Um guia completo para planejar sua viagem a São Bento do Sapucaí. Anote as dicas e aproveite muito!

São Bento do Sapucaí é uma cidadezinha pacata da Serra da Mantiqueira, muito conhecida por conta de um atrativo natural único: a Pedra do Baú. Atraindo visitantes nas mais variadas épocas do ano, a grande estrela do município é mesmo a visita a esse mirante natural, com seus quase 2 mil metros de altitude – e que possui uma paisagem impressionante em volta.

Mas não é só a natureza que domina os encantos dessa cidade. O lugar também tem atrativos charmosos no centrinho, onde o clima de interior predomina e a pedida é por passar tardes de calmaria e passeando a pé. Vizinha de outros famosos destinos da Serra da Mantiqueira, como Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal, São Bento se destaca como destino.

Quer conhecer mais sobre esse local pitoresco, e saber tudo que você precisa para planejar a sua viagem? Continue lendo este post.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

A Pedra do Baú é, de longe, o maior atrativo de São Bento do Sapucaí. A cidade fica na divisa do estado de São Paulo com Minas Gerais, e é cercada de vales e vegetação típica da serra. Com isso, atrai muitos visitantes que curtem passeios em meio à natureza. Nos arredores, além da Pedra do Baú, também se encontram a Pedra do Bauzinho e a Pedra Ana Chata.

As trilhas que levam às pedras exigem condicionamento físico diferentes. Para visitar a Bauzinho é tranquilo, seguindo poucos minutos de trilha. O trajeto até Ana Chata demora cerca de 3h ida e volta, e é recomendável ir com guia. Já a Pedra do Baú é mais emocionante: para subir nela é preciso escalar uma parede com ferrinhos, como uma escada. Você encara essa aventura?

Antes de chegar ao Complexo da Pedra do Baú, há uma estrada em boas condições e cachoeiras para serem visitadas, como a Toldi e a dos Amores. Existe também um mirante por ali, chamado Vale Paiol Grande, que também vale a parada.

Na estrada do mirante existe outro local interessante: a Capelinha do Mosaico, que foi toda decorada pelos artistas Claudia Villar e Ângelo Milani. Além deste, outros lugares do município que valem a visita são a linda Igreja Matriz, no centro da cidade, o Cinema Paradiso, museu do cinema, e a Escola de Chás Embahu, para degustar e aprender mais sobre a bebida.

São Bento também é muito rica em artesanatos. No bairro do Quilombo há alguns ateliês abertos para visita, como o Ateliê Ditinho Joana, um escultor de peças de madeira, e o Espaço Arte no Quilombo, um lugar recheado de peças manuais em exposição.

Onde ficar em São Bento do Sapucaí – Nossas indicações de hotéis

Assim como em outros destinos da Serra da Mantiqueira, em São Bento do Sapucaí você vai encontrar boas opções de hospedagem tanto próximas do centrinho, com mais estrutura e comércio por perto, quanto em áreas mais rurais. O charme das acomodações mais afastadas é o contato com a natureza, que normalmente se dá por vistas de incríveis dos vales.

Algumas boas indicações são a Pousada Refúgio do Serrano, a Pousada Aldeia Manacanás, o Refúgio Mantiqueira e os Chalés Araucária e Manacá.

Também existem chalés muito charmosos e aconchegantes para reservar pelo Airbnb em São Bento – vale a pena conferir as opções. Algumas indicadas são o encantador Chalé nas Oliveiras – Arbequina e o incrível Chalet above the Clouds IV (do inglês “chalé sobre as nuvens”, que descreve perfeitamente o lugar).

Leia todas nossas dicas:

Hotéis em São Bento do Sapucaí

Pousadas em São Bento do Sapucaí

Airbnb em São Bento do Sapucaí

Encontre as melhores hospedagens em São Bento do Sapucaí no Booking.com ou Airbnb.com

Hidromassagem com vista na Pousada Aldeia Manacás
Hidro com vista na Pousada Aldeia Manacás – Foto: divulgação
Parte do chalé Chalet above the Clouds IV
A vista do Chalet above the Clouds IV – Foto: divulgação

Onde comer em São Bento do Sapucaí – Dicas de restaurantes

Todo bom destino de montanha costuma conquistar os visitantes pela saborosa gastronomia. Afinal, que é que combina melhor com uma viagem à serra do que uma refeição caprichada? Prova disso são a grande variedade de bons restaurantes no município.

O Restaurante Sabor da Terra é um dos mais frequentados em São Bento, assim como o Taipa Restaurante e o Entre Vilas. Entre os mais bem avaliados estão o Cozinha Vivaah Restaurante, o Lá na Roça e o Bistrô R.C.S. Vinhos Finos. Não deixe de provar pratos com truta, uma das especialidades da região.

Seguro viagem nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Leia tudo sobre seguro viagem:

Faça sua cotação de seguro viagem na Seguros Promo e garanta 5% de desconto com nosso cupom DICASDEVIAGEM5

Vista da Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí
A famosa Pedra do Baú, destaque do destino – Foto: Carlos Maciel via Wikimedia

Aluguel de carro em São Bento do Sapucaí

Alugar um carro para ir a São Bento do Sapucaí é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Passagens aéreas para São Paulo

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para São Paulo, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Foto da igreja matriz de São Bento do Sapucaí
A linda igreja matriz de São Bento – Foto: Fe Herculano via Wikimedia

Leia todas as nossas dicas e posts da Serra da Mantiqueira