla é outro bom lugar para procurar por acomodações, ainda mais as que têm vista para o mar. Assim, você garante uma estadia encantadora, com o melhor da paisagem do destino. No centro também existem ofertas atrativas, mas a localização não é tão charmosa.

Leia todas nossas dicas:

Hotéis em Santos

Pousadas em Santos

Airbnb em Santos

Encontre as melhores hospedagens em Santos no Booking.com ou Airbnb.com

Orla da praia do Embaré, com coqueiros e calçada
A Praia de Embaré, uma das regiões recomendadas para se hospedar – Foto: Fox5 via Pixabay

Onde comer em Santos – Dicas de restaurantes

Santos têm uma oferta extensa de bons restaurantes. A pizzaria Van Gogh é um dos locais mais famosos da cidade, muitas vezes com fila de espera na entrada. As pizzas são ótimas, bem recheadas e com sabores únicos. O Elo Gastronomia é um restaurante mais sofisticado, com pratos caprichados, saborosos e atendimento de primeira.

Outro local de culinária italiana que é super elogiado na cidade é a Cantina Babbo Américo – não deixe de provar uma sobremesa. Para frutos do mar fresquinhos, a recomendação é o restaurante Porta do Sol. Agora, se a pedida é mesmo por sushi, o Dboa Japão é o lugar ideal.

No alto do Monte Serrat, a dica é aproveitar o passeio para tomar um cafezinho na cafeteria que funciona lá em cima.

Vista da subida do bondinho do Monte Serrat em Santos
O bondinho Monte Serrat – Foto: Renato Thadoo via Pixabay

Seguro viagem nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Aluguel de carro em Santos

Alugar um carro em Santos é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Passagens aéreas para São Paulo

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para São Paulo, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Vegetação e prédios antigos na cidade de Santos
A cidade de Santos com o mar ao fundo – Foto: Renan Rangel Camargo via Wikimedia

Leia todas as nossas dicas e posts de Santos